Demorou mais de uma década para que os considerados “pequenos” do Rio voltassem a protagonizar um jogo decisivo de turno no estadual.
Mas, após precisos 11 anos de espera, o Carioca terá novamente um confronto entre dois times de menor investimento em uma semifinal quando a bola rolar na próxima quinta-feira para Boavista e Bangu. Os dois times desbancaram Fluminense e Vasco e vão decidir uma vaga na final da Taça Guanabara no Estádio Nilton Santos.
“Eu acho que uma semifinal com dois times de menor investimento dá um charme diferente para a competição. Na maioria das vezes, os quatros grandes decidem. Desta vez, dois clubes de menor investimento farão a semifinal”, Alfredo Sampaio, técnico do Bangu
O ano era 2007. Na ocasião, Volta Redonda e Cabofriense fizeram a semifinal da Taça Rio no Maracanã. Depois de um empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, o Tricolor Praiano levou a melhor no pênaltis e superou o Voltaço por 5 a 4. Com o resultado, a equipe de Cabo Frio chegou à decisão do turno, mas foi derrotada pelo Botafogo.
“Os times de menor investimento entenderam que, em ano de Copa do Mundo, os grandes se preparam por menos tempo. É o momento que temos para aproveitar, já que eles ainda estão em fase de preparação para o Brasileiro e outras competições. Bangu, Boavista e outras equipes souberam aproveitar bem”, Eduardo Allax, técnico do Boavista.
Desde então, os pequenos jamais conseguiram medir forças com um time do mesmo porte em uma semifinal, já que sempre pelo menos um grande se fez presente.
Técnicos dos times que desta vez irão protagonizar a semifinal do primeiro turno, Eduardo Allax, do Boavista, e Alfredo Sampaio, do Bangu, conversaram com o GloboEsporte.com sobre a importância de um jogo tão decisivo para os times de menor investimento. O discurso foi bem parecido.
– Nós começamos a nos preparar em novembro para este momento. É vitória que será muito importante para nós. Mas é muito importante não disputarmos só o estadual. Eu torço para que mais times do Rio disputem Campeonatos Brasileiros de Série D, C e B. Temos que ganhar mais espaço no cenário nacional – declarou Allax.
– Foi importante demais colocar o Bangu em uma semifinal. O Bangu é um time com muita história, com tradição e que está retomando o seu lugar. É importante também por todo projeto do clube de crescer nacionalmente. Não ser mais um clube somente estadual. E essa classificação motiva a todos envolvidos no projeto – disse Alfredo.
A semifinal da Taça Guanabara entre Boavista e Bangu será realizada no Estádio Nilton Santos nesta quinta-feira, às 17h. Por ter feito melhor campanha, o Verdão de Bacaxá terá a vantagem do empate no confronto. O GloboEsporte.com acompanhará a partida em Tempo Real.
Reprodução: Globoesporte.com
Isso eh lamentável pro futebol do Rio,por mais que a gente ame o Fla e queira o fracasso dos rivais não faz nada bem pro futebol carioca essa fama de falido !
Sem contar que as piadas aumentam nos outros Estados pois o Vasco bostafogo e fluminense só fazem vergonha.
Os paulistas tem dominado o brasileiro e isso não é nada bom.
Entendo seu pensamento, mas quero que esse abismo entre o MAIS QUERIDO e os três invejosos se torne abissal. É o MENGÃO contra o mundo e será delicioso ver paulistas, mineiros, gaúchos e de todos outros Estados dizendo que no Rio só existe um time. ???
Reportagem mentirosa, todos os anos um time pequeno chega à final, vice, flor ou chorafogo. Por que da discriminação???