GE: “Dourado tem mais poder ofensivo fora de casa, ponto fraco do Fla na Libertadores-17”

Compartilhe com os amigos

Na última temporada, o desempenho fora de casa pesou contra o Flamengo nas principais competições que disputou, sobretudo na Copa Libertadores, da qual foi eliminado na primeira fase com três derrotas nos domínios de seus adversários. Ainda perdeu a final da Copa do Brasil, contra o Cruzeiro, em Belo Horizonte, e a derrota em Buenos Aires acabou definindo a favor do Independiente a decisão da Sul-Americana.

Mudar o panorama fora de casa é fundamental. A esperança pode ser Henrique Dourado, a bola da vez no ataque rubro-negro. Ele teve importância decisiva pelo Fluminense atuando como visitante, e essa característica traz novas esperanças na competição continental. É o que mostram os números da última temporada.

Assim como o agora “Ceiflador”, o peruano também viveu em 2017 o ano mais artilheiro de sua carreira, porém, suas melhores partidas foram quase sempre atuando no Rio de Janeiro. Guerrero marcou 20 gols, e deu sete assistências, participando diretamente de 21% dos tentos de seu time na temporada, porém, 70% das vezes em que Paolo balançou as redes, o Flamengo jogava em casa. Nas 21 partidas como visitante ele marcou apenas seis vezes.

Dourado balançou as redes 32 vezes e serviu seus companheiros para marcarem três gols. Teve participação direta em 30% dos gols do Fluminense. Mas quando analisados apenas as partidas fora de casa, a participação em gols sobe para 31%.

Pênaltis e gols decisivos

Grande destaque do Tricolor em 2017, Dourado foi implacável na marca do pênalti, convertendo 100% das 11 cobranças. Além disso, o artilheiro marcou 21 gols de bola rolando. Já Guerrero fez a grande maioria de seus gols com a bola rolando (16). O camisa 9 rubro-negro, que não é o cobrador oficial da equipe, desperdiçou um pênalti e converteu outros dois. Entretanto, mostrou evolução nas cobranças de falta, balançando as redes em duas oportunidades.

Henrique fez muito mais gols no primeiro tempo do que no segundo. Foram 22 bolas na rede na primeira etapa das partidas e apenas dez na parte final. Enquanto Guerrero marcou mais vezes na parte decisiva (11 gols no segundo tempo e 9 no primeiro). Essa característica de fazer gol no primeiro tempo fez crescer sua importância como jogador decisivo.

O Espião Estatístico considera como “gols decisivos” aqueles marcados quando o time está empatando ou perdendo por um gol de diferença. Como mandante, o desempenho de ambos foi idêntico, cada teve participação direta em 12 gols. Mas fora de casa, a diferença é muito significativa. Dourado participou diretamente, com finalizações ou assistências, de 13 gols decisivos, e Paolo, de apenas quatro.

Os dois atacantes foram muito importantes para suas equipes no ano passado. Pelo Flamengo, Paolo Guerrero fez 44 partidas, com 26 vitórias, 12 empates e seis derrotas, aproveitamento de 68% dos pontos disputados. Nas partidas em que ele não atuou, o aproveitamento do Rubro-negro caiu para 50%. Henrique Dourado acumulou 59 jogos pelo Fluminense, com 24 vitórias, 18 empates, 17 derrotas e um aproveitamento de 51%, que caiu para 37% nos jogos em que o Ceifador não atuou.

Apesar de ter disputado mais partidas que o peruano, Dourado precisou de menos tempo em campo para balançar a rede. Em média, Guerrero precisou de 197 minutos para marcar, enquanto Henrique marcou um gol a cada 159 minutos em campo. As cobranças de pênalti influenciam diretamente esse número, sem dúvida, mas é provável que o recém-contratado também seja o cobrador oficial do Flamengo, um mérito técnico que é dele.

Na sua opinião, dos principais atacantes do Flamengo, quem é o melhor? Vote e decida.

*A equipe do Espião Estatístico é formada por: Caique Andrade, Eduardo de Sousa, Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, Leandro Silva, Roberto Maleson e Valmir Storti.

 Reprodução: Globo Esporte

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Sobre a situação do Peruano…

    A verdade é que desde o último jogo em que vestiu a camisa do Flamengo que esse mal agradecido NÃO CITOU UMA VEZ O NOME “FLAMENGO” OU A “NAÇÃO RUBRO NEGRA”.

    E em nenhum tipo de mídia…

    Mesmo o Flamengo o apoiando e cumprindo até onde pôde dentro de uma visão sensata com suas obrigações trabalhistas como manda o bom senso e boas posturas de contratante.

    INFELIZMENTE se coloca como se o Flamengo NEM EXISTISSE…

    Por conta disso e sua postura de sempre privilegiar jogar e apoiar incondicionalmente quem NÃO lhe paga pontualmente seu régio e milionário “salário” ( Seleção Peruana) que HOJE sou a favor de que NÃO RENOVEM com esse “atacante de baixa média de gols” e “custo/benefício” MUITO alto para alguém que nem de nós se lembra ou demonstra se importar.

    #ingratoperuano.

    Flamengo Sempre.

  • Qualquer um consegue ter mais poder ofensivo do que esse enganador do Guerrero,isso nao é uma grande qualidade e merito de ninguem. mas o Dourado é melhor e faz mais gos do que el com toda certeza.

  • Guerrero fez 20 gols na temporada passada mas tem uma observação que as guerrerets ñ fazem! Se fosse o Dourado eles faziam! Dos 20 gols do peruano 10 foi no fraquissimo carioca 3 contra a Chape que é um time fraco tecnicamente, e 2 contra o palestino que suspende apresentações! A grande maioria dos gols do peruanos foram contra equipes pequenas e fracas!! Aposto se fosse o Dourado, o guerreret Bruno Pet e outros ja teriam falado isso!

    • O ano do Guerrero não dá nem pra ser considerado bom sendo justo, o que tem de incrível em fazer 20 gols sendo 10 no carioca? Uma pena que as pessoas diminuam o CRF e aceitam isso como se fosse normal

    • Ou seja,esses numeros do Guerrero sao uma enganaçao,assim como ele,e feitos a maioria no fraquissimo C.Carioca contra times mediocres,nao da pra levar a serio. e é uma pena esse enganador ainda nao ter saido do flamengo.

  • Torça por quem quiser mas respeite a opinião dos outros: eu prefiro o Guerrero mas torcerei pelo Dourado!!!

    • eu detesto o Guerreiro como homem gol, isso ele não é! mas acredito que se manterem ele no time e começarmos a jogar num 442 com ele e dourado no ataque ninguém segura o mengão! O Guerreiro é um ótimo segundo atacante, é mais garçom do que goleador, de vez em quando faz gol, esse é o forte dele!
      Diego Alves, Rodiney (se não entrar um lateral que preste), Juan, Leo, Everton(se não entrar um lateral que preste), Cuellar, Ronaldo, Diego(Everton Ribeiro), Paquetá, Guerreiro e Dourado!

  • O pior é que na votação a torcida nutelinha tá indicando o Guerrero como melhor centro avante. Essa torcida ta de sacanagem, o que ele fez pelo Fla pra tanta idolatria? Minha esperança é que Dourado faça gol de tudo quanto é jeito para que essas crianças esqueçam a merda do peruano.

    • Imagino que dois motivos. Primeiro, o Dourado enfrenta muita desconfiança pela dúvida se é bom mesmo ou se é mais um jogador de uma temporada, além de ter vindo do Flu. Segundo, Guerrero é o jogador de mais grife entre eles, tem mais nome, por mais que não venha justificando isso há um bom tempo.

      • Coloca tempo nisso..

        2015, 2016, 2017..

        • É assim que funciona o futebol brasileiro, muita gente só joga com o nome e é idolatrada, vide o caso do Nenê no Vasco, que não jogou nada por um bom tempo até a sua saída e muitos vascaínos o viam como o melhor do time. Receio que o mesmo já está começando a acontecer com o Diego aqui no Flamengo, pois muitos o vêem como “estrela do time” e “homão da p*rra”, por mais que seu futebol não tenha justificado essa vi*dagem toda até agora.

          • Pro Diego chegar no Nenê ele vai ter que piorar muito.

            O Nenê era um peso pro Vasco já. Tinha que mudar o esquema pra encaixar ele. Tudo em prol dele. O Diego não, se encaixa na equipe, tem mais mobilidade, versátil, chama a responsabilidade.

            O futebol dele caiu assim como o da equipe inteira. Principalmente depois da lesão. Acho cedo pra rotular o jogador assim. A menos que a equipe venha bem e ele comece a destoar.

            • Não estou dizendo que o Diego é ruim ou jogador nível Nenê, me refiro especificamente à idolatria prematura que muitos têm em relação ao Diego (assim como muitos vascaínos tinham com o Nenê), idolatria essa que até agora não se justificou.

              • Chamar responsabilidade? Até agora em qual jogo grande Ele fez a diferença?

                • Certamente você respondeu a pessoa errada? Não falei que ele chama a responsabilidade em momento algum, muito pelo contrário, muitas vezes some do jogo quando o time mais precisa de alguém pra resolver.

                • Vou citar por alto um em cada competição importante:
                  San Lorenzo golaço de falta.
                  Brasileiro jogo fora de casa na Arena Condá.
                  Sul americana contra o Flu, golaço de falta que impediu o time de se abalar.
                  Vamos ser justo né? Acho o Diego reserva não pela falta de qualidade mas sim por achar Paquetá acima da média e consequentemente mais jovem que o Diego, prata da casa, valorizadissimo no mercado

      • Tb acho que tem muito adolescente que não viu Romário, Imperador e entre outros. Acabam idolatrando um cara que é um nada para o Flamengo.

      • Se é para falar de antigamente, quem se lembra do flamengo com Sávio no ataque e Paulo Nunes na reserva? Antigamente para ser campeão o time tinha que ter os jogadores principais e os reservas tinham que ser a altura dos principais, Acho que é isso que o Palmeiras fez este ano, final do ano o rendimento cai porque os jogadores alegam cansaço, tem vezes que eu até intendo como foi o caso do Everton ribeiro e outros jogadores que vieram da Europa e não tiveram descanso em 1 ano e meio!

    • Nao fez nada,e nem pela sua seleçao tambem nao fez praticamente nada,ha nao ser aquele gol de falta que a colocou na respecagem da copa.. ainda bem que foraam justos e nao deram o premio para esse enganador. mas nao deposite muitas esperanças no Dourado nao,pois ele e outro engandor igual ao Guerrero,so que um pouco melhor e faz mais gols do que ele.

  • A verdade é que o Flamengo contratou um reserva pro Guerrero, porém, o CeiFlador iniciará a Libertadores com o Flamengo, competição que nunca disputou… Vamos ver o que acontece… Faz um milagre ae Carpa! SRN

    • Sério que ele nunca disputou? MDS, cada dia essa contratação fica pior

    • A um peixinho nesta bola, ele chegava com certeza! mas sou eu que tenho que ensinar isso a ele?!

    • E dos seis gols que marcou no BR, três foram num mesmo jogo, contra a Chapecoense. Desempenho pífio.

  • Pouco adianta isso se o resto do time se caga quando está em território adversário, como aconteceu naquela noite em Buenos Aires, espero que não se repita no galinheiro do RiBer.

  • Guerrero é caro, desfalca muito o time por causa dos cartões amarelos, pela seleção do Peru e agora pelo dopping. Não se pode contar com ele. Além de ser um pouco lento. Tomara que saia do Flamengo.

Comentários não são permitidos.