GE: “Estilo Carpegiani: defesa vira porto seguro, e Fla passa ileso no início da temporada”

Compartilhe com os amigos

https://www.youtube.com/watch?v=R43fEY8BwB8

O Flamengo tem um início de temporada atípico, com os titulares voltando ao time gradualmente. No entanto, a defesa vem tendo um desempenho impecável em 2018. Enquanto a parte ofensiva ainda oscila bons e maus momentos, o sistema defensivo está invicto. O Rubro-Negro não foi vazado nos cinco jogos na temporada.

Os números favorecem, mas os adversários do time até aqui não foram lá de muito peso, com excessão do Vasco. Volta Redonda , Cabofriense e Nova Iguaçu terminaram nas três últimas colocações do Grupo B da Taça Guanabara.

Entra nome, sai nome, o Flamengo continua sem passar sustos defensivos. Exigência do técnico Paulo César Carpegiani, que começa a impor seu estilo na equipe rubro-negra. Um exemplo claro são os laterais, que têm ficado mais presos e priorizam a marcação. Algo que o ex-técnico Reinaldo Rueda até tentou implementar logo quando chegou ao clube, em agosto de 2017.

– Eu parto sempre do princípio que a equipe tem que ser segura. Os laterais têm que ter funcionamento, como tem que ser. Mesmo que eu tenha um lateral mais qualificado no apoio, a primeira função do lateral é a marcação. Muitas vezes uma escolha não satisfaz o torcedor. Isso forma a parte defensiva – avaliou Carpegiani.

Foto: Gilvan de Souza/ Flamengo

– Bom trabalho de todos. Temos que encontrar o que o Carpegiani pediu. Números são importantes, assim como a forma que o time se comporta – disse Juan, que estreou em 2018 neste domingo.

Nova formação

Com os laterais mais presos, Carpegiani se deu ao luxo de escalar apenas um volante contra o Nova Iguaçu. Com Cuéllar na retaguarda, Lucas Paquetá, Diego, Éverton Ribeiro e Everton formaram uma linha de quatro à frente, no 4-1-4-1. Esquema que pode ser levado adiante na temporada.

– Mesmo jogando com um volante, não sofremos sustos. Sempre foi uma equipe muito segura. Isso é fruto das escolhas, e mérito da parte defensiva, do meio de campo e do trabalho coletivo da equipe – frisou Carpegiani.

Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Trocas de nomes

Na Taça Guanabara, Carpegiani usou seis zagueiros e quatro duplas de zaga diferentes. Os jovens Léo Duarte, Thuler, Patrick e Mateus Dantas tiveram oportunidades, Rhodolfo participou dos últimos dois jogos, e Juan reapareceu neste domingo. A expectativa é que o capitão Réver volte na semifinal contra o Botafogo.

Zaga do Flamengo no Carioca

Contra o Volta RedondaPatrick e Thuler (Dantas no 2° tempo)
Contra o BanguLéo Duarte e Thuler
Contra a CabofrienseLéo Duarte e Thuler
Contra o VascoLéo Duarte e Rhodolfo
Contra o Nova IguaçuJuan e Rhodolfo

 

Foto: Gilvan de Souza/ Flamengo

Ataque longe do ideal

A zaga, porém, sempre foi o porto seguro do Flamengo, que ainda vem se mostrando discreto no ataque – cinco gols em cinco jogos. A média de um gol por jogo é baixa, especialmente diante da fragilidade de quase todos adversários. Contra o Vasco, por exemplo, o sistema ofensivo foi muito mal. Diante do Nova Iguaçu, apesar das chances criadas no primeiro tempo, quem resolveu foi o zagueiro Rhodolfo, com um gol nos acréscimos.

Reprodução: Globo Esporte

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Irmaos e irmãs rubro negros, venho convidar a vcs a fazerem parte de nossa família flazapp, grupo de whatsapp familiar, com enquetes, curiosidades, resenha esportiva e bolão, ambiente para se descontrair e se atualizar sobre as novidades do Mengão, é um bom bate papo. Através desses número:
    (22) 99836-7207
    (24) 98846-7179
    (95) 98102-5944
    (98) 98113-1973

  • isso chamamos de ilusão…. Não podemos nos iludir… .kkk

  • Isso que me deixa puto com esta imprensa do RJ. O flamengo enfrentou qual ataque poderoso pra se gabar de ter uma defesa que não foi vazada? contra o Flamengo jogam os 11 atras da linha da bola. Aí a imprensa enche a bola e qnd começa o brasileiro e enfrentamos times de verdade tomamos sufoco a gente mete malho. Guerreiro a essa hora estaria com uns 4 gols marcados e teria até materia especial na GLOBO. Enquanto isso os paulistas disputam um campeonato muito mais forte e consequentemente chegam mais fortes no brasileiro e nas disputas internacionais. Não estou criticando o FLA que joga o que tem pra jogar, mas a imprensa que enche a bola qnd não há nada de extraordinário.

  • Carioca não é referência pra absolutamente nada!

    • Toque a bola mais rápido Joul, para de firula em todo domínio que você chega na seleção. Bjunda

  • ” Volta Redonda , Cabofriense e Nova Iguaçu terminaram nas três últimas colocações do Grupo B da Taça Guanabara”
    auhsuhahushuasuhauhsuaushauh
    6 times no grupo, enfrentou 5, alguns times iam ter que ficar nas ultimas colocações auhshuahusahshuahusahusahu

    • Já q o Flamengo ficou em 1o, podiam falar logo q Bangu, Vasco, Volta Redonda, Cabofriense e Nova Iguaçu ficaram nas 5 ultimas colocações do Grupo B da Taça Guanabara. (Grupo com 6 times kkkkk)

Comentários não são permitidos.