Notícias

GE: Torcedora do Flamengo e Vinicius Jr são alvos de comentário racista na internet: “Dois macaco”

foto ao lado do ídolo Vinícius Jr. foi alvo de um comentário racista na rede social da torcedora do Flamengo Luciana Santos Almeida, de 35 anos. A frase “Dois macaco” postada pelo agressor na página gerou a revolta da vítima, que resolveu denunciar o caso, nesta sexta-feira (16), na Delegacia de Crimes Eletrônicos, em Vitória.

Luciana mora na Serra, no Espírito Santo, e fez a foto na última vez que o Flamengo jogou no estado, no dia 30 de agosto de 2017 contra o Paraná, pela Primeira Liga. Ela postou a foto antiga na rede social, nesta quinta-feira (15), porque o time disputa a final da Taça Guanabara contra o Boavista, neste sábado (17), em Cariacica, na Grande Vitória, no estádio Kleber Andrade.

O momento de alegria ao lado do craque foi interrompido por causa da intolerância de outra pessoa, na internet. Agora, Luciana afirmou que já acionou uma advogada para processar o autor do comentário racista.

– Eu não consegui dormir por conta desse comentário dele. Isso não se faz com ninguém, porque futebol não é pra ficar chamando ninguém de macaco, futebol é arte. Me ofendeu muito. Já tirei fotos com vários outros jogadores do Flamengo e nunca tinha me acontecido isso. Agora ele que aguente com as consequências dele, eu quero justiça. Eu também vou no desembarque do Flamengo amanhã, em Vitória e quero entregar pessoalmente ao Vinicius Jr a foto com esse comentário – disse Luciana Santos.

O boletim de ocorrência consta que o incidente foi descrito como “injúria racial”.

Outro lado

A reportagem do GloboEsporte.com tentou entrar em contato com o autor do comentário, pelo perfil dele na rede social, mas ele não respondeu os questionamentos até o fechamento desta reportagem.

As assessorias do Flamengo e do jogador Vinícius Jr. também foram procuradas pelo GE, mas as duas preferiram não se pronunciar sobre o assunto.

Crime de racismo

O ato sofrido por Luciana é crime de racismo. O artigo 20 da Lei 7.716/1989 diz ser crime todo o ato de praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

Quem for vítima de situações em que envolva racismo na internet pode denunciar pela própria rede, pelos endereços https://new.safernet.org.br/denuncie e https://cidadao.mpf.mp.br/.

Veja mais notícias no GloboEsporte.com/es

Reprodução: Globo Esporte

Ver comentários

  • Tá bom, isso é crime, assim como é muito feio, Mas, pergunta lá pro GE se eles se preocuparam com os 100 mil assassinatos por ano no país. Pergunta, também, para esses vermes comunas, o que senso de proporções significa. Pergunta para o povo se eu posso processar alguém por passar a vida inteira me "xingando" de 'alemão', sendo eu brasileiro.

    Eu tenho urticária para com pessoínhas vitiminhas. Se alguém te ofende, você manda para a casa do c_ralho e vai dormir. Se você deixa um retardado racista te incomodar, mas, não uma horda de racista salivando igual crocodilo com fome querendo te matar, é porquê: 1) você é um outro retardado com a capacidade emocional de uma criança de 5 anos; 2) você é um fraco despreparado para os desafios do mundo cruel, especialmente se você nem consegue dormir à noite pelo fato de um estranho malicioso ter tentado te diminuir.

    ---------------------------------------------

    Vocês já fizeram às suas próprias entidades aquela perguntinha fundamental, como: por que será que a grobo toca tanto nesse assunto, o racismo, o fazendo mais importante que muito assunto urgente e, claro, prioridade? Por favor, vocês não são trouxas o suficiente para se quer levantar a hipótese de a suja organizaçôes grobo serem defensoras dos frascos e comprimidos, não é, brodagem da localidade?

    Existe uma agenda de cunho socialista e internacional que, em suma, visa um objetivo. Essa coisa se chama "dividir e conquistar".

    Agora, pare de pensar em futebol um pouquinho e vai estudar as coisas do mundo contemporâneo que os cercam... antes que os filhos de vocês apareçam em casa com as roupas da mãe e de batom dizendo que arrumou um namoradinho na escola lgbtex aos 11 anos de idade e vocês não vão poder fazer absolutamente NADA, bocós!