A Ilha da fantasia

Salve, Salve, Nação Mais Linda do Mundo!

Hoje abordarei um tema deveras intrincado no tocante à Nação Rubro-Negra, a ocupação da Ilha do Urubu. Desde a sua inauguração, nos idos do primeiro sementre do ano passado, foram raras as vezes em que conseguimos lotar o estádio efetivamente.

Qual o verdadeiro motivo de não conseguirmos lotar nosso acanhadíssimo estádio? Essa é uma indagação que não tem  apenas uma resposta, mas várias. Há diversos fatores que contribuem para a falta de público em nossa casa provisória: a violência generalizada na cidade maravilhosa, o alto preço dos ingressos, a falta de atratividade dos jogos, a recessão da economia brasileira, entre outros.

Mas isso, na minha humilde opinião, são apenas conjecturas, ilações embasadas hipoteticamente. A grande verdade, que inclusive está intrinsecamente ligada à Nação Rubro-Negra é que somos (pelo menos em maioria) de onda, modinhas. Em bom português: só vamos na boa!!!

Como explicar o estádio sempre vazio na maioria das partidas? Na realidade, meus queridos amigos, não tem explicação! Como é que uma torcida cultuada pelo seu apoio irrestrito ao time, por ser famosa por levar o time nas costas quando o adversário é tecnicamente superior, imortalizada por transformar-se no décimo-segundo elemento dentro do gramado, pode abandonar o time desta forma miserável?

São mistérios que não se explicam! Nunca serão elucidados! Mas digo-lhes, com todas as forças de minh’alma: ISSO É UMA VERGONHA!!! Não há palavra mais precisa do que essa para adjetivarmos tamanho abandono dos jogadores pela torcida, nenhum artifício argumentativo me dissuade dessa linha de raciocínio.

Numa corrente contrária, há alguns que rebatem esse fato inconteste bravateando as sugestivas elencadas em parágrafo sobrescrito, mas refuto todas essas teses peremptoriamente. Uma torcida que se diz incondicional não pode levar menos do que a lotação máxima de um estádio subdimensionado aos padrões flamengos.

Somos a Magnética, a MAG – NÉ – TI – CA!!!! Entendem o ponto em que quero chegar? Jogar para meras testemunhas é patético, risível. Perder em taxa de ocupação para nossos rivais, estaduais ou nacionais, é uma situação inaceitável! Se levarmos apenas quinze mil pessoas em média para os jogos, já bateríamos qualquer adverário em números percentuais, excetuando-se, obviamente, os números absolutos.

Isso tem que mudar! TEM QUE MUDAR!!! Pra ONTEM!!! Vamos criar uma campanha nas redes sociais, vamos lotar SEMPRE a Ilha do Urubu! Sabem pra quê? Primeiro pelo Flamengo. Segundo, para podermos pleitear, de cabeça erguida e com tese fundamentada, que um estádio para os padrões rubro-negros deve ter, no mínimo, quarenta e cinco mil lugares. Da forma que está, não temos MORAL pra isso, simples assim.

Esses lugares não devem ser ocupados apenas em dias de grandes jogos, mas em sua maioria. Afinal de contas, somos a MAIOR TORCIDA DO MUNDO! E para alavancarmos essa tendência, temos que começar a fazer por onde. E isso remete diretamente ao comparecimento em massa na Ilha do Urubu. Ela é pequena, acanhada, mas deveria estar abarrotada de rubro-negros gritando e apoiando nosso amado Mengão em todas as osportunidades! Sejam elas quais forem!!!

Vamos em frente! Vamos pra cima! O brasileiro sempre teve a fama de driblar as adversidades e conseguir reerguer-se mesmo que ninguém mais acredite numa virada. Essa história se confunde com a história do time negro encarnado. O Brasil é Flamengo, o Flamengo é Brasil! Eles se confundem e se complementam. Isso é fato!

Então, engajemo-nos, apoiemos o Mais Querido! Vamos lotar nossa casa, seja ela qual for e aonde for. Vamos parar de dar desculpas para não irmos ver o maior espetáculo da terra: O Flamengo jogando, em terra ou mar! Vamos fazer do estádio da Ilha o verdadeiro alçapão rubro-negro, lotadaço, lindo, magnético! Não podemos transformá-la na Ilha da Fantasia.

Para finalizar, fiquem com estes versos inspiradores, lindamente escritos por Paulo Magalhães, do hino OFICIAL do Flamengo (sim, esse é o oficial, o outro é o popular!!!), publicado em 1932 e registrado em gravação pela primeira vez em 1937, mas já cantado desde 1920 pelos torcedores nas arquibancadas, onde o Mengão desfilava seu portentoso futebol:

Lutemos sempre com valor infindo
Ardentemente com denodo e fé
Que o futuro ainda será
Mais lindo,
Que o teu presente,
Que tão lindo é!

Flamengo, Flamengo,
Tua gloria é lutar,
Flamengo, Flamengo,
Campeão de terra e Mar!!!

Vai pra cima deles Mengo!!!

O Flamengo simplesmente é!!!
Saudações Rubro-Negras a todos!

Fabio Monken
Twitter: @fabio_monken

Sugestões? Críticas? Elogios?
Deixe seu comentário e faça-o com educação e respeito.
O Debate SEMPRE é salutar, mas a ignorância e a falta de educação são os combustíveis dos fracassados!

Fábio Monken

Ver comentários

  • Quando o banana de Mello abaixar os preços absurdos de ingresso,dá pra lotar.

    • Realmente. Não tem condições de ter que pagar R$ 50,00 em jogos de baixa procura.
      Se eles colocam os ingressos baratos com toda certeza lota.

  • Vejo algo mais importante do que os motivos por vc expostos. Nossa torcida não se identifica com a equipe que tivemos durante todo o ano passado.
    Passamos um ano com uma equipe contestada e covarde.
    Sucessivas foram as vezes que abrimos o placar e nos retraimos como uma equipe pequena.
    Nosso elenco é frouxo e sangue de barata.
    No final do ano, com a inserção de vários jogadores da base, começamos a resgatar nossa história.
    Espero que o Carpegiani consiga reparar este erro histórico.

  • Engraçado, não dar pra explicar ? Preços muito elevados. Quando os times estão em baixa já vi ingresso por 10, aí melhora vai pra 100, 200. Vergonha são esses preços.

  • Quando criarem vergonha na cara e construir um estádio de vdd a média de publico vai aumentar. É uma vergonha o time que mais arrecada n ter a ambição de fazer um estádio próprio.

  • realmente eu vejo preços bem abusivos, mas flamenguista que sou, se morasse no rio, nao perderia um jogo

    • Amigo, está falando isso porque não mora no Rio!! Aqui “tiro, porrada e bomba”!! Sai vivo e volta morto!!

      • Aham.. Alexandre, ignore este rapaz por favor.. Ele com certeza viveu alguma situação traumática e sem querer fica tentando propagar o terror. Ou está vendo muita TV.

  • Nunca li uma besteira sendo esticada por tantos parágrafos. Vá ver as condições sociais no Brasil, atuais índices econômicos, modelo de operação do estádio, localização do estádio e logística pra comparecer, da televisão na banalização do 'torcer'...

  • Com uma equipe covarde e sem sangue como essa é difícil!! a torcida sempre empurrou times limitados a passarem dos seus limites por enxergar algo a mais d raça nos limitados!!!
    Esse time rico com salários astronômicos correndo menos q todos os concorrentes diretos é de dar raiva! São 3 anos sem vencer o g 4 ( a não ser se um deles já for o campeão ou já estiver na libertadores) ! Nos jogos d 6 pontos não ganha 1! Nem em casa! E qnd joga fora fala q é difícil pq o adversário dentro da sua casa é muito difícil! Juntando a esse caos d raça se junta o valor dos ingressos!! Aí meu amigo.... Nessa mistura da nisso aí! Melhor um time mediano com raça como o corintians do q um caríssimo sem raça e com molengas como arao Diego trauco etc! 2019 vai chegar! Calma! Falta menos d 1 ano! Alguém 1 dia cobrará o dna d raça do flamengo q foi perdido! Hj somos como o São Paulo antigamente organizado com estrutura e salários em dia! A diferença é q a raça não é o dna deles e eles ganhavam muitas coisas grandes se aproveitando da sua situação! Somos um organizado perdedor sem sangue

      • Prefiro não me entregar e melhorar o flamengo! Agora se vc é covarde e prefere desistir d uma coisa por ser fraco e acha mais fácil trocar o problema tranquilo!! Existem pessoas d todo tipo! Parabéns pela sua idéia fraco

        • Vc é que está cheio de ladainha. Reclamando de tudo. Tão pessimista quanto os torcedores do Botafogo. Vá pro lado de lá e pare de ser pela-saco.

          • Realista é diferente d pessimista! Vai pro mundo d Bob q vc será otimista com para é trauco heróis da libertadores e do brasileiro 2018

          • Lá no mundo d Bob vc verá o flamengo ganhando d pelo menos 1 g 4 em 1 dos 8 confrontos! Lá vc verá arao e Diego com a raça de simeone! Tbm verá um presidente q cobrá e manda embora perebas em ano q não é eleitoreiro! Ahhhh Tbm verá guerrero fazendo mais d 4 gols no brasileiro! Esqueci............. Vera o flamengo passando da 1 fase da libertadores com essa diretoria

          • Chapa verde! Os verdadeiros azuis! Q entendem d contas e de futebol! Não o orgulhoso fera em administração q acha q essa qualidade lhe dá rescaldo pra criar o novo vice do Rio! Esse vice será recolocado novamente nas mãos do verdadeiro vice sem raça da colina a partir d 2019!!! O clube do cheirinho vai virar perfume d verdade

  • Basicamente, falta vontade de quem tem dinheiro para cruzar o transito chato da vermelha para um jogo sem apelo e falta dinheiro para quem para quem talvez tivesse vontade de ir ao jogo, fazendo um programa do dia para família, independente do apelo. Agora, some isso a violência que paira a cidade. Em um jogo com apelo, no Maracanã, todo mundo que tem condições de pagar o ingresso quer ir e o transito facilita, quem não tem dinheiro, se endivida para comprar para não perder um jogo importante, aonde os jogadores irão se dedicar mais, e assim fazer o dinheiro valer a pena.

    • A TORCIDA DO FLAMENGO NÃO USA NEM O TOTAL DAS GRATUIDADES. SERÁ SE NO RIO NÃO TEM 15 MIL PESSOAS QUE POSSAM COMPRAR INGRESSOS? VERGONHA, VERGONHA, TORCIDA SEM VERGONHA.

Notícias recentes

Flamengo perde para o Fluminense e desperdiça chance de assumir liderança da Superliga Feminina

Flamengo é derrotado pela segunda vez na Superliga de Vôlei Feminina Não foi dessa vez!…

15/11/2024

Landim cede à pressão e Gabigol pode renovar com o Flamengo para 2025

Após se despedir oficialmente do Flamengo, Gabigol pode renovar com o Mais Querido Apesar de…

15/11/2024

Flamengo acerta 4 contratações para 2025

Flamengo tirou três jogadoras do Botafogo e uma do Corinthians para a temporada de 2025…

15/11/2024

Jornalista afirma que Filipe Luís não está pronto para ser técnico do Flamengo: “Precipitação”

Filipe Luís assumiu o Flamengo após a demissão de Tite, no dia 01 de outubro…

15/11/2024

Campeão da Libertadores com o Flamengo brilha na Inglaterra e ganha música da torcida do Sheffield United

Vinicius Souza tem sido um dos destaques da Championship, segunda divisão da Inglaterra Ex-jogador do…

15/11/2024

Flamengo mira contratação de atacante brasileiro para substituir Gabigol

Gabigol afirmou que não irá permanecer no Flamengo em 2025 O Flamengo já começou a…

15/11/2024