Martelo batido: Libertadores terá final em jogo único a partir de 2019

Compartilhe com os amigos

Nos últimos anos, a Conmebol tem realizado grandes mudanças na disputa da Copa Libertadores da América e, nesta sexta (23), mais uma alteração importante foi confirmada: a final da competição passará a ser disputada em jogo único. Desta forma, a competição seguirá o mesmo modelo da Uefa Champions League, torneio do continente europeu, equivalente à Liberta.

Sendo assim, a última edição da principal competição sul-americana que contará com final em dois jogos será a atual. Para aderir ao novo modelo, a Conmebol anunciará o palco da decisão com antecedência. Além disso, a entidade pretende implantar mais outra ideia semelhante à que a Liga dos Campeões utiliza: final sempre num sábado, em horário nobre.

Quanto aos custos de organização do evento, os clubes envolvidos ficarão livres e ainda terão direito a cerca de 2 milhões de dólares e acréscimo de 25% da bilheteria total da partida. Enquanto as alterações não são feitas, o Flamengo inicia a sua caminhada na Libertadores 2018 na próxima quarta-feira (28), encarando o River Plate, da Argentina, em grupo que ainda conta com o Santa Fé e o Emelec.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Primeiro passo pra arrumar essa competição bagunceira, já tá até melhor do que anos atrás, final única e a certeza que querem mudar pra melhor

    • Melhor e final única? Na mesma frase?

      • sim, a competição esta melhor, e pode melhorar com final unica.

        • Com final única, só tem como piorar, aliás já caiu a ficha que acabou o sonho de ver o Flamengo erguer a Taça no Maracanã? Essa será a última edição da Libertadores de verdade, que façamos um esforço extra pra vencê-la então.

          • o flamengo levantou a taça em motevideu em um jogo de campo neutro.

            • Sim, mas fez o 1° jogo no Maracanã… e é isso que querem tirar de todos nós

  • ideia burra

  • Primeiro vamos pensar em passar da primeira fase, o que é raro. Depois discutir a final em jogo único.

  • Já tô até vendo o desastre. Flamengo x Peñarol em Barranquilla, ou Millonarios x Emelec em Montevidéu.

    • Nesses países não mora ninguém

      • Que países? Dos que eu falei, o de menor população é o Uruguai, e mesmo assim as torcidas dos dois times grandes de lá (Nacional e Peñarol) sempre enchem os estádios.

        • Ele não podem ir?

          • Podem, mas teriam interesse em pagar caro pra assistir um jogo entre um time colombiano e um equatoriano? Dificilmente, porém quem tem interesse (os torcedores desses times) vão ter problemas logísticos maiores graças à distância entre as casas dos times e o local do jogo, dito isso, não seria nada fora do natural que você veja torcidas como a do Flamengo em Avellaneda ano passado (400 e poucos torcedores) em uma final de Libertadores. Não podemos adotar um modelo na América do Sul só porque funciona na Europa, onde além de existirem mais alternativas de transporte e estradas em melhores condições, há uma grande disparidade entre o poder aquisitivo do sul-americano e da maioria dos europeus, além disso, o continente sul-americano é muito maior que o europeu (para te dar uma noção, a distância entre Paris e Londres é menor que a distância entre o Rio e Curitiba), então as viagens ficariam muito mais impráticas.

            • a desculpa sempre e a logística, financeiro, tem que tentar a mudança pode salvar essa competição fraquíssima, a comembol esta certa tem que tentar, não e so no brasil que se gosta de futebol, argentino e fanático, colombiano, peruano, chileno, sou a favor e tem tudo pra dar certo, colocando a cidade escolhida bem antes pode vender todos ingressos no decorre do ano.

              • Não é desculpa, é a mais pura e inegável realidade, você apelidar de “desculpa” não muda a realidade. Esse pessoal todo adora futebol, verdade, mas você acha que eles vão pagar uma grana preta para ver jogo de times de outros países para quais eles não torcem? É muita ingenuidade acreditar nisso, até aqui no Brasil, o “país do futebol”, o povo não vai ao estádio assistir ao próprio time quando o time não está bem ou não está disputando competições importantes, imagina pagar 200 reais pra ir ao Maracanã assistir a uma final como a de 2016, Atlético Nacional x Independiente del Valle. Não me entenda errado, a Libertadores tem mil e um problemas, final em dois jogos não é e nunca foi um desses problemas.

                • porque não pagaria, esse negocio que o brasil e país do futebol é falacia, o brasileiro gosta de ganhar e nada mais, vc ta por fora em pessoas em pagar pra assistir um jogo, muita gente gosta do entretenimento.

                  • Eu sei que é falácia, por isso as aspas. Sendo a questão puramente entretenimento, por que ano passado em Avellaneda, na final da Sul-americana só foram 400 torcedores? Por que os argentinos não ocuparam os restantes 1600 lugares disponíveis para a torcida visitante? Por que a La Guardia Imperial do Racing não foi lá dar uma cornetada no Independiente? Ninguém quer pagar caro pra ver jogo que não é do seu time.

                    • Vamos ver o que vai acontecer, agora não adianta nada falar

  • É um grande avanço pro futebol sul-americano, porém cabe ao Brasil se adequar ao resto dos países (principalmente no ritmo e na quantidade de campeonatos)… Caso esse negócio de “banirem” a janela de transferência do começo do ano vingue, é certeza que teremos grandes mudanças por perto.

  • Ideia muito interessante e legal, o problema é que América do Sul não é Europa… A gente não tem trem e metrô pra outros países, o que encarece muito uma eventual viagem. Acho legal, mas vamos ver se vai vingar.

Comentários não são permitidos.