O Fla está muito próximo de anunciar Henrique Dourado, faltando apenas assinatura de contrato. O Ceifador está em alta no futebol brasileiro e sua contratação tende a custar cerca de R$ 12 milhões aos cofres rubro negros. Um fato curioso segue o atacante das laranjeiras: ele nunca jogou pelo clube que pertenceu durante anos.

Contratado pelo Mirassol em meados de 2012, o centroavante chegou a treinar duas semanas no clube e foi emprestado. Essa rotina de empréstimos durou anos, sempre rendendo dinheiro ao clube paulista que tinha 100% de seu direito federativo e econômico.

Nós o contratamos com a intenção de que ele jogasse. Ele treinou por duas semanas, mas aí surgiu uma oportunidade melhor e em comum acordo nós permitimos que ele fosse emprestado. Desde então, ele chamou a atenção dos grandes clubes, passou por Santos, Palmeiras, Cruzeiro, Fluminense… E o Mirassol sempre teve participação em todos os negócios –, contou Edson Ermenegildo, presidente do Mirassol desde 1994, em entrevista à ESPN.

Henrique Dourado foi emprestado seguidamente para grandes clubes do Brasil e até mesmo para times da Europa, sempre rendando dinheiro ao Mirassol. O Ceifador pertenceu a equipe do interior paulista até meados de 2016, quando vendeu 100% de seus direitos federativos ao Fluminense.

– Hoje, os direitos federativos são do Flu, nós não temos mais contrato com ele. Antes, eram apenas empréstimos, mas para o Fluminense ele foi de maneira definitiva -, ressaltou Edson Ermenegildo.

Se Edson Ermenegildo aceitou vender 100% dos direitos esportivos de Dourado, os econômicos não. O Mirassol manteve 50% dos direitos econômicos do atleta, e ganhou dinheiro a cada empréstimo realizado para outros times nos últimos três anos. O presidente não quis revelar os valores arrecadados com o atacante no período.

Quando for finalizada a negociação entre Fluminense e Flamengo, o clube paulista irá receber uma boa quantia pelo atleta – o time rubro-negro negocia 75% dos direitos do jogador -. Ou seja, mesmo que Henrique nunca tenha usado a camisa amarela uma vez sequer, o clube paulista segue faturando com seu futebol até hoje.