O Globo: “Análise: venda de Vizeu não foge à média de atacantes com biografia semelhante”

Compartilhe com os amigos

País exportador por excelência, o futebol brasileiro desperta uma discussão cada vez que um jogador é vendido para o exterior: se o valor que entrará na conta bancária do clube nacional é justo ou não, se a venda foi bem ou mal negociada. Com Felipe Vizeu, que acaba de trocar o Flamengo pela Udinese por cerca de 5,3 milhões de euros (US$ 6,5 milhões), não seria diferente.

A trajetória de Vizeu no Flamengo inclui algumas boas campanhas pelas equipes de base, convocação para a seleção brasileira sub-20 e um Sul-Americano da categoria como principal competição. No time profissional, participou de 65 jogos e marcou 17 gols.

Um parâmetro para avaliar a negociação é listar as mais recentes negociações de jogadores que atuaram pela seleção sub-20 nas duas competições mais importantes do calendário: o Sul-Americano e o Mundial. Desde 2011, com a bem-sucedida geração de Neymar e Lucas Moura, foram 27 atacantes que apareceram em listas de convocações para ao menos um destes dois torneios. Apenas oito saíram do Brasil por valor maior do que Vizeu. Um deles, Malcom, hoje valorizado no Bordeaux, saiu do Corinthians para a França por valor bem parecido.

A conclusão é que, se a venda de Vizeu não foi espetacular, também não parece fora da média de exportações brasileiras. Ao menos quando se trata de jogadores não reconhecidos como fenômenos pelo mercado externo. Neymar, Lucas, Gabriel Jesus e Gabigol eram claramente jogadores de status superior quando foram negociados.

No entanto, outros três casos apontam para negociações melhores do que a do Flamengo. Para efeito de comparação, em vendas que envolveram apenas percentuais dos jogadores, foi calculado, em função do valor da negociação por parte dos direitos, quanto valeriam, proporcionalmente, 100% dos atletas.

Um dos casos é o de Kenedy, avaliado em 8 milhoes de euros ao trocar o Fluminense pelo Chelsea. Ele deixou o tricolor tendo jogado também um Sul-Americano sub-20 pela seleção, assim como Vizeu. Pelo clube, fez 40 partidas e marcou cinco gols. Um índice inferior ao do rubro-negro.

Outro jogador vendido pelo Fluminense teve cotação superior à de Vizeu. Foi Richarlison, negociado com o Watford, da Inglaterra por 12,5 milhões de euros. Ele deixou o clube após disputar 65 partidas e marcar 19 gols. Ou seja, um índice goleador ligeiramente superior ao de Vizeu.

Já David Neres trocou o São Paulo pelo Ajax por 15 milhões de euros. A negociação é ainda mais significativa se levarmos em conta que o atacante disputou apenas oito partidas e fez três gols pelo time profissional do São Paulo.

Mas há um fator que pesa a favor da negociação feita pelo Flamengo. Os valores mais altos pagos pelos europeus costumam envolver jogadores que não se limitam a jogar no centro do ataque. Atacantes como mobilidade, capacidade de drible pelo lado do campo e recomposição na marcação, em geral são um produto tipicamente brasileiro e valorizado no mercado externo. Vizeu faz o gênero do centroavante mais característico, um pouco mais físico, especialista no jogo na área.

Não são tão caras as vendas de jogadores deste estilo. No grupo analisado, um exemplo talvez seja Willian José, embora o ex-jogador do São Paulo também tenha tido experiências em outras posições. Em 2011, deixou o Barueri e foi registrado pelo Deportivo Maldonado, do Uruguai, em troca de 1 milhão de euros. A rigor, chegava a um clube de investidores, que o registrariam por empréstimos em clubes seguidos. Foi vendido em definitivo apenas em 2016, quando o Real Sociedad o comprou por 6 milhões de euros.

No entanto, àquela altura, já vivia situação distinta dos demais jogadores avaliados: afinal, já tivera experiências no futebol da Europa. Ter uma aprovação no jogo praticado no Velho Continente costuma proporcionar negociações de maior valor. Afinal, a adaptação à vida e ao jogo fora do Brasil pesam a favor do jogador.

Por outro lado, coloca-se na balança a inflação recente do mercado. As vendas de Neres e de Richarlison aconteceram no ano passado. O que indicava um patamar mais elevado para a negociação de atacantes brasileiros.

Reprodução: O Globo

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Eu fico abismado com os comentários de muitos aqui, temos que dar valor ao que é nosso! Vizeu tem muito potencial, e é um grande finalizador. O cara só tem 20 anos, é normal oscilar, é normal ficar puto com o zelixo colocando o Damião no lugar dele! Quando pegou confiança foi metendo seus gols e nos ajudando muito! Tem uma grande parcela de contribuição de termos conseguido chegar na final da Sulamericana e despertou muita admiração por seu futebol. O Jorge não prestava, tá aí sendo titularíssimo no Mônaco, o Vizeu ta saindo, tomara que meta muito gol lá fora e cale a boca dos mal agradecidos! Me surpreendi com o futebol do Vizeu, achava-o um pouco ineficiente mas ele mesmo tratou de demonstrar sua importância dentro de Campo. Boa sorte em sua nova jornada Vizeu!

  • Ano passado quando criticava-se a venda do Jorge a justificar era que um lateral sempre sai mais barato agora a justificativa é que centroavante de área tem valor de mercado baixo *caso os números sejam confirmados Viseu sai mais barato que o Jorge vamos ver se paquera continuar evoluindo qual será o valor de venda e as justificativas8 se o valor for baixo.

  • Titulo da matéria defende algo que ele não conseguiu mostrar na matéria, primeiro fala do malcon porem não disse o valor (alguém ai puxe valores da venda época por favor) depois coloca venda de jogadores acima da media (comparando laranja com uva) e depois quando compara a três vendas com jogadores com media mais ou menos do mesmo nível o flamengo é superado em todas então como este titulo de matéria pode esta certo?

  • Quem esta comparando o Viseu ao caso Diego Mauricio e adrayan para defender a venda me responde que ano eles fizeram o que o Viseu fez? Porque em 2016 ele deu conta quando Guerrero não estava ate trazerem o Damião e quando Guerrero deu ligue e depois suspenso foi graças a 4 gols em 6 jogos que ele foi artilheiro da sul americana com 5 gols e chegamos a final.

  • Vizeu saiu de graça. Tinha muito potencial para crescer e ser vendido mais caro. Se a desculpa fosse falta de experiência em torneio internacional, a sul-americana mostra que isso não é verdade, já que ele foi o artilheiro e marcou gols decisivos.

    • Comprar o Henrique dourado pela experiência (apesar de não ver que experiência e esta tirando a idade) e vender o Viseu e difícil concordar mais da pra aceitar agora achar que se confirmado esta venda por 25 milhões onde tirando comissões parte do governo mais os 40 por cento de outros donos e com o que sobrar sequer pagão valor do henrique dourado e achar um bom negocio bem ai fica difícil.

      • Com certeza. Que venda burra, essa do Vizeu!

  • O valor foi baixo, pq o aproveitamento foi pouco, insistiram anos no Gabrigrilo, insistiram no emprestado imprestável Damião, isso tirou a vontade e dedicação do jogador que certamente está indo por pressa a valorização momentânea. Talvez não aceite ser reserva de Dourado, pois vai ficar no banco de novo e desvalorizará.

  • Excelente reportagem

  • Foi valor baixo, mas vontade do jogador pesa então boa sorte, e que seja vendido por muito mais, e venha cascalho pra o Flamengo futuramente! Lapidar Lincoln e Vitor Gabriel que têm mais potencial!

    • flamengo não é clube formador…

      • E vc é um arco-íris invejoso kkkkkkkkkkk

        • comentários insanos e sem nexo

      • Flamengo ficará com uma parcela, ele veio do América, mas jogou na base, fez parte da formação no Flamengo!

        • só existe um clube formador; ou fla ou america

  • ainda não sabemos por quanto foi vendido, não ha nada no site do clube; também a negociação era complexa, algo que não foi falado pela imprensa de forma mais clara, os direito de vizeu era do flamengo, dos empresários e dos mediadores, sem contar que o clube formador tambem leva; e ainda a vontade do jogador sair e que talvez vai receber bem mais, tudo isso pesa pra uma negociação, criticar a diretoria sem saber de fato o que estava acontecendo nos bastidores é muito fácil, sentado numa cadeira de pc ou no seu tablet, celular, ou nos programas de Tv; mais a frente veremos como a negociação ocorreu, o Vizeu ainda nem falou nada, talvez até se poupou no ultimo jogo contra o Vasco; vamos aguardar tudo e só depois colocarmos nossas opiniões, que no fim não valem nada..SRN!

  • Gente na boa,essa diretoria erra muito no que se refere a futebol,mas nessa venda do Vizeu ela agiu bem.

    Vizeu é apenas mediano e duvido que o Flamengo conseguiria vendê-lo por uma grana muito melhor.Quem se lembra do Diego Maurício,que em 2010 podia ser vendido por um bom valor,mas acabou ficando e depois sumiu?

  • Acho que o Viseu foi vendido barato mas centroavante típico como ele demora a se desenvolver , e se for ver outros centroavantes muito badalados como Suarez e Cavani eles foram para times menores da Europa e os valores de compra não foram altos. A questão é saber quanto Viseu vai evoluir.

  • Eu acho melhor mandar o Caetano embora. E toda vez que for fazer alguma coisa, fazer uma pesquisa aqui no site. Aqui soh tem profissional cascudo com muito conhecimento. Eh impressionante.

  • A questão não é essa, o quanto vale o jogador… mas sim outros fatores como:
    Renovação do Lincoln , Vítor Gabriel surgindo.

    A pouca vontade de ajudar o time ano passado (ele virou reserva do Damião por incompetência própria).

    A impressão que tenho é que Se não fosse o esporro do Rodolpho ele continuaria sem sangue.

    Não acho uma pena o Flamengo vendê-lo. Acho uma pena ele não ter quisto/esforçado quando ele tinha chances.

    Talvez lá fora, com a escola italiana ele vire um jogador mais determinante.

    • Se eu fosse o empresário do Lincoln eu atrelaria a renovação a saída do Vizeu.

    • boa colocação

    • Perai o cara dava conta quando Guerrero saia fazia sua parte a diretoria inventa de trazer Damião ze Ricardo esquece dele (como todo time que ele treinou na copinha de 2016) ver o Damião não fazendo nada de ultil ah não ser aqueles três gols em um jogo e depois pedir para sair foi determinante pro flamengo chegar a final da sul americana fazendo gols importantes contra fluminense e junior barranquilla tanto que foi um dos artilheiros do torneio e Vc diz que o cara tem que ser vendido pela má vontade? Vc queria que ele fizesse mais o que?

      • Não é má conduta.
        Mas parece que sem pressão, o cara não cresceu.

        Ele se acomodou sim, tava pesado no primeiro semestre inteiro.

        Como tivesse relaxado.

        • Relaxou pôr que? Seu técnico da base não o usava era a quarta opção para uma Estrela que não fazia gol, um Damião horrível e sequer entrava como terceira preferindo Gabriel como se manter motivado? Rueda que o motivou a preferir ele pelo Paquetá tanto que na sul América na Viseu foi artilheiro.

  • Vizeu é um jogador limitadíssimo.

  • VIZEU vendido tipo casas Bahia kkkk falta vender o Lincon esse sim vale mesmo 50 milhões de euros tem potencial…com criador e Guerrero talvez ainda imperador ai o ataque tá ótimo falta meia criativo que coloquem estes 9 na cara do gol mas não é Diego nem Everton Ribeiro alo Caetano acorda? E as laterais? Esse tim E não tá pronto ok acirda ou vá logo pra o anão da colina

  • Acho o Vizeu um jogador comum, mas que o Flamengo, com exceção do VJ, negocia mal seus jogadores com o futebol europeu não tenho dúvidas. É só Vc olhar os a valores que o São Paulo negociou jogadores que não tinham nem 10 jogos no profissional. Vizeu poderia ter sido vendo do por no mínimo uns 40 milhões

    • Jogador comum não vale 40

    • Pra mim, o David Neres e Richarlison foram e são milhões de vezes mais jogadores do que o Vizeu.

      E talvez, até mesmo melhores que o Vini Jr.

      • David Neres ta jogando muita bola no Ajax, muita mesmo.

      • Não sei se esses que você falou são melhores do que VJr,mas realmente são muito melhores do que Vizeu.

    • A questão é aparecer interessado, o Vizeu a muito tempo aguarda proposta da Europa, e a única proposta concreta que apareceu foi essa. Na época o PSV poderia vir e querer o Vizeu que é da mesma idade mas preferiram o jogador dos bambis. Não é que o Bambi vende bem o cliente com grana infelizmente se interessou pelo jogador deles

    • Mas o Flamengo tá vendendo por 5 milhões de euros , os 60% do passe que possui. Eh um bom valor

  • Vizeu nunca foi um jogador extraordinário, fez seus gols aqui e ali, mas no momento, ficar no FLA pode atrasar seu amadurecimento, poderia ter ficado mais tempo? Sim, mas se essa é sua vontade, q assim seja. SRN

  • Na minha opinião a venda foi boa pq acho Vizeu fraquíssimo!! Jogador como ele, tem um monte!! Se aquele menino Vitor Gabriel subir atropela ele!! Ou seja, obrigado Vizeu, seja feliz, torcer para que Linconl desenvolva o seu potencial e subir com o Vitor Gabriel!! Sem mais!!
    Obs: Minha opinião, se eu tiver errado e la na frente o Vizeu fazer diferente, serei o primeiro a reconhecer o erro… Mas repito, não vejo potencial nele!!

    • Acho o mesmo, AMRS

    • Vizeu foi artilheiro e melhor jogador da copinha, assim como Vitor Gabriel
      se destacou na seleção sub 20
      artilheiro da sulamericana
      mesmo com poucas oportunidades, consegue destaque no profissional.

      Realmente, ele deve ser muito ruim mesmo! rs

    • Cara, Centroavante é a posição mais cara do futebol mundial. Pra vc ter uma idéia de como Vizeu foi trocado por uma quentinha e um guaravita quente, Jô e Pratto saíram por mais 40 milhões de reais, cada. Acho q o Vizeu vai evoluir, mas se o Fla acha q não, infelizmente não podemos fazer nada.

      • Kenedy David neres mostra que confirmado este valor como o Viseu saiu barato.

        • Poxa, pra vc ver. O Kenedy é uma piada de mau gosto. O quê William José joga? Vizeu muito melhor q os dois e vendido, por essa mixaria !

      • não dar pra comparar Vizeu com Pratto e Jô…!! realmente atacante vale mais, mas os diferenciados… Vizeu é comum, bom jogador,mas comum como muitos centrovantes por esse Brasil!!
        Posso está enganado, mas não vejo uma evolução brutal no Vizeu pelo q mostrou até agora

        • Respeito sua opinião. Mas, vc acha Pratto e Jô, diferenciados? Eu não acho. São dois jogadores comuns. O grande problema do Vizeu, é q foi subaproveitado,e essa Diretoria louca não vê q o jogador irá evoluir. Concordo q Vizeu não é o estilo de Centroavante craque tipo Ronaldo, Romário, Adriano e etc. Mas, acho q se tiver sequência e for bem aproveitado será destaque.

          • Thiago tamb respeito sua opinião… vamos ter q esperar, rs… assim como o VJ, Paquetá, Linconl, etc…SRN

            • Desses aí vejo futuro no VJ e no Paquetá. Lincoln não acho essa Coca cola toda.

    • O que o Vitor Gabriel fez este ano o Viseu fez melhor em 2016 este é o mal da torcida em achar um craque a cada ano Vitor Gabriel tem futuro mais esta longe de esta pronto e tem outra vender um centroavante por valor menor que um lateral esquerdo e acha e que foi bom negocio e piada.

      • Bom não achei q o Vizeu foi melhor em 2016… Vizeu mostrava o mesmo problema q mostra hoje, não protege bem a bola para centroavante!!
        Quanto a questão do valor, na minha opinião foi pago pelo q ele vale! se foi menor q o Jorge… é pq viam mais potencial no Jorge, tanto o Mônaco, quanto o Flamengo…. Pegunta se vendem o Linconl por menos de 50 milhões? não…pois a torcida e o Flamengo vêem potencial nele pra mais!!

        • Viseu além de artilheiro da copa de 2016 com 7 gols já era titular, coisa que o Vitor ainda não era mostrou ótima presença de área como Vitor foi eleito craque do campeonato como.o Vítor logo ah meu ver foi sim bem melhor que o Vitor. Não acharam quem pagava mais ou não esperaram? Viseu bem ou mal em 2016 estava dando conta do recado antes da oportunidade de negócios chamado Damião, e no final do ano 4 gols em 06 jogos e a artilharia da sul americana, como.mostraram ali três jogadores que não fizeram o que ele fez saíram por valores maiores confirmando esta venda o que sobrara ao clube sequer paga o “craque Henrique dourado” Lincon não tem comparação com ele vender o Lincon por 50 não apaga esta venda ridícula do viseu se confirma estes valores como.a venda do vinicius Jr não apagou a má venda do Jorge.

  • Vasco falido e sem água goleou na Liberta
    Vamos ver como sera a estreia doa protegidos idosos do Bandeira “bom de financas”
    Foi só voltar o caro Everton cansado RibeiroRque perdemos o meio campo

    • Ano passado na estreia metemos 4×1 nos argentinos, vc viu onde fomos parar né?

    • Toda reportagem vc falando Vasco?
      Esquece os caras.
      Nosso time é o Flamengo (Pelo menos o meu é)

    • Lembra o que fizemos no San Lorenzo ano passado, como terminamos a Libertadores?
      Idosos protegidos?

    • nada a ver uma coisa com a outra, mas tudo bem…valeu pelo comentário… Flamengo estreia contra o River… Vasco jogou contra quem mesmo?

      • Vamos ver se em julho você vai estar aqui defendendo esses velhos que o presidente protege.

    • Vasco jogou com um time mediocre,elesnem conseguiram ganhar da base do Mengão,o Flamengo pega um dos favoritos

  • Já falei e REPITO NOVAMENTE, o MENGÃO tem de tomar aulas com clubes paulistas, como o SPFC, que sabe muito melhor como negociar jovens atletas. MENGÃO é um FIASCO nesse aspecto, com excesão da venda de Vinicius Jr.

    • Basta trocar RC, e fazer um belo trabalho com os meninos da base pra tentar ganhar mais grana nas vendas.

    • Está longe de ser um fiasco.
      O São Paulo tem um excelente centro de treinamento de base. E vem atuando nesse mercado de formação e venda de jogador já tem muito tempo. Apenas agora o Flamengo está se dedicando realmente a base. Estamos indo no caminho certo. Mas de fato o São Paulo normalmente faz boas vendas.

  • Novo assessor de imprensa já fazendo efeito.. matéria plantada pra acalmar a torcida..

Comentários não são permitidos.