Pai de promessa do Fla revela que Muricy Ramalho foi fundamental para evolução da base

Compartilhe com os amigos

Desde 2013, quando Eduardo Bandeira de Mello assumiu a presidência do Flamengo, as categorias de base do clube passaram a receber mais atenção, com investimento em estrutura e profissionais. Contudo, um personagem fundamental para a ‘virada de chave’ ocorrida na Gávea foi o técnico Muricy Ramalho, que teve breve passagem pelo rubro-negro em 2016, é o que garante Paulo Regô, pai de Werton, uma das promessas do sub-15 do Mais Querido.

Nesta terça-feira (27), a Rede Amazônica, afiliada da Rede Globo no Amazonas, publicou entrevista realizada com o jovem meia esquerda (veja na íntegra), com participação do pai do garoto, na qual Paulo fez questão de ressaltar a importância do ex-treinador e atual comentarista.

“Ele implantou um sistema de todas as categorias jogarem da mesma forma, eu gosto muito. Ele implantou este sistema, que antes não existia”, disse o pai. De fato, quando o treinador foi contratado para comandar o Flamengo, esta foi uma das ideias que ele deixou clara. Com isso, a inserção dos jovens atletas na equipe principal passa a acontecer de forma mais ‘natural’, sem que eles sejam obrigados a desempenhar funções diferentes e serem ‘sacrificados’ fora de suas posições originais.

Como frutos de todo esse projeto envolvendo a base, o Fla começa a produzir grandes frutos, como Felipe Vizeu, Lucas Paquetá e Vinicius Júnior. Os três atletas têm sido importantes para o clube da Gávea, e podem voltar a campo nesta quarta-feira (28). Na ocasião, o rubro-negro encara o River Plate, na estreia da Libertadores, em duelo que é tratado como fundamental para iniciar bem a trajetória na competição sul-americana.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • A prova de como a torcida tem memoria curta é que a maioria fala que foi o Muricy que implantou o 433…

    • Mas na hora do jogo é tudo a mesma coisa, 4-3-3, 4-2-3-1, 4-1-4-1… Imagina que em um 4-3-3 algum desses 3 do meio saia mais para o jogo, logo essa formação muda para 4-2-3-1. O que me parece realmente modificar bastante um time em campo é quando colocam uma formação com 3 zagueiros fixos, aí sim muda a porra toda. Mas para pra isso funcionar demora muitos meses e sem nenhuma garantia de que vai dar liga, só aquele maluco do Conte foi quem acabou surpreendendo muita gente no ano passado.

  • Nisso eu tenho que recomhecer que o Muricy foi bastante importante mesmo. mas somente nisso,pois a sua passagem pelo flamengo foi um grande fracasso,e nos deixou esse maldito esquema do 4-3-3,que so tem nos atrapalhado.

    • quem criou o 433 foi o luxemburgo, ainda em 2011. Com variações aqui e ali, como o 451. Mas basicamente é o mesmo esquema proposto pelo Luxa.

      • Verade,nao me lembrava disso. mas penso que foi mesmo a partir de 2014 que ele realmente implantou esse maldito esquema dentro do flamengo.

    • 433 foi muito antes de Muricy…

  • Sou só eu que acha essa coisa de mesma formação em todas as categorias uma desinteligência??

    A 10 anos atrás a tática mais utilizada era o 4-4-2 e daqui a alguns 4-3-3 pode sair de moda.

    O que fazer com um menino que treinou por 10 anos com uma formação que agora está obsoleta??

    O mais sensato é que os atletas (e os treinadores) sejam treinados para serem flexíveis, conhecerem várias formações na teoria e na prática, bem como entender as vantagens e desvantagens de cada uma…

    SRN

    • É assim que o Barcelona trabalha a base e vem dando certo.

    • Se sair de moda os profissionais tbm estariam acostumados a ela e sofreriam do msm mal, e se mudar no profissional, muda nas categorias de base tbm. O colega citou o barça mas aqui no Brasil o Corinthians trabalha assim, pode ver que entra e sai treinador, entra e sai jogador mas a forma de jogar é sempre a msm.

      • Davi, uma coisa é uma forma de jogar utilizando a inteligência, que valoriza a posse, respeita o adversário, não tenta simular faltas, onde todo o time marca etc etc. Outra é o menino ficar dos 8 aos 18 sem nunca ter ouvido falar que futebol pode ser jogado com 3 zagueiros (ou qualquer outra variação relevante).

  • Esquema desgraçado implantado por Muricy, que dificultou o desenvolvimento do time. Carpegiani foi o único que teve coragem de mudar essa aberração.

    • Não foi o Muricy, foi bem antes dele…

  • esta explicado pq o flamengo só joga no 4-3-3

  • Verdade!
    Obrigado Muricy, VC já faz parte dessa história.

Comentários não são permitidos.