Que os Deuses protejam o Jonas

Compartilhe com os amigos

Fala companheiros e companheiras da Coluna do Flamengo? Tudo beleza? Para alguns, a derrota para o Fluminense pode estar fazendo a cabeça doer. Mas, digo o seguinte, o jeito é esquecer, porque no Euricão está tudo dominado mesmo.

Estamos a poucos dias do jogo que realmente interessa, que é contra o River Plate, pela Libertadores da América. Não precisamos nem lembrar dos nossos fracassos recentes na principal competição continental. No que toca a esta temporada, temos um time que seguiu a base do ano passado, com poucas e pontuais contratações. A grande mudança é a forma de jogo de Carpegiani, que abandona o 4-3-3 / 4-2-3-1 de Zé Ricardo e Reinaldo Rueda, respectivamente, e adota o 4-1-4-1.

No novo esquema, saímos da tônica de atuar com dois volantes, passando a ter apenas um jogador na contenção defensiva, com pouca chegada ao campo de ataque. O escolhido foi Cuéllar. No entanto, o colombiano vai ser desfalque nas duas primeiras partidas da Libertadores, devido à suspensão que recebeu após a final da Copa Sul-Americana. Com isso, o escolhido para assumir a titularidade é Jonas.

O “Schweinsteiger do Nordeste” volta a ser aproveitado depois de dois anos longe da Gávea, onde atuou pela Ponte Preta, Dínamo Zagreb-CRO e Coritiba. Em 2015, disputou 32 partidas e marcou um gol. No entanto, não deixou saudades. Contratado com o status de ser um volante “moderno”, com boa capacidade ofensiva e defensiva, Jonas deixou a desejar. Ficou mais marcado pela violência do que com a bola nos pés. Em apenas um ano, foram 14 cartões amarelos e dois vermelhos. Média de quase um cartão a cada dois jogos.

No ano passado, foi emprestado para o Coritiba, onde atuou na equipe que foi rebaixada para a Série B. O desempenho foi bom. Foram 31 partidas, sendo 27 como titular. Segue, abaixo, as estatísticas do volante no Brasileirão, de acordo com o footstats, em comparação com Cuéllar e Rômulo (postulante à vaga):

 JonasCuéllarRômulo
Jogos31 (27 como titular)25 (22 como titular)8 (3 como titular)
Desarmes94855
Faltas Cometidas / Recebidas66 / 2424 / 1810 / 2
Assistência para gols000
Assistência para finalizações15130
Cartões8 (amarelos)4 (cartões)1 amarelo
Passes 720 (88,9% de acerto)1.184 (96,3% de acerto)119 (92,4% de acerto)
Passes Errados80449
Finalizações25 (4 certas)11 (3 certas)3 (todas certas)
Gols200

 

Agora, seguem os números desse início de temporada, nas partidas do Euricão.

 

 JonasCuéllarRômulo
Jogos6 (3 como titular)6 (4 como titular)4 (3 como titular)
Minutos jogados277384165
Desarmes14157
Faltas Cometidas / Recebidas6 / 69 / 54 / 0
Assistência para gols100
Assistência para finalizações211
Cartões1 amarelo2 amarelos1 amarelo
Passes 123 (91,1% de acerto)266 (95,9 % de acerto)79 (96,2% de acerto)
Passes Errados11113
Finalizações5 (1 certa)1 (nenhuma certa)0
Gols000

 

Pelos números, percebemos que não há tanta diferença entre Jonas e Cuéllar. Rômulo, depois da partida desastrosa contra o Fluminense, já está descartado. Condição nenhuma de ser titular.

Em termos de posicionamento, Jonas defende mais, tanto que toca menos na bola que o colombiano. Isso fica claro pelo mapa de calor.

Movimentação de Jonas contra o Madureira, pelo Campeonato Carioca (Reprodução: Footstats)

Já o camisa 8, costuma conduzir mais a bola. O jogo contra o Fluminense não é o ideal para fazer a amostragem, porque o esquema tático usado foi diferente. No entanto, dá pra ver que Cuéllar gosta de ter mais o controle do jogo, podendo ser usado como uma válvula de escape em algum momento.

Mapa de calor de Cuéllar, na derrota para o Fluminense. (Reprodução: Footstats)

De qualquer forma, a estreia da Liberta é a chance de ouro de Jonas. Se conseguir ir bem, dar consistência defensiva, fazer a recomposição dos nossos laterais e não comprometer, vai ser uma peça importante para o resto do ano. Agora… se voltar a ser o Jonas que vimos em 2015, atabalhoado, nervoso e que descamba pra porradaria, o Departamento de Futebol vai ter que pensar na contratação de um outro cabeça de área. Até porque, Rômulo não dá. Ronaldo não tem as características necessárias para poder atuar na função, e nenhum jogador da base deve ser testado.

Que a força esteja com o Mengão!!

Matheus Brum
Jornalista
Twitter: @MatheusTBrum

Gostou? Comente! Não gostou? Comente mais ainda! Mas, por favor, vamos manter o diálogo sem xingamentos ou palavras de baixo calão. O bom diálogo engrandece o homem e nos faz aprender, diariamente!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • O problema do Jonas para mim, não é técnico e sim psicológico… se ele conseguir manter a calma durante o jogo da certo, o problema é só se ele ficar nervoso e começar a bater. Mas raça, vontade e razoável(não é craque, mas não é caneludo) futebol ele tem.

  • Só se for pelos números mesmo,pois todos sabemos que o Cuellar joga muito melhor do que ele. E vamos precisar bastante de Deus mesmo,pois esse Jonas não me convence nenhum pouco;mas vamos ver como ele se sai contra um time teoricamente mais forte,e não aqueles lixos do Carioca. Mas pior do que o lixo do Rômulo ele não é.

  • Jonas não é tecnicamente excelente, mas é um paredão no meio do atual esquema 4-1-4-1 e se pararmos de trazer o passado negro e começar a incentivar, pode ser titular no momento de fazer um meio defensivamente forte em algum momento emergencial de uma partida junto com o Cuéllar!

    Mas se ficarmos desmotivando, crucificando, desmerecendo como vejo aqui direto a cada comentário, post de colunistas o desmerecendo, desprezando o jogador que está bem, a tendência é que ele seja ruim, pq querem isso, coloca o frango Ronaldo! Que foi ganhar experiência e voltou sem, se fosse jonas no jogo de ontem no meio de 2 volantes o jogo era outro. Tirando a derrota eu achei excelente o que Carpa fez ontem.

    Vcs viram todos que desejam no time titular horríveis e perdidos, Ronaldo conseguiu fazer alguns enxergar a sua reserva, Trauco continua uma avenida, Léo ainda dorme nas bolas aéreas, um jogador de menos de 1,70 conseguiu fazer 1 gol de cabeça na frente dele, Rômulo é um excelente entregador de paçoca e Geovanio foi decretado que junto ao Rômulo peça para serem emprestados a ponte, coxa, Avaí, etc para de lá vasarem.

    As falhas dos gols foram todas em jogadas fáceis de serem evitadas, tudo foi no erro de alguns jogadores, 2 foram vacilos de Rômulo e Léo diretamente ou estou enganado?! Continuem passando a mão nos errados da base para ver s aprendem! Cobrem sem necessitar queimar.

  • É SÓ jogar como jogou no ultimo jogo quê ele reserva um lugarzinho pra ele pro resto da temporada!!

  • Inter queria o Rómulo são Paulo geuvanio devia ter mandado logo,ou uma troca pelo Hudson e o uendel lateral esquerdo respectivamente.

  • Esse negócio da torcida endeusar um jogador por um jogo bom dentre dez é uma das coisas que tá matando o time… Parem com isso! Todo mundo sabe que o Flamengo tem uma deficiência grande ali, tanto é que tentaram contratar o Walace e não conseguiram. Tomara mesmo que ele tenha confiança e consiga se sair bem nos próximos jogos, mas esse único jogo excelente dele não muda sua imagem não.

    • Verdade,é só ele fazer um bom jogo contra esses times lixos do Carioca,que já vem todo mundo endeusando ele,o povo viaja legal.

  • Tomara que dê certo, pois aí dá pra vender, emprestar ou doar o Rômulo sem dó.

  • LEGAL FALTOU COLOCAR A EXPULSÃO DO CUELLAR, como gosta de ser expulso contra as flores, parece o jonas,

  • Tem que negociar Rômulo e geovanio, e trazer laterais. Jonas ainda tenho um pé atrás com ele. Acho que pode sentir o nervosismo na hr do jogo

    • Um psicólogo pode ajudar o Jonas.
      Rômulo não tem solução, é ruim mesmo.

    • Também tenho bastante pé atrás com ele,não me conveceu ainda.

  • SO HA UM DEUS…E ELE IRA PROTEGÊ-LO SIM

  • Se o jonas se machucar ou levar cartão entra o Romulo, ai fudeu.

  • ainda acho que devem trazer o marcio Araújo de volta !!!!
    kkkk, SQN !!!!

    • gente vamos bater nesse claudeci kkkkkkkkk brincadeira. Vira essa boca pra la vey

Comentários não são permitidos.