Um dia triste na história do Flamengo

Compartilhe com os amigos

Caros Rubro Negros,

Hoje é a estreia do Fla na Libertadores 2018, torneio que é sonho de consumo de 10 entre 10 Rubro Negros. Deveria ser dia de grande alegria. Seria dia para uma grande festa, com público enorme e vibrante no estádio, empurrando o time para mais uma vitória. Deveria, seria, “iria”. Em uma total contradição em relação a tais expectativas o Fla, cumprindo punição por conta dos eventos ocorridos na final da Sul-Americana, iniciará seu caminho na competição mais importante do ano de 2018 com o estádio absolutamente vazio. Um tema do qual não devemos nos esquivar. Algo absolutamente lamentável e muito triste na história do Mais Querido.

Esqueçam as derrotas que alguns chamam de vexatórias. Por mais frustrantes que algumas delas tenham sido e por mais que em alguns momentos nós sejamos muito confiantes de nossa posição na “cadeia alimentar” do futebol brasileiro, derrotas fazem parte do esporte.

Esqueçam episódios nos quais a credibilidade do Clube de Regatas do Flamengo foi jogada as traças. Coisas como atrasos de salários, citações jocosas e depreciativas a respeito da instituição, piadinhas de torcedores rivais a respeito disso. Além de serem coisas de um passado cada vez mais distante, todos sabemos que são furtos de décadas de dirigentes que não estavam a altura do clube que dirigiam.

Esqueçam tudo isso.

Hoje é um dos dias mais tristes da história do Flamengo até momento. É digno de profundo pesar um jogo que  deveria ser uma festa do esporte, com mais de 70 mil Rubro Negros “lotando o new Maracanã” se tornar um teatro sem plateia. Um show sem público. Uma festa sem música. Sem alegria. Parafraseando uma música: “Avião sem asa, fogueira sem brasa”. Um contrassenso a própria essência do esporte. E como nada é tão ruim que não possa piorar, vale lembrar que o nosso segundo jogo como mandante pela Libertadores também está no pacote da punição de jogar com portões fechados…

Este é um dia para lamentarmos. Um prejuízo financeiro enorme. Um prejuízo esportivo incomensurável. Uma perda para o Flamengo. E também um revés para o esporte, para a sociedade e para as pessoas bem, novamente privadas de seus direitos por conta da ação de vândalos, bandidos e baderneiros escondidos sobre o mando de “A TORCIDA DO…” e por isso nunca são de fato punidos. Sim, independente do resultado do jogo, este já é um dia triste na história do Flamengo. Que ao menos em campo o Fla possa sair vencedor da importantíssima partida de hoje. Por que fora dele fomos novamente derrotados.

Opine, elogie, critique…Participe!! E se você ainda não é Sócio-Torcedor… Faça o seu imediatamente!!! O seu maior benefício é ver um Flamengo cada vez mais forte!!

Seção Gato Mestre: Flamengo 2×0 River. Hoje de fato começa a temporada 2018 para o Flamengo. Chega de jogos modorrentos e sem valor algum. Chega de time misto por torneios que já deveriam ser coisa de museu. Dito isso, certamente será um jogo complicado, um jogo de Libertadores. Que a fase do adversário no campeonato nacional deles não nos engane. É o primeiro grande desafio para o Flamengo do Carpegiani com seu “4-1-4-1”. A parte física do time será fundamental para um time que joga com intensa movimentação com seus homens de frente. Olho na lateral esquerda, fruto de muito preocupação atualmente. E atenção do inicio ao fim.

Luiz Henrique Amorim

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Sinceramente, tirando os prejuízos financeiros do clube, não faz diferença alguma, pelo contrário, pelo menos o River vai ter um motivo a menos para se motivar. Essa torcida hoje em dia serve pra nada, só pra fazer mosaico em jogo grande, porque ninguém vai apoiar o time em jogos de menor apelo do Brasileiro e da Copa do Brasil, só vão em jogo grande, e quando vão, ficam o tempo inteiro mexendo no celular, parece até a torcida do Real Madrid ou Barcelona, aquele monte de chinês, árabe e indiano que passa mais tempo tirando foto que assistindo ao jogo.

  • Essa pode ser uma das últimas chances do Maracanã assistir uma final de Libertadores com um time carioca. Não acredito que será um estádio muito votado no que diz respeito ao novo sistema que vão adotar no campeonato do ano que vem, ainda mais pelo que o Rio de Janeiro vem passando nos últimos tempos e pelo que apresentou na final da Sula no ano passado. É triste de ver e saber disso, porém também compreendo que possa realmente ser necessário.

  • O Flamengo e a torcida se mercem. Flamengo pratica políticas que exclui torcedores do estádio. O torcedor adota comportamento que exclui a torcida do estádio. Quem ta esperando melhoras magica é insano. Hj é retrato de práticas de merda. Td normal, minha cerva ta gelando.

    • Opa, convida eu p tomar umas ae……..

  • Se numa final de Sulamericana já foi todo aquele tumulto , imagina numa final de Libertadores. Aí o Maracanã vem abaixo.

  • Acredito que tenhamos varias formas de combatermos a violência nos Estádios e por que não começarmos banindo as Torcidas Organizadas?

    • Não resolveu no estado de SP…

    • Quem você acha que fez aquela bagunça (por falta de uma palavra melhor) toda na final da Sul-americana? Uma organizada banida, a maioria aqui sabe muito bem qual.

  • Futebol sem torcida! Estadio vazio! Não faz sentido pois futebol é paixão e a torcida faz parte do espetáculo. Não entendo este tipo de punição, privar a torcida de sua paixão. Porque não tratar essa meia duzia de imbecis, que pensa que o futebol é um instrumento de guerra, como eles realmente merecem? Se as autoridades não sabem resolver a violência e vandalismo nos estádios,creio que a torcida, composta de verdadeiros rubro negros, deveria avaliar uma forma de identificar e isolar esses psicopatas, para que não passemos por situações como a de hoje.

    • Cara a federação tá fazendo o papel dela. Ela não tem nada a ver com a merda do Estado que a gente vive, pq depois ainda vão culpar a organização do torneio e eles tem que responder tbm. Eles tomaram uma atitude e o que se espera, é que o clube como prejudicado tome suas atitudes tbm. e não só o clube, se pensar que a cidade do RJ receberia turistas argentinos que viriam assistir. Então todos como prejudicados se na pratica fizessem sua parte, uma medida como essa não precisaria ser tomada.

  • Quanto à temporada, achei esse calendário 2018 perfeito.
    Time estruturado tem q usar o campeonato estadual pra dar rodagem pra base e atletas menos utilizados no ano anterior, para fazer a pré temporada do time principal jogando de 7 em 7 dias e no final aperta o ritimo com os clássicos as finais. Para mim isso é perfeito.
    Ainda teremos o luxo de uma intertemporada por causa da Copa, que permitirá ao treinador ajustar o time após o começo do brasileiro, com aquela rotina de 2 jogos por semana, onde não há possibilidade e treino tático.

  • Quem foi filmado agindo daquela forma naquele dia não está lendo sobre isso e não está nem aí se vai ter torcida ou não hoje, nessa hora deve estar fazendo arrastão na linha vermelha ou amarela. Enquanto não tiver um combate sério à bandidos frequentando estadios, isso só tem a piorar. Mas infelizmente tem muitos interesses envolvidos que parecem mais importantes, inclusive dentro dos próprios clubes. Não adianta dizer que o clube não tem culpa, não podemos esquecer daquela investigação onde foram presos membros de diretoria por incentivo à violencia. Os clubes no Brasil financiam há muito tempo as organizadas e agora não tem coragem de tomar uma atitude.

    • Concordo

      • excelente texto.

        • Muito obrigado!

  • Pensei o pior com essa capa aí: Diego machucado! RSRS

    • Não foi essa a intenção!!!

  • Enquanto tiver esse dna vascaino vice no sangue essas cenas não vão parar! A torcida sabe q o dna do flamengo é aquele q disputou 5 finais d brasileiro libertadores e mundial e ganhou todas

    • Isso não passa nem perto de ser justificativa.

  • E vai piorar. Com as restrições aplicadas às organizadas, estas farão tumulto até serem liberadas novamente. Vai ser preciso pulso para passar por esse momento.

    • Acho que as organizadas que foram afastadas agora, não farão merda nos jogos, mas um simples TAC com o MP resolveria muita coisa.

  • A questão maior é pôr a culpa em quem não é o culpado: o clube Flamengo. E penalizar quem não cometeu crime: a torcida.
    É público e notório que uma certa Máfia Organizada, jamais poderia ter sido chamada de torcida, que por ter sido corretamente banida dos estádios pelo MPRJ, têm tido atos verdadeiro terrorismo para vingar seu banimento.
    O problema é o próprio MPRJ e a PMERJ, que sabem disso, fingirem que é algo da torcida do Flamengo, algo inesperado e não pode ser combatido. Quando, na verdade, estão encobrindo sua incompetência de não indiciar e render os culpados, jogando a responsabilidade ro clube e torcida.
    Em vista disso, da não solução do problema, o paleativo é fechar os portões, não para punir o clube, mas para proteger os torcedores de bem.

  • Culpa desses caras que ficam falando mau do Bandeira, criticando e incentivando o vandalismo porque na época deles , esses marginais ganhavam ingressos de graça, agora o capim tem entrar no cofre do clube, e também culpa da nossa justiça porque se prendesse e condenassem esses marginais não faziam isso.

  • Agora uma coisa eu tenho certeza,a comembol e os árbitrosnão gosta de times brasileiro!

  • Parabéns aos envolvidos ??????????????????????????????????

  • A boate elefante branco esta impossibilitada de ter jogos la,decadencia total…

    • Isso também é um grande problema. Alias, a questão do estádio para o Flamengo hoje é nosso maior problema

  • Se o estado está falido e não pode proporcionar segurança adequada para eventos de grande porte como numa competição internacional, se o poder público é omisso e não pune exemplarmente os maus elementos que estragam o espetáculo e se as federações não se modernizam pra tentarem amenizar a situação, creio que alguma solução deveria partir do Flamengo (dentro de suas limitações,claro).

    Penso que uma maneira útil seria identificar os baderneiros pelas câmeras e proibí-los de assistirem jogos do Flamengo por tempo indeterminado. A outra seria uma solução interessante, mas severa e draconiana que afetaria a todos: o Flamengo não disponibilizar ingressos no resto da competição caso ocorram novos casos de vandalismo por parte de meliantes que se dizem flamenguistas.

    • Também acho que o Flamengo pode ter ações propositivas. Mas todas elas dependem, em maior ou menos grau, do poder público e das autoridades.

      O que poderia fazer o Flamengo em relação aquela invasão nas entradas do Maracanã? Aquilo mais parecia uma horda bárbara invadindo o império romano do que pessoas civilizadas em pleno 2017…. aquilo é caso de policia.

    • Filho, os caras estão invadindo estádio na marra, o clube não tem poder de polícia.
      A questão, como em toda a cidade, foge totalmente da normalidade, clube e torcida estão reféns da situação.

  • Se eu sou a Globo eu colocaria um fundo sonoro de torcida na transmissão. Senão vai parecer um velório! Hahahaha
    Ou mete o José Carlos araujo/ Luiz penido. Eh tá tanta palavra por minuto que não da nem pra ouvir a torcida.

  • Ainda bem que a Conmebol a partir do ano que vem se responsabilizar

    • A Conmebol se responsabilizar pela realização e segurança do evento? Dúvido.

      • sim Luiz, saiu aqui no coluna,

        • Pela segurança do evento??? Pode me dizer o título da matéria???

    • Como a Conmebol vai se responsabilizar pela segurança pública? O problema maior foi fora do estádio, o que ela pode fazer a respeito disso?

      • responsabilizar pela organização; por acaso o flamengo esta pagando porque?

  • Imaginem quando um certo candidato a Presidências ganhar a eleição e liberar armas para todos.

    Vai ser muito legal ver todos os torcedores entrando no estádio e cada um com uma arma na cinta, e tudo isso de forma legal, afinal todos os cidadãos de bem terão direito a portar uma arma p se defender.

    Não vejo a hora de isso acontecer……….

    Tumultos como esse que vimos no jogo do Fla na Sula serão briguinhas de escola…… nem terão punições.

    • pode crer, mais pura verdade.

    • Cara, já li um comentário seu, em que voce dizia que era melhor ser eliminado da libertadores para poder disputar a Sula.( p mim é absurdo pesnar e querer isso, mas respeito sua opnião) Diante disso, fiquei na dúvida se vc está sendo irônico agora, ou realmente é a favor disso que vc citou.

    • Pois é. Vivemos em uma sociedade doente.

    • “Não vejo a hora disso acontecer…”

      Não sei o que é pior, meu caro: se é você ter falado que o Flamengo deveria ser eliminado na primeira fase da Libertadores ou agora torcer pela desgraça alheia sob a forma de barbárie.

      • Acho q ele foi irônico…

        • Espero que tenha sido, caro Luiz.

          • Só consigo imaginar isso. Mas eu sou assim mesmo. Sempre vejo o melhor das pessoas…kkkkkk

  • Dia triste foi o que em que os vandalos que se intitulam Flamenguistas fizeram toda aquela baderna no Maraca.
    Hoje é só a responsabilização pelo ocorrido. Todo mundo já esperava. Se existe alguma emoção, é a de melancolia.

    • A tristeza vai de fato aparecer quando o jogo estiver rolando e nós, de casa, ouvirmos os gritos dos jogadores e dos técnicos ao invés da festa da torcida…

      É um evento lamentável, como um todo

      • entendo seu texto como uma reflexão para quem participou daquele vandalismo, só que estes, creio eu, não estão por aqui;

        Pra nós é um grande pesar, principalmente para os jogadores que precisam de uma massa vermelha e preta gritando e empurrando…SRN Luiz

        • Deveria ser mas eu concordo que eles não estão aqui. Mas se a torcida comum se afastar mais e mais deles, quem sabe as coisas não melhoram?

          • certeza

    • Exatamente. Ainda temos que agradecer muito por não ter ocorrido nada pior(uma morte por exemplo) Jogar sem torcida hoje, é a forma que existe para afastar aqueles marginais do estádio. A torcida do bem, sofre. O Clube sofre, mas a punição tem que existir mesmo.

      • O problema é que logo eles aprontam de novo, sob os olhos omissos das autoridades… e nessa o Fla acaba sendo prejudicado sempre…

        Que fossem punidos também os vândalos. As imagens estão ai… e nada acontece.

        • não sao apenas vândalos, são vândalos organizados isso que é pior.

          • Do tipo que anuncia o crime antes de comenter…

        • Concordo que os vandalos também(principalmete) devem ser punidos. Mas esses animais não pensam. Não tem de policia e da lei. O Estado está falido, a sociedade doente. Basta rolar um boato que a policia está em greve, e começam os saques e roubos. Como se não houvesse bom senso, consiência e respeito ao próximo. Se esses animais só amam o Flamengo. Que puna o Clube, para assim atingi-los e obter o resultado. Foi assim em partes, na argentina e na Inglaterra. Todo mundo se revoltou quando os corintianos matatram o moleque não foi? Não queria punição? Então…
          Só não houve morte no Rio, por um acaso. Tudo caminhava p isso.
          Digo isso pq frequento estádios , e sei muito bem a tensão que é. A rua q vc pode passar ou não, se dá p usar a camisa do seu time ou não em determinado lugar e horário.

          • O problema é que eles não amam o Flamengo. Eles amam as brigas. Senão for por conta do Flamengo será por conta de outra coisa. Isso é caso de policia. Punido seremos eu e vc. Eles não estarão nem ai e logo arrumam outro motivo para causar baderna e destruição.

            Na inglaterra deu certo por que se puniu os clubes E os bandidos. Senão punir os bandidos não adianta.

            A Argentina continua uma balburdia, com seus barrabravas.

  • Boa Luiz!
    Que esse dia, um dos mais tristes em nossa história, sirva de lição pros baderneiros, que ainda devem levantar as mãos pro céu pra agradecer por não termos sidos excluídos.

    • O problema é que provavelmente não vai servir de lição. Logo eles aprontam de novo, sob os olhos omisso das autoridades… e nessa o Fla acaba sendo prejudicado sempre…

      • Infelizmente esse é o primeiro sentimento que vem à mente mesmo. Mas acho que o clube deu um grande passo ao cancelar o ST das (des) organizadas.
        Apesar de polêmica é uma decisão necessária. Como sempre a maioria acaba sendo prejudicada por um conjunto de vândalos infiltrados.

        • E caso realmente não sirva de lição, somos sabedores que o próximo passo é a exclusão, o que cá entre nós não seria nenhum absurdo.

          • Pois é. Ai eu pergunto: Isso está de fato nas mãos do Flamengo? Ou é algo que extrapola o controle do clube, sendo um problema de cunho social e do estado?

            Repito: Aquela cena de mais de 300 pessoas invadindo o estádio… não existia nada que o clube pudesse ter feito. Aquilo é coisa de policia. Parecia uma cena desses filmes épicos, como “O Gladiador”, “Coração valente”, etc

        • Concordo que o afastamento das organizadas é um passo importante. E não discordo da punição, apesar de achar 2 jogos algo bem forte.

          Mas o medo de acontecer diversas outras vezes segue. Por exemplo, a invasão que ocorreu na final… ali não havia nada que ninguém que não fosse o poder público pudesse fazer…

  • Titulo da coluna(junto com a imagem) é apelativo. Poderia ser ” consequência de um dia triste”

    • Discordo.

      • Blz. Eu tbm discordo da sua opnião, mas isso faz parte da democracia.

        • É muito justo. kkkkkkkk

    • Não deixa de ser um dia triste, afinal não teremos a torcida ovacionando, ajudando, será um jogo silencioso, interrompido apenas pelos gritos dos jogadores e técnicos. River vai jogar sua vida e teremos de jogar por um título, só assim conseguiremos sair desta inhaca de fase de grupos.

      • Meu irmão , vivemos no país do futebol. Mas entre a paixão pelo clube, e a punição pelo vandalismo, roubo e outros crimes…. Eu fico do lado da lei e a favor a da punição.
        É obvio que os vandalos, deveriam ser punidos tbm. Mas isso não siginifica que o clube não mereça ser punido. Todo mundo queria punição para o Corinthians nao queria? Foi punido … Pq com o flamengo é diferente? Não é hora de sermos clubistas. Se vc já foi no maracanã, vc sabe muito bem a tensão que é antes e depois do jogo.

        • Concordo que o afastamento das organizadas é um passo importante. E não discordo da punição, apesar de achar 2 jogos algo bem forte.

          Mas o medo de acontecer diversas outras vezes segue. Se os bandidos não forem punidos não adianta punir o clube. Ta provado já.

          No mais, por exemplo, a invasão que ocorreu na final… ali não havia nada que ninguém que não fosse o poder público pudesse fazer…

          Até onde isso está de fato nas mãos do Flamengo? Isso é que, em algum momento, que extrapola o controle do clube, sendo um problema de cunho social, das autoridades e do estado.

        • Rafael, punição para os vândalos: Sempre . Punição para os clubes: Quando for merecida. Punição para a verdadeira torcida: Nunca.

Comentários não são permitidos.