Afinal de contas, existe ou não existe projeto?

Compartilhe com os amigos

Olá, coleguinhas de Coluna do Flamengo. A bruxa está solta. Vamos sair da sombra, caso não tenham acompanhado rt’s etc.

Rodrigo Caetano não é mais diretor do Fla: Preocupante que um diretor que trouxe tantos bons jogadores seja escurraçado do clube. Talvez sua pior contratação fora o próprio Carpegiani. Mas parece que não o fez deliberadamente, fora uma decisão conjunta. É muito obscura essa cadeia de comando do Flamengo. Quais as atribuições de cada um? Nunca saberemos…

Os nomes contratados são os melhores em eras e teve anuência da torcida. Alguns menos, outros mais, mas não é bom ficar mexendo no assunto. Meu clube é o Flamengo e o ex diretor é passado. Simples assim! Aliás, já estou acostumado com opiniões diversas, e você? Sendo respeitoso nós conversaremos, caso não seja, não dá para reclamar que não respondo, ok?

Carpegiani precisa ser discutido embora também tenha ficado para trás. É IMPERATIVO que o clube tenha convicção no treinador que irá contratar. Entendo que tenha se perdido mesmo, mas não dá para contratar e mandar embora depois de dois meses. Ninguém tinha convicção. Nem o clube, nem o treinador. Então a falha fora da sua contratação em primeiro lugar. É amadorismo isso.

De fato a mudança de esquema demonstra isso. A mudança de jogadores mais. Parece que parou num bar e discutiu com alguns colegas de copo o que deveria ou não ser feito. Eram quatro meias, viraram dois. Um meia virou lateral, apareceu um ponta, houve a volta de um contestado volante, Juan sentou, Ribeiro sentou… Não dá! Mas alguém tem que ter falado isso com ele, ou ele não respondia a ninguém dentro do clube?

O treinador chegou no susto, com base no que fez em 81. O bom trabalho no Bahia era pouco e se mostrou deveras insuficiente. E agora? Quem virá? Brasileiro? Estrangeiro? O mais importante é fazer uma análise do que o clube tem tentado promover como proposta. Vamos observar os últimos treinadores.

Muricy veio para ser o escudo de um 433 com posse de bola, controle de jogo e agressão ao adversário, integração da base etc. Resultado. Aproveitou Vizeu. Só. Seu 433 era ineficiente no ataque e na defesa, embora não fosse o pior do Brasil. Não obteve sucesso e saiu por problemas médicos.

Chegou Zé Ricardo. Treinador jovem com boas ideias, mas inexperiente. Seu 433 era pungente. A defesa em 2016 foi uma das melhores do Brasil. Tinha bom controle do jogo, articulação mesmo com jogadores contestados. Parou de funcionar em 17. A queda na libertadores pesou para um treinador sem muita bagagem. Fosse um medalhão, talvez.

Os contestados cada vez mais contestados caíam de produção. Parece que o time parou de responder em campo. Ficou atordoado. Claro que há pormenores. Os times aprendem a jogar contra o esquema/proposta. O Flamengo até hoje não aprendeu a jogar contra retrancas. Zé Ricardo caiu com as suas convicções. Os contestados o derrubaram principalmente. O projeto que a diretoria parecia ter para ele foi por água abaixo quando ele mesmo o negou. Segundo consta o clube queria investir na sua formação e ele não quis. Pena. Foi para o rival.

Temos que analisar que os dois são incrivelmente diferentes. E na prática são ainda mais. Zé Ricardo conseguiu dar um padrão tático ao time, embora não podemos esquecer que este esquema já vinha sendo implantado desde 2014. A grande diferença entre os dois era o aproveitamento. Por ter sido treinador da base, parece que o clube achava que os jogadores de lá seriam mais utilizados. Ledo engano. Contudo, aproveitara bem mais os jovens valores. Mas a torcida sempre quer mais. Alguns jogadores mereciam. Superficialmente, Muricy não podia dar o que planejou. Seria a primeira vez que jogaria no ataque em vez de contra ataque.

Chegou Rueda. Sua passagem vitoriosa no Atlético Nacional garantiu as credenciais. A defesa que estava mal em 2017 melhorou após leve mudança no posicionamento e o treinador se notabilizou por tomar poucos gols. Também fazia menos que o antecessor, lógico. O time seguiu à duras penas fisicamente. Os 84 jogos no ano cobraram um preço alto e o time chegou com a língua para fora em Outubro. Perdeu duas decisões. Não é possível analisar bem o que o colombiano planejava para a equipe, uma vez que pegando o carro em movimento decidiu manter a velocidade. Manteve o esquema.

Cuellar ganhou a vaga do contestado Baidu, Berrío foi um pouco mais utilizado até se lesionar, Paquetá ganhou o Brasil. Essas são marcas de Rueda no cenário nacional. Isto e ter sido protagonista mequetrefe de uma novela que findou com sua contratação pela seleção chilena. Não é nem possível comparar Rueda com Muricy, mas entre os três, Zé Ricardo me pareceu melhor. Faltou-lhe experiência e gerência de grupo. Com Rueda o time foi mal no brasileiro e vice da copa do Brasil e Sulamericana. Há que se ter algum mérito. Mas o aproveitamento era ruim.

Foi então que depois de quatro anos de 433, o que incomodava a torcida, resolveram trocar o esquema com o novo Coordenador que virou treinador. Temos que entender que no processo de legitimação de uma proposta, o Flamengo decidiu romper com os números. Números são apenas isso. Números. No fundo não interessa se você joga no 244 ou no 4141. Como você faz isso é que importa. A proposta do Flamengo não condizia com o que Carpa treinava. Parecia que o time seria atacado o tempo todo. Não era. Os times entregavam a bola e esperavam o Flamengo se desarticular num contra ataque. Funciona até hoje.

O controle de jogo era improdutivo como com os outros treinadores. Embora o índice de gols de Zé Ricardo fosse alto, o time ainda perdia muitos gols. Com Guerrero, mas também com os coleguinhas que o orbitavam. E este ano os problemas perduraram, mesmo que a forma do ataque tenha mudado. Se tivesse boa finalização, Everton seria o ponta mais goleador do universo, tamanha quantidade de gols perdidos.

Quem virá agora vem com que esquema? Que proposta? No Brasil os que jogam assim e estão livres são Cuca, Dorival e Levir. Estrangeiros estão fora de cogitação? Na minha modesta opinião sim. O Flamengo precisa de um projeto sério. Sério como a morte! Antes de contratar precisa atentar para isto de forma grave.

Não há muito o que falar sobre Jayme e Mozer. Já estavam fazendo hora extra. O preparador físico que saiu, saiu por quê? Ficou nebuloso. A impressão é que o cansaço durante os jogos não agrada, mas já havia falado sobre a pré temporada… Se ela vai mal, todo o resto vai! E você? O que pensa desta novela? Que treinador te agrada? Tem que mudar o perfil para fazer o jogador entender? Ou uma sentada no banco sem muitas explicações liga o alerta. Chega mais!

Anderson Alves, O otimista.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Pra INICIO CONCORDO EM TUDO COM O ANDERSON ALVES. Melhor padrão de jogo que tivemos foi com o Zé Ricardo. Podem dizer o que quiser o Flamengo de Muricy nunca aconteceu, o de Rueda só num jogo pela Sula contra a Chape, e sobre o Carpa, acho um descaso o que fizeram com ele. Um novo sistema tatico não começa ontem pra dar resultado hoje, e se havia descrença no profissional, nem deveriam coloca-lo no CARGO. E sobre o Rodrigo Caetano, mais de 80% (sendo humilde) das contratações dele agradaram. Infelizmente não vingaram ou não teve alguem com pulso pra fazer como o Atlético Mineiro fez para o Ronaldinho jogar bola.
    Parabens Anderson, o melhor colunista do Coluna. SRN

  • Cuca seria um bom treinador se o elenco fosse todo de novato, com cobra-criada ele perde o comando, como aconteceu no Palmeiras. Precisamos de um linha-dura, estilo Felipão. Não pode faltar hierarquia na casa, sem isso não existe ordem, tal qual o país está hoje, à deriva.

  • Só sei que meu plano de ST vence em maio e eu só renovo quando EBM e Fred Luz não estejam mais no comando do futebol. Já cansei das m*’s que essa diretoria faz no departamento de futebol. O futebol do Flamengo não aceita mais amadorismo, porém nosso querido presidente não entende isso.

  • Parei em ZR tinha padrão tático…e o projeto, claro que tem. É politico. Conheceremos nas próximas eleições.

    • Teria sido interessante se tivesse lido mais.

  • Pode trocar de técnico que com esses jogadores não vão longe, a zaga só tem jogador lento e lesionado, 4 laterais que não presta 1, Everton cardoso pode ser motorzinho mas nem se compara a Dudu e Willian do Palmeiras em termos de finalização, Jonas bem na marcação quando não fica nervoso, mas não sabe sair jogando, nossos centroavantes tanto Dourado quanto Guerrero não fazem gols, enfim, meiuca de tabela já tá bom.

  • Claro que existe projeto. O clube mudou totalmente de patamar e está pronto para a ter resultados em campo. A pergunta é: se tivesse sido campeão das duas copas( brasil e sulamericana ) , estariam todos demitidos ?

    • Claro que não, mas infelizmente não foi. E porque não foi? O que faltou pro Flamengo ter maturidade e qualidade técnica pra levar esses títulos? Acho que o texto fala um pouco disso.

      • Então, ligar projeto a resultado é uma erro. Projeto é projeto, jogo é jogo. A quanto tempo o Liverpool não ganha ? City ficou quanto tempo até encaixar ?

        • Ligar a resultado é um erro, mas ligar ao desempenho é o certo. E com todo investimento feito, o futebol do Flamengo não evolui. Paramos em 2016.

  • Tem projeto para tentar eleger o Bandeira e como esse ano é decisivo para ele, os fracassos acumulados do futebol culminaram com a limpa no departamento de futebol, resta apenas fazer a limpa no elenco.

  • Filipão já, vai botar os preguiçosos para correr ou no banco.

    • 7 a 1.

      • PODE SER Q NEM VENHA, PQ SE VIER, SERÁ IGUAL AOS OUTROS

  • Tite ou Renato Gaucho…

    • Queria muito o tite, mas a copa do mundo tá aí

    • Cristovão seria profundamente maravilhoso de ruim

  • O projeto que existe é o de não existir o projeto.

  • Isso tem nome, é:

    MEDO

    A dita imprensa está se borrando toda.
    Um Flamnego com um comando forte no futebol.
    Meu Deus, vai atropelar todo mundo.

    • O VP mostrou quem manda a imprensa e ao RC!

  • As viúvas do ZR estão voltando!
    Cuidado!
    Elas chegam cheias de números e termos técnicos, mas são rancorosas e não enxergam bem.

    Daqui a pouco vão pedir pra buscar o “jogador mais injustiçado da história desse país”.

    • Percebi isso também, agora Zé Ricardo virou “injustiçado” só porque levou aquele lixão da colina pra dificílima decisão do carioquinha…

    • Você achou? Nunca foi a intenção

      • Não camarada, não me referi a você de modo algum.
        Parabéns pelo texto, achei muito interessante.
        Uma leve discordância sobre a qualidade dos atletas trazidos pelo ex-diretor, mas nada demais.
        SRN!

        • Sem problemas, Marcel. Mas sempre fica a dúvida se fomos claros o suficiente. Quanto a discordância, imaginava. Hehehe. SRN

  • ZRUELA não, acredito que o RC se metia na escalação do tipo a seleção, traz um treinador e antes de assinar diz;A, B, C e D, sempre devem jogar, a derrota e queda no carioca, ainda qur ele Carpegiani afirme, culpe-se, eu só acredito olhando nos olhos dele.

    Pq ninguém é tão burro em achar que o Problema era Renê, tira um marcador e traz um meia que já jogou ali, mas estava a uns 2 ou mais anos que jogou de lateral e onde foi o gol? Sim, Rhodolfo deu um pequeno espaço para a finalização e mais uma vez como no jogo do Riiver o DIEGO ALVES FALHOU!

    ARÃO, por que o escalar? Jogou quantas vezes com Jonas? Por que não colocou o Cuéllar, Ronaldo ou Jean Lucas? Dourado, recebeu 3 bolas dos 45 cruzamentos e na cabeçada do matador, elle sozinho nos enterrou, Porque não colocou o Marlos em seu lugar em vez do de Paquetá, Marlos que subiu bonito e pequenino no meio da zaga e obrigou o goleiro do faisca se esticar? São tantos ” PORQUES Que a gente nunca vai entender se ninguém se abrir!

    A TORCIDA AQUI PEDIU EVERTON NA LATERAL? DESEJO ATENDIDO. PEDIU 2 VOLANTES? DESEJO ATENDIDO! RENÊ ALI, POR PIOR QUE SEJA, ELE NÃO TOMAVA NAS COSTAS. A TORCIDA QUE PEDIA ESSAS MUDANÇAS FIQUE CALADA. PORQUE O 4-1-4-1 NÃO ESTAVA BEM, MAS ESTAVA INVICTO! RHODOLFO E JUAN É A DEFESA MAIS SÓLIDA DO FLAMENGO

    Uma coisa é certa, Flamengo vai se agigantar d verdade agora com essas demissões. Valeu RICARDO LOMBA.

    • Será que Renê não tomava bola nas costas? ah dá um tempo, depois do ocorrido é fácil, Éverton jogou uma partida na LE e não presta mais, nós torcedores estamos parecendo a diretoria do FLA, perdidos.

  • O correto seria primeiro saber quem vai ocupar o cargo do Rodrigo Caetano e assim procurar o treinador. Infelizmente o tempo é curto e todas essas decisões tomadas agora deveriam ter sido feitas no início do ano.

    • JÁ tem um bom que está desde 2010, RC não prestava e era vascaíno infiltrado e de parceria com Carlos Leite agente de 12 jogadores do vasco e vascaíno tbm!

      • Quem seria esse?

    • Verdade, mas como tudo é urgente Vamos acabar atropelando

  • Se os dirigentes continuarem a ouvir a torcida nas redes sociais, não sairemos do buraco nunca, pq a torcida, em sua grande maioria, só olha o resultado, e muda de opinião a cada jogo. Pode-se ouvir mas não seguir, seguindo o nosso futuro será sempre trágico.

  • Poxa. Não consigo gostar do Zé Ricardo, o melhor treinador foi Rueda. Sou plenamente a favor de contratar um gringo, pulso firme e vencedor. Gostaria muito de ver o Edgardo Bauza no comando. Outros nomes que gosto, são : Holan, Sabella (acho que está com problemas médicos). Não conheço o trabalho do Berizzo, por isso não opino.

    • Em numeros n tem jeito cara, foi o Zé o melhor, dos ultimos que passaram pelo Fla, Rueda pego o Fla em quarto no campeonato e quase que ele nem foi para libertadores, e gringos aqui no Brasil n fazem um bom trabalho

      • Estatística não ganha títulos, bola rede sim

      • Respeito sua opinião, mas se o Zé Ricardo continuasse, os resultados seriam piores pois ele sempre escalaria as amebas q ele gostava: Gabriel, MA, Vaz, Muralha

      • Além disso o Zé pegou o bando do Muricy e fez um time, um time que mesmo cheio de jogador contestado brigou por título brasileiro, mostrou solidez defensiva e organização no ataque.

      • Eu acho que o ex-lateral Arce pode fazer sim no Flamengo.

Comentários não são permitidos.