André Rocha: “Copa União 1987: acaba, enfim, o longo recibo que o Flamengo passou à CBF”

Pronto! O STF decreta o Sport campeão brasileiro de 1987, ratificando decisões das outras instâncias, e o Flamengo não pode mais recorrer.

Um recibo de 31 anos que o clube passou à CBF suplicando o reconhecimento ou divisão do título da competição que deveria ter sido um marco para o futebol brasileiro. Dando poder a quem tem história, torcida e paixão. Não uma caneta para definir quem é campeão ou não.

Ricardo Teixeira usou como barganha o quanto pôde para ter o clube de maior torcida do país como aliado. Depois o Fla recorreu à Justiça gastando tempo e energia que deveria ter sido direcionada à liderança de um movimento de ruptura, criando de fato uma liga de clubes para organizar os principais campeonatos do país. Não passou da falida Primeira Liga.

E pior: com essa luta para ostentar oficialmente o título de campeão brasileiro, o Flamengo desvalorizou sua própria conquista. Uma das mais memoráveis do clube, não só pela reunião de estrelas na equipe, mas pela incrível recuperação no torneio – ali, sim, o ”deixou chegar…” se fez presente como em outras poucas oportunidades.

Se só valia se fosse com o rótulo de campeão brasileiro, o que restou agora do esforço de Zé Carlos, Jorginho, Leandro, Edinho, Leonardo, Andrade, Aílton, Zinho, Zico, Renato Gaúcho, Bebeto, do treinador Carlinhos e dos demais que participaram da conquista?

Bastava manter a coerência de 1988: se não disputou o quadrangular por não reconhecer na entidade a autoridade para decretar o campeão brasileiro do ano anterior, bastava seguir na mesma linha e dar ao torneio que conquistou o peso que tinha na época. Os dirigentes preferiram o caminho do populismo, de fazer média. Com a torcida e com a CBF. Bem feito…

Pelo menos agora esse tema morre de vez. É o que se espera. Quem sabe com o Fla enfim acordando para a grande lição de 1987: a CBF é o grande obstáculo para o crescimento do futebol brasileiro.

Reprodução: Blog do André Rocha

Veja também

  • CBF é um lixo! Não tinha dinheiro para fazer campeonato algum na época. O clube dos treze criou essa copa união e ela entrou de intrometida. Deveria ter a decência de dar o título de campeão da série A ao flamengo campeão do módulo verde, e o da série B ao Sport campeão do módulo amarelo! Dizer que o Sport é campeão é o mesmo que dizer que ele ganhou dos gigantes do futebol brasileiro. Algo impossível para ele naquela época.

  • Justiça comum não têm moral pra decidir algo do futebol, CBF dividiu o título em 2011, decisão esportiva, Sport caçou com decisão comum, logo contrariando decisão da Casa Bandida Do Futebol ( CBF), Flamengo pode recorrer a FIFA, e quem dizer que foi é mentira, o próprio presidente do clube pernambucano disse que não existia nada contra essa decisão!

  • Pentacampeão.. agora pra conseguir o hexa dnovo vai demorar um século

  • ESSA CBF E UMA MERDA NUNCA FEZ NADA PELO FUTEBOL BRASILEIRO SÓ SABEM ROUBAR OU ALGUEM AI JÁ VIU PORQUE OS PEQUENOS NUNCA RECEBEM AJUDA O FLAMENGO E O CAMPEÃO COM CERTEZA MAIS VEM ESSES LIXOS QUE ELES MESMO SABEM QUE E O FLAMENGO E FICA NESSA BRIGA IDIOTA

  • Esse STF ate que saiam certas pessoas dali e entrem pessoas por merito e nao por indicação de corruptos ! Nada valem , e uma cambada de vagabundo de toga preta que pensam que fazem alguma coisa neste mundo , pois para muitos eles sao a escoria deste pais !! nao tem moral alguma para julgar algo , tem um desgraçado que é o mais canalha , pois o juiz manda prender e o fdp comunista safado corrupto manda soltar , vai entender uma justiça dessa !! Pra mim STF no Brasil é igual mas igual a uma cambada de pilantra !!!

  • Absurdo é o salário mínimo. A violência. Um País com leis feitas para proteger bandidos/políticos. Um País onde o mau é beneficiado e o bem julgado.

  • O STF quer até salvar o Lula e até hoje não mandou 1 pessoa sequer da operação lava-jato para a prisão. Vai mudar muita coisa!

  • Salvo engano, logo depois do campeonato de 87 o Sport entrou na justiça pra ser declarado campeão. A diretoria da época cagou para o processo e deixou ele se encerrar de forma desfavorável (o processo encerrou na primeira instância e com decisão de um juiz pernambucano. O Flamengo nem se deu o trabalho de tentar levar o caso para um juízo mais imparcial).

    Agora o que o STF fez foi reconhecer que essa discussão já tinha sido decidida pela justiça. Era praticamente impossível reverter isso a essa altura do campeonato. A grande verdade é que quando deveria ter se preocupado, o Flamengo, por culpa de suas administrações amadoras, deixou correr solto. Espero que saibamos aprender a lição e nunca mais deixemos aventureiros na gestão do nosso clube!

  • Concordo com o texto.
    Acabou essa palhaçada .
    Enquanto a CPF conduzir o futebol brasileiro, 7 x 1 será pouco.

  • O mais absurdo não é a decisão do STF, de quem sabemos o que esperar. O absurdo é o Flamengo não ter ido à FIFA para reivindicar punição ao Sport por ter ido à justiça comum, sendo que o próprio STJD já tinha reconhecido o Flamengo como campeão. Aliás, a própria CBF reconhecera o Flamengo como campeão. E me chama atenção ainda hoje o Flamengo não ter ido à FIFA….Não entendo….quem sabe no próximo jogo do Sport no Rio de janeiro o Flamengo ceda seu CT para que os pernambucanos treinem.

    • O Fla já foi a FIFA sim, mas ela disse que não iria punir o Sport e que era um assunto interno.

      • Não foi não! FIFA perguntará a decisão da CBF de 2011, se for colocado que Xispó colocou justiça comum contra a confederação pode ser punido sim!

  • A ESTRELA PRETA DEVERIA CONSTAR NO UNIFORME DO FLAMENGO, EM HOMENAGEM À CBF.

  • Na real… sabe-se 87 quero os títulos deste ano e dos próximos…. 87 so faz falta para tapar buracos por ficarmos sem título nacional por um longo período… Bola para frente o que venham outros títulos, pois já sabemos de todos que conquistamos no passado.

  • Parabéns pelo texto. Suas palavras resumem o que é falta de profissionalismo nos diversos setores do nosso futebol. Se quisermos ser grande, devemos cuidar da nossa casa, e não fazer políticas populistas e sem resultados. A Liga era prá ser real, porém, a mentalidade do nosso futebol ainda é pequena.

  • AMIGOS, O MENGÃO É HEXA CAMPEÃO BRASILEIRO DA SERIE A
    SE DERAM A TAÇA PARA O CAMPEÃO DA SERIE B…TUDO BEM…
    NÓS NÃO GANHAREMOS NENHUMA TAÇA DE SERIE B, POIS SOMOS INCAÍVEIS…!!!
    SIMPLES ASSIM

  • Nossa, que profundo! Belo texto para nos lembrar que somos HEXA, independente da mais absurda “crença jurídica” já vista no futebol brasileiro. É no mínimo divertido, ver o Sport e antis acreditando neste Curupira (vulgo “título”) de 87. kkkkkkkk.

  • É p botar na conta de quem mandou o time nao jogar contra, digo, massacrar o sport. Era regulamento e ponto, Flamengo é penta, primeiro hexa foi São paulo e acabou o mimimi.

    “Ah mas o flamengo é o campeao “moral”

    Moral não dá título. Não classifica para libertadores não nos torna hexa. Procurem o gestor que mandou o time n entrar em Campo, c aquele timaço, 10 seria pouco no campeão da segunda divisão.

    • Amigo,
      Nao foi o Flamengo que nao quis entrar em campo, foi o Cluve dos 13 que decidiu isso.
      E o Internacional também nao entrou em campo pra disputado quadrangular que a CBF qui impor.
      Inclusive ha video do Eurico Miranda afirmando que o campeão de 87 é o Flamengo.

      • O Eumico que causou isso, aceitando os termos da cbf onde falava que tinha que jogar contra o campeão do outro modulo.

        • Engano seu, até mesmo o Eurico votou para que não houvesse o quadrangular.

          • Bom, nas pesquisas que fiz, o Eurico foi representante do C13 em uma reunião onde este ponto foi debatido e ele aceitou. Mas são muitas historias, não da para saber a real.

      • a defesa do lixport se baseia em um documento assinado por Eurico Miranda, então vice presidente do clube dos 13, concordando com o quadrangular final. Flamengo e demais clubes eram representados por essa associação, digamos assim, se Eurico concordou, Flamengo e inter deveriam ter jogado. Não jogou é w.o e fim de papo

    • Amigo, procure a história completa. Essa história é bem mal contada. Os clubes se organizaram para fazer um campeonato forte, com a competição em andamento a CBF criou essa molequeira, típico da CBF. O Flamengo, junto com os outros clubes, não aceitou, com o intuito de tirar o poder da mão da CBF e acabar com as arbitrariedades, mas como aconteceu com a primeira liga, os clubes deixaram de lado em busca dos próprios. Imagina hoje o campeonato brasileiro no meio e a CBF diz que o primeiro e segundo lugares da série A e B irão fazer um quadrangular para ver quem é campeão.

      • Imagina hj a CBF surtar e pedir um quadrangular final.

        E ai imagina que tem uma associação que responde pelos clubes

        Imagine também que o vice presidente dessa associação se encontre em reunião com a CBF e aceite o quadrangular, mesmo contra a vontade dos campeões, mas ele responde pelos clubes..

        Ai imagina que o clube não queira entrar em Campo, pq não está de acordo… Mas cedeu permissão para a associação responder pelo clube

        Essa é a história a defesa do lixport se baseia em um documento assinado por Eurico Miranda, então vice presidente do clube dos 13, concordando com o quadrangular final. Flamengo deveria ter jogado e ponto, n jogou.

    • ja vi que vc nao sabe da historia…

      • Ou será que é vc q não sabe? Ou será que é vc que não sabe que a defesa do lixport se baseia em um documento assinado por Eurico Miranda, então vice presidente do clube dos 13, concordando com o quadrangular final?

    • Calado é um poeta.

    • Voce falou um monte de besteira e perdeu a chance de ficar calado.

      • Se não sabe de pn não venha dar pitaco.

        • O unico que nao sabe de porra nenhuma aqui é voce cara,falou um monte de besyeira,e nao sabe reconhecer que esta errado.

    • Concordo.. Pentacampeão.. agora pra conseguir o hexa d novo vai ser um século

Comentários não são permitidos.