Pronto! O STF decreta o Sport campeão brasileiro de 1987, ratificando decisões das outras instâncias, e o Flamengo não pode mais recorrer.
Um recibo de 31 anos que o clube passou à CBF suplicando o reconhecimento ou divisão do título da competição que deveria ter sido um marco para o futebol brasileiro. Dando poder a quem tem história, torcida e paixão. Não uma caneta para definir quem é campeão ou não.
Ricardo Teixeira usou como barganha o quanto pôde para ter o clube de maior torcida do país como aliado. Depois o Fla recorreu à Justiça gastando tempo e energia que deveria ter sido direcionada à liderança de um movimento de ruptura, criando de fato uma liga de clubes para organizar os principais campeonatos do país. Não passou da falida Primeira Liga.
E pior: com essa luta para ostentar oficialmente o título de campeão brasileiro, o Flamengo desvalorizou sua própria conquista. Uma das mais memoráveis do clube, não só pela reunião de estrelas na equipe, mas pela incrível recuperação no torneio – ali, sim, o ”deixou chegar…” se fez presente como em outras poucas oportunidades.
Se só valia se fosse com o rótulo de campeão brasileiro, o que restou agora do esforço de Zé Carlos, Jorginho, Leandro, Edinho, Leonardo, Andrade, Aílton, Zinho, Zico, Renato Gaúcho, Bebeto, do treinador Carlinhos e dos demais que participaram da conquista?
Bastava manter a coerência de 1988: se não disputou o quadrangular por não reconhecer na entidade a autoridade para decretar o campeão brasileiro do ano anterior, bastava seguir na mesma linha e dar ao torneio que conquistou o peso que tinha na época. Os dirigentes preferiram o caminho do populismo, de fazer média. Com a torcida e com a CBF. Bem feito…
Pelo menos agora esse tema morre de vez. É o que se espera. Quem sabe com o Fla enfim acordando para a grande lição de 1987: a CBF é o grande obstáculo para o crescimento do futebol brasileiro.
Reprodução: Blog do André Rocha
33 Comentários
CBF é um lixo! Não tinha dinheiro para fazer campeonato algum na época. O clube dos treze criou essa copa união e ela entrou de intrometida. Deveria ter a decência de dar o título de campeão da série A ao flamengo campeão do módulo verde, e o da série B ao Sport campeão do módulo amarelo! Dizer que o Sport é campeão é o mesmo que dizer que ele ganhou dos gigantes do futebol brasileiro. Algo impossível para ele naquela época.
Justiça comum não têm moral pra decidir algo do futebol, CBF dividiu o título em 2011, decisão esportiva, Sport caçou com decisão comum, logo contrariando decisão da Casa Bandida Do Futebol ( CBF), Flamengo pode recorrer a FIFA, e quem dizer que foi é mentira, o próprio presidente do clube pernambucano disse que não existia nada contra essa decisão!
Pentacampeão.. agora pra conseguir o hexa dnovo vai demorar um século
ESSA CBF E UMA MERDA NUNCA FEZ NADA PELO FUTEBOL BRASILEIRO SÓ SABEM ROUBAR OU ALGUEM AI JÁ VIU PORQUE OS PEQUENOS NUNCA RECEBEM AJUDA O FLAMENGO E O CAMPEÃO COM CERTEZA MAIS VEM ESSES LIXOS QUE ELES MESMO SABEM QUE E O FLAMENGO E FICA NESSA BRIGA IDIOTA
Esse STF ate que saiam certas pessoas dali e entrem pessoas por merito e nao por indicação de corruptos ! Nada valem , e uma cambada de vagabundo de toga preta que pensam que fazem alguma coisa neste mundo , pois para muitos eles sao a escoria deste pais !! nao tem moral alguma para julgar algo , tem um desgraçado que é o mais canalha , pois o juiz manda prender e o fdp comunista safado corrupto manda soltar , vai entender uma justiça dessa !! Pra mim STF no Brasil é igual mas igual a uma cambada de pilantra !!!
Absurdo é o salário mínimo. A violência. Um País com leis feitas para proteger bandidos/políticos. Um País onde o mau é beneficiado e o bem julgado.
O STF quer até salvar o Lula e até hoje não mandou 1 pessoa sequer da operação lava-jato para a prisão. Vai mudar muita coisa!
Salvo engano, logo depois do campeonato de 87 o Sport entrou na justiça pra ser declarado campeão. A diretoria da época cagou para o processo e deixou ele se encerrar de forma desfavorável (o processo encerrou na primeira instância e com decisão de um juiz pernambucano. O Flamengo nem se deu o trabalho de tentar levar o caso para um juízo mais imparcial).
Agora o que o STF fez foi reconhecer que essa discussão já tinha sido decidida pela justiça. Era praticamente impossível reverter isso a essa altura do campeonato. A grande verdade é que quando deveria ter se preocupado, o Flamengo, por culpa de suas administrações amadoras, deixou correr solto. Espero que saibamos aprender a lição e nunca mais deixemos aventureiros na gestão do nosso clube!
Concordo com o texto.
Acabou essa palhaçada .
Enquanto a CPF conduzir o futebol brasileiro, 7 x 1 será pouco.
O mais absurdo não é a decisão do STF, de quem sabemos o que esperar. O absurdo é o Flamengo não ter ido à FIFA para reivindicar punição ao Sport por ter ido à justiça comum, sendo que o próprio STJD já tinha reconhecido o Flamengo como campeão. Aliás, a própria CBF reconhecera o Flamengo como campeão. E me chama atenção ainda hoje o Flamengo não ter ido à FIFA….Não entendo….quem sabe no próximo jogo do Sport no Rio de janeiro o Flamengo ceda seu CT para que os pernambucanos treinem.
O Fla já foi a FIFA sim, mas ela disse que não iria punir o Sport e que era um assunto interno.
Não foi não! FIFA perguntará a decisão da CBF de 2011, se for colocado que Xispó colocou justiça comum contra a confederação pode ser punido sim!
A ESTRELA PRETA DEVERIA CONSTAR NO UNIFORME DO FLAMENGO, EM HOMENAGEM À CBF.
Na real… sabe-se 87 quero os títulos deste ano e dos próximos…. 87 so faz falta para tapar buracos por ficarmos sem título nacional por um longo período… Bola para frente o que venham outros títulos, pois já sabemos de todos que conquistamos no passado.
Parabéns pelo texto. Suas palavras resumem o que é falta de profissionalismo nos diversos setores do nosso futebol. Se quisermos ser grande, devemos cuidar da nossa casa, e não fazer políticas populistas e sem resultados. A Liga era prá ser real, porém, a mentalidade do nosso futebol ainda é pequena.
https://uploads.disquscdn.com/images/4016eb07a83412a1ebfd855952c2eec5bba4d9761f2f7f9021eed85c54a77ca5.jpg
AMIGOS, O MENGÃO É HEXA CAMPEÃO BRASILEIRO DA SERIE A
SE DERAM A TAÇA PARA O CAMPEÃO DA SERIE B…TUDO BEM…
NÓS NÃO GANHAREMOS NENHUMA TAÇA DE SERIE B, POIS SOMOS INCAÍVEIS…!!!
SIMPLES ASSIM
Nossa, que profundo! Belo texto para nos lembrar que somos HEXA, independente da mais absurda “crença jurídica” já vista no futebol brasileiro. É no mínimo divertido, ver o Sport e antis acreditando neste Curupira (vulgo “título”) de 87. kkkkkkkk.
É p botar na conta de quem mandou o time nao jogar contra, digo, massacrar o sport. Era regulamento e ponto, Flamengo é penta, primeiro hexa foi São paulo e acabou o mimimi.
“Ah mas o flamengo é o campeao “moral”
Moral não dá título. Não classifica para libertadores não nos torna hexa. Procurem o gestor que mandou o time n entrar em Campo, c aquele timaço, 10 seria pouco no campeão da segunda divisão.
Amigo,
Nao foi o Flamengo que nao quis entrar em campo, foi o Cluve dos 13 que decidiu isso.
E o Internacional também nao entrou em campo pra disputado quadrangular que a CBF qui impor.
Inclusive ha video do Eurico Miranda afirmando que o campeão de 87 é o Flamengo.
O Eumico que causou isso, aceitando os termos da cbf onde falava que tinha que jogar contra o campeão do outro modulo.
Engano seu, até mesmo o Eurico votou para que não houvesse o quadrangular.
Bom, nas pesquisas que fiz, o Eurico foi representante do C13 em uma reunião onde este ponto foi debatido e ele aceitou. Mas são muitas historias, não da para saber a real.
a defesa do lixport se baseia em um documento assinado por Eurico Miranda, então vice presidente do clube dos 13, concordando com o quadrangular final. Flamengo e demais clubes eram representados por essa associação, digamos assim, se Eurico concordou, Flamengo e inter deveriam ter jogado. Não jogou é w.o e fim de papo
Amigo, procure a história completa. Essa história é bem mal contada. Os clubes se organizaram para fazer um campeonato forte, com a competição em andamento a CBF criou essa molequeira, típico da CBF. O Flamengo, junto com os outros clubes, não aceitou, com o intuito de tirar o poder da mão da CBF e acabar com as arbitrariedades, mas como aconteceu com a primeira liga, os clubes deixaram de lado em busca dos próprios. Imagina hoje o campeonato brasileiro no meio e a CBF diz que o primeiro e segundo lugares da série A e B irão fazer um quadrangular para ver quem é campeão.
Imagina hj a CBF surtar e pedir um quadrangular final.
E ai imagina que tem uma associação que responde pelos clubes
Imagine também que o vice presidente dessa associação se encontre em reunião com a CBF e aceite o quadrangular, mesmo contra a vontade dos campeões, mas ele responde pelos clubes..
Ai imagina que o clube não queira entrar em Campo, pq não está de acordo… Mas cedeu permissão para a associação responder pelo clube
Essa é a história a defesa do lixport se baseia em um documento assinado por Eurico Miranda, então vice presidente do clube dos 13, concordando com o quadrangular final. Flamengo deveria ter jogado e ponto, n jogou.
ja vi que vc nao sabe da historia…
Ou será que é vc q não sabe? Ou será que é vc que não sabe que a defesa do lixport se baseia em um documento assinado por Eurico Miranda, então vice presidente do clube dos 13, concordando com o quadrangular final?
Calado é um poeta.
Voce falou um monte de besteira e perdeu a chance de ficar calado.
Se não sabe de pn não venha dar pitaco.
O unico que nao sabe de porra nenhuma aqui é voce cara,falou um monte de besyeira,e nao sabe reconhecer que esta errado.
Concordo.. Pentacampeão.. agora pra conseguir o hexa d novo vai ser um século