Pronto! O STF decreta o Sport campeão brasileiro de 1987, ratificando decisões das outras instâncias, e o Flamengo não pode mais recorrer.
Um recibo de 31 anos que o clube passou à CBF suplicando o reconhecimento ou divisão do título da competição que deveria ter sido um marco para o futebol brasileiro. Dando poder a quem tem história, torcida e paixão. Não uma caneta para definir quem é campeão ou não.
Ricardo Teixeira usou como barganha o quanto pôde para ter o clube de maior torcida do país como aliado. Depois o Fla recorreu à Justiça gastando tempo e energia que deveria ter sido direcionada à liderança de um movimento de ruptura, criando de fato uma liga de clubes para organizar os principais campeonatos do país. Não passou da falida Primeira Liga.
E pior: com essa luta para ostentar oficialmente o título de campeão brasileiro, o Flamengo desvalorizou sua própria conquista. Uma das mais memoráveis do clube, não só pela reunião de estrelas na equipe, mas pela incrível recuperação no torneio – ali, sim, o ”deixou chegar…” se fez presente como em outras poucas oportunidades.
Se só valia se fosse com o rótulo de campeão brasileiro, o que restou agora do esforço de Zé Carlos, Jorginho, Leandro, Edinho, Leonardo, Andrade, Aílton, Zinho, Zico, Renato Gaúcho, Bebeto, do treinador Carlinhos e dos demais que participaram da conquista?
Bastava manter a coerência de 1988: se não disputou o quadrangular por não reconhecer na entidade a autoridade para decretar o campeão brasileiro do ano anterior, bastava seguir na mesma linha e dar ao torneio que conquistou o peso que tinha na época. Os dirigentes preferiram o caminho do populismo, de fazer média. Com a torcida e com a CBF. Bem feito…
Pelo menos agora esse tema morre de vez. É o que se espera. Quem sabe com o Fla enfim acordando para a grande lição de 1987: a CBF é o grande obstáculo para o crescimento do futebol brasileiro.
Reprodução: Blog do André Rocha
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Além dos convocados, Gabigol também participou do treino nesta sexta-feira (22) O elenco do Flamengo…
Flamengo fez história e venceu o River Plate (ARG) de virada, por 2 a 1…
Provocação ficou visível por pouco tempo, mas viralizou nas redes sociais O Flamengo entrou para…
Ver comentários
É p botar na conta de quem mandou o time nao jogar contra, digo, massacrar o sport. Era regulamento e ponto, Flamengo é penta, primeiro hexa foi São paulo e acabou o mimimi.
"Ah mas o flamengo é o campeao "moral"
Moral não dá título. Não classifica para libertadores não nos torna hexa. Procurem o gestor que mandou o time n entrar em Campo, c aquele timaço, 10 seria pouco no campeão da segunda divisão.
Amigo,
Nao foi o Flamengo que nao quis entrar em campo, foi o Cluve dos 13 que decidiu isso.
E o Internacional também nao entrou em campo pra disputado quadrangular que a CBF qui impor.
Inclusive ha video do Eurico Miranda afirmando que o campeão de 87 é o Flamengo.
O Eumico que causou isso, aceitando os termos da cbf onde falava que tinha que jogar contra o campeão do outro modulo.
Engano seu, até mesmo o Eurico votou para que não houvesse o quadrangular.
Bom, nas pesquisas que fiz, o Eurico foi representante do C13 em uma reunião onde este ponto foi debatido e ele aceitou. Mas são muitas historias, não da para saber a real.
a defesa do lixport se baseia em um documento assinado por Eurico Miranda, então vice presidente do clube dos 13, concordando com o quadrangular final. Flamengo e demais clubes eram representados por essa associação, digamos assim, se Eurico concordou, Flamengo e inter deveriam ter jogado. Não jogou é w.o e fim de papo
Amigo, procure a história completa. Essa história é bem mal contada. Os clubes se organizaram para fazer um campeonato forte, com a competição em andamento a CBF criou essa molequeira, típico da CBF. O Flamengo, junto com os outros clubes, não aceitou, com o intuito de tirar o poder da mão da CBF e acabar com as arbitrariedades, mas como aconteceu com a primeira liga, os clubes deixaram de lado em busca dos próprios. Imagina hoje o campeonato brasileiro no meio e a CBF diz que o primeiro e segundo lugares da série A e B irão fazer um quadrangular para ver quem é campeão.
Imagina hj a CBF surtar e pedir um quadrangular final.
E ai imagina que tem uma associação que responde pelos clubes
Imagine também que o vice presidente dessa associação se encontre em reunião com a CBF e aceite o quadrangular, mesmo contra a vontade dos campeões, mas ele responde pelos clubes..
Ai imagina que o clube não queira entrar em Campo, pq não está de acordo... Mas cedeu permissão para a associação responder pelo clube
Essa é a história a defesa do lixport se baseia em um documento assinado por Eurico Miranda, então vice presidente do clube dos 13, concordando com o quadrangular final. Flamengo deveria ter jogado e ponto, n jogou.
ja vi que vc nao sabe da historia...
Ou será que é vc q não sabe? Ou será que é vc que não sabe que a defesa do lixport se baseia em um documento assinado por Eurico Miranda, então vice presidente do clube dos 13, concordando com o quadrangular final?
Calado é um poeta.
Voce falou um monte de besteira e perdeu a chance de ficar calado.
Se não sabe de pn não venha dar pitaco.
O unico que nao sabe de porra nenhuma aqui é voce cara,falou um monte de besyeira,e nao sabe reconhecer que esta errado.
Concordo.. Pentacampeão.. agora pra conseguir o hexa d novo vai ser um século
Nossa, que profundo! Belo texto para nos lembrar que somos HEXA, independente da mais absurda "crença jurídica" já vista no futebol brasileiro. É no mínimo divertido, ver o Sport e antis acreditando neste Curupira (vulgo "título") de 87. kkkkkkkk.
AMIGOS, O MENGÃO É HEXA CAMPEÃO BRASILEIRO DA SERIE A
SE DERAM A TAÇA PARA O CAMPEÃO DA SERIE B...TUDO BEM...
NÓS NÃO GANHAREMOS NENHUMA TAÇA DE SERIE B, POIS SOMOS INCAÍVEIS...!!!
SIMPLES ASSIM
https://uploads.disquscdn.com/images/4016eb07a83412a1ebfd855952c2eec5bba4d9761f2f7f9021eed85c54a77ca5.jpg
Parabéns pelo texto. Suas palavras resumem o que é falta de profissionalismo nos diversos setores do nosso futebol. Se quisermos ser grande, devemos cuidar da nossa casa, e não fazer políticas populistas e sem resultados. A Liga era prá ser real, porém, a mentalidade do nosso futebol ainda é pequena.
Na real... sabe-se 87 quero os títulos deste ano e dos próximos.... 87 so faz falta para tapar buracos por ficarmos sem título nacional por um longo período... Bola para frente o que venham outros títulos, pois já sabemos de todos que conquistamos no passado.
A ESTRELA PRETA DEVERIA CONSTAR NO UNIFORME DO FLAMENGO, EM HOMENAGEM À CBF.
O mais absurdo não é a decisão do STF, de quem sabemos o que esperar. O absurdo é o Flamengo não ter ido à FIFA para reivindicar punição ao Sport por ter ido à justiça comum, sendo que o próprio STJD já tinha reconhecido o Flamengo como campeão. Aliás, a própria CBF reconhecera o Flamengo como campeão. E me chama atenção ainda hoje o Flamengo não ter ido à FIFA....Não entendo....quem sabe no próximo jogo do Sport no Rio de janeiro o Flamengo ceda seu CT para que os pernambucanos treinem.
O Fla já foi a FIFA sim, mas ela disse que não iria punir o Sport e que era um assunto interno.
Não foi não! FIFA perguntará a decisão da CBF de 2011, se for colocado que Xispó colocou justiça comum contra a confederação pode ser punido sim!
Concordo com o texto.
Acabou essa palhaçada .
Enquanto a CPF conduzir o futebol brasileiro, 7 x 1 será pouco.
Salvo engano, logo depois do campeonato de 87 o Sport entrou na justiça pra ser declarado campeão. A diretoria da época cagou para o processo e deixou ele se encerrar de forma desfavorável (o processo encerrou na primeira instância e com decisão de um juiz pernambucano. O Flamengo nem se deu o trabalho de tentar levar o caso para um juízo mais imparcial).
Agora o que o STF fez foi reconhecer que essa discussão já tinha sido decidida pela justiça. Era praticamente impossível reverter isso a essa altura do campeonato. A grande verdade é que quando deveria ter se preocupado, o Flamengo, por culpa de suas administrações amadoras, deixou correr solto. Espero que saibamos aprender a lição e nunca mais deixemos aventureiros na gestão do nosso clube!