Notícias

André Rocha: “Fluminense está na final porque, acredite, tem mais repertório que o Fla”

Quem olha os números da semifinal da Taça Rio imagina um amplo domínio do Flamengo sobre o Fluminense no Estádio Nílton Santos: 58% de posse de bola, 21 finalizações rubro-negras contra 12. Se comparar os orçamentos no futebol a diferença aumenta ainda mais. Considerando que um disputa Libertadores e outro foi eliminado da Copa do Brasil pelo Avaí…

Mas nem tudo é como parece. Se no jogo da fase de grupos do returno do Carioca os reservas do Fla relativizam os 4 a 0 aplicados pelo tricolor, a verdade do campo desta vez mostrou uma dura realidade para Paulo César Carpegiani: o 3-5-2 simples, à moda antiga, montado por Abel Braga oferece um repertório ofensivo maior que o da equipe com elenco, em tese, mais qualificado.

O jogo tricolor flui, especialmente pelos flancos. Pela direita, Gilberto se aproxima de Jadson e Marcos Júnior para as triangulações. No lado oposto, o mesmo com Ayrton, grande revelação do campeonato, mais Richard e Sornoza. Repare no camisa dez equatoriano do Flu. A bola chega e sai com facilidade. Passe para a frente, objetivo, encontra o companheiro pronto para acelerar.

Já no Fla, Diego e Everton Ribeiro não conseguem construir o volume de jogo desejado. Erram passes, são burocráticos e pouco inventivos. Para complicar, Lucas Paquetá, um dos poucos que procuravam passar de primeira, agora sempre precisa dar um toque a mais na bola. Ainda assim, consegue ser o jogador capaz de tentar algo diferente na execução do 4-1-4-1 armado por Carpegiani.

O Flu ainda tem outra vantagem: os zagueiros Renato Chaves e Ibañez são opções de saída de bola com rapidez para fazer a bola chegar rapidamente nos alas. No lado rubro-negro, Rever, Juan e Jonas são mais lentos e os meias precisam recuar para ajudar. Sem contar as sérias limitações técnicas e de discernimento na tomada de decisão dos laterais Rodinei e Renê. E ainda tem Henrique Dourado acrescentando muito pouco. Não dá sequência aos ataques como pivô e no toque final não é contundente.

Em resume, o jogo do Flu acontece naturalmente e o do Fla sai a forceps, no abafa. Mais uma vez o ”primo rico” do futebol carioca precisou apelar para os cruzamentos. 14 no primeiro tempo, 23 no segundo. Total de 37. O empate veio no abafa e na sequência de chutes de Rodinei e o definitivo de Everton, que produziu muito mais como lateral que meia pela esquerda.

O Flu cruzou 21 e contou com a ajuda de uma atuação constrangedora de Diego Alves na saída da meta. Muita hesitação que Gum aproveitou para abrir o placar no primeiro tempo e podia ter ampliado no segundo com o mesmo camisa três tricolor em outra falha do goleiro, mas na sequência é difícil avaliar se Gum está atrás da linha da bola ou se Diego Alves dava condição.

Não precisou. Foi sofrido. Vinícius Júnior, que entrou na vaga de Renê, teve a bola da classificação no pé direito em um contragolpe. O Flu perdeu chances de matar o clássico em contra-ataques bem engendrados. Mas o empate por 1 a 1 classificou para a final contra o Botafogo a melhor equipe do returno. Nada especial em um estadual de baixo nível técnico, públicos ridículos e um Rio de Janeiro em crise profunda.

De qualquer forma, é um alento para o Flu. Assim como o Botafogo, o outro finalista, não tem outra competição para disputar neste momento. O título da Taça Rio servirá para melhorar a autoestima no clube vencedor.

Para o Flamengo, duas más notícias: fim da chance de ganhar duas semanas para treinamentos e apenas uma partida para definir o Carioca. A pior é que objetivamente o time não evoluiu em relação à temporada passada. Na necessidade, ainda vive de cruzamentos e lampejos, especialmente de Paquetá e Vinicius Júnior. É muito pouco para quem investe tanto.

O Flu faz mais com menos e há muito mérito nisto.

(Estatísticas: Footstats)

Reprodução: Blog do André Rocha

- Coluna do Fla -

Ver comentários

  • Resumo: com esses laterais, meias "meia boca" e centroavantes, não chegaremos a lugar algum

  • Precisa de muito pra esse time fluir, precisa de outros meias, esses dois não deram certo no Flamengo, precisa de laterais, e olha falaram que os outros times tem laterais piores que os do Fla, nossa, vi bons laterais no Flu ontem, essa torcida midiática. Até o goleiro do Flu é melhor do que o nosso. Criticaram o Flu quando ele fez aquela limpa no elenco, calou os criticos. Realmente hj os dirigentes dos outros no Rio são mais competentes. Espero que o Fla antes da limpeza, mude o Diretor de futebol, esse que já está ai a 4 anos precisa de novos ares. Não vai adiantar nada ficar no time um diretor que a 4 anos não rendeu.

  • Discordo! Flamengo foi melhor apesar de concordar que Diego e Everton Ribeiro podereriam ter jogado melhor! Fluminense bateu demais e fez cera o segundo tempo todo! Perdemos nos nossos erros!

    • A cera foi durante o jogo inteirinho, mas as amebas do flamengo permitiram que TODOS os jogadores do fluminense recebessem atendimento em campo, como se fossem goleiros. Isso é uma piada. A maca só era chamada depois de uma atendimento com tempo de espera de uma UPA.

        • O árbitro deve permitir a entrada e acionar a maçã concomitantemente, para evitar o que eles fizeram ontem, CERA.

      • MAs nao depende deles e sim da merd@ do arbitro! Mas nao vamos chorar pq aqui e Flamengo! Dessa vez nao deu, mas a guerra nao acabou

    • Concordo em parte, não to vendo ninguém falar da bola aérea, ano passado já estava uma merda e esse ano continua. Com o Rever a situação piora.

  • O Fluminense não disputa a libertadores, foi eliminado da copa do Brasil e não almeja mais que se livrar do rebaixamento no brasileirão e por causa de um jogo que pra nós não valia mais que uma semana de descanso, já acham que o time deles está jogando muito mais que o nosso.
    Para mim as duas variáveis fundamentais no jogo de ontem foram a "vontade de vencer" do fluminense e os nossos laterais que foram péssimos.
    O flamengo jogou como se pudesse vencer facilmente a qualquer momento, enquanto o Fluminense jogou a vida para ter um primeiro semestre minimamente digno.

  • Novamente, os ditos "comentaristas" demostram que nada entendem de futebol.
    O Flamengo foi superior o tempo inteiro, mas o Fluminense não se acorvadou, manteve sempre dois pontas abertos, pra evitar a subida dos laterais, um atacante rápido pra puxar o contra-ataque, sempre verticalizando e jogando em velocidade, devido aos nossos zagueiros serem muito lentos.
    No gol de Gum, falha de Diego Alves, e falhou de novo no 2º tempo, só que dessa vez Gum impedido completou a jogada.
    Foi um bom jogo, empatamos, e não me venha com essa de falta de raça, jogamos com garra, com vontade, vou analisar individualmente cada jogador:
    Diego Alves, falhou no gol do Fluminense;
    Juan e Rever, bem, mas os dois juntos, não dá, são muito lentos;
    Renê, bom defensor e só.
    Rondinei, pior atuação dele com o manto, melhor esquecer;
    Jonas, de novo um monstro na marcação, e como tem cara de mal e fama de dividir duro, os jogadores tiram o pé, e pura fúria animal;
    Diego, tentou, mas ficou encaixotado na marcação;
    Everton Ribeiro, fora o gol na semana passda, ele já estrteou pelo Flamengo?
    Lucas Paquetá, foi bem, mas na ponta direita não rende tanto quanto pelo meio, na função de médio de área a área, tem de barrar o Everton Ribeiro e Vinicius Júnior jogar aberto pela direita;
    Everton, o motorzinho, de meia esquerda, de lateral, é fundamental para o time, e Golaço;
    Vinicius Júnior, fez boas jogadas;
    Henrique, e Vizeu, ficaram encaixotados na marcação, não era pra ter entrado o Vizeu, e sim o Geuvânio no lugar do Jonas, pra termos o chute de fora da área.
    Cuéllar, colocado como meia, não rendeu.
    Carpegiane, poderia ter mexido melhor no time, mas no 2º tempo, o time amassou o Fluminense, a pressão foi incrivel, só não ganhamos por detalhes.

  • Gostaria de saber se os adoradores do Paquetá gostaram do joguinho dele ontem. Não estou dizendo que ele foi pior que Diego ou Everton Ribeiro, mas que o fato de ter vindo da base não pode blindá-lo. Continua com as pisadinhas na bola e até embaixadinha de cabeça totalmente desnecessária, porque deveria botar no chão e dar seguimento ao jogo.
    Para mim, apenas Jonas jogou com "culhões" de flamenguista. Tem suas limitações técnicas, mas se entrega e tentou, pelo menos, uns três chutes de fora da área. Coisa que não tínhamos com o caramujo. Vinícius e Everton Cardoso, apesar da falha no gol, foram bem. No lance do gol, Jonas marcava o Pedro e Everton o Gum. Nosso goleiro, que é bom, falhou novamente. César continua esperando sua justa oportunidade.
    Está na hora de dar uma chacoalhada nesse grupo.

  • É só pegar um time defensivamente bem postado que esse ataque fica batendo cabeça. Entra ano e sai ano e o Flamengo não evolui em nada.

  • Sem lateral não vai pra lugar algum, o rodinei pegou umas 500 bolas e não acertou um cruzamento, Renê nem apoia serve, vive da mentira que criaram que ele sabe marcar mais que o trauco.

  • Com todo respeito ao autor do texto mas eu discordo veementemente. O time do fluminense é fraquíssimo e só tem uma jogada : chuveirinho na área. O Flamengo mesmo jogando mal foi melhor no jogo e não saiu com a vitoria por pouco.

Notícias recentes

Borussia Dortmund manda recado para Flamengo em rede social antes do Super Mundial de Clubes

Sorteio dos grupos do Super Mundial de Clubes acontece em dezembro O que Flamengo e…

17/11/2024

Flamengo tem 2 saídas confirmadas para 2025

Gisseli e Crivelari não irão continuar no Flamengo em 2025 O Flamengo segue trabalhando no…

17/11/2024

Vasco é convencido a deixar Liga Forte e deve migrar para Libra, liderada pelo Flamengo

Vasco precisaria realizar distratos para fechar com a Libra Enquanto o Campeonato Brasileiro deste ano…

17/11/2024

Gabigol não pretende renovar com Flamengo para cumprir palavra diante do Cruzeiro

Gabigol pretende cumprir acordo com Cruzeiro mesmo que Flamengo ofereça mais três ou quatro anos…

17/11/2024

Ex-Flamengo deve comandar projeto bilionário da Portuguesa

Portuguesa passa pelo processo de modernização A Portuguesa aguarda a aprovação do projeto da Sociedade…

17/11/2024

Jorge Jesus no Flamengo? Candidato à presidência tem conversas com o treinador português

Jorge Jesus tem contrato com o Al Hilal (SAU) até metade do próximo ano Os…

17/11/2024