André Rocha: “Que relação complicada entre Flamengo e Libertadores nos últimos tempos!”

Compartilhe com os amigos

Cuéllar é expulso na premiação da decisão da Sul-Americana. Clube é punido pela selvageria de parte da torcida no Maracanã e tem que estrear na Libertadores no Nílton Santos com portões fechados. Arbitragem complicada, com pênalti claro não marcado a favor no primeiro tempo e sofrendo gol logo depois de abrir o placar com o adversário claramente impedido.

Para piorar, o treinador Paulo César Carpegiani foi infeliz na última substituição, trocando Everton por Willian Arão. O time perdeu velocidade nos contragolpes e não ganhou solidez na proteção da defesa. E Vinícius Júnior estava no banco…

Que relação complicada entre Flamengo e Libertadores nos últimos tempos! Desde a noite de Cabañas e Joel Santana em 2008, a eliminação para o Emelec em 2012 com os jogadores à beira do campo esperando o apito final. No ano passado a combinação da derrota no final para o San Lorenzo e a vitória do Atlético-PR sobre a Universidad Católica e agora um grupo complicadíssimo com River, Santa Fé e Emelec. Tudo parece conspirar contra.

Ainda que a atuação coletiva tenha ficado bem longe do satisfatório. A equipe estava nitidamente insegura na estreia em uma competição tratada como prioridade contra um adversário tradicional. Pouca pressão no oponente com a bola e muita lentidão na circulação da bola na saída para o ataque. Desde a defesa com Rever, Juan e Jonas, o substituto de Cuéllar.

Carpegiani optou por Pará na lateral direita, muito provavelmente pela preocupação com De La Cruz, o meia aberto pela esquerda no 4-1-4-1 armado por Marcelo Gallardo, mesmo sistema do time brasileiro. Com isso a equipe rubro-negra só conseguia dar profundidade às ações ofensivas com Everton e Paquetá pela esquerda. À direita faltava a ultrapassagem do lateral no espaço deixado pelas trocas entre Everton Ribeiro e Diego.

No centro do ataque, Dourado tentava descomplicar tocando simples e de primeira, mas sem acrescentar muito. Do lado argentino, Lucas Pratto, mesmo demonstrando desentrosamento, fazia um trabalho de pivô mais eficiente e inteligente.

Mesmo em má fase, o River mostrava mais personalidade e um plano de jogo claro. Faltava a fluência nas jogadas. Por isso um primeiro tempo fraco, com muitas faltas – 22, 14 cometidas pelo River e 8 pelo Fla. Só quatro finalizações do mandante e duas do time argentino – dois a um no alvo. Mas não teve a chance clara. Só o pênalti no toque no braço de Zuculini na disputa com Rever que o fraquíssimo árbitro peruano Michael Espinoza ignorou.

Gols na segunda etapa. No pênalti de Ponzio em Diego, Henrique Dourado manteve sua incrível precisão na cobrança. Na saída de bola, falta pela esquerda para o River e Mora aproveitou, impedido, para empatar. Na inversão de lado dos meias, Paquetá pela direita achou Everton e o meia novamente compensou com gol uma atuação com muitos erros nas tomadas de decisão.

Jonas saiu lesionado e entrou Rômulo, que, ao contrário do Fla-Flu, não comprometeu. Mas o Fla exagerou no recuo para administrar a vantagem e a troca de Everton por Arão foi trágica. O volante estava mal posicionado e Camilo Mayada chutou forte, mas de longe. Diego Alves aceitou. Décima segunda finalização do River contra dez do mandante, que teve 58% de posse e nem cruzou tanto desta vez, apenas 18.

Empate que soa cruel para o Fla pelos erros de arbitragem. Mas o time não se ajuda. Agora, para não repetir 2017 terá que pontuar fora do Rio de Janeiro. Incrível como tudo parece mais difícil no principal torneio da América do Sul.

(Estatísticas: Footstats)

Reprodução: André Rocha

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Olá rubro negros penalizados pela intenção maléfica de quem deveria proteger o
    maior clube do Brasil , o deixando abandonado proposital mente com segundas intenções enfraquecendo o elenco , excluindo o orgulho de ser rubro negro, para ser o vilão mór sem
    se compromissar com o carro chefe “Futebol”, para se preocupar apenas com o seu projeto pessoal , incapacitando , e impedindo a competição em pé de igualdade com os co-irmãos .

    Diante doas fatos descritos , nossa obrigação de comentarista , é divulgar , tudo
    que possa esclarecer a opinião pública e especialmente aos sócios e torcedor ,mostrando
    os péssimos exemplos de quem se diz rubro negro , que comprova cantando o nosso Hino
    ” Uma vez Flamengo , Flamengo até ….”, quando minhas desconfianças faz lembrar de um
    vascaíno ferrenho , fervoroso nas noves vitórias seguidas , com a maior tranquilidade pode
    assumir , sem si quer justificar .

    Eu , continuo Flamenguista com todo o amor , e por isto estou atento às entre
    linhas das maracutaias , destiladas sem a menor preocupação , descarada mente , agindo
    até o descalabro ao usar meninos da base , por faltar atletas sobrando para as reposições
    necessárias à um bom desenvolvimento em campo capaz de as disputas estarem no nível
    adequado de igualdade em chances . Por isto amigos , eu repudio as maracutaias do
    senhor Eduardo Bandeira de Mello , que tinha obrigações de mandatário para impedir toda
    a sujeira de d’antes perpetradas , para perpetuar-se com o grande projeto (usado para seu
    deleite) que ficariam apontado nos ” Anais do Flamengo ” , tenho dito

    Flamengo até morrer eu , sou

  • Tudo como antes no castelo de Abrantes, ou alguém realmente achou que o Flamengo daria um show de bola no River. René, Pára, Arão, Diego, ER, Rômulo, Jonas(o novo CARAMUJO), esperavam o que?
    Já está provado, essa turma só serve para o Carioca, que tanto gosta o seu presidente, pra coisa séria, não da.
    E ponto final, não se fala mais nisso.

  • Flamengo tinha q ter 2 presidentes: um para as finanças e outro pro futebol!! Esperança só em 2019 com outro presidente fazendo a limpa! Pq esse orgulho não deixa fazer mudanças e tudo se repete como em 2017!! O rei do carioca e o comédia das competições relevantes!! Bandeira sai logo! Seu tempo já deu! Já provou ser o melhor contador do mundo e a maior merd@ q o comando d futebol d um clube brasileiro com investimentos já teve

  • Já vi q esse ano vai ser msm coisa.. mais cheirinho..

  • poupa novamente contra o Botafogo para pegar outra goleada

  • Eu nao consigo entender esses tecnicos river plater vem de varias derrotas ainda pega um flamengo apático time horrivel sem velocidade varios erros de passes ainda poe William arao todo fora de forma no lugar do everton e errou ainda mais colocando esse merda do Rómulo no lugar do jonas tecnico de merda medroso ainda vem com desculpas de penalty que nao foi dado e colocando culpa que nao tinha torcida faca me um favor e quando tem torcida? Para que comprou o marlon pra ficar no banco porque nao entrou com marlon e vinicius junior mais ficou com medo de ir para cima dos caras em pleno engenhao no rj quer minha opiniao nao passa dessa dessa fase everton ribeiro horrivel diego nao ta jogando nada para sem comentarios Rómulo sem comentarios se continuar com esses e vai adeus liberta mais uma vez

  • Não é que tudo conspira contra
    É o time que não se ajuda
    #fato

    • time de preguiçoso

  • E o que faz Everton Ribeiro? Sério!!!

    • é mais um preguiçoso contratado a peso de ouro

Comentários não são permitidos.