André Rocha: “Taça Rio é detalhe! Fluminense tem o melhor jogo coletivo do Carioca”

Flamengo e Vasco estão na Libertadores e o rubro-negro conta com elenco mais qualificado no papel, até pelo abismo que vai se criando no poder de investimento em relação aos demais grandes do Rio de Janeiro.

Mas o melhor jogo coletivo entre os times cariocas no momento é do Fluminense. Não só pelos 3 a 0 sobre o Botafogo na decisão da Taça Rio. Apesar da eliminação até vexatória da Copa do Brasil com duas derrotas para o Avaí – compreensível pelas oscilações de um elenco com muitos garotos dentro de um clube com sérios problemas financeiros que aproveita a garotada como única opção.

O campo mostra que é a equipe que apresenta mais soluções para resolver os jogos. A execução do 3-4-2-1/5-4-1 vai evoluindo jogo a jogo. Muita fluência pelos flancos com Gilberto, Jadson e Marcos Juníor à direita e Ayrton Lucas, Richard e Sornoza pela esquerda. Circula a bola com rapidez e objetividade pelo centro sempre procurando os lados.

Na referência do ataque, o jovem Pedro está cada vez mais à vontade. Fez o primeiro e serviu de peito Marcos Júnior no segundo. Ambos artilheiros do campeonato, com seis gols. Jadson fechou o placar no último ataque, atuando mais avançado dentro de um 5-4-1 bem organizado tirando espaços e negando oportunidades claras ao rival que partiu para cima com Pimpão, Renatinho e Luis Ricardo na segunda etapa.

O Flu aproveitou os muitos espaços deixados pelo Botafogo de Alberto Valentim que marca ”com os olhos”, sem pressão no adversário com a bola. Teve 58% de posse e finalizou 18 vezes contra 16 do tricolor. Mas falhou nas finalizações e no trabalho defensivo. Algo a se corrigir com urgência até quarta para a semifinal contra o Flamengo.

No outro confronto há um favorito claro. O Flu pode até jogar mal na quinta contra o Vasco e, mesmo com vantagem do empate, ficar fora da grande decisão. É time jovem, com claras limitações e sujeito a uma noite ruim. Mas hoje no Rio de Janeiro ninguém joga um futebol mais consistente que a equipe de Abel Braga. A conquista do returno é apenas um detalhe. Ou mera consequência.

(Estatísticas: Footstats)

Reprodução: Blog do André Rocha


E aí, torcedor. Você concorda? Comente e deixe sua opinião!

Veja também

  • Gostando ou não a realidade é esta. Eles estão apresentando um jogo coletivo melhor que o nosso, por isso não chegamos a final da taça Rio. Nosso técnico vacila, nossos jogadores não correspondem, nosso ataque não marca, nossa defesa também. Contagiaram até o Diego Alves que anda rateando.
    O jardim de infância não para de correr enquanto as nossas estrelas (cadentes) se embalam na rede.

  • Gosto muito das análises do André Rocha, mas essa aí serve apenas para iludir. Ninguém no Rio está jogando bem e, continuando assim, perigam a disputar para não cair. O mesmo Fluminense foi eliminado numa disputa de 2 jogos contra o Avaí. No máximo foi o melhor da Taça Rio e que se nota a ascensão, nada ainda que empolgue.

  • Bom. Vamos ver quando o flu tomar um gol e sair em desvantagem. Vai ser um teste bom.

  • Na verdade é um time que tem uma coisa fundamental: Técnico. Coisa essa que por aqui não existe, aqui a gente tem um zé mané que nunca ganhou nada nos ultimos 35 anos, que não conseguiu fazer um trabalho decente desde 98 e ainda assim foi gabaritado para treinar o Flamengo depois que o Rueda pediu para sair. Diretoria do Flamengo brinca com o futebol do clube, infelizmente, trata o carro chefe com um descaso que chega a dar medo…

    • Não vejo por esse lado .Você sabe quantos anos tem o Rueda e por quanto tempo ele sendo treinador ficou sem ganhar nada no futebol?E se o Abel é tão bom assim ,pq parte da torcida da torcida do fluminense não quer mais ele ?E quantos jogos nos últimos dois anos ele ganhou do flamengo ?Se ele vem para o flamengo e não ganha nada tbm ,vai ser mais um que a torcida vai cobrar por ter salário grande e não corresponder ?Acho que estamos sempre achando os que estão fora melhores .E quando na verdade são iguais ou não muito diferente ao que temos hoje .

  • Como é fácil ser comentarista no Brasil.
    Há pouco tempo atrás o melhor futebol do Rio era o Vasco. Mas depois de apanhar em casa na Libertadores e no carioquinha, ninguém fala nada.
    Agora é o Fluminense. Deixa só perder que as opiniões mudam de novo.

    • Queridinho da vez kkkkk

    • Quem sabe o Flamengo não esteja esperando o Tite ser demitido da seleção no meio do ano após perder a Copa do Mundo? A torcida fala q o Carioca não serve pra nada e depois que o time perde um jogo que não vale absolutamente nada ficam cornetando. Vai entender. A torcida do Flamengo é e sempre será uma eterna insatisfeita.

  • Aquele Airton joga muito , moleque ensaboado e inteligente.

  • E aí?

  • Verdade

  • Tem o melhor jogo coletivo e tomou duas piaba do Avaí e foi eliminado na segunda fase da copa do Brasil

    • Exatamente ….Analistas e um jogo ou dois e não de um todo .Muito blablabá

    • Sou de Tubarão SC e no último fim de semana fui assistir o jogo do time da cidade contra esse time do AVAI ,o mesmo que passou por cima do fluminense .E olha ,o time aqui da cidade que é quase amador ganhou de 2×1 desse tal AVAI ,e só não foi mais pq perderam um penálti e várias chances de gol …Só para ver a dimensão da bobagem colocada nessa matéria .

  • Fato

Comentários não são permitidos.