O Flamengo contratou Gustavo Cuéllar no início de 2016. À época, a torcida comemorou sua contratação, pois, além do Fla, outros clubes desejavam contar com o atleta. Após início promissor com Muricy Ramalho, titular absoluto, uma pequena lesão no tornozelo quase põe tudo a perder. Naquele momento, o Mais Querido sofria com transição de técnicos. Muricy estava hospitalizado, Jayme de Almeida havia assumido interinamente e Zé Ricardo já era especulado para treinar o time.
Após se recuperar da lesão no tornozelo esquerdo, o colombiano viu seu lugar ser assumido por Márcio Araújo, já com o então técnico Zé Ricardo. O volante ficou na reserva desde então, e em meados de 2017 quase foi emprestado ao Vitória. Contudo, ganhou oportunidade, na Copa do Brasil daquele ano, como segundo volante, e não largou mais. Agora, tudo mudou. O jogador é imprescindível para o esquema atual do time. Além de organizar a transição da defesa para o ataque, é a única peça do setor com responsabilidade total de marcação. Somente Cuéllar, suspenso contra o Botafogo e na próxima partida da Libertadores, tem feito bem o papel exigido por Paulo César Carpegiani.
Se em outrora viu seus concorrentes todos em sua frente, agora o colombiano vê a torcida questiona-los. Jonas, o escolhido para substitui-lo, cumpriu até bem a tarefa defensiva, porém, apresentou bastante dificuldade na troca de passes e para progredir ao ataque, sendo criticado, por torcedores, por se esconder do jogo. Rômulo, contratado com status de titular absoluto em 2017, vem acumulando falhas e más atuações. O jogador não conseguiu se estabelecer após algumas lesões. E vai perdendo outra chance. Nos treinos, já costuma ser usado como zagueiro improvisado.
Além de Jonas e Rômulo, Carpegiani poderia recuar os jovens Ronaldo e Jean Lucas, mas não tem indicado que fará isso, tampouco com Willian Arão. Os meninos jogaram contra o Fluminense, mas Cuéllar foi mantido à frente da zaga. O colombiano não só é soberano na função, como tem exercido papel de liderança na equipe. O atleta é um dos que mais cobra empenho dos demais jogadores.
Agora, resta a Carpegiani armar o time pensando em Cuéllar, que só ficará mais um jogo fora na Libertadores. Jonas é o escolhido da vez e promete lugar pela vaga.
– Sei que tenho que pegar continuidade. Estou feliz por ter essa sequência. É só evoluir a cada dia – afirmou.
O Flamengo joga na tarde deste sábado (03), contra o Botafogo e Cuéllar não poderá atuar, devido a expulsão contra o Fluminense, no último fim de semana. Carpegiani acenou que entrará com a equipe titular, tendo Jonas, novamente, no lugar do colombiano. A partida começa às 17h, horário de Brasília, e será disputada no Engenhão. Você acompanha tudo, em tempo real, no Twitter do Coluna do Flamengo e pode ouvir a narração e comentários ao vivo na Tv Coluna do Flamengo.
Pra esse esquema do Carpe funcionar precisa de um volante top com boa marcação e otima saída de bola, coisa que não temos, o Cuellar é o melhorzinho
Só foi testado contra time pequeno. Esse 4141 nao vai durar muito tempo. Tem q ser 2 volantes, Jonas de primeiro e cuellar de segundo.
Gosto muito do Cuellar mas gostei do Jonas tb. Qnd tiver tempo vou rever o jogo contra o River. Não vi ele errar passes nem se esconder do jogo a ponto de virar uma questão pra discussão. Gostei muito do Jonas, mas mais também pq achei que sem o Cuellar ia dá uma merda forte; e não deu. O Jonas apenas morreu.
Mano o Jonas sempre foi bom jogador na função dele desde na época que ele chegou em 2015 o que queimou ele no clube na época foi seu temperamento que ele confundia raça com violência por isso, ele sempre foi e será anos luz melhor q marcio Araújo em tudo marcação saída de bola, toque de bola e etc…a torcida do Flamengo ficou tão traumático com o medíocre Araújo que ficou enxergando nele a mesma coisa ….
Jonas é um jogador de série B não serve para o Flamengo, tente encaixar ele em times como Palmeiras, Corinthians, Cruzeiro não teria espaço nem no banco, como que um jogador desse pode jogar no flamengo
Eu entendo a lógica, e realmente se eu fosse começar um time agora não pensaria no Jonas. Mas dentre o que tem lá, pra resolver o problema pra jogar hj, o Jonas tá safo. Numa oportunidade de trazer um grande volante, que se faça isso. Mas não tenho ressalvas para o Jonas. PS.: Aí o cara entrega uns 30 gols e toma uns 20 cartões hj. Aí pega né kkkkk
mano, prefiro mil vezes o ronaldo e o jean lucas que o jonas, o cara não tem uma saida de bola é só olhar o jogo do River, não se apresentava pra receber a bola
Então, eu não via assim o jogo contra o River. No caso do Ronaldo, tem um amigo aí do blog que viu o jogo no estádio em Cuiabá. Falou que o Ronaldo tá só o caco. E não to falando de tática somente, pq la o time todo… nossa senhora. Mas tava um lixo de posicionamento e tudo mais. Pela tv foi patético as tentativas de enfiar bola e passar. Quer dizer, saída de bola dele caiu. Falar de Jean Lucas é meio inocente né cara. Ele é algo mais pra frente, ir entrando. Ninguém vai por ele contra o River lá na Argentina. É levando isso e mais em consideração que não acho o Jonas de todo mal. Mas já já Cuellar volta.
Amigo, o Tchê-tche e o Moisés do palmera vieram do audax série C rsrs
Sem lógica !
sim, demostram qualidade ganharam um brasileiro com futebol de seria A, ou vc acha que o jonas é melhor que eles, Jonas é um botinudo não tem futebol pra representar o flamengo.
Tive a mesma percepção, Leonardo. Que o Jonas tem menos qualidade na saída, todos sabemos, mas daí a se esconder do jogo não concordo.
Com o limitado Jonas (jogador de série B), Rômulo (aposentado), Arão (soneca) no elenco não iremos a lugar algum
Cuellar só foi testado contra time pequeno. Esse 4141 nao vai durar muito tempo. Tem q ser 2 volantes, Jonas de primeiro e cuellar de segundo.
BOM DIA DECIDIR FAZER ALGUNS COMENTARIOS AQUI CARA QUEM DISSE A DIEGO QUE ELE PODE VESTIR A CAMISA 10 CARA QUANDO EU VEJO ESSE CARA JOGAR DOE ATE MEU CORAÇÃO ELE NUNCA DA SÓ UM TOQUE NA BOLA PARA FAZER O JOGO ANDA SEMPRE PRENDE O JOGO ELE ESTAR ESTRAGANDO EVERTON TIRA ESSE CARA DOS JOGOS E VÃO VER COMO O FLAMENGO VAI MELHORA OUTRO QUE E PESSIMO E DOURADO MEU DEUS O VITOR GABRIEL E BEM MELHOR QUE ESSE CARA SERA QUE ESSA DIRETORIA NUNCA VAI ACERTA TREINADOR VC TIROU O EVERTON DO JOGO NA LIBERTADORES O MELHOR EM CAMPO FALANDO QUE ELE ESTAVA CANSADO QUE MENTIRA A SI O JOGADOR TIVESSE PEITO PRA FALAR QUE NÃO ESTAVA AI VC IRIA VER
O problema do jogo da libertadores foi que o nosso goleiro falhou vem de contusão e tinha que ficar no banco, mais no flamengo não tem comando? coitado do Cesar que nunca vai ser titular sem que o outro se machuque? mais uma vez vou lembrar os técnicos na profissão futebol tem que jogar quem estiver no melhor momento, idade, experiência e salário vem depois. Ronaldo e Jeam Lucas não podem ficar no banco para Rómulo o cara está treinando a dois anos e não entra em forma, presta atenção diretoria não adianta acertar na parte financeira e ficar errando no futebol, está ruím banco e acabou, queremos ganhar titulos.
Outra coisa o lateral direito da base é melhor que Pará e Rondnei, e na lateral esquerda também não temos lateral um não sabe marcar e o ouro não sabe cruzar e erra muitos passes. porque não trouxeram o Egídio de volta?
Egídio? Egídio saiu escorraçado do Flamengo por causa da torcida , assim como fazem com Pará fizeram com ele. Agora você quer ele de volta?
Renderia muito mais com melhores laterais e ao menos um zagueiro de maior velocidade.
A falta dessas jogadores sobrecarregam ainda mais o colombiano.
Rever, Rodholfo e Juan fazem bom papel mas assistir a essa zaga lenta me tira a tranquilidade. Quando Rever inventa de sair jogando pra meia ofensiva sinto até calafrios.
Verdade, chega a tirar a paz. Acho que os 3 são bons zagueiros desde que escalados ao lado de outro mais rápido, nunca dois deles juntos.
Ou seja, com os jogadores escalados, nunca teremos time.
Simples assim.
Isso mesmo.
Eu me pergunto, pra que o Marlos Moreno? O que faz o Geovanio no Flamengo? Nem no time reserva o cara joga.
O que querem os dirigentes com isso?
Gostaria de fazer breves considerações sobre o esquema tático utilizado no Flamengo, levando em consideração as características dos jogadores para quais cada posição requisita.
Para jogar num 4-1-4-1 (ofensivo) é necessário:
Goleiro com bom manejo na saída de bola (com os pés e mãos);
Para a zaga, jogadores que saibam “sair jogando”, de rápida cobertura, boa antecipação e visão periférica, de bom posicionamento (linha de impedimento) e com bom aproveitamento nas bolas aéreas;
Para as laterais, jogadores de qualidade tanto defensiva (posicionamento, recuperação, marcação e desarme) como ofensiva (condução de bola, precisão de passes curtos e longos e penetração na parte final do campo);
Para o volante, que se aproveitando da sua resistência, combatividade e maturidade, tenha bom aproveitamento na marcação, desarme, posicionamento e antecipação além de boa condução de bola/dinâmico com drible pra frente, chute de longa distância, passes longos e curtos precisos, visão panorâmica.
No mínimo isso, do volante pra trás, ai eu te pergunto… temos isso no elenco atual? SRN
Ou seja, não temos time.
Simples assim.
Levando em consideração que não há jogador perfeito, acredito que Cuellar conseguiria fazer a função de volante, isso na teoria. Em relação a zaga, se Léo Duarte já tivesse sido aproveitado desde a época do Zé Ricardo, no mínimo pra sabermos o quanto ele realmente vale, quem sabe não já teríamos um zagueiro promissor que com certeza seria capaz de corresponder as instruções do técnico, pois os zagueiros que temos no elenco, querendo ou não já estão em decadência, eu escolheria o melhor (que pode atuar mais) pra contribuir com experiência e liderança, mas isso com certeza Carpegiani não vai fazer, afinal, colocar garotos pra que sendo que Arão, Rômulo e Cia vão resolver pra nós, certo? (IRONIA). Já as nossas laterais, na minha opinião, é uma negação total, o que vemos é jogador limitado que com esforço tenta algo e erra ou nem isso é capaz de fazer, tendo assim -1 em campo. SRN
Eu concordo com você, a única observação que faço é, nenhum dos times citados tem um Diego da vida prendendo a bola, sem dar sequência em nenhuma jogada por isso, batendo palmas e dizendo, vamo vamo vamo, mas a única coisa que ele mesmo faz é, arrumar o gel do próprio cabelo. Com esse tipo de jogador no futebol jogado hoje, o Flamengo não vai a lugar nenhum, a não ser fazer papelão de palhaço.
Pois é, tinha até deixado no comentário mais abaixo, jogadores sem comprometimento, jogando pelo seu próprio ego, e ainda sendo bancados pelo treinador. Quando o melhor jogador do time se torna um garoto de 21 anos (também não é raro), tendo do lado jogadores que “já foram” referências, só resta uma observação: muito dinheiro e pouco futebol. SRN
Exato, e eu que pensei que o Carpegiani fosse um técnico com coragem, ledo engano é mais do mesmo.
Esse comentário foi descrevendo o Real Madri foi kkkkkk
Manchester City, Barcelona entre outros times, do meio pra trás é mais ou menos isso. SRN
Amigo essa realidade está distante desse time atual .
Pq os caras só contratam na frente e esquecem atrás
E pensar que o Flamengo é a equipe que “mais fatura” na América do Sul. SRN
Sabe oq me irrita …
Essa palhaçada de ver que precisa contratar e ficar mendigando …
Como se não tivesse dinheiro mesmo …
Que raiva
Eles estão priorizando a redução das dívidas e equilibrando com as receitas pra quem sabe conseguir enfim encomendar o estádio tão sonhado, basta olhar os dados do balanço. E você sabe que já gastaram uma boa grana com Henrique Dourado e tal… Mas o problema maior que acho é que eles contratam jogadores sem comprometimento, por mais que um jogador não rendesse dentro de campo, o jogador deveria pelo menos querer mudar seus status mas… parece que não tem cobrança, que eu saiba eles vivem reclamando da intensidade dos treinos e tal. Enfim, muitos mistérios e poucas respostas. SRN
Esse esquema do fla não vai vingar pq os laterais são péssimos e só temos um volante inteligente que tem qualidade no passe que e o cuellar.
Se não tem qualidade na Saída de bola nao tem meio campo que crie..
Eu jogaria com três zagueiros!
Diego alves
Rodinei rever Juan Rodolpho Everton Cardoso
Jonas Paquetá Diego Everton e Dourado ! Se o Ribeiro não rendesse colocava o Vinicius Júnior de titular apesar de achar que ele ocila muito.
O time fica protegido atrás e tem mais apoio dos laterias. ..