Dourado x Guerrero: Crônicas de um ônibus lotado

Compartilhe com os amigos

– Fala sério, pô! Dourado é maior perna de pau! Não consegue dar um passe de 3m – Disse o motorista de óculos escuros e toalhão do Flamengo às costas.

– Tá zoando, né? O cara mete gol! Ainda deu uma assistência. O Guerrero não coloca uma na caixa – respondeu um sujeito magro e careca.

–  Deve ser brincadeira. O carioca tá acabando e o Dourado só tem três gols. O Guerrero foi o artilheiro com 10 ano passado. E só um deles era de pênalti, hein – interviu o motorista.

– Importante é fazer gol. Vamo vê no brasileiro. O teu atacante não fazia de pênalti porque não sabe bater – concluiu o careca.

– Quê que é mais fácil? Pênalti ou falta? Fala aí, amigo – o motorista tentando me colocar na discussão…  Apenas ri e passei a roleta. Quem pega ônibus lotado conhece alguns macetes para ficar nos lugares mais prováveis de descer alguém e poder conseguir o sonho do assento próprio. Ou pelo menos até a descida. A discussão continuou, no entanto.

 

Olá, coleguinhas de Coluna do Flamengo, foi assim que começou o meu dia ontem ao entrar no ônibus para ir rumo ao trabalho. De fato, é o assunto que permeia os comentários dos rubro-negros pelo Rio de Janeiro afora.

Sabe que, no fundo para uma discussão de ônibus, os comentários eram bastante embasados e traziam algumas estatísticas neles. Dá para a gente discutir de maneira interessante.

Primeira acusação: “Dourado é perna de pau”. Essa é fácil. O jogador é mesmo um limitado, mas não começou a ser limitado hoje. Era limitado no coritiba, no palmeiras, no fluminense ano passado… quem contratou, contratou sabendo. “Não consegue dar um passe de 3m”. Depende. Domingo deu.

Segunda acusação: “o cara mete gol”! É. Faz os dele. A média ainda não é lá o nosso sonho, né? Gosto da média do Edmundo em 97. E você? “Guerrero não guarda nada”. Hiperbólico. O problema de ser hiperbólico é perder a credibilidade…

Terceira acusação: “o carioca tá acabando”. Faltam entre 3 e 4 jogos. “Dourado só tem 3 gols, Guerrero foi artilheiro”. Verdade, mas dá para o centroavante chegar lá. Dois gols em cada jogo e dá até para passar. Não importa se é de pênalti, tem que fazer.

Quarta acusação: “teu atacante não fazia de pênalti porque não sabe fazer”. Bom, no Flamengo de 2017, Guerrero bateu 5 penalidades e perdeu 4. Mas perdeu. Não dá para brigar com os números.

Quem ganhou a discussão? Sei lá. Eu consegui um lugar para sentar e dei uma cochilada. O mais provável é que ninguém tenha saído vencedor nesse duelo. A grande questão é: é para ter um vencedor? Ou uma pergunta ainda mais desconcertante: onde que fica o Flamengo nessa confusão?

A verdade é que como os debates políticos, ideologicos, etc, os debates esportivos têm cada vez mais se transformado em debates sobre sentimentos. Não importa que o Guerrero jogue mais, tenha bom passe, ganhe as primeiras bolas no meio campo, a criatura o odeia com todas as forças que consegue ver qualidades até no Denis Marques para poder não ver mais o peruano na equipe. O contrário também é válido. Algumas partidas abaixo de um jogador que ainda está conhecendo os companheiros e ele já não presta mais.

Calma. Nem uma coisa, nem outra. Não vou aqui dizer quem é mais adequado ao time. Vou dizer o seguinte: Dourado ganhou uma sombra gigantesca do peruano. Vai ter que entregar mais se quiser continuar no time no médio prazo. Já Guerrero, vai ter que melhorar a média de gols se quiser voltar ao seu lugar. Nessa aí eu sei quem sai vencedor. O Flamengo.

E você? Qual o seu lugar nessa discussão. Você é #timedourado ou #timeguerrero. Eu sou #timeflamengo! Bora conversar?

Anderson Alves, O otimista.

Twitter: @alvesotimista

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • não tem o que comparar, ano passado o guerrero tb esteve entre os maiores goleadores do ano no brasil, fora que foi artilheiro no carioca, melhor ano da carreira dele, teria feito muito mais gols se não
    tivesse a suspensão.. guerrero é muito mais jogador, melhor para o time, porém nada impede que o guerrero jogue com dourado, um completa o outro…

  • Dourado só terá sucesso no Flamengo se alguns jogadores deixar de ‘excesso de preciosismo’ e passar a jogar para o grupo no lugar de jogar para a torcida como estamos vendo já nesse Carioqueta. Uma coisa é fato, há jogadores com características de goleador que tem que haver um esquema para a bola chegar nele com qualidade do contrário não acontece. Já esta claro que o Dourado além de ter uma mobilidade limitada não tem raciocínio rápido e com isso se a bola não chegar com qualidade ele terá grandes dificuldades. Área é um perímetro do campo pra quem tem raciocínio rápido para acompanhar as jogadas, posicionamento e rapidez no domínio de bola, sem isso esquece.
    Guerrero, fazem dois anos que vemos e sabemos que ele não é jogador de área, por isso, não consegue fazer o fundamental que é gols, até pênalti pra ele é difícil. Com isso não consigo fazer nenhuma comparação entre ele e o Dourado.

  • Eu quero ver gol. Não precisa ser de placa, eu quero ver gol.

  • Legal o texto. De onde veio a estatística de gols de pênaltis perdidos pelo Guerrero?

    SRN

    • Opa. Tudo bem, Elton? Tem uma matéria do Extra que fala sobre o assunto, mas os dados são fáceis de acompanhar. Mensalmente escrevo uma coluna sobre o calendário do próximo mês e o desempenho no mês anterior, a próxima sairá na quarta próxima. TMJ

  • os dois são horriveis, e ponto final.

  • Primeiro o Guerrero tem que voltar a jogar, se voltar, tem tudo para dar certo com esse meio de campo, afinal temos um meio com Paquetá, Diego, Ribeiro e Everton todos tem condições de guardar e vai sobrar muito mais bola para todos eles, inclusive para o Guerrero, se nossos meias tiverem um cara como o peruano para tabelar. O Dourado é um ótimo reserva e vai ficar cada vez melhor conhecendo melhor os caras e uma ótima opção também, inclusive com o Guerrero jogando mais como meia. Se o Guerrero voltar esse time vai empolgar muita gente.

    • Esquece. O Guerrero não volta antes antes de 3/05 e eu não sei quando ele deve se apresentar para a seleção peruana. Se ele tiver q jogar pelo Fla antes disso, ele vai tirar o pé.

    • concordo, guerrero pode jogar nesta linha de 4 sossegado.. ou até num linha de 2, com um 352 sem nossos laterais pernas-de-pau

Comentários não são permitidos.