Ei, Flamengo! Onde está o bom futebol? Acorda, pô!

Compartilhe com os amigos

Salve, Salve, Nação Mais Linda do Mundo!!!

Retorno a este espaço democrático para alertar o Flamengo. Sim, alertar; pois não estamos apresentando um bom futebol há tempos, diria desde meados do ano passado. Temos presenciado uma fase paupérrima em qualidade técnica e tática, mesmo com elenco qualificado, ou será que teríamos superestimado algumas peças?

Sei que nosso técnico era outro, que sucederam-se muitos fatos contrários à nossa vontade e alheios à nossa intervenção e que poderíamos ter sido mais precavidos sobre essas intercorrências indesejáveis. Mas deixemos esse assunto de lado, pois essa já não é matéria para prolongar ou fomentar discussões desnecessárias.

Vou ater-me ao tema da coluna: a falta do bom futebol. Isso vem me incomodando há bastante tempo. Erros são sucessivamente cometidos, não importando quem esteja no comando do elenco. Desde a era ZR sofremos com os lançamentos desnecessários da intermediária e a ligação direta defesa-ataque. Isso foi amenizado durante o curto período Rueda, mas está voltando a ocorrer com Paulo César Carpegiani.

O que acontece com o time? Será que falta comando? Será que os caras realmente fazem o que querem? E, se o fazem, não teríamos alguém para cobrar esses desmandos? Ainda, se não temos ou se eles não atendem as solicitações e mesmo assim continuam a serem escalados, está TUDO errado! Alguma medida drástica deve ser tomada para que isso cesse o quanto antes.

Os últimos três jogos foram sofríveis, abaixo do esperado, aquém do mínimo a ser apresentado. Nosso time vem se apequenando de forma contumaz. E isso é deveras perigoso, pois essa atitude é alarmantemente contagiante, e deve ser extirpada urgentemente!

Além disso, a necessidade de voltar a apresentarmos um bom futebol urge! Vamos combinar, aqui que tomar quatro cocos dos flores, da forma letárgica que foi, mesmo sabendo da qualidade inferior do elenco deles, foi pra matar de raiva o torcedor rubro-negro. Como diria Didi Mocó: essa é pra tirar as “carças” pela cabeça!

Não é de hoje que o Flamengo sai na frente e chama o adversário pro jogo, recuando suas linhas e aglomerando-se na defesa para tentar contra-atacar. Não é assim! Não mesmo! Nunca foi! Culturalmente não sabemos jogar assim, nunca soubemos e não podemos permitir que isso aconteça. O Flamengo sempre se caracterizou pelo bom futebol, pela raça de seus jogadores e pelo apoio irrestrito e mítico da magnética que, como poucas torcidas, torna-se o décimo-segundo jogador (literalmente) em campo.

Esse tipo de comportamento deve ser revisto por parte da diretoria da área. Jogos como o contra o River Plate são inadmissíveis. Além de escalar mal, tanto o time quanto o banco de reservas, nosso técnico promoveu alterações que geraram reações adversas. Chamamos os argentinos pro tango. Isso foi ressaltado por mim em minha última coluna.

Quanto ao jogo contra o Chororô FR, fizemos da mesma forma, recuamos novamente. E só não tomamos o empate porque o time dos caras é paupérrimo tanto técnica quanto taticamente. Mas o que pude perceber é que flertamos com o empate mais uma vez.

A pergunta que faço é: quando isso acabará? E emendo um imperativo: já deveria ter acabado!!! Onde se encontra o bom senso dos profissionais que comandam nosso departamento de futebol? Algumas coisas são incompatíveis com os mínimos padrões que o Flamengo deveria exigir de comissão técnica e elenco.

Mas como exigir essa cobrança de um departamento que não consegue sequer perceber que não temos laterais mesmo possuindo quatro deles no elenco? Como cobrar que encostem no Diego, por exemplo, e digam-no: PASSA A BOLA, meu garoto!

Antes das saraivadas de críticas, ressalto aqui uma coisa importantíssima: não estou martirizando o jogador! Este é apenas um exemplo a esmo, como poderia citar diversos outros. Apenas achei que, se usasse um jogador importante, a analogia seria mais impactante.

Além do futebol, tem o “país das maravilhas” que o clube está se tornando. Para tudo arranjam desculpas, esquivando-se das responsabilidades. Se perdemos: desculpas, se não jogamos bem: desculpas, se recuamos: desculpas. Chega!!! Já passou da hora da galera começar a chamar a responsabilidade. Parecem moleques criados em “playgrouds” pelas avós à base de iogurte e Ovomaltime! Parem com isso! Isso deve mudar já! Virem homens de verdade e encarem seu erros de frente! Sinto que o problema é mais intrínseco do que parece, pois a diretoria vem mimando demais esse elenco (já fiz havia identificado o problema anteriormente). Falta casca, costas mais talhadas, afeitas a críticas e carapuças perfeitamente ajustadas.

Vamos ver se isso realmente mudará. É imperativo que o bom futebol retorne a passos largos. E essa obrigação é do elenco, comissão técnica e departamento de futebol como um todo. Se isso não acontecer, será mais um ano perdido. Aliás, com esse elenco desequilibrado tecnicamente eu, particularmente, não espero muito do time nesta temporada, mas continuarei torcendo incondicionalmente! Vai pra cima deles Mengo!!!

O Flamengo Simplesmente é!

Saudações Rubro-Negras a todos!

Fabio Monken

Sugestões? Críticas? Elogios?

Deixe seu comentário e faça-o com educação e respeito.

O Debate SEMPRE é salutar, mas a ignorância e a falta de educação são os combustíveis dos fracassados!

Follow @fabio_monken
O microblog é perfeito para a troca de ideias.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Flamengo esta sem identidade. Nao adiante tecnico nem jogadores. Vamos continuar nesse rame rame eterno.
    Flamengo precisa:
    1- bandeira nomear um vp de futebol com plenos e absolutos poderers para reformulacao completa do futebol. Um cara que chegue para implantar uma identidade. A base da piramide.
    2- depois de fazer isso, o bandeira deve ir tomar no cuh.
    3- flamengo precisa de um jogador que seja a voz desse vp dentro do elenco. Que “gerencie” o time dentro de campo. Obviamente nao eh o diego pois ele mesmo seria o primeiro a tomar uma atravessada.

  • Time não tem liga, as características dos jogadores não batem. Pode chegar mais 3 treinadores que não vai dar jeito.

  • Fala, Fábio Monken! SRN colega.

    Na minha opinião o Flamengo ainda não decidiu o seu estilo de jogo! Não sabe se joga com aquele estilo de jogo que ataca mais pelas laterais com cruzamentos ou se joga no naquele estilo de infiltrações pelo meio. Sabe porque tenho essa impressão pq jogamos com um ponta que joga no lado da “perna boa” que é o Everton Cardoso e na outra ponta/meia joga com o Everton Ribeiro que joga/meia na ponta da sua “perna ruim” ( para cruzamentos ). Não me lembro dos nossos pontas titulares acertarem cruzamentos na cabeça do Dourado! Vejo apenas o Rodinei acertar aqui ou acolá!

    Na minha opinião, já que jogamos em prol de um centroavante fixo e finalizador deveriamos cruzar mais bolas na área! Mas, que seja cruzamentos certeiros! No estilo Muricyboll!

    Preste bem atenção que nos últimos jogos a bola raramente chega no Dourado! No último jogo o único cruzamento certo que aconteceu foi o cruzamento do Rodinei para o Vizeu que cabeciou para fora! Os meias/pontas não cruzam! Se jogamos com CA finalizador mais fixo deveriamos criar mais chances para ele! Cruzar mais bola na área. Vejo que muitas vezes os pontas/meia prefere finalizar de longa distância ou voltar o jogo ao invés de cruzar.

    Precisamos nós decidir se jogamos com cruzamentos e enfiadas para o CA ou se jogamos com finalizações de longa distância infiltrações dos meias! Vejo muitas das vezes os meias preferir finalizar de londe ou voltar o jogo do que cruzar a bola ou tentar lançar para o centroavante. Me parece que cada um joga por si! E que querem resolver os jogos por si! Cada um daqueles meias quer ser a “estrelinha”! E isso se comprova quando os naradores e todos nós vêmos e falamos que a bola não chega no Dourado.

  • se continuar com esse futibolsinho, dependendo dos resultados fica fora da libertadores já aparte do segundo jogo.

  • Fácil de Resolver!

    tira o Pará poe o Rodinei;
    E. RIbeiro não é mais jogador de futebol;
    o Diego é meia boca, aceitem;
    Coloca dois volantes que saibam adiantar jogo;
    Esqueçam o Vizeu, ele é só mais um Diego Mauricio;
    Avenida Trauco tem que ir pro time B jogar de volante pra aprender roubar bola e marcar;
    Guerrero é o nosso 9, tá fazendo muita falta;
    Vinicius JR não é o Berrio pra jogar só 10 minutos por Jogo;
    AUMENTEM O BICHO desses modinhas de INSTAGRAM, cobrem vitórias;

    Enfim, parem de superestimar esse time Cagão sem sangue, que perdeu duas finais, ano passado,
    GANHAS!!!! simplesmente por preguiça e falta de vontade de ganhar!

    • Tirando a parte que o Guerreiro e o nosso 9 e faz muita falta,do resto eu concordo com voce.

  • Esse negocio se poupar os “velhinhos”,estao acabando com o time,muita folga esta fazendo o time desandar de vez,os caras parece que estao desaprendendo a jogar bola,é uma falta de vontade de correr em campo,isso irrita…pqp…

  • O problema do Flamengo é o mesmo a muito tempo: Panela. Nego joga com o nome ou com a camaradagem. Zé passou um ano escalando os mesmos. Agora Carpeggiani está voltando com isso. Tem que ter competição interna, tem que jogar quem está melhor. Arão ter entrado no jogo já demostra isso de cara. A senha já foi passada. Não adianta correr porque só jogo os caras com nome, os resto vai jogar em jogos com ritmo de treino e testes .

  • Eu é que não vou me iludir, não vou dizer que está tudo perdido, estamos ainda no início do ano, já vi muita coisa quando se trata de Flamengo, mas infelizmente não dá para esperar muita coisa desse time e também desse técnico, principalmente com uma diretoria que parece pouco incomodada com o fato de não estarmos ganhando nada além de carioca. Podem me dizer: Você deve gostar quando os salários atrasavam, quando eramos motivos de chacota….Não gostava, mas também não esperava que aquele Flamengo fizesse alguma coisa interessante, se fizesse era um milagre, hoje não, é diferente, temos um time milionário, temos um meio/ataque que seria sonho de 10 em cada 10 times do Brasil, uma receita idem, um CT razoável, resumindo: Temos tudo para ser ator principal e não passamos de figurantes, e o pior, uma diretoria que parece se satisfazer com essa figuração. Ja propus pra mim mesmo: Não vou passar raiva com o Flamengo em 2018 ( o que é uma ilusão) mas vou tentar, pelo menos, passar muito menos raiva.

    • Regime presidencilaista.. quem manda eh o presidente.
      E ele esta preocupado com a cadeira na camara federal. Simples assim

      • Também acho, mas se a torcida for esperta não vota nele, nada do Flamengo, tudo pelo Flamengo, dizia a antiga TJF, isso vale até hoje, o Flamengo precisa de pulso firme e isso passa primeiramente pelo presidente, mas se o interesse dele é utilizar do Flamengo para conseguir uma vaguinha nas tetas federais que vá para a quinta dos infernos.

  • Fabio concordo pelo fato de não estarmos jogando NADA…Mas essa sacada do Carpeggiani de um volante foi ótima…acho q ele poderia abrir mão de um dos quatro meias( tiraria o Diego ou o Everton Ribeiro) para colocar um atacante mas próximo do dourado…vc vê q é nítida a solidão dele no ataque…domina a bola para demorar alguém se aproximar e concluir as jogadas.. Guerrero sofreu com isso nos últimos anos no Flamengo..só q o Guerrero tem técnica de botar a pelota no gramado e fazer o pivô…segura bem a bola…Carpeggiani tem q corrigir isso pra ontem… Renê é quase um terceiro zagueiro dando total liberdade ao Everton cardoso ..isso me agrada…Rodinei é um ponto de interrogação eterno…quem é ele de verdade?

  • Isso mesmo. Provavelmente este ano já era.
    O jeitão de repartição pública que se gerencia o futebol do Flamengo não vai trazer resultado nunca.
    Ah, mas o Carpegiani pode sair… Vai sair como treinador, mas vai continuar lá dentro com Jaime, Mozer, RC e por aí vai.
    Como um treinador vai dar esporro no time se a chefia toda fala pro cara que não é bem assim, tem que analisar o lado humano e os números do departamento de inteligência?!
    Tem muita coisa no Flamengo que, ao invés de ajudar, está virando muleta para nego se desculpar.
    Quando mudar essa forma de pensar e vier um cara que diga: Foda-se eu quero resultado. Te vira mermão! ou um Você acha que é bem pago para que?
    Aí eu volto a acreditar em algo mais para nós todos, até lá, milagres podem acontecer, mas somente milagres.

Comentários não são permitidos.