O novo regulamento do Campeonato Carioca e a campanha inconstante dos rivais, até agora, deixou o caminho mais livre para o Flamengo. Ao contrário dos nove clássicos que precisou superar na edição passada, o Rubro-Negro pode chegar ao título em 2018 jogando seis vezes contra rivais, que já ficaram fora da Taça Guanabara.
Para isso, o time da Gávea precisa vencer a Taça Rio, o que o levaria direto para a decisão e colocaria o Boavista na fase final do Carioca. Além disso, daria até para evitar clássicos na grande final, caso o time de Saquarema chegasse longe.
A maratona de 2017 vai se repetir se o Flamengo fracassar na Taça Rio, mas continuar rumo à final do Carioca. Este cenário levaria a equipe de Carpegiani a jogar mais cinco clássicos, dois pelo segundo turno do Carioca, além dos outros três nas semifinal e finais gerais.
Até agora, o Rubro-Negro já entrou em campo quatro vezes contra os rivais locais. Foram duas vitórias, um empate e uma derrota, contra o Fluminense, por 4 a 0, quando Carpegiani optou por levar reservas a campo. Em 2017, o Flamengo levou o Campeonato Carioca de forma invicta. Contra os outros grandes, foram cinco triunfos e quatro igual.
https://twitter.com/BoaVistaSport/status/975499844436586501
A reta final da Taça Rio será disputada entre Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, só que a decisão será mais definitiva para outro clube: o Boavista. Isso porque o clube de Saquarema deixa de estar eliminado do Campeonato Carioca caso o Rubro-Negro seja o campeão. Enquanto isso, os quatro grandes do Rio já têm vaga garantida ao menos nas semifinais gerais, independentemente do resultado.
Explica-se: as vagas nas semifinais são definidas pela soma de pontos das fases de grupos da Taça Guanabara e da Taça Rio. Os quatro que mais pontuaram avançam. Só que, caso haja apenas um campeão destes dois turnos, esta equipe ganha lugar direto na grande final, abrindo espaço nas semis para o quinto colocado geral. Nesta edição, o quinto colocado é o Boavista, que torce para o Flamengo levantar também a Taça Rio, além da Guanabara. Toda essa história chegou a render piada do Verdão de Saquarema (veja o tuíte acima).
Antes o Ganhador da Guanabara x Ganhador da Taça Rio decidiam o Estadual. Foi simplesmente modelo pra alguns estaduais pelo Brasil copiarem a formula. Precisava complicar? Que retrocesso!
que competição pífia