Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Flamengo: “#BuzzFla – O Mengão e o Equador”

Redação
Redação
Publicação: 14/03/2018
Nenhum comentário
Atualização: 14/03/2018
Compartilhar

Nesta quarta, o Flamengo tem mais um capítulo no Equador, onde enfrentará o Emelec, pela segunda rodada da Conmebol Libertadores. O Equador não é um país que o Flamengo visitou bastante em sua história.

Basicamente, foram jogos contra o Emelec e o Barcelona, os dois principais times de Guaiaquil. Quito, a capital, só viu o Flamengo duas vezes. Mas não foram só jogos contra equipes do país. Já enfrentamos (e ganhamos) de colombianos e até de brasileiros.

Confira a lista abaixo e saiba um pouco mais de nossa história no Equador.

1. Na linha que divide o mundo

Desde a primeira vez, em 1952, foram apenas 10 jogos, com ótimo retrospecto de seis vitórias, dois empates e duas derrotas. E o jogo de “estreia” no país não foi exatamente contra um time local.

Em 29/06/1952, o Flamengo encarou o Boca Juniors de Cali. Sim, de Cali, Colômbia. Se não fossem a cor, o escudo e o nome, ninguém suspeitaria de nenhuma semelhança com o primo argentino. Na verdade, o BJ de Cali foi, sim, criado em homenagem ao time da Bombonera. E neste dia, o Flamengo não quis nem saber.

Jogando na altitude de Quito, Benitez (2), Huguinho, Nestor (2) e Esquerdinha deram a vitória ao escrete comandado por Flávio Costa, por 6 a 3. Bienvenidos al Ecuador.

2. Gol no Barcelona

Três dias depois, o Mengão desceu a serra para encarar o Barcelona, o “Flamengo” do Equador, já que sua torcida é esmagadora maioria no país. Mas Flamengo só tem um.

Jogando no estádio George Capwell, palco do jogo de hoje, vitória carioca por 3 a 1, com gols de Huguinho Nestor e Dequinha. Excursão terminada com sucesso em terras equatorianas.

3. Vamos invadir sua praia? 

Em 1966 o Flamengo voltou ao Equador e a Guaiaquil para novo torneio amistoso. Dessa vez com Barcelona, com quem empatou em 1 a 1, mas levou nos pênaltis, e com o Corinthians.

Sim, o clássico brasileiro definiu o torneio e deu Flamengo. No estádio Nacional de Guayaquil, vitória por 2 a 0, gols de Paulo Alves e Almir Pernambuquinho, e mais uma excursão local fechada com sucesso.

4. Los electricos 

O Emelec é o adversário que o Flamengo mais enfrentou no Equador. Contando amistosos e jogos oficiais, foram cinco encontros. Três vitórias, um empate e uma derrota na casa deles. No George Capwell, apenas duas partidas, uma vitória e um empate.

No último jogo, válido pela Libertadores de 2014, vitória rubro-negra por 2 a 1, gols de Alessandro e Paulinho.

Dois nomes do elenco atual estavam naquela partida. Everton formava a linha de frente com os autores dos gols, enquanto Jayme de Almeida (hoje auxiliar) era o técnico do time.

5. Caldeirão? 

O George Capwell é a casa do Emelec, com capacidade pra 40 mil torcedores. Muito provavelmente terá algo perto disso esta noite. É um estádio vertical e com a torcida muito (muito mesmo) perto do campo. E recentemente o Emelec tem sido bem feliz em sua casa. Não perde desde julho de 2017, quando foi derrotado pelo San Lorenzo por 2 a 1. Desde então, 16 jogos, 15 vitórias e um empate.

Para o Flamengo, é um estádio neutro. Uma vitória e uma derrota jogando lá, ambas pela Conmebol Libertadores, com quatro gols pró e quatro contra. Ou seja, tudo igual.

6. Os fazedores de gol
eorge
Os jogos do Flamengo no Equador foram mais nas décadas de 1950 e 1960. Por isso, a lista de goleadores tem mais nomes destas épocas. E quem brilha entre os artilheiros do Mais Querido no país é Paulo Alves, conhecido como Paulo Choco. Bicampeão carioca no Mengão, em 1963 e 1965, Choco marcou três vezes contra o Emelec e uma contra o Corinthians.

7. Veterano do Flamengo

Em 2014, na vitória sobre o Emelec por 2 a 1, Everton estava no time, jogando na ponta esquerda, com Paulinho e Alecsandro no ataque. Hoje, o camisa 22 reencontrará o palco daquela partida. Atrás apenas de Juan e Julio Cesar em partidas disputadas pelo Flamengo, Everton tem 260 jogos, sendo 11 na Libertadores.

8. Carpegiani no Barcelona

O técnico do atual elenco rubro-negro, Paulo Cesar Carpegiani, já trabalhou no Equador, mais precisamente no maior rival do Emelec. Por três meses, Carpegiani ficou no comando do Barcelona, entrando no lugar de Jorge Habbeger, argentino que não primava pela educação e trato com os atletas. Porém, com boicote de alguns jogadores, principalmente de outro argentino, Rubén Insúa, o tempo em Guayaquil foi pouco. Curiosamente, ao sair, o treinador deixou o cargo para… Jorge Habbeger.

Reprrodução: Flamengo

Assuntos:barcelonacarpegianiColuna do Flamengocorinthiansemelecequadorfla noticiasFlamengoGeorge Capwellguayaquilnotícias Flanoticias mengoúltimas Flaultimas mengo
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Bastidores: Flamengo recusa pedida salarial de quase R$ 3 milhões de Almada, e negócio trava por questão de equilíbrio no elenco; entenda

1

Torcedores do Flamengo ‘invadem’ rede social de Luiz Henrique, alvo do clube

13 1
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

Como está a construção do miniestádio do Flamengo no Ninho do Urubu? Veja fotos

20 7
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Apesar de proposta do Flamengo, Thiago Almada fecha com o River Plate, afirma Fabrizio Romano

11 32

Como fica a negociação do Flamengo como Almada já que o clube decidiu investir na contratação de Luiz Henrique?

7 7
Brasileirão

Flamengo entra em reta final de preparação para jogo contra o Vitória, pelo Brasileirão

8

A definição da Justiça sobre a posse da Taça das Bolinhas; Flamengo e São Paulo estão na disputa

10 12
Libertadores

Cruzeiro deve ter novo desfalque para jogo contra o Flamengo, pela Libertadores

11 4

Paquetá se emociona com situação em treino do Flamengo: “Bate uma nostalgia”

34 8
Comentários Recentes
  1. Edson Chagas em Flamengo avança por 11º reforço da base em 2026, mas esbarra em exigência de atacante

    O Flamengo só deveria aproveitar melhor esses garotos principalmente no time principal, pois tirar jogadores promissores de outros times e…

  2. Carlos em Flamengo define plano diferente de busca por Almada para fechar contratação de Luiz Henrique

    Na minha opinião, seria melhor a contratação do Luis Henrique, pois iriamos ficar com as duas pontas bem servidas de…

  3. John Smith em Ídolo do Flamengo, Diego Ribas dá boas-vindas a Thiago Almada

    Ok. Também falo por mim. Diego sim, é um grande ídolo meu e da nação. Veio em um momento conturbado,…

  4. John Smith em Bap freia empolgação sobre estádio próprio do Flamengo: “Talvez meus filhos vejam”

    Volta Bandeira!!!

  5. Leandro Martins em Time europeu dá ‘chapéu’ no Athletic-MG e fecha contratação de Rayan Lucas, do Flamengo

    Continua toda a espécie de narrativa e justificativas furadas da Diretoria de Futebol do Flamengo sobre os reforços. Tudo isso…

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo