Flamengo “Libertador”!

Compartilhe com os amigos

Salve, Salve, Nação Mais Linda do Mundo!!!

Que partida tensa, digna dos embates flamengos. Foi uma vitória sofrida, com pressão do adversário no final da partida, mas de uma dominância absoluta na primeira etapa. Enfim, ganhamos fora de casa!

O Flamengo jogou muito bem, cometeu os erros de sempre mas, no final, brilhou a estrela de Vinícius Jr e conseguimos recuperar os pontos que deixamos de computar em casa contra o River Plate.

Foi uma partida diferente, ao menos nos quarenta e cinco minutos iniciais. O Flamengo parecia jogar em casa. Sem temer a torcida adversária, que lotou o estádio e cantou o jogo todo, o Mengão partiu pra cima, sem afobamento, e dominou as ações. Carpegiani armou muito bem o time, taticamente falando.

Criamos diversas oportunidades e era para termos saído do primeiro tempo já com o jogo resolvido mas, pra variar, perdemos um caminhão de gols! Essa situação vem se arrastando há muito. Entra técnico, sai técnico, não importando o centroavante que jogue, sempre (ad eternum) perdemos gol atrás de gol. Isso já deveria ter sido corrigido. É inadmissível essa falta de qualidade conclusiva, para dizer o mínimo.

No segundo tempo o jogo se equilibrou. Se nos primeiros cinco minutos o Flamengo continuou seu domínio, após esse início o Emelec equilibrou as ações. Ficamos um pouco vulneráveis na defesa (Cuellar nos faz falta) e com pouca qualidade de passe na ligação defesa-ataque mas, de certa maneira, jogamos um futebol muito acima do que vínhamos apresentando.

Foi um jogo digno de Libertadores, soubemos guerrear, lutar e, o mais importante, conseguimos ganhar fora de casa e virar um jogo internacional. Isso zera essas duas estatísticas que vinham nos incomodando há bastante tempo, além de ser motivo mais do que justo para a Magnética voltar a sorrir!

Podemos destacar negativamente a atuação de Henrique Dourado e de Éverton Ribeiro. O Ceifador ainda não disse a que veio. Lento, muitos erros de passe e, precipuamente, abaixo da crítica nas finalizações. Ontem sua atuação foi de fazer chorar, de encolerizar qualquer monge tibetano.

Dourado desperdiçou inúmeras oportunidades de gol. Se tivesse marcado na metade delas, sairíamos com uma goleada homérica de Guayaquil. Como o rapaz vem perdendo oportunidades claríssimas, debaixo das traves inclusive! Se fosse jogador de peladas na quadras sintéticas país afora, estaria pagando “danone” pra galera todo final de jogo! Em relação a Éverton Ribeiro… ele jogou? Só percebi sua presença em campo quando saiu para dar lugar a Vinícius Jr. Que fase!

Quanto à arbitragem, melhor não comentar. Vou me abster de maiores pormenores mas ouvi dizer, dos mais maliciosos, que o juiz apitava jogos de voleibol no início de sua carreira. Eu não duvido!!! Mas, fazer o quê? Como mudaremos essa tendência contra os brasileiros se o presidente de nossa entidade máxima não pode sair do país devido a circunstâncias um tanto quanto obscuras não esclarecidas?

A representatividade do Brasil na Conmebol anda mais em baixa do que nunca e isso tende a estender-se por longo tempo, haja vista não conseguirmos mudar intrínsecamente a política do futebol nacional que prima, ainda, pelo coronelismo monárquico, troca de favores e total falta de transparência tanto na relação clube-federação quanto na parte financeira.

Devemos continuar combatendo esses tipos de procedimentos e lamentando nosso parco tratamento por parte da entidade máxima do futebol sul-americano até que um dia essa práticas sejam banidas de uma vez por todas do âmbito esportivo brasileiro e possamos, efetivamente, pleitearmos honestamente nosso protagonismo a nível continental.

Mas falemos de coisas boas. O Mengão realmente me orgulhou na partida de ontem! Foi um Flamengo com cara de Libertadores e, definitivamente, com cara de Flamengo. Devemos protagonizar em qualquer lugar e contra qualquer adversário, e foi o que fizemos. Aliás, deveríamos fazê-lo sempre!

Apesar do meu ceticismo antes do início da partida e de achar que a vaca ia novamente pro brejo após sermos castigados com o gol do adversário, o vento soprou a nosso favor. Carpegiani colocou VJR e o moleque mudou a partida. Já que estávamos jogando com dez atletas (ER parecia um fantasma em campo), o moleque poderia desequilibrar em cima do lateral esquerdo dos caras. E foi o que aconteceu.

Viramos a partida, tivemos chance de ampliarmos o placar, mas não conseguimos devido ao péssimo poder de finalização de nosso time. No final, deu Flamengo! Torcemos muito e fomos brindados com uma vitória redentora, pra lavar a alma.

Agora é continuarmos com essa pegada! Sempre mandando nos jogos, sendo “senhores” das partidas, e treinarmos exaustiva e definitivamente as finalizações! Tem gente que acha que o dom é o mais importante para um atleta, mas digo a vocês que não! Dom é apenas um pequeno percentual, diria uns trinta por cento, na formação de um atleta. O resto, os outros setenta por cento, são compostos de treinamento e dedicação.

Não acreditam? Busquem na internet informações sobre alguns treinamentos de Zico e Oscar Schmidt para terem noção exata do que digo. Apesar de serem considerados jogadores excepcionais, ficavam treinando faltas (até derrubar a camiseta colocada no ângulo) e arremessos (chutava mil bolas, isso mesmo: 1000) exaustivamente após os treinamentos para aprimorarem suas técnicas. Isso é exemplo!

Quanto ao Mengão, espero realmente que deslanche de uma vez por todas. Sei que nosso melhor futebol está longe de acontecer, mas se continuarmos nessa toada ele aparecerá a qualquer momento. Falta aquele algo mais, aquele plus, um “it” especial para o time deslanchar. Não podemos esmorecer e devemos continuar lutando e treinando. Sempre em frente! Vai pra cima deles Mengo!!!

O Flamengo Simplesmente é!

Saudações Rubro-Negras a todos!

Fabio Monken

Sugestões? Críticas? Elogios?

Deixe seu comentário e faça-o com educação e respeito.

O Debate SEMPRE é salutar, mas a ignorância e a falta de educação são os combustíveis dos
fracassados!

Follow @fabio_monken
O microblog é perfeito para a troca de ideias.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Bom texto. Mas alguem ai do site poderia arrumar esse layout da tela inicial, virou uma bagunça.

  • se tivéssemos dois LATERAIS Bons ou pelo menos como foi Juan e Leo Moura, + um meia tipo Pet com recursos e um ATACANTE como Adriano ou Wagner Love, eu acreditaria que esse time Ganharia essa tão sonhada Libertadores e Mundial.

  • Mano, é análise muito boa, porém temerária em alguns pontos.
    Jonas jogou muito bem, não é tão técnico quanto Cuellar, mas marcou muito bem. Não tomou cartão e pressionou os meias do Emelec (Quem sabe uma dupla com Cuellar não dá certo?). E quanto aos nomes do jogo com certeza, um deles, é de Vinicius Jr., entretanto o outro grande nome do jogo, foi de longe (apenas sem os gols) foi Lucas Paquetá (levou o meio e até o ataque do Flamengo nas costas (como você apontou, E. Ribeiro, e acrescento Diego) não jogou nada. Paquetá deu o passe pro primeiro gol e fez o lance para o Vinicius Junior dar o passe para Diego, e receber novamente do meia, e fazer o gol. Essa seria uma análise mais acertada sobre o que ocorreu no jogo, na minha opinião, é claro.

  • O cara consegue criticar o Jonas que nao errou nenhum passe e fez 6 desarmes e o Everton Ribeiro que fez a melhor partida no ano mas não fala do Paquetá que tá se achando a estrela. Vai entender.

  • Muito bom texto, mas gostei muito do Jonas ontem e achei que, apesar de muito longe do que se espera, ER fez uma de suas melhores partidas ontem, pelo menos até cansar(?!)…

    Quanto ao Paquetá, vou repetir o que postei ontem pra minha galera de Zap: craque não aceita e retalia reclamação de pereba em qualquer esporte, e foi isso que vi mais uma vez acontecer entre o garoto e o horroroso centroavante de R$ 42 milhões (nos quatro anos de contrato!) do RC e do Bananão, com algumas sobras para o Diego, ex-jogador “ainda em ação”.

    De resto, SRN e vamos pra cima deles, Mengão!

  • Gosto dos textos do Fábio e até das ideias porém hoje tenho que discordar de algumas coisas. Primeiro, Everton Ribeiro esteve bem, em especial no primeiro tempo. No segundo cansou, mas não sumiu do jogo e tentou bem mais que antes. Nada primoroso, porém muito melhor que jogos anteriores. Segundo, Jonas protegeu, e muito bem, nossa linha de defesa. Jogou cheio de raça, sangue nos olhos, e mais importante, não foi o mesmo jogador afobado e violento que estávamos acostumados a ver. Talvez seria melhor destacar como negativas as atuações de Rene, que quase me mata do coração, e de nosso menino Paquetá, que ontem estava segurando a bola, irritando o time e matando boas jogadas. Também daria um crédito para o Diego que atuou muito bem e procurou bastante o jogo, correu e se entregou, e também o nosso vovô mito, lenda, interminável, Juan, um monstro na defesa. No mais, achei o texto muito bom novamente. A todos, desejo as mesmas cordiais saudações rubro negras de sempre!

    • Paquetá é o atual queridinho da torcida, pode jogar mal, q ng vai falar nada. Ele não jogou mal, só foi fominha e desperdiçou vários lances de ataque como tem feito sistemáticamente todo jogo (inclusive no jogo contra o River lembro de três lances assim só no primeiro tempo).

      Everton Ribeiro sofre do mal oposto, é o atual perseguido pela torcida. Jogou muito bem nos primeiros 30min de jogo voltando pra marcar, ajudando o Jonas e o Renê, e participando dos ataques tabelando com Diego e Everton. Inclusive o lance onde fomos roubados quem receberia o lançamento (e provavelmente faria um gol) seria ele. Depois disso ele participou menos do jogo, mas não sumiu.

      Torcida do Flamengo tá um porre, pq tá sempre elegendo jogador pra proteger ou perseguir. Os malucos todos tem que ser cobrados quando fazem merda, e elogiados quando mandam bem. Passou disso é palhaçada de torcedor.

      • Porra, primeira partida mal do Paquetá. E.Ribeiro pode mostrar mais, é por isso que a torcida pega no pé! Um da base, o que der é lucro. E. Ribeiro deveria tá sobrando

  • Cuellar pode jogar o próximo jogo?

    • Pode, mas acho q vai pegar um banco. De qq forma só de não ver o Rômulo ali é um alívio.
      Ederson poderia, por algum milagre voltar tb em bom nível para não termos que ver o Arão no banco tb.

      • Jonas jogou bem mas ainda prefiro Cuéllar, é mais dinâmico e tem qualidade de passe.
        Lincon no lugar do Dourado kk errou mt gol

  • ALGUMAS CORREÇÕES……Cuellar não fez essa falta toda, pois o Jonas foi um monstro………Everton Ribeiro jogou muito bem, movimentou bastante, não errou passes e brigou………..Dourado não fez gol, e a avaliação no centro avante é essa, mas valeu pela briga e movimentação constante….

    • Só não achei o ER esse 8 ou 80, acho que ele foi melhor do que vinha jogando, mas ainda abaixo do que pode, e pior: Deslocou o Paquetá e fez com que o jogo do menino piorasse, sendo que comparando os dois no meio Paquetá entrega mais.
      Dourado coitado, parece que tem uma maldição ali na nossa área, só o Imperador e o Brocador conseguiram vencer essa zica.

  • Eu testaria o Jonas na Zaga com Cuéllar de cabeça de área

    • Improvisar agora?

  • Me desculpa mas discordo…eu acho que o Jonas jogou muito bem…saiu pro jogo…carimbou… O Cuellar é importante mas o Jonas foi muito bem…e quanto ao Everton Ribeiro… é preciso enxergar com frieza…ele foi muito bem no primeiro tempo…compôs bem com Diego inclusive a entrega dele proporciona o Diego é o Paquetá desempenharem bem suas funções… O Lateral esquerdo precisa ser mais calmo…faria um teste com o Para na esquerda…

    • Concordo com vc …
      Até o Mauro César que eh chato disse que o everton ribeiro jogou bem.

    • Só não concordo com o Pará na esquerda, ele é fraco, não se trata de implicância

  • Concordo em quase tudo….pow Cuellar fez falta? Everton Ribeiro jogou mal? Henrique dourado perdeu gols blz….mas combateu,lutou,chamou o jogo puxou a marcação dos zagueiros. ..agora a pior análise q foi dita ai foi q Cuellar fez falta? Essa foi de lascar…Jonas foi um monstro….jogou como nunca tinha visto…Cuellar enquanto se Jonas manter o nível dos dois jogos da libertadores contra River e Emelec não volta tão cedo…

    • Concordo…e também acho que o Everton Ribeiro foi muito bem…

    • Se pegar a melhor partida do Cuellar não se compara com a partida do Jonas ontem, o que nos leva ao alívio de não ver Rômulo e Arão nesse meio

      • Cuellar vinha bem tambem…ele tem uma pequena vantagem sobre o Jonas por fazer poucas faltas e sabe fazer a transição defesa ataque como poucos….mas o Jonas não está me surpreendendo…quem acompanha meus comentários aqui nesse espaço sabe o quanto dei força pro Carpeggiani coloca lo em campo….fez um brasileiro perfeito pelo coxa..

        • Sempre gostei dele também, começou afoito no primeiro ano, querendo mostrar serviço e não teve a boa vontade do treinador

  • Não concordo com a análise sobre o ER. Achei que foi o jogo menos pior dele. No mais, fico na dúvida agora entre Jonas e Cuellar. Jonas me pareceu com cara de Liberta e foi monstro nas jogadas aéreas. Quando o Carpe quiser variar o esquema e ser mais conservador é só colocar os 2 juntos. Dá até pra variar esse 4-1-4-1 com aquele famigerado e fatídico 4-3-3 de 2016/2017 mas sem os pontas burros. Só botar ER e VJR nas pontas. Everton Cardoso é muito fraco.

    • Perfeito

    • Só acho que o Ribeiro tem que jogar muito pra ganhar vaga do Everton. Embora ele não seja excelente jogador, é o jogador mais constante do elenco. Tá sempre com vontade, não se esconde dos jogos, nao desiste de uma bola… não é excelente, mas tbm não é ruim… chega inclusive a ser mais que mediano. Enfim, ele é constantemente bom, num elenco onde a grande parte é mediocre e alguns alternam entre ótimos e horrorosos.

      Aquele lance ontem que ele ganhou uma bola na raça na linha de fundo e tocou pro Dourado desperdiçar resume bem o jogo dele.

      Quando ele sai não tem ng que joga como ele no elenco, infelizmente.

      • Sem contar que tá sempre marcando em jogos importantes…

    • O problema eh que o ecuador tem futebol despretensioso. Voltado pro ataque. Nao trm essa catimba de paraguaios, uruguaios e argentinos.
      Tenho receio que o jonas quando pega essas carnes de pescoco, ele ira sair largando o aço em todo mundo.

Comentários não são permitidos.