Flamengo: um avião sem asas!

Compartilhe com os amigos

Estacionado em um hangar, imponente, gigante, um avião se prepara para decolar, mas… não tem asas! Te lembrou algo? Um time gigante, com investimentos milionários, estrutura de ponta, toda uma expectativa… mas não tem laterais!

O Flamengo 2018 repete erros grosseiros de 2017, o principal deles: a demora em resolver problemas crônicos, que todos sabem qual é, mas preferem esperar o pior acontecer para tomar atitudes. Continuamos sendo lentos na resolução dos problemas que nos atingem cada vez mais fortes.

O Flamengo hoje não tem laterais à altura das suas ambições, o que torna o time previsível, desequilibrado e dependente de lances individuais para chegar ao gol adversário.

Nosso meio campo, que tem qualidade e todos sabemos, hoje tem que recuar ao máximo para ajudar os laterais que não defendem com eficiência e apoiam menos ainda. Quando temos a bola nossa transição é lenta, seja pelo recuo excessivo dos meias, seja pela parte física que pesa nesse vai e vem contínuo.

As asas do avião não são o que ditam seu ritmo, mas são o ponto de equilíbrio, de sustentação,  são as asas que indicam o caminho, são as que ajudam a pousar e a decolar…

O esquema e principalmente a característica do Flamengo faz com que os laterais sejam acionados constantemente, já que a marcação adversária é sobre os meias, os laterais tem liberdade para chegar a frente, porém não o fazem com eficiência.

O que fazer? O caminho mais comum seria contratar. Simples assim, já que nossas finanças estão estabilizadas e temos que investir no futebol para começar a ver o retorno técnico além do financeiro, mas eu fugiria do caminho comum. Eu colocaria asas, porém mais avançadas. Hoje temos uma zaga lenta, com média de idade alta e um volante que tem que se desdobrar para cobrir os dois laterais que são ineficientes no ataque e deixam avenidas na defesa.

Por que não usar o 3-5-2 ou um 3-6-1? Colocando mais um zagueiro junto com Juan e Rever, um zagueiro mais veloz e que os ajude na ocupação dos espaços, com um volante mais fixo, e tendo alas, que apoiem com mais qualidade e que nos deem mais segurança defensiva?

Pela ala esquerda teríamos a opção de Trauco, que é quase um meia, joga com qualidade no meio campo da seleção peruana, passa muito bem mais tem dificuldades na recomposição defensiva,  jogaria ali facilmente com grande qualidade, além de Everton, que faz esse corredor com tranquilidade, é sempre uma alternativa pedida pelos torcedores na lateral, e nessa posição estaria mais à vontade.

Pela direita, temos jogadores velozes e técnicos como Marlos Moreno, Geuvânio, Berrio e até Vinicius Jr. que tem velocidade, drible e qualidade para chegar a linha de fundo e fazer a melhor jogada, ao invés dos já manjados chuveirinhos, que irritam a torcida rubro-negra.

Teríamos os meias mais centralizados, com visão de jogo mais vertical, menos obrigações defensivas e mais gás para apoiar o ataque e entrar dentro da área. Precisamos de tabelas, infiltrações e passes verticais.

Não se trata apenas de mudar de formação por causa dos laterais, mas para privilegiar as características do elenco, reforçar uma zaga que é sabidamente lenta, abrir espaços para utilizar melhor o elenco e explorar as qualidades de cada um.

Requer coragem. Requer treino. Requer trabalho. Mas é possível. O que não podemos é continuar insistindo em uma situação que todos nós sabemos o final. E ele não é feliz.

Coloca asas aí Carpegiani. Deixa o avião decolar!?

SRN!

Jerônimo Simeão Júnior

Comente no Twitter usando a #ColunaDoJJ Concorda ou Discorda? Comente, cornete e se gostar Divulgue! Ah! e se quiser saber mais sobre o Mengão segue lá no Twitter @JeronimoSJunior! É Mengão 24 horas por dia!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Realmente nossos laterais não são os melhores do Brasil, porém é o que existe e querendo ou não temos que nos contentar com isso! Eu mexeria no esquema tático do time, tentaria um 5-4-1 dando espaço pros mais jovens gradativamente! Ex, jogaria com 3 zagueiros entre eles Léo Duarte (ou outro que se destaque) rodinei de ala e Everton de ala, meio com Cuellar (jonas), diego, paqueta(meio aberto e vinicius junior (meio aberto) e Guerrero (infinitamente melhor que Dourado), na marcação é só fechar uma linha de 5 e outra de 4, compacta o time para subir e voltar sem espaços! Parece fácil falando porém pode dar certo!

  • Discordo. Que nossos laterais são fracos, isso não é novidade para ninguém, principalmente os da esquerda, afinal, Trauco parece que esqueceu o futebol que apresentou quando chegou e Renê é simplesmente horrível, não acerta passe de 10 metros, na verdade nem sei como ele é profissional. Mas nesse time do Flamengo, embora as laterais sejam importante, o principal problema do Flamengo é o meio campo. Diego e Everton Ribeiro não produzem nada!

    • concordo! e ainda há acéfalos acreditando que guerrero (lento, velho, pipoqueiro, caro e que não sabe fazer gols seja a solução para o Flamengo)

  • Uma solução mais adequada seria alterar o esquema tático para o 3-5-2. Não temos laterais, mas o Everton Cardoso e o Rodinei poderiam fazer as alas. Mais pra frente poderiam colocar o Berrio no lugar do Rodinei.

  • Até a seleção brasileira sofre pra ter laterais bons. Tirando o Marcelo , os outros são medianos e Daniel Alves já tem uma idade avançada pra lateral.
    Já falei isso ano passado quando queriam centroavante , o Flamengo não está nadando no dinheiro como pensam. Tem compromissos de pagar folha salarial alta e mantê-la em dia coisa que poucos clubes grandes no brasil estão conseguindo , sanar as dividas , ter dinheiro em caixa para imprevistos como aconteceu na Ilha do urubu… Pessoal acha que futebol é mágica ou que o Flamengo tem mecenas pra bancar contratações.

  • Mais um que pensa entender mais de futebol e do dia a dia do time do que o técnico e mais das finanças do time que os dirigentes. Muito fácil dizer que o Flamengo deve contratar laterais por que é um time om estabilidade financeira, enquanto nos ainda temos 400 milhões em dívidas a serem sanadas. É por pensamentos como o de quem escreveu este texto que o Flamengo quase faliu.

  • Sim. Vamos estalar os dedos e magicamente aparecerão 4 laterais do nível do Barcelona e RM, e de graça. Oxalá. Amém…

  • Nenhum time vai pra frente sem laterais bons, os meias nao funciona, atacante nao faz gol. Lateral e essencial para o time

  • Esse negócio de lateral só marcar é uma coisa arcaica. Isso acabou na década de 50, se quer alguém só marcando na linha de defesa bota um monte de zagueiros. Como não temos nenhum lateral que desempenhe um papel de lateral decentemente, é melhor colocar 3 zagueiros mesmo e jogar com alas que foquem mais em apoiar o ataque do que marcar, até porque dessa forma até o Trauco rende.

  • Quem dera o problema fosse laterais, faríamos duas contratações e magicamente resolveria tudo, mas esse não é o único problema do Flamengo, o problema é bem maior.

    • Então seria qual?

      • Diretoria fraca, treinador fraco, jogador atuando só pelo nome.

        • Eleições no fim do ano, candidate-se

          • Pô Marcondes, quem dera funcionasse assim, mas pretendo sim um dia participar da política do clube.

    • Não é o único problema, mas é o maior.

      • Não concordo

  • Concordo que não temos laterais, mas também não temos homens de criação de alto nível, Diego e ER estão rendendo bem abaixo do esperado e longe de serem fatores de desequilíbrio, protagonistas ou brilhantismo. Nossa zaga apesar de tecnicamente ser boa, é limitada pela idade avançada, comprometendo no quesito velocidade, principalmente jogando contra timinhos fechados, catimbeiros e que só jogam em contra-ataque (vide contra FlominenC e Macaé). Nossos centro-avantes são tecnicamente limitados também, são bons na figura de garçons (pivô) ou apenas bons batedores de penâlti e falta, na minha opinião, Lincoln precisa mostrar BEM mais do que mostrou nas oportunidades que teve, corre muito, se posiciona mal e concluiu de forma atrapalhada, longe de nos mostrar algo que nos dê esperanças, não espero um craque formado com 16 anos, não sou estúpido ou cego a este ponto, mas sinceramente espero ver algo a mais. Ok, tem apenas 16 anos, teve um desempenho excecional nas divisões de base, mas precisa carimbar seu passaporte na equipe profissional, ainda o acho inseguro e imaturo para subir, não vejo desmérito algum faze-lo retornar ao sub-20, para crescer técnica e fisicamente, posteriormente retornar. muitos craques do Fla, subiram e desceram, sem afetar seu desempenho futuro. Única coisa que funciona a contento nesse time são os pontas-atacantes e o goleiro (Everton, Paquetá, VJ e DA).

    • Sem lateral os meias não funciona.

      • Discordo, mas respeito s sua opinião. Ano passado nossos laterais não eram questionados com tanta intensidade como este ano, mesmo assim nossos meias atuavam como meia-bocas!

        • Acho que desde de 2016 os laterais são questionados

          • Com certeza em menor intensidade, hoje é unanimidade!

  • Pode mudar qualquer esquema, precisa ter é sangue nos olhos, para cobrar e para receber a cobrança, ninguém cobra, todo mudo com o discurso alinhado de que tudo tá normal, já se fazem 5 anos assim e continua essa moleza toda, não se conquista algo assim, quem entra em campo o mínimo que tem que ser feito é correr e se doar, entrar pra vencer, não só discursando como fazem todos, colocando culpa em arbitragem, no adversário, etc…o que eles querem, jogar sozinho e fazer 10 a 0 todo jogo, tomem vergonha todos dessa cúpula e jogadores, isso não é Flamengo!

  • Um time que corre quando quer, essa é a verdade!

  • Gosto da ideia de mudarmos para o 3-4-3. Algo parecido com o sistema de jogo do Conte no Chelsea

  • Os nossos laterais são limitados, mas o que vem mais me preocupando é a zaga envelhecida e lenta formada por Réver e Juan. Ao meu ver deveria jogar um ou outro. Os dois juntos não dá.
    Independente das peças, vamos apoiar, pois no momento não devem chegar novos reforços.

    • Pra mim o Rodolfo tem que ser titular

      • O Rhodolfo ter saído do time titular foi um grande erro. O Réver está muito mal nesse ano. Parece que está jogando só pelo nome.

  • É muito mimimi muito corneta, na época do Zé Ricardo o que bem existia era jogadas pela lateral e tava tudo errado agr a merda da jogada lateral tem que existir, pelo visto nada presta e nada vai prestar nunca, torcedor aprendeu só criticar fiz muito isso agr acordei e ví que é preciso apoiar, apareço apenas pra mostrar minha visão das coisas mas não pra ficar só cornetando….

    • Cruzar 60 bolas na área em um jogo é diferente de jogar pelas laterais. Laterais eficientes apoiam o ataque e criam triangulações com os pontas visando uma jogada de infiltração na área ou cruzamentos curtos da linha de fundo. Agora chegar perto da área e lançar um monte de bolas sem direção pra dentro é burrice ou desespero.

  • O problema do Flamengo é que o clube quer viver só de contratar em oportunidades que não vá gastar. Sem pagar pelo jogador. É quando paga contrata errado. No caso ( Henrique Dourado) na minha opinião. Chega lá no santos oferece o arao ou o Rômulo. Eles queriam o Vizeu. Eu quero saber onde o Flamengo saiu ganhando nessa negociação do Vizeu? Vendeu por uma merreca e contratou esse poste aí. Dava o vezes no Zeca e todos sairiam ganhando.

  • A coluna ta fazendo o certo que é se preocupar com o time, o clube pensa o contrario ta se preocupando em campanha feminista.

    Enfim…

    • Piao e o mais praga mesmo.

  • Finalmente alguém falando da maior carência do Flamengo. Tinha que ser o Jerônimo.

  • Falei isso com meu filho essa semana ! Vou até mostrar essa opinião ! Pensei q era um pensamento solitário meu

Comentários não são permitidos.