FoxSports: “Quem é Gazela Negra, ex-atleta do Flamengo citada em samba e que poucos conhecem”

Compartilhe com os amigos

“Gazela Negra, corre o tempo no olhar”. Esse verso foi entoado pela Estácio de Sá durante o carnaval de 1995, quando a escola homenageou o centenário do Flamengo. Ao longo dos anos, a música seguiu sendo entoada pela torcida rubro-negra nos estádios, mesmo que poucos soubessem quem é aquela que recebeu o apelido do animal mais rápido do planeta.

Érica Lopes, segundo o site do próprio clube “maior nome do atletismo rubro-negro”, foi uma velocista que conquistou tudo nas provas de 100 e 200 metros nos anos 1960. “Fui campeã carioca desde que cheguei. A primeira coisa que eu quis saber quando cheguei aqui eram os recordes femininos que tinham, porque eu queria bater todos. E bati”, disse ela em entrevista à TVFLA em 2013.

“Campeonato carioca, enquanto eu fui atleta, eu ganhei todos. Troféu Brasil também”, contou a Gazela Negra, que, após se aposentar, foi técnica do clube entre os anos 1970 e 1990. Ainda na entrevista, a gaúcha também revelou uma história marcante:

“Eu comecei a tomar aquele amor, aquela paixão (pelo Flamengo), ao ponto de morrer a minha irmã, eu tinha que ir para Porto Alegre para o enterro. Mas no dia seguinte tinha um campeonato que Flamengo sonhava em ganhar, o Troféu Brasil. Deixei de ir ao enterro, estava triste, chorando e venci todas as provas, e o Flamengo foi campeão”, completou.

Reprodução: FoxSports

Compartilhe com os amigos

Veja também