No último sábado (17), o STF definiu o Sport como único campeão brasileiro de 1987. Com isso, a polêmica sobre o título voltou à tona, e o jornalista André Rocha se posicionou sobre o caso em seu blog no Uol. Dentre os pontos citados por André, ele fez questão de enaltecer a conquista do Fla em campo e também criticar a CBF, que não foi capaz que organizar o campeonato brasileiro naquele ano.
Em trecho de sua análise, André escreve: “com essa luta para ostentar oficialmente o título de campeão brasileiro, o Flamengo desvalorizou sua própria conquista. Uma das mais memoráveis do clube, não só pela reunião de estrelas na equipe, mas pela incrível recuperação no torneio – ali, sim, o ”deixou chegar…” se fez presente como em outras poucas oportunidades.”
Em seguida, o jornalista cita craques do elenco rubro-negro naquele ano: “se só valia se fosse com o rótulo de campeão brasileiro, o que restou agora do esforço de Zé Carlos, Jorginho, Leandro, Edinho, Leonardo, Andrade, Aílton, Zinho, Zico, Renato Gaúcho, Bebeto, do treinador Carlinhos e dos demais que participaram da conquista?”
Por fim, vem a crítica à CBF: “Quem sabe com o Fla enfim acordando para a grande lição de 1987: a CBF é o grande obstáculo para o crescimento do futebol brasileiro.”
O Flamengo reconheceu a derrota nos tribunais, mas garantiu que vai até as ultimas consequências para ser reconhecido como o campeão brasileiro de 1987. O Superior Tribunal Federal (STF), deu ganho de causa aos pernambucanos, arquivou o processo e declarou o Sport como o vencedor. A assessoria de imprensa do Mais Querido afirmou que a briga está longe de terminar e que apelará para a entidade máxima do futebol.
Flamengo só volta a campo na próxima quarta-feira (20) Atualmente, o calendário do futebol brasileiro…
Gabigol pretende cumprir acordo com Cruzeiro mesmo que Flamengo ofereça mais três ou quatro anos…
Flamengo não irá contar com Gabigol em 2025; atacante anunciou saída do Rubro-Negro O Flamengo já…
Após se despedir oficialmente do Flamengo, Gabigol pode renovar com o Mais Querido Apesar de…
Reunião rápida no CT aconteceu no início da preparação para Cuiabá x Flamengo O elenco…
Ausência de Arrascaeta abre espaço para Alcaraz no Flamengo O Flamengo segue em reta final…
Ver comentários
CBF e rede Bobo são os entraves no futebol brasileiro. Uma porque deveria cuidar apenas das seleções e a outra porque quer impor calendário e grade de jogos. Sempre fui à favor da criação da Liga e o Flamengo deveria trabalhar pra que o clube dos 13 volte e saia da escravidão dos podres. Premiere League e La Liga são os modelos modernos a serem seguidos.
Culpa é dos clubes que não conseguem criar uma liga, impor suas regras, seu calendário, sua forma de arrecadação. Os clubes tem o rabo preso e ficam empurrando a culpa para os outros como os torcedores que inserta os clubes
O rabo preso é só pela dependência financeira, o que vai mudar nos próximos anos com melhores receitas e sócio-torcedores, então é questão de tempo que larguem a rede Bobo e a CBF. Mas pra isso os clubes precisam ser gerenciados e levados como empresas, como o Bandeira faz muito bem no Flamengo.
STF (Supremo Tribunal Federal), corrijam por gentileza....
Mesma coisa meu amigo, supremo - que está acima de qualquer coisa.
Superior - situado mais alto ou acima do outro
não. superior é outra coisa.
Não existe Superior Tribunal Federal... Pelamor...
Wagner tanto existe o supremo como o superior, o supremo julga as causas que viola a constituição federal e o superior às outras causas, portanto o texto está certo,ok
Errado. Nao existe Superior Tribunal Federal. É Supremo Tribunal Federal. O texto está errado.
Existe o Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Superior Tribunal de Justiça não é Superior Tribunal Federal...
O que não dá pra entender é o campeão da 1a. Divisão do futebol brasileiro (Flamengo, Módulo Verde) disputar o título nacional com o campeão da 2a. Divisão (Sport, Módulo Amarelo). Nunca vi isso em toda a minha vida. Porém, se o Flamengo concordou com isso previamente, não há o que se discutir juridicamente.
No entanto, o Módulo Verde era a 1a. Divisão do Brasil, e o Flamengo venceu. Por isso é o campeão brasileiro de 1987. Ganhou o título no campo, jogando contra os melhores. Não havia o menor sentido disputar o título com o campeão da segundona. Imagine hj se fosse assim...rs ridículo! O absurdo é o mesmo.
Quem deve dar conta desse imbróglio, ou seja, quem fez a cagalhoada, são os dirigentes do Flamengo na época, especialmente o Sr. Márcio Braga, então presidente do Flamengo.
Agora que já se esgotaram as estâncias políticas corruptas aqui do Brasil, já se pode apelar para quem realmente será neutro, e que realmente poderá julgar com imparcialidade, a Entidade Máxima do Futebol, porque aqui no Brasil, os mesmos clubes que endossaram a ideia de que o Fla não deveria jogar, hj se beneficia com o não reconhecimento do titulo de 87, a exemplo do São Paulo.
Há boas chances da FIFA não reconhecer, pois ela apenas segue o que a CBF envia. No site deles consta a Copa União de 87. Se não consta como título a nível do Campeonato Brasileiro, deve-se a CBF, que atualmente ficou impedida de fazer isso.
Eu acho que assim é até melhor, demonstra que o Flamengo joga contra tudo e contra todos!
Demonstra que já daquela época o Flamengo estava acima dos rivais, os mesmos que então apoiaram a conduta e hj se beneficiam do imbróglio; demonstra que já estava muito acima da CBF;
Agora, sair de uma instância altamente corrompida e ineficiente, como a Justiça brasileira, e recorrer à FIFA, outra tão corrompida qto, não é lá muito sinal de que dará certo né, vide o caso do Brocador.
Supremo Tribunal Federal - STF
Superior Tribunal de Justiça - STJ
Vivemos num país doente, infelizmente, por aqui, as coisas são propagadas aos quatro cantos e na maioria das vezes o povo não procura a verdade dos fatos, lamentável a posição do Sport, principalmente por que seus dirigentes sabem como tudo se deu no campo, depois, por procurarem a justiça comum para resolver a questão, sabemos que as coisas no futebol não se resolvem assim. Foi desonesto, foi mesquinho, ficar discutindo isso é inútil, por que, por aqui reina também o clubismo, ou seja, o cara sabe que o Flamengo foi campeão, ele viu, porém, prefere se agarrar nessa babaquice para berrar aos quatro cantos que o Sport é campeão de 87. Vida que segue, Flamengo é maior que isso..
E mais, Agnaldo, o Flamengo com certeza será campeão brasileiro outras tantas vezes, já eles...
Por isso se apegam tanto a tal querela. É um clube pequeno/médio, sem grande representatividade nacional, com mania extrema de grandeza.
Por outro lado, me pergunto o pq do Flamengo à época não ter denunciado esse clubeco à FIFA por terem ingressado na justiça comum.
De resto, fica mesmo a lição de que o futebol só melhoraria aqui com uma liga de clubes (o que quase aconteceu já a partir de 87).
SRN.
Vamos a Fifa e vida que segue.
vc tá enganado. O Brasil ainda não nasceu. Ainda não é um país. Não existe país sem povo. Um povo que deixa três poderes aniquilar todas as suas oportunidades de tentar viver com o mínimo de dignidade, não pode ser chamado de povo.