Até aqui, o nosso campeonato estadual tem sido pobre como espetáculo e uma tragédia com respeito a publico pagante. Claro que alguém vai comentar que uma coisa está diretamente ligada à outra, porém, infelizmente, há outros motivos.
O primeiro problema começa pelo regulamento. Como é que pode um clube vencer os dois turnos do campeonato, isto é, ser campeão da Taça Guanabara, e também da Taça Rio e, não ser consagrado campeão? É isso mesmo. Caso venha a ocorrer, o vencedor dos dois turno, ou seja, do campeonato, só terá a vantagem do empate, em um novo campeonato. Isto existe? Será que alguém imagina que o torcedor é um idiota?
Há em todo este processo o lado político e o financeiro. Como os clubes pequenos representam maioria, fica o presidente da Federação na obrigação de não contrariá-los. E o que querem eles? O maior número de jogos, para que possam faturar mais. Este modelo já deu…
Acredito ser possível um projeto bem elaborado que divida o Campeonato Carioca em duas etapas. A primeira, envolvendo apenas os clubes pequenos. Se for bem elaborada, bem programada e com boa comunicação, pode ser até atraente. Este campeonato classificaria os quatro primeiros colocados para a etapa final, com estes quatro pequenos e os quatro grandes, um contra todos, em dois turnos. Taça Guanabara e Taça Rio. Se o mesmo clube fosse o vencedor dos dois turnos, seria proclamado campeão. Se houvesse um vencedor da Taça Guanabara, e outro clube levantasse a Taça Rio, dois jogos, e aí sairia o campeão estadual. Simples, não?
Outra coisa que não dá para entender fica por conta da programação. Flamengo x Botafogo, em um sábado, às 17h. Vasco e Fluminense em uma quarta-feira, às 19h30. E por aí vai…
Caso os clubes grandes não tomem a iniciativa de provocar um diálogo que possa conduzir a uma profunda modificação neste cenário tenebroso a que estamos assistindo, serão, pela omissão, cúmplices na morte de uma competição maravilhosa, que um dia já foi a mais importante do calendário carioca.
Há solução. Para isso e, já, ação e, vontade de mudar.
Reprodução: Kleber Leite
Ver comentários
Sr K, vai lamber sabão. Hipócrita!
Volta Kleber Leite, esse aí sim sabia montar times de verdade, ao contrário do atual presidente banana, que só sabe guardar dinheiro e não ganha nada.
Qual você prefere um Flamengo com alguns títulos devendo até a alma sendo umilhado até peluma figura inesprecivel como o Vampeta ou um Flamengo com poucos títulos mais exaltado por jornal de todos os pais por sua alta credibilidade
PQP, eu não li isso!
Eu vou te lembrar: em 95, KL contratou mais de 100 jogadores, entre eles os monstros: pingo, paulo cesar no gol, emerson no gol, Claudio na zaga, Ueslei, Mazinho, Mauricinho, Glaucio....vou parar por aqui...ahhh, treinador teve: Edinho, Apolinho....pqp
Se a falta de torcida nos estádios e devido o regulamento do campeonato, então a torcida está punindo o próprio clube envés de punir a federação ?
Que tal uma CPI no Flamengo?
Nem li o texto. Passei aqui nos comentário só para mandar esse vagabundo do Kleber Leite para a PQP! Some ladrão.
E mais uma vez a Coluna deve ter amealhado alguns trocados para postar isso aqui.
Parem de dar moral a esse corrupto. Só voltem a publicar o que esse senhor escreve, no dia em que ele devolver cada centavo que gastou de forma equivocada ou ilícita.
Vendo o regulamento fica a impressão que foi feito pelo Kleber Leite
Kleber Leite um ex-radialista que virou milionário depois de ser dirigente do Flamengo, precisa falar mais alguma coisa?