Caros Rubro Negros,
Nem bem voltei das minhas curtas e merecidas férias e já me encontro na obrigação moral de escrever uma coluna como essa. Sim, em mais uma “quarta macabra”, expressão cunhada pelo meu primo e nosso colega Marcos Beton, o Flamengo conseguiu fazer feio em uma competição que não vale absolutamente nada e ser eliminado pelo fraquíssimo time do Botafogo. E na minha humilde opinião acredito que DESSE VEXAME lições precisam ser tiradas por todos nós, principalmente por aqueles de dentro do Flamengo, é claro.
* Everton Cardoso não é lateral. Não marca como lateral. Não apoia como lateral. É um quebra galho na lateral. Apenas isso. Ao escalar o ponta como lateral o Flamengo perdeu força ofensiva pela esquerda e ganhou mais um lateral esquerdo capenga. Por sinal, NECESSITAMOS DE UM LATERAL ESQUERDO PRA ONTEM. A avaliação de que não precisamos de reforços nas laterais só pode ser uma piada sem graça…
*Já foi dito e repetido em prosa e verso que Vinícius Júnior é atualmente um jogador para segundo tempo. É um jovem de talento imenso, mas ainda não tem condição física e principalmente tática de ser titular. Simples assim.
* Falando em condição, não sei bem o que aconteceu com o Willian Arão. Mas tenho sérias dúvidas sobre a sua condição como jogador de futebol no Flamengo. Parece que entra em campo em outra vibe, em outro ritmo. É de uma morosidade sem fim. A impressão que dá é que se tornou um praticante de um esporte mais elegante, mais cadenciado. Golf, talvez?
* Como disse em uma coluna passada o Everton Ribeiro está longe de ser um craque. Quem tem essa expectativa dele vai passar raiva. Mas é um bom jogador, tem sido regular e ajuda muito o time. As reclamações sobre ele tem sido exageradas e é um completo absurdo não ser titular. E pior ainda não ter entrado naquele jogo, já que estava no banco.
* Falando de meio campo, o que aconteceu com o Paquetá? Precisa de uma bola só pra ele? Comprou uma máscara? Alguém precisa contar pra ele que um dos grandes diferenciais dos craques é saber tomar a decisão certa na hora certa. Agora sempre toma decisões erradas. Quando precisa passar de primeira ele penteia a bola. Quando precisa dar um drible ele quer dar dois. Se é pra tentar um passe, bate pro gol. Se é pra bater pro gol, tenta o drible. Complica.
* O Henrique Dourado está longe de ser um primor. Mas não adianta reclamar dele em um jogo no qual só recebeu melancias e cruzamentos na direção dos zagueiros ou do goleiro adversário.
* Convicção é algo sensacional. Claro que mudanças pontuais e correções podem e devem ser efetuadas. Agora, para uma guinada tão grande quanto a efetuada pelo Carpegiani nessa última partida ou o time estava se esfacelando ou o técnico achou que estava jogando football manager. (Uma dica: o time não estava se esfacelando). É assustador ver tudo que o técnico pregou e defendeu por 2 meses ser jogado fora em uma semana, como um croqui mal feito em uma noite de bebedeira…
Existem outras coisas que provavelmente me escapam e podem ser empreendidas de tão malfadada empreitada como a dessa semifinal de Campeonato Carioca. Contudo, penso que com as bobagens cometidas pelo nosso técnico nesse jogo ao menos ficou explicitado o que pra mim já era nítido: o grande problema do Flamengo é técnico em alguns setores e TÁTICO como um todo. Fomos desclassificados por um time muito inferior ao nosso, com um gol nas costas de um lateral improvisado, na qual a cobertura feita por um meia estava atrasada (os 2 VOLANTES do time estavam EM NÁRNIA por acaso???). Em seguida 3 alterações foram feitas e taticamente o time não mostrou nada. Pressionou na base do abafa. Da vontade. E dos cruzamentos. Pouco criou.
E isso foi apenas a lente de aumento do que vemos em boa parte das partidas do Flamengo faz tempo. Um time lento e previsível. Com enorme dificuldades de furar defesas bem postadas e com laterais praticamente inofensivos. E mesmo assim nós vamos passar horas e horas falando que falta “postura, vontade, raça, cobrança”, ou seja, qual for o adjetivo do dia para a mesma reclamação redundante, pouco objetiva e de pouquíssima efetividade prática???? ISSO DE “POSTURA”, “BANANAS” e afins, da forma que vem sendo falado, se tornou apenas uma quimera que somente tira o foco dos reais problemas do time do Flamengo: TEM FALTADO FUTEBOL. Muito. E trata-se de algo técnico e tático mais do que qualquer outra coisa na opinião deste despretensioso colunista. No mais, é óbvio que cobranças por resultados melhores devem ser feitas. Em especial da diretoria sobre os jogadores e comissão técnica. Contudo isso deve ser feito INTERNAMENTE. Qualquer coisa diferente disso é apenas CIRCO.
Se todos conseguirmos aprender essas e outras lições DESTE VEXAME, vai ter valido a pena e a conta vai ter saído barata. Ainda poderemos ter boas expectativas para 2018. Caso contrário, se cairmos todos em uma pilha errada de uma mídia que vive do caos no Flamengo e formos levados por essa maré, nos apegando a bobagens e coisas pouco palpáveis… Feliz 2019!!!!
Opine, elogie, critique…Participe!! E se você ainda não é Sócio-Torcedor… faça o seu imediatamente!!! O seu maior benefício é ver um Flamengo cada vez mais forte!!
Pixotada: Carpegiani. Não bastasse tudo de errado que fez hoje ainda faz uma coletiva amenizando a eliminação pífia, falando em primeira derrota do time titular e dizendo que foi um time “um pouco diferente do que vinha atuando”. É algo surreal. Praticamente algo vindo do desenho “O fantástico mundo de Bobby”. Chega a ser assustador tamanha divergência entre a análise e a realidade.
Cumpriu tabela: Cuca. Não nutro uma boa opinião pelo técnico que vejo muitos pedindo no Fla. Acho ele limitado, encrenqueiro, estrelinha, etc. Mas a necessidade de uma mudança de direção na visão de futebol do Flamengo é tão grande, mas tão grande, que não me sinto mais capaz de achar a contratação dele uma pixotada. Mas ainda espero por nomes melhores.
Golaço: Rhodolfo. Se algo positivo aconteceu nessas últimas partidas foi a seriedade demonstrada pelo Rhodolfo. Tem limitações? Tem. Mas é “zagueiro zagueiro”.
Golaço: Cuellar. Preciso fazer uma mea-culpa. Se ainda me resta alguma dúvida sobre o colombiano jogando como único volante em um esquema 4-1-4-1, certamente não tenho dúvida alguma que, num esquema com dois volantes ele merece ser titular, especialmente se não for em par com o Jonas, já que, teoricamente, fazem a mesma função.
Luiz Henrique Amorim
David Luiz e Wesley participaram das atividades do Flamengo neste domingo (17) Os jogadores do…
Sorteio dos grupos do Super Mundial de Clubes acontece em dezembro O que Flamengo e…
Portuguesa passa pelo processo de modernização A Portuguesa aguarda a aprovação do projeto da Sociedade…
Vasco precisaria realizar distratos para fechar com a Libra Enquanto o Campeonato Brasileiro deste ano…
Gisseli e Crivelari não irão continuar no Flamengo em 2025 O Flamengo segue trabalhando no…
Gabigol pretende cumprir acordo com Cruzeiro mesmo que Flamengo ofereça mais três ou quatro anos…
Ver comentários
enquanto o futebol do flamengo for comandado pela trinca bandeira-luz-caetano os resultados serão desse nível. são dirigentes que entendem que se colocar $ no futebol o resultado vem como por força da lei da gravidade. SRN
Nao concordo com a culpa na direcao, nao. Vamos ve isso ano que vem. Acho que os culpados sao os jogadores que estao em campo e o treinador que escala. Diretoria tem que fazer as contratacoes, mas nao da para ter um time perfeito. Nosso problema hoje sao laterais. Tirando o Palmeiras, todo time tem limitacao mas nao tem o sangue morno do flamengo. O cortinthians nao tem nada demais, mas vc ve o time organizado e os jogadores dando sangue. Falta tapa na cara ou talvez um Carlinhos para dizer, vou apostar nos meninos: Lincon, VJ, Everton; Paqueta, Jean Lucas, Cuella.... seria uma alternativa.
já mudamos tudo elenco, técnicos e nada resolve. se o problema persiste então deve ser porque mudamos o que não devia. o que permanece deste então é essa trinca. quanto ao ano que vem bem esse é o discurso conformista desde 2013.
kkkkkk,Verade. enquanto esses tres incompetentes continuarem no flamengo,nao iremos ganhar nada.
Luiz o Flamengo hj pode contratar o Harry Kane,Gabriel Jesus,Higuaín,Aguero,Benzema ou qualquer centroavante do planeta q ele morrerá de fome se depender de cruzamentos ou passes para gol desse nosso perdido Flamengo...hj os modestos Fluminense, Botafogo e Vasco tem infinitas possibilidades de jogadas com jogadores jovens ou velhos limitados e NÓS só temos as famigeradas chuveiradas na área e se virem aí..a única bola q o dourado recebeu o jogo todo acertou a trave em uma boa cabeçada....de resto concordo em tudo q vc falou....quer o Everton Cardoso de lateral? Blz....põe três zagueiros....solta o cara... Paquetá subiu em Salto tão alto q vai sucumbir a tanta soberba... Vinícius Júnior já falei e volto a repetir.." É A MAIOR FRAUDE DO FUTEBOL MUNDIAL"um jogador com tanta pompa errou dois chutes bisonhos...tenta resolver tudo da maneira dele....tudo errado...Cuca está de bobeira no mercado...por favor...salvem nosso ano...
CONCORDO COM VOCE EM QUASE TODO O SEU COMENTARIO. E A RESPEITO DESSE VINICIUS JUNIOR VOCE DISSE TUDO O QUE EU SEMPRE ACHEI.NAO PASSA DE UM JOGADOR COMUM COMO A GRANDE MAIORIA QUE TEM NO FUTEBOL BRASILEIRO ATUAL E INCLUO TAMBEM ESSE PAQUETA. SAO SUPER VALORIZADOS PELA MIDIA. HOJE EM DIA QUALQUER CARINHA FAZ DUAS EMBAIXADAS E E VENDIDO A PESO DE OURO PARA A EUROPA OU VAI JOGAR NUM GRANDE TIME BRASILEIRO VINDO DE UM TIME MEDIO OU PEQUENO. E TEM QUE TER TAMBEM UM EMPRESARIO COMPETENTE E COM BOM TRANSITO NO MEIO DO FUTEBOL. SE NAO TAMBEM A CARREIRA NAO VAI MUITO LONGE. UM ABRAÇO.
Concordo com tudo , menos quandobvoce diz que nao adianta reclamar do dourado , além de ser fraco tecnicamente ele se posiciona muito mal na área, ele ta sem faro de gol e não sabe se desvencilhar dos zagueiros , o cara ta sempre abraçado com algum defensor .
Tirar lições desse vexame ? Esse time é sem vergonha , sem organização , não da gosto de ver esse Flamengo jogar ! Não temos um padrão tático maneiro , não temos jogadas ensaiadas, não temos infiltração pelo meio, Só jogadas pelas pontas e toque de bola até a bola voltar para o goleiro e cruzamento na área.
Esse esquema engessado de 4-3-3 ja deu...
Zagueiro: Azaga é muito lenta apesar de gostar dos zagueiros do Mengão, Mas eles são muito lentos.
Lateral: Flamengo não tem Lateral. (Trauco , Rene , Para e Rodinei ) Tudo ruim.
Volantes: (Jonas e William Arão) São muitos fracos tecnicamente.
Meias: So Diego que presta e ainda não vem jogando bem, e joga sozinho no meio de campo.
Ataque: Tudo ruim.
Flamengo tem que mudar seu esquema, testar um 4-4-2 ou 4-1-3-2 porque se continuar assim, haha todo ano será o mesmo.
Tá difícil
Vamos começar a perder torcida isto é terrível
Este Rodrigo Caetano é uma verdadeira piada
Tive a oportunidade de falar isto para ele à um ano no evento com da yes
Quando ouvi o Juninho P. Falar que Renê é um bom lateral, deu vontade de desliga a TV. O cara é fraco e não sabe cruzar uma bola. Vindo do Juninho não me surpreende. Bom, falando do jogo em si, esta clara a deficiência nas laterais sim, mas o Carpegiani só fez bobagem. Escalou muito mal o time, inventou merda e deu ruim. No segundo tempo ele fez exatamente o que era para ter iniciado...incoerente de mais. Em fim mais um vexame e mais uma atuação ruim...se está assim no Carioca, sei não em. Agora vai começar pra valer e o time está muito ruim. Vou me preparando para fortes emoções.
Time sem entrosamento, parece que os jogadores não se dão bem. Bando de estrelinha. Diego e Ev.Ribeiro por exemplo, parece que não se bicam. Nunca querem jogar juntos, buscar tabelas, enfim.
Acho que não. Diego e Everton Ribeiro não vejo assim...bom, o time até vinha bem cara, mas o Carpegiani mexe muito no time, e não vejo um padrão claro, mas uma IDEIA boa. São coisa distintas para mim. O que me preocupa é que a essa altura o time já deveria está no ponto para estrear nas competições nacionais importantes. CDB e Brasileirão. E está muito longe disso. Preocupante.
Espero que esteja errado meu amigo. Pois é, o time deveria estar melhor. Mesmo com as deficiências das laterais. Por um lado essa eliminação foi boa para não acharem que está tudo certo.
PERFEITO, PRA MIM, SÓ FALTOU ENFATIZAR COMO O TIME QUE HOJE TEM AS MELHORES BASES, POR CATEGORIAS, NÃO COLOCA NINGUÉM PARA IR ENTRANDO NOS JOGOS, PRINCIPALMENTE, NESSE CARIOCA DE MERDA, ONDE OS CAMPEÕES DOS TURNOS, AINDA TEM QUE JOGAR COM OUTROS, EM VEZ DE FAZER A FINAL!
Melhor texto que li sobre o Flamengo em muito tempo.