Opinião: Fla pode ter esquema com dois atacantes, desde que sejam Guerrero e Lincoln

Compartilhe com os amigos

O ano de 2018, até então, parece ser um reprise da última temporada. Elenco com atletas valorizados, que não rendem o esperado em campo. Um retrato disso é Henrique Dourado, contratação mais cara da janela de transferências, que não dá o retorno que era projetado com o reforço. Quando o centroavante chegou ao Fla, muito se falou sobre um esquema com dois centroavantes, prevendo o retorno iminente Guerrero. O ataque, porém, se tornaria lento. Mas o Flamengo pode sim jogar com duas peças no ataque, desde que sejam Guerrero e Lincoln.

Isso se explica pelo estilo de jogo dos atletas. Tanto o peruano, quanto o Ceifador são jogadores lentos. Apesar do camisa 9 apresentar movimentação e saber jogar fora da área, a idade e a própria forma que se apresenta em campo inviabilizam a possibilidade de ter outro centroavante ao lado. Dourado, por sua vez, não se movimenta tanto como Guerrero e atua na mesma faixa do setor ofensivo. Porém, traz características como precisão na finalização e oportunismo para mandar a bola pras redes – as quais não foram mostradas no Fla, até então – sendo que o déficit de Paolo quanto a essas características são os principais pontos de críticas ao peruano.

Quanto à terceira opção, este é um dos que cria mais expectativas na Gávea. Com apenas 17 anos, Lincoln não tem físico desenvolvido, nem experiência suficiente para disputar a posse de bola com zagueiros fortes. Por outro lado, se movimenta bem e tem velocidade, característica que os outros três atletas da posição (contando Vizeu) não apresentam.

Com isso, pode se imaginar um ataque formado por Lincoln e Guerrero como ideal. Um com capacidade de segurar a zaga e abrir espaços, contando ainda com qualidade de passes e boa visão de jogo, enquanto outro aproveita as brechas para se apresentar em condição de marcar, assim como já demonstraram em treinos.

Mas, como sabemos, nem tudo é perfeito. Com a inserção de um esquema com dois atacantes mais centralizados, é necessário estudar uma forma de fazer a bola chegar até eles e, acima de tudo, ocupar os espaços no campo, para não deixar o Mengão vulnerável ao ataque dos adversários. Cabe ao Carpegiani montar um meio consistente e criativo, liberando os dois homens de área para decidirem na frente.


O artigo expressa a opinião do autor, logo, as ideias e teses apresentadas não representam a equipe do colunadoflamengo.com e TV Coluna do Flamengo.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Laterais ineficazes rever lento e previsivel

  • Quando Flamengo vence sem jogar bonito a midia toda grita que ‘não convenceu’, mas se o Flamengo joga bonito e perde já querem derrubar o treinador, queimar jogadores, etc..

    Carpegiani está certo, tem que cada vez falar menos e falar só o obvio, igual Zé Ricardo fazia, assim não se compromete.. midia de merda!

    Pra falar o obvio só eles prestam..

    SRN

  • Diego Alves, Rodnei, Juan, Rhodolfo, Trauco, Jonas, Cuellar, Paqueta, Everton, Guerrero e Vinicius Júnior.

    • Diego Alves, Rodnei, Juan, Rhodolfo, Everton, Jonas, Cuellar, Paqueta, Everton Ribeiro, Guerrero e Vinicius Júnior.

  • 3-1-4-2
    Diego Alves
    Rodolfo -Jonas – Juan
    Cuellar
    Everton- Diego – Paquetá- Everton Ribeiro ( Geuvaneo)
    Vinícius Jr – Dourado (Guerreiro)

  • Vinicius junior e guerrero pra mim seria o ideal hj! Tirar vinicius desse isolamento da esquerda! Vinicius tem jogar mais perto da area para botar na frente e finalizar! Aceleraçáo do moleque e otima! Ele se embanana quando tentar armar! Ainda Erra passes faceis! Nao sabe armar! Vinicius junior é muito mais atacante do que meia atacante!

  • Sinceramente, não vejo como o melhor esquema. Realidade seja dita, não temos laterais totalmente confiáveis. O que o Flamengo mais tem no elenco são “pontas”, então temos que buscar um esquema que priorize esses jogadores. Alguém lembra do 3-4-3 do Guardiola? Ele usava no Barcelona por exemplo com o Mascherano fechando a linha de 3 da zaga, consigo ver o Flamengo usando a mesma tática.

    Diego Alves G

    Réver ZD
    Jonas ZC/V
    Juan ZE

    Berrío MD
    Diego MCD
    Everton Ribeiro MCE
    Éverton ME

    Paquetá PD
    Guerrero ATA
    Vinícius Junior PE

    Enquanto o Berrío não volta, eu iria propor recuar o paquetá para a meia direita e colocar ou o Geuvânio ou o Thiago Santos que está retornando de empréstimo na ponta direita.

    Temos reservas em quase todas as posições, Julio César ou César no gol, Rhodolfo na zaga, Cuéllar substituindo o Jonas, Trauco na meia esquerda sem tanta obrigação de ser um lateral defensivo, o Rodinei podendo explorar seu potencial ofensivo na meia direita, se quiser um meio de campo mais combatente temos Jean Lucas e Ronaldo, prefiro mil vezes os dois do que o Arão (bem que poderia ser trocado pelo Zeca). Nas pontas temos o Marlos Moreno que poderia ter finalmente ser utilizado, se ele for ruim, que suba o fominha do Lucas Silva ou joguem o Lincoln pela ponta direita. Dourado para o lugar do Guerrero.

    Pra finalizar, emprestem o Leo Duarte para ver se ele presta, mandem embora Rômulo, Renê, Pará… me perdoem se esqueci alguém. Tenta trocar esses bostas pelo Zeca tb, vai que cola.

    O único que eu realmente não tenho uma opinião formada é o Ederson.

    Abraços!

  • Quanta idiotice… Vinícius Júnior pra ele é o quê? Volante? É cada gato mestre que aparece.

  • Prefiro Vinícius Júnior, Vitor Gabriel (ou Lucas Silva) e Lincoln . Acho tarde para investir no Guerrero, que só funciona jogando ao lado de atacante rápido pelo meio e finalizador .

  • Meus dois atacantes seriam Lincoln e VJ… sem mais! E quando o VJ fosse embora seria o Victor Gabriel este que foi o artilheiro da copinha e que por sua vez começou a jogar pelos lados tem muita movimentação, com a ida do Lincoln para o profissional foi “adaptado” a função e arrebentou!

    ———–Meu time seria 3-5-2!

    ————–Diego Alves
    —Rodolfho —Léo Duarte — Juan
    —————Cuellar
    -Geuvânio–Diego–Paquetá–Everton
    ———-VJ——–Lincoln

    No Lugar do Geuvânio, Berrio quando se recuperasse.

    Opções: Cesar, Réver, Thuler, Patrick, Jonas, Ronaldo, Jean Lucas, E.Ribeiro, Marlos Moreno, Berrio, Victor Gabriel, H. Dourado, Rodinei, Trauco….

  • Por causa de um lance num jogo treino? Sinceramente, não vejo com maus olhos jogar com dois na frente mas só em jogos fracos ou quando tiver um a mais ou principalmente quando precisar do resultado. Fazer uma temporada com um esquema com dois centroavantes é impensável.

    • Ja ia falar, um lance em jogo treino e ja aparece comentarista sabidão.

  • Nação rubro negra.
    Venham fazer parte da nossa página do flamengo no Facebook .
    Sempre com as últimas notícias do mengão

    CONFRARIA DO URUBU

  • Não dá pra jogar com dois centroavantes por causa desse conceito de que tem que ter atacante acompanhando lateral. mas não pensam no contrário , dois centroavantes tirando a sobra dos zagueiros e forçando o adversário atacar com menos jogadores.

  • O problema está nos treinos!! Guerreiro perdia muitos gols, assim como Vizeu, dourado e Lincoln!! E dizer que Lincoln é veloz só pode ser brincadeira!! No último jogo que entrou recebeu um lançamento bem a frente e permitiu que um zagueiro lento roubasse a bola!!

    • Vdd, o Lincoln não é veloz. Pq não botar o Vinicius Jr com o Guerrero

Comentários não são permitidos.