O ano de 2018, até então, parece ser um reprise da última temporada. Elenco com atletas valorizados, que não rendem o esperado em campo. Um retrato disso é Henrique Dourado, contratação mais cara da janela de transferências, que não dá o retorno que era projetado com o reforço. Quando o centroavante chegou ao Fla, muito se falou sobre um esquema com dois centroavantes, prevendo o retorno iminente Guerrero. O ataque, porém, se tornaria lento. Mas o Flamengo pode sim jogar com duas peças no ataque, desde que sejam Guerrero e Lincoln.
Isso se explica pelo estilo de jogo dos atletas. Tanto o peruano, quanto o Ceifador são jogadores lentos. Apesar do camisa 9 apresentar movimentação e saber jogar fora da área, a idade e a própria forma que se apresenta em campo inviabilizam a possibilidade de ter outro centroavante ao lado. Dourado, por sua vez, não se movimenta tanto como Guerrero e atua na mesma faixa do setor ofensivo. Porém, traz características como precisão na finalização e oportunismo para mandar a bola pras redes – as quais não foram mostradas no Fla, até então – sendo que o déficit de Paolo quanto a essas características são os principais pontos de críticas ao peruano.
Quanto à terceira opção, este é um dos que cria mais expectativas na Gávea. Com apenas 17 anos, Lincoln não tem físico desenvolvido, nem experiência suficiente para disputar a posse de bola com zagueiros fortes. Por outro lado, se movimenta bem e tem velocidade, característica que os outros três atletas da posição (contando Vizeu) não apresentam.
Com isso, pode se imaginar um ataque formado por Lincoln e Guerrero como ideal. Um com capacidade de segurar a zaga e abrir espaços, contando ainda com qualidade de passes e boa visão de jogo, enquanto outro aproveita as brechas para se apresentar em condição de marcar, assim como já demonstraram em treinos.
Mas, como sabemos, nem tudo é perfeito. Com a inserção de um esquema com dois atacantes mais centralizados, é necessário estudar uma forma de fazer a bola chegar até eles e, acima de tudo, ocupar os espaços no campo, para não deixar o Mengão vulnerável ao ataque dos adversários. Cabe ao Carpegiani montar um meio consistente e criativo, liberando os dois homens de área para decidirem na frente.
O artigo expressa a opinião do autor, logo, as ideias e teses apresentadas não representam a equipe do colunadofla.com e TV Coluna do Flamengo.
Atualmente na quarta posição do Brasileirão, Flamengo enfrenta apenas Internacional e Vitória como mandante O…
Sorteio dos grupos do Super Mundial de Clubes acontece em dezembro O que Flamengo e…
Portuguesa passa pelo processo de modernização A Portuguesa aguarda a aprovação do projeto da Sociedade…
Autor de um dos gols do Flamengo no título da Copa do Brasil, Plata está…
David Luiz e Wesley participaram das atividades do Flamengo neste domingo (17) Os jogadores do…
Gabigol irá deixar o Flamengo ao final desta temporada O atacante Gabigol anunciou que está…
Ver comentários
O problema está nos treinos!! Guerreiro perdia muitos gols, assim como Vizeu, dourado e Lincoln!! E dizer que Lincoln é veloz só pode ser brincadeira!! No último jogo que entrou recebeu um lançamento bem a frente e permitiu que um zagueiro lento roubasse a bola!!
Vdd, o Lincoln não é veloz. Pq não botar o Vinicius Jr com o Guerrero
Não dá pra jogar com dois centroavantes por causa desse conceito de que tem que ter atacante acompanhando lateral. mas não pensam no contrário , dois centroavantes tirando a sobra dos zagueiros e forçando o adversário atacar com menos jogadores.
Nação rubro negra.
Venham fazer parte da nossa página do flamengo no Facebook .
Sempre com as últimas notícias do mengão
CONFRARIA DO URUBU
Por causa de um lance num jogo treino? Sinceramente, não vejo com maus olhos jogar com dois na frente mas só em jogos fracos ou quando tiver um a mais ou principalmente quando precisar do resultado. Fazer uma temporada com um esquema com dois centroavantes é impensável.
Ja ia falar, um lance em jogo treino e ja aparece comentarista sabidão.
Meus dois atacantes seriam Lincoln e VJ... sem mais! E quando o VJ fosse embora seria o Victor Gabriel este que foi o artilheiro da copinha e que por sua vez começou a jogar pelos lados tem muita movimentação, com a ida do Lincoln para o profissional foi "adaptado" a função e arrebentou!
-----------Meu time seria 3-5-2!
--------------Diego Alves
---Rodolfho ---Léo Duarte --- Juan
---------------Cuellar
-Geuvânio--Diego--Paquetá--Everton
----------VJ--------Lincoln
No Lugar do Geuvânio, Berrio quando se recuperasse.
Opções: Cesar, Réver, Thuler, Patrick, Jonas, Ronaldo, Jean Lucas, E.Ribeiro, Marlos Moreno, Berrio, Victor Gabriel, H. Dourado, Rodinei, Trauco....
Prefiro Vinícius Júnior, Vitor Gabriel (ou Lucas Silva) e Lincoln . Acho tarde para investir no Guerrero, que só funciona jogando ao lado de atacante rápido pelo meio e finalizador .
Quanta idiotice... Vinícius Júnior pra ele é o quê? Volante? É cada gato mestre que aparece.
Sinceramente, não vejo como o melhor esquema. Realidade seja dita, não temos laterais totalmente confiáveis. O que o Flamengo mais tem no elenco são "pontas", então temos que buscar um esquema que priorize esses jogadores. Alguém lembra do 3-4-3 do Guardiola? Ele usava no Barcelona por exemplo com o Mascherano fechando a linha de 3 da zaga, consigo ver o Flamengo usando a mesma tática.
Diego Alves G
Réver ZD
Jonas ZC/V
Juan ZE
Berrío MD
Diego MCD
Everton Ribeiro MCE
Éverton ME
Paquetá PD
Guerrero ATA
Vinícius Junior PE
Enquanto o Berrío não volta, eu iria propor recuar o paquetá para a meia direita e colocar ou o Geuvânio ou o Thiago Santos que está retornando de empréstimo na ponta direita.
Temos reservas em quase todas as posições, Julio César ou César no gol, Rhodolfo na zaga, Cuéllar substituindo o Jonas, Trauco na meia esquerda sem tanta obrigação de ser um lateral defensivo, o Rodinei podendo explorar seu potencial ofensivo na meia direita, se quiser um meio de campo mais combatente temos Jean Lucas e Ronaldo, prefiro mil vezes os dois do que o Arão (bem que poderia ser trocado pelo Zeca). Nas pontas temos o Marlos Moreno que poderia ter finalmente ser utilizado, se ele for ruim, que suba o fominha do Lucas Silva ou joguem o Lincoln pela ponta direita. Dourado para o lugar do Guerrero.
Pra finalizar, emprestem o Leo Duarte para ver se ele presta, mandem embora Rômulo, Renê, Pará... me perdoem se esqueci alguém. Tenta trocar esses bostas pelo Zeca tb, vai que cola.
O único que eu realmente não tenho uma opinião formada é o Ederson.
Abraços!
Vinicius junior e guerrero pra mim seria o ideal hj! Tirar vinicius desse isolamento da esquerda! Vinicius tem jogar mais perto da area para botar na frente e finalizar! Aceleraçáo do moleque e otima! Ele se embanana quando tentar armar! Ainda Erra passes faceis! Nao sabe armar! Vinicius junior é muito mais atacante do que meia atacante!
3-1-4-2
Diego Alves
Rodolfo -Jonas - Juan
Cuellar
Everton- Diego - Paquetá- Everton Ribeiro ( Geuvaneo)
Vinícius Jr - Dourado (Guerreiro)