Renato Mauricio Prado: “O duvidoso custo-benefício do Flamengo”

Compartilhe com os amigos

O grande problema desse time do Flamengo é que ele entrega muito menos do que promete. O investimento foi alto, chegaram jogadores de renome, mas bola que é bom, nada. Jogo após jogo, o rubro-negro continua devendo e, nem mesmo quando vence, consegue encher os olhos da torcida e da crítica. O empate com o River Plate, na estreia na Libertadores, foi apenas mais um capítulo dessa frustrante história, que no ano passado culminou com dois vice-campeonatos e um único título mixuruca, o do Carioquinha. Ah, houve também a vaga direta na principal competição das Américas, graças a um sexto (!!!) lugar no Brasileiro. Colocação comemorada em campo, com direito a foto com os dirigentes etc, numa das cenas mais constrangedoras da recente história do Mais Querido.

O chamado “setor de inteligência” do clube contrata aos montes, mas Pará continua na lateral-direita e o medíocre Renê agora foi efetivado na esquerda (com todos os problemas de marcação, Trauco é mil vezes melhor que ele). Desconfi o cada vez mais das cabeças que compõem esse núcleo, pois chega a ser assustador o número de contratações que se mostraram equivocadas. Isso sem falar na lerdeza para resolver qualquer coisa: vide a tragicômica novela “Rueda” e a improvisação de Carpegiani como treinador, quando ele fora contratado para ser gerente de futebol.

O que mais me incomoda na atual administração é o seu ar blasé, eternamente desconectado do sentimento da torcida. Historicamente, o Flamengo sempre foi um time guerreiro, ofensivo, lutador até o fi m. A maioria dos atuais jogadores nem de longe encarna essa mística. Lucas Paquetá, por exemplo, tem a cara do clube: não é craque, mas luta os 90 minutos, como se estivesse disputando uma eterna fi nal de Copa do Mundo. Outros, como Éverton Ribeiro, dão a sensação de que estão ali para cumprir uma obrigação tediosa. Perder, ganhar, empatar? Tanto faz.

Jogador excepcional e técnico do time campeão da Libertadores, Paulo César Carpegiani assumiu com a ideia (positiva) de armar uma equipe ofensiva, com apenas um cabeça-de-área que sabe jogar (Cuellar). Inspirou-se, com certeza, no Flamengo de 81, que dirigiu com tanto sucesso. O problema é que não conta mais com Zico no meio-campo (Diego continua a ser um jogador lento e irregular); Pará e Renê, nem nascendo de novo poderão ser comparados a Leandro e Júnior; e Éverton Ribeiro não tem um milésimo da garra de Tita – isso para fi car apenas nos casos mais gritantes.

Na partida de estreia na Libertadores, diante do River, o treinador cometeu ainda um erro capital: ao substituir o extenuado Éverton, ao invés de colocar em campo Vinícius Jr., que poderia puxar os contra-ataques, optou por William Arão, numa estratégia covarde que chamou de vez o adversário para o ataque e terminou com o castigo do segundo gol de empate, impedindo o triunfo, que seria importantíssimo, na primeira rodada em casa.

Sem ritmo e sem sorte 

Cruel, como de hábito, a torcida na internet já compara Diego Alves ao nada saudoso Alex Muralha. É verdade que ele falhou nos dois gols, mas nenhum deles pode ser considerado um frango e é obrigatório dar um bom desconto por conta de sua longa inatividade. Aliás, a contusão de Diego, na reta fi nal da Sul-Americana, apenas reforçou outra impressão preocupante em relação à administração Bandeira de Mello: a falta de sorte. Basta ver quantos foram os problemas com jogadores importantes (Diego, Berrio, Diego Alves e Guerrero). E ainda teve o caso Conca. Que tal uma ida aos Capuchinhos, hein? São Judas Tadeu sozinho, coitado, não está dando conta.

Reprodução: Renato Mauricio Prado/Jornal do Brasil

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Vamos ser realista, esse time é uma bosta, que custa muito caro, um time prepotente e arrogante igual ao seu presidente.

  • Tirando a parte em que ele fala que o Trauco é muito melhor do que o Renê,pois não vejo diferença nenhuma nos dois,e são tudo a mesma bosta;do resto eu estou de acordo com o RMP,e gostei do seu texto.

  • Ahnão fazendo o primeiro jogo na temporada, enquanto VJr já está anos luz do seu primeiro. Diego Alves totalmente sem ritmo assumir a titularidade e Pará substituído por Rodinei (vai virar moda queimar substituição entre esses laterais? Se os dois são ruins, escolhe um e seja o que Deus quiser!). Ainda coloca Rômulo, Rômulo…o time ia bem com um volante, coloca dois que são meio. Fomos prejudicados pela Comebol, pelo juiz e pelo próprio Carpegiane. Estreia frustrante em todos os sentidos.

  • O Carpeggiane foi a inspiração do Zé Ricardo. Acho que nem o filho dele gostou da substituição.

  • Na minha umilde opinião everto ribeiro disputa vaga com diego e paqueta nao da pra jogar os tres porque so o paqueta marca e no momento o menino e insubstituível entao sobra pra diego e evrton ribeiro uma vaga e na pornta direita tem que entra alguem rapido e que faça gols e de trabalho porque as jogadas so acontecem do lado esquerdo everton cardoso , paqueta e vinicios junior sao esses jogadores que estao desequilibrando nos jogos , meu meio seria everton c , paqueta , diego , marlos moreno ( para ver se joga alguma coisa ) .

    • Diego cadencia todas as jogadas. Perde a bola de forma bisonha. Everton Ribeiro não vem jogando nada. Difícil escolha!

  • A verdade é o seguinte, futebol é resultado, vamos parar com a hipocrisia de que falta isso ou falta aquilo. Diego, Everton Ribeiro, Guerrero, Diego Alves, Berriu, Giovani, Arão, Cuellar, entre outros contratados e muito elogiado pela torcida e imprensa. Agora ficam todos criticando como se o clube tivesse contratado mal. Se o flamengo colocar qualquer um desses jogadores no mercado, qualquer time brasileiro vão brigar por eles, então tem alguma coisa errada e oq está errado chama-se resultado. Se esse time emplacar uns três resultados positivos contra equipes de nível esse time vai ganhar a confiança necessária. Não é possível que esse time não consiga conquistar alguma coisa esse ano.

    • Então temos que ter paciência e esperar o time emplacar três vitórias contra times fortes???? Blz,vamos esperar então… gravei seu nome!

  • Se colocar alguém mais dinâmico no lugar do ER o Flamengo ficará muito melhor.

  • O Flamengo está com o mesmo problema do ano passado. Faz o gol e recua, parece que prevê que ira tomar o gol de empate.

    • Tem que fazer o placar, foi treinado para ser ofensivo, o esquema pode funcionar sim, mas indo para cima, eles que precisam marcar, temos 2 laterais presos, 2 zagueiros e 1 volante no meio, solta os 4 meias e vai para cima, Era o VJ e não Arão que devia entrar!

      O time já estava cansado na frente e no meio, põe VJ cheio de vontade para puxar o contra ataque e manter o River atrás, agora ficam com medo´de perder aí tira a vontade de vencer!

      • Acho difícil jogar só com um volante com Diego no time. Se marcio Araújo era um a menos quando o time tinha a bola, o Diego é um a menos sem ela ! Acho que o Diego renderia bem mais entrando no segundo tempo.

        • Na minha opinião, respeito a sua, mas discordo, o Diego foi nosso melhor jogador, nem parece que tem 33 anos. ER é que não convence, na minha opinião é claro

        • Acho que trocar o ER por Jean Lucas ou Marlos o Diego jogaria melhor.

      • Exato.

        Nao adianta ser ofensivo e depois q faz o gol recuar.

        • Pois é, pressão do começo ao fim!

  • Um comentarista que define o Paquetá como “esforcado”…

    O garoto tá jogando o fino!

    Não tá sentindo pressão nenhuma, ontem deu um drible pelo lado esquerdo, iniciando jogada que olha… Coisa linda!

    O passe pro gol do Everton então.. nem vou citar!

    ENSINA PAQUETÁ!

    • Ele foi infeliz no comentário sobre o Paquetá!

      • Ele é um infeliz 365 dias por ano!

  • Peralá, o PAQUETÁ JÁ colocou o Diego e o Everton Ribeiro no BOLSO faz tempo. Dizer que ele é apenas esforcado é sacanagem. Mulek é o melhor do time disparado, melhor que Leke Jr.

  • Acho que foi bem no texto …
    Esse eh flamenguista doente.
    Ja que o trauco eh fraco na marcação mais joga bem com a bola nos pés pq não coloca o time com três zagueiros e solta trauco e rodinei pra apoiar os meias quem sabe assim o time rende mais!

    Acho que o problema do fla não é o time nao ter alma como um monte de tonto fala…
    A Questão eh que não temos jogadores no elenco com características de luta temos apenas jogadores que jogam com bola no pé mais na técnica. ..
    Então ou contrata um volante tipo Felipe Mello ou muda o esquema de jogo.
    Pois senão vai ser tenso.
    Tbm não achei o empate a pior coisa do mundo pois esse grupo vai ser embolado mesmo,qualquer um tem condições de ganhar fora e empatar em cada a questão que é que todo mundo já está com saco cheio e traumatizado com esse time então vêem tudo com negativismo …
    Aposto com quem quiser que o Flamengo passa em primeiro do grupo.

    • Uma coisa que há tempos não dá certo é apostar no Flamengo.
      Aceito a aposta, mas como torcedor vou comemorar se perder.
      Vale uma camisa do Fla, não precisa ser a oficial?

      • Pode ser …
        Fazemos a aposta e vamos se falando passe seu email que te mando um oi la ….
        Daí quem perde paga uma camisa que seja bonita ok? Não precisa ser oficial …
        Depois pelo e-mail quem vence passa o endereço pra receber a camisa kkk oq acha ? …

        • Pode ser. Terei o maior prazer em perder kkkkkk.
          Segue o e-mail: [email protected]
          Oficial não, muito cara. Mas pode ser uma qualquer do Fla. Abraço!

          • A hora que eu tiver um tempinho mando um salve no email. ..
            O meu é [email protected]
            Caso vc tenha mais tempo que eu vago kkkkk abraço eh nois

    • Tbm acredito, Emelec, Santafé e River não são que se falaram, se tivessem ido para cima tinham feito uns naqeles bostas.

      • Vc assitiu o jogo ontem do Santa fé?
        Achei o Emelec mais forte que eles …
        Se o fla vencer la chega com moral contra o Santa fé eu acredito no carpegiane kkkk vao me chamar de maluco mais to confiante nesse loko

        • Eu vou esperar as proximas semanas, nao pra avaliar os resultados, mas pra avaliar se ele vai ter coragem de barrar os piores.

          Ele prometeu isso e espero que cumpra.

          Caso cumpra terá meu respeito.

          • Eu não acredito que já chegue a esse ponto …
            O carpegiane gosta de medalhão o desafio dele não é barrar os caras mais sim fazê-los jogar bem …
            O Diego ja esta jogando bem melhor falta o Ribeiro ….

            • Cara nao aguento mais o Romulo e o Para, estao fazendo hora extra ja aqui.

              • Com toda ctz …
                Ninguém aguenta mais o Rômulo ta fazendo corpo mole …
                Eh impossível que ninguém perceba isso e cobre o cara. ..
                Ja o para eh ruim mesmo

        • Tbm acredito e temos que dar moral, como vc se desenvolve sendo criticado, seguraram um aprendiz teimoso e burro, pq não ter paciência com quem entende de ffutebol! Carpa erra e busca o concerto, justifica!

    • AMÉM!!

    • Falta alma e raça também,mas é somente uns dos grandes problemas que o Flamengo vem tendo. E esqueça esse F.Melo,pois por onde ele passa ele só arruma problema e confusão,além de eu não ver esse futebol que falam que ele tem. resto eu estou de acordo com você.

      • Nao disse que quero o Felipe Mello apenas dei um exemplo …
        Tbm.não gosto da postura dele muito mais…

  • O elenco e bom falta raça e calma tem jogadores na base que jogariam muito melhor que pára e arão e outros.

  • O Flamengo ainda esta lambendo as feridas da outra Libertadores…vamos aguardar as desculpas desse ano!!!

    • “jogamos dois jogos sem nossa torcida” “fomos prejudicados pela arbitragem contra o River”. Já estão prontas as desculpas, só falta acontecer a desgraça para que sejam utilizadas.

      • Kkkkk,verdade.

  • Pior que além disso, nós rubro- negros somos mestres em criar expectativas .

  • Tirando a parte do Trauco, que pra mim é outra bosta também, tá certinho o texto.

    • Trauco iludiu uma galera no início.

    • Penso da mesma forma.

Comentários não são permitidos.