Resultado fictício e futebol claudicante!

Compartilhe com os amigos

Salve, Salve Nação Mais Linda do Mundo!

Mais uma coluna no espaço rubro-negro mais democrático do mundo! E hoje, especial, extraordinária e excepcionalmente, desejo um dia sensacional e maravilhoso a todas as mulheres. Sejam elas quem e onde estiverem, nós as temos em nosso convívio, enobrecendo, embelezando e suavizando nossa seara diária. Todos possuímos, queiramos ou não, ligação uterina com elas que fazem com que nossos dias sejam (na maioria das vezes) mais felizes, rsrs. Parabéns pelo seu dia internacionalmente reconhecido, embora eu seja da opinião que devamos considerar todos os dias como tal.

Passadas as amenidades, entremos de fato no tema da coluna: nossa acuidade e talento diferenciados nas cobranças de faltas e no péssimo futebol apresentado por nosso time que não consegue engrenar nenhuma boa atuação há tempos. Não é pelo jogo de ontem pois, afora o resultado (enganoso) da partida, o time carece sobremaneira de melhorias táticas e, principalmente, da troca de algumas peças do elenco atual.

Vamos ao jogo de ontem: o primeiro tempo foi mais feio do que fazer barraco em praça pública e que sorriso de bebum banguela, pior do que servir cerveja quente. Parecia um treinamento ataque-defesa, onde o Boa Vista apenas defendeu-se, estacionando duas linhas de cinco jogadores, tentando criar uma barreira intransponível.

Não conseguiram ser intransponíveis, mas o Flamengo ajudou a não serem vazados mesmo sendo perfeitamente identificável a pouca qualidade técnica do elenco boavistense e seu mau posicionamento no campo de jogo. Tentavam, apenas, contra-atacar por uma de nossas laterais. Adivinhem qual??? Qual??? Qual?!?!?!?! Acertou, “mizerávi!!!!” A esquerda!!! Será que a diretoria do Flamengo não acordará nunca??? Estariam em transe? Ah, deixa isso pra lá!

Voltemos ao que realmente interessa: a partida. Após sofrermos (nós, torcedores) nos primeiros quarenta e cinco minutos, extremamente entediantes, onde o time justificou a fama de “arame liso”, após o início da segunda etapa conseguimos finalmente vazar a defesa adversária e ganhar o jogo com certa tranquilidade e aparente autoridade.

Digo “certa” porque o goleiro dos caras “muralhou” no primeiro gol. Após chute de longe de Rodinei, suas mãos de alface deram o ar da graça e, mesmo chegando na bola, ele não conseguiu evitar o primeiro tento rubro-negro. Depois de abrir a porteira, o Flamengo jogou mais solto. A movimentação melhorou (não se iludam!!!) e conseguimos ampliar o placar em dois belíssimos gols de faltas cobradas por Diego e Paquetá. E foi só, literalmente.

De bom, apenas a muito boa atuação de Lucas Paquetá, que deve ser destacada, além da re-estreia de Julio Cesar, justamente homenageado e laureado com a braçadeira de capitão, no gol do Mengão. Nosso goleirão deveria ter sido brindado com um jogo melhor, pois nem foi testado para mensurarmos sua condição de jogo. O Boa Vista quase não ameaçou nossa meta e quando tentou algo mais incisivo, errou a maioria dos arremates.

O preocupante são as péssimas atuações de alguns jogadores na partida, com destaques negativos para as atuações de três deles: Diego (errou tudo, menos a cobrança daquela falta), Henrique Dourado (parecia uma parede, sem domínio, perdido no jogo) e Éverton Ribeiro (onde está o cara que nos encantou no biênio 2013-14?). Vou tirar o “possante” Renê dessa lista hoje pois, apesar de ser considerado “hors concours” em matéria de más atuações (juntamente ao “poderoso” Rômulo), teve atuação discreta, mas segura.

Além do fato de estarmos apresentando futebol paupérrimo (como não utilizar o superlativo?), tenho receio do que possa vir a acontecer conosco no restante da temporada. Estamos sofrendo deveras com a falta de padrão tático, alguns jogadores têm se apresentado infinitamente abaixo do que podem render e taticamente somos fragilíssimos (olha ele de novo!).

Como ter esperanças em um bom rendimento na Libertadores se continuarmos a nos apresentar dessa maneira? Eu, sincera e honestamente falando, não tenho nenhuma, a não ser que algo mude de fato. E quanto ao Brasileirão? Certamente que devemos trabalhar demais para tentar melhorar de forma categórica e conseguirmos dar a nossos torcedores as alegrias que eles merecem, caso contrário, será mais um ano perdido.

Enquanto isso não acontece, vamos colecionando más atuações de forma contumaz. Elas se sucedem aos borbotões e suas intercorrências não cessarão até que nosso departamento de futebol tome tenência e conscientize-se de que algo, real e honestamente, deve mudar de forma definitiva. Essa demanda é imperativa, clara e cristalina como a luz que nos “alumia”!

Precisamos quebrar esse paradigma, e toda quebra de paradigma demanda entendimento e esforço coletivos, sendo ela identificável somente através da mudança de atitude. Devemos sepultar as entrevistas “Forrest Gump” tanto após os jogos quanto nas coletivas por parte do elenco e comissão técnica. Essa mentalidade escusa deve mudar radicalmente!

Enquanto essa postura pródiga em responsabilidade e a veleidade extravagante com que desviamos o foco da realidade, criando um campo virtual em que tudo é lindo e maravilhoso, continuar a reger as práticas corporativas rubro-negras, continuaremos andando em círculos. E essa postura helicoidal tende a levar-nos a um estado de torpor, cujo qual será muito mais difícil de ser identificado e extirpado.

Por um Flamengo atento e menos benevolente! Por um Flamengo com a mente aberta e poder de recuperação! Por um Flamengo ciente de suas limitações, capaz de subjugar suas deficiências em prol da evolução gradativa e constante. Por um Flamengo responsável e ciente de seu papel de protagonista esportivo. Por um Mengão transformador, positivamente, da vida de seus torcedores magnéticos fanáticos e apaixonados. Por um Flamengo mais Flamengo! E pra ontem! Vai pra cima deles Mengo!!!

O Flamengo simplesmente é!!!
Saudações Rubro-Negras a todos!

Fabio Monken
Follow @fabio_monken

Sugestões? Críticas? Elogios?
Deixe seu comentário e faça-o com educação e respeito.
O Debate SEMPRE é salutar, mas a ignorância e a falta de educação são os combustíveis dos fracassados!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Queria ver os garotos jogando mas parece que o primeiro turno do carioca foi só outro engana trouxa que essa diretoria e comissão técnica nos deu.

    No Flamengo atual só me agradam os goleiros, o Paquetá, Cuellar e o Juan, o resto embrulha chuta pra longe.

  • Mais uma vez se supervaloriza a tática e esquecem da preparação física. Por analogia, é igual aquele computador antigo que teimamos em melhorar com a instalação de aplicativos, mas é lento e trava constantemente. Não dá pra melhorar só no software e esquecer o hardware, não roda…

    O Flamengo precisa melhorar muito seu preparo físico (hardware), para poder evoluir taticamente (software). Diego e ER7 ainda estão lentos, assim como Juan e Rever, todos já com idade avançada… Quem é o atual preparador físico do Fla? Tem que trabalhar muito forte esse ano, talvez contratar um preparador melhor, porque o time se arrasta em campo desde ano passado.

  • Esses caras que vaiaram o ceifador devem ser os mesmos que aplaudiram o marcio no mesmo local…quando tinha um que só fazia pivo tinha quem reclamasse agora que tem um que fica na área também reclama ..o torcida chata da porr……pelo que vi até agora…o Flamengo tem que jogar no 4231…Jonas e cuellar…Paquetá ,Diego, Éverton Ribeiro e dourado na frente…..na lateral ..Rodinei e Éverton (se não quiser vai ser reserva )….e antes que eu me esqueça … essa vai pros iludidos que acreditam que seremos campeões da libertadores… NÃO SEREMOS !!!!!!…. FATO !!!!!!

    • Sao mesmos? Vai se lascar, oque ele fez pra merecer aplausos? É um caneludo de marca maior, nao só perdeu gols ridiculos ontem, como perde um todo jogo. Oque queremos? ALGUÉM QUE FAÇA GOLS (TEM 3 SENDO 2 DE PÊNALTI, NISSO ELE É CRAQUE, E 1 BATENDO MAL.) E NÃO PERCA GOLS INACREDITÁVEIS, é tão difícil ver isso?

      • Em que momento eu disse que ele não é caneludo ????….todos aqui Sabiam disso cara !!!… Assim como o Hernanes brocador que Também era caneludo ele ainda pode vim a dar certo…com que dinheiro tu queria contratar um jogador goleador que saiba dominar uma bola ???…. me fala aí sabichão….o meu questionamento foi o fato de uma grande parte da torcida querer um cara que colocasse a bola pra dentro do gol e não um que tratasse ela com certa habilidade…. então por mais que goste do futebol do guerreiro (eu me incluo) não vou reclamar se trocaram ele por um caneludo que faça gols…ta muito cedo pra criticar o cara na minha opinião…o próblema do time tá longe de ser o caneludo do ceifador… agora ficar gritando o nome do guerreiro sendo que o cara não está nem disponível é a mesma coisa que aplaudir o Márcio no Maracanã e na ilha na minha opinião… TORCEDOR sem noção…entendeu ou quer que eu desenhe ???

        • Por mim, que trocasse Guerrero e dourado por 1 saco de arroz, 11,5 milhões não é dinheiro de pinga não, que usasse o centro de inteligência pra alguma coisa e mapeasse o mercado, é pra isso que deveria servir. Hernane era caneludo mas não desperdiçava chances claras, todo jogador é passível de vaias, se jogar o próximo jogo bem, advinha? Será aplaudido, é a lógica.

          • Eu apenas acho que tem gente na frente do ceifador pra seré vaiado.. Arão… geovanio…

            • Mas ambos são reservas e pouco entram, como seriam vaiados? Aliás, Arão tbm foi ontem, se ele quer mesmo melhorar a vaia irá ajuda-lo, pois agr sabe que se perder oque perdeu ontem irá ouvir, brocador sofreu o mesmo e foi o artilheiro do Brasil depois.

              • Vamos aguardar..

        • O Flamengo paga fortunas a esses pernas de pau, voce acha que não poderíamos ter um melhor com essa grana? Só 2 exemplos que já pesquisei, tanto o Jonas do Benfica como o Rodrigo Moreno do Valência ganham menos que Guerrero. Voce acha mesmo que comprar um caneludo por 12 milhões é um bom negócio? E Marlos + Geuvânio + Rômulo que juntos custam mais de 1 milhão ao mês, e nem jogam? Se o Flamengo não desperdiçasse com tanto jogador caro, dava para pagar salário até ao Diego Costa!

          • Mais aí coloca na conta dessa diretoria… concordo que tem muito come e dorme lá…mas o Flamengo não tem dinheiro pra contratar so pra pagar salario e olhe lá… essa galera que você citou vieram só a custo de salário…cabe a pergunta se valeria a aposta…o Rômulo era bom jogador … geovanio Também…mas deram errados….

            • Não sei amigo. O que sabemos é que todos esses que citei chegaram repentinamente sem ninguém saber… Quem veio “de graça” pediu o equivalente em luvas, então o barato sai caro. Por exemplo, Rômulo ganha bem mais que Cuellar. Da pra contratar sim, nem que seja à prestação. Mas tem que parar com as contratações inúteis, senão nunca vai sobrar dinheiro. Olha só o desperdício na folha:
              Guerrero – 1 Mi
              Geuvânio – 500 mil
              Rômulo – 400 mil
              Marlos Moreno – 500 mil
              Dourado – 500 mil

              Só esses ai dariam uma economia de quase 3 milhões ao mês. Daria para ter pelo menos 2 CAs melhores.

              Não acredito nessa falta de opções que tanto falam, o Flamengo atual está pagando salários altíssimos, se procurar melhor não faltam opções melhores e até mais baratas que Dourado e Guerrero.

              • Contra fatos não há argumentos…

    • Concordo em muitos pontos. Mas merecemos coisa melhor que Dourado. Aceita amigão, a grande maioria achou a atuação dele muito abaixo ontem.

      • Com certeza…mas é oque tem … não acho que o vizeo seja melhor que ele…e o guerreiro já sabemos oque ele pode dar…e mesmo assim um grande parte da torcida reclamava do tau do pivô…e complicado..

        • É complicado mesmo, principalmente depois de gastar 12 milhões…

          • Rsrs

    • Tambem nao gosto do Ceifador,e nao gostei da sua contrataçao. mas tambem nao tenho a menor saudade do pivo enganador. pra mim os dois sao fraquissimos e nao tem a menor condiçao de jogar no flamengo.

      • E mas só temos os dois… é um ou outro quando o guerreiro voltar…ou você prefere o garoto vizeo ?..rsrs

        • Eu prefiro nenhum dos tres,sao todos fracos,e a diretoria errou ao trazer o Dourado tambem na minha opiniao. mas se for pra escolher entre um deles eu iria de Dourado mesmo,ja que nao tem outro jeito.

          • Pois é… ta Russo..

    • Colega, infelizmente acho que nem passaremos pela primeira fase……quero queimar a língua.

  • Ok, Mas o time do Boa Vista não é tão fraco assim, tanto que foi o finalista do 1º turno e o vasco suou pra ganhar deles há alguns dias. Jogaram todos atrás da linha da bola. Foi um bom coletivo pro Flamengo.

    • Mas aí você tá comparando por baixo, basco e boa vista são do mesmo nível.

  • Flamengo nao joga bem ha trocentos anos. A cada ano joga bem uma vz. Parece que ngm se acostumou. So jogava bem quando tinha Zico e Cia. E depois que o maestro junior parou, ja era. Ha muitos anos leio sobre isso que o fla joga mal, ganhou mas nao convenceu.

  • Como eu havia dito em outro tópico: Só ganhamos do BV, pq além dos frangos do goleiro, o time dos caras cansou. Estavam muito mal fisicamente.
    Acho que o ER está muito aquém, mas na esquerda melhorou um pouco.
    Rodolfo tem que ser titular, a defesa tem mais velocidade com ele.
    Agora, a questão do arame liso é para Sócrates resolver! Pqp passaram todos os tipos de técnico e nenhum deu jeito nisso. O elenco do Flamengo é respeitado pelos adversários, eles só jogam no contra ataque, campeonato brasileiro com 10 times jogando assim inclusivamente em casa então, vaga na Libertadores vai ser lucro.
    Ainda acho que é falta de esporro superior, mas até janeiro do ano que vem, que milagre pode acontecer para esse time entender que intensidade não é se movimentar para receber um passe no lado ou atrás? O gol é do outro lado!

    • Falta preparo físico amigo. Time se arrasta desde ano passado. Claro que com o Boa Vista, eles iam acabar cansando antes, não estamos falando do mesmo nivel de um time como o Fla. Mas contra o River Plate ficou claro que eles correram muito mais e marcaram pressão o tempo todo. Não acho que é falta de cobrança, acho que os treinos de preparação física estão muito leves. O proprio preparador do Rueda falou isso ano passado, falta mais intensidade.

      • Pode ser, e tomara que seja pq é mais fácil consertar. Pior é se o time estiver bem preparado, mas correndo errado. Aí fudeu!

        • Difícil não é (exceto aos que estão acima dos 30). Mas o preparo ainda está em crescimento, por isso espero que tenhamos um ótimo preparador físico esse ano.

          E concordo contigo que também não adianta correr com uma tática esdruxula, ou num time sem entrosamento. Mas as formações e táticas do Carpe parecem boas. Se melhorar o preparo físico os resultados vão melhorar muito também.

Comentários não são permitidos.