Rica Perrone: “Assisti Flamengo x Atlético de 1981”

Compartilhe com os amigos

Como a maioria das pessoas de menos de 40 anos, ouço falar do polêmico Flamengo x Atletico da Libertadores de 81 como um dos maiores roubos da historia do futebol. E como a maioria deles, também nunca havia assistido ao jogo na íntegra.

Pois de curiosidade, abrindo uma série no blog sobre jogos antigos, resolvi assistir pra encontrar o meio termo entre os exageros atleticanos e a defensiva rubro-negra.


Cenário: Jogo de desempate da fase de grupos da Libertadores de 81. O empate era do Flamengo por ter feito mais gols. Jogo em Goiânia.

O arbitro Jose Roberto Wright foi escolhido em comum acordo pelos dois clubes para apitar o jogo.

6 minutos – Cerezo para um contra-ataque fazendo falta em Leandro e toma amarelo. (Cerezo jogava contrariado e obrigado pelo Galo em virtude de ter sido expulso em 79 e ficado 2 jogos fora, o que no entendimento do clube prorrogava seu contrato)
8 minutos – Atlético tem mais chances de gol, jogo intenso, arbitragem dura com os dois lados dando todas as faltas.
13 minutos – Jogo muito intenso com muitas faltas para interrompe-lo e todas bem marcadas até então. Nenhuma polêmica.
17 minutos – Atlético tenta esticar bolas e o Flamengo tenta chegar tocando. Nenhum dos dois consegue. O jogo segue calmo sem nenhuma polêmica.
21 minutos – Palhinha faz a segunda falta seguida no meio campo e toma merecido cartão amarelo.
22 minutos – Reinaldo pede pênalti em possível mão na bola do zagueiro. Não da pra ver sem replay, o repórter atrás do gol diz que não aconteceu.
23 minutos – Waguinho deixa o pé na dividida com Junior e toma amarelo merecidamente.
25 minutos – Terceira falta para o Atlético próximo a área. Todas foram.
27 minutos – É assustador como a qualidade técnica era determinante pro jogo. Os dois times apostam 100% no talento pra criar jogadas.
29 minutos – Éder toma um cartão amarelo. Não há imagens nem replay. Os repórteres não explicam o que houve.
30 minutos – Cartão amarelo para Mozer. Correto.
33 minutos – Reinaldo faz falta por tras no Zico e é expulso. Exagerada. Um amarelo estava bem resolvido. Jogo era leal até então. Tele Santana nos comentários da tv ao vivo diz a mesma coisa.
34 minutos – Éder expulso. Ele tromba no arbitro e ele entende como proposital. Difícil saber se foi ou não
34 minutos – Invasão de campo por parte da diretoria do Atlético. Jogadores se revolvam, imprensa entra e cercam o juiz.
37 minutos – Diretoria pede que o time se retire de campo. Muita confusão. Jogadores do Atlético começam a xingar o arbitro e tomam cartões em sequencia. Chicão expulso. Palhinha também xinga o arbitro e é expulso.
38 minutos – Carlos Alberto Silva pede para simular contusões para que o jogo termine pelo numero minimo de jogadores.
40 minutos – Os atleticanos revoltados afirmam que estava tudo armado, o time do Flamengo não se mete em nada e fica treinando faltas no gol.

Já não ha mais contagem de tempo. O Flamengo em campo, o Atlético deixou o gramado. Policia pra todo lado, imprensa pra lá e pra cá. E o Wright espera porque com 7 jogadores ainda há jogo pelo regulamento.

Antes que o Wright encerre o jogo, o Galo volta pro campo e quer jogo. O Wright diz que acabou. Que o tempo prometido para esperar o Galo havia acabado, mas o Atlético esta em campo e quer jogar.

Um torcedor invade o campo para abraçar os jogadores do Flamengo em meio ao caos.
Em nenhum momento os jogadores do Flamengo tomaram qualquer atitude. Desde o começo da confusão se afastaram e apenas esperaram.

Wright manda os dois times cada um pro seu lado e vai recomeçar o jogo. O Atlético tem sete em campo, se reúne no gramado e combina o que vai fazer antes da bola rolar novamente.

O arbitro expulsa todo o banco do Atlético, provavelmente pela invasão a campo no momento da expulsão do Éder. O Galo tem 7 em campo, literalmente, e mais nada.

O jogo recomeça, Joao Leite, goleiro do Galo, se joga no chão para que o jogo termine com 6 jogadores. E mesmo com o goleiro caido Wright mantem o jogo e não pára para que ele seja atendido.

A bola para em falta pro Galo. O médico pede para que a maca entre em campo, não tem mais reservas, já fizeram substitutiçoes. O Wright manda os medicos pra fora e Joao Leite segue deitado. Ele entende que é uma contusao armada. Leite é expulso pela cera, se levanta imediatamente.

Fim de jogo no Serra Dourada.

O arbitro sai de campo culpando o Galo, dizendo que é um time que ja entrou para isso em campo. Todos os comentaristas da transmissão e o treinador da seleção Tele Santana também condena o arbitro.


O que vi?

O jogo estava muito bom, os dois times jogavam lealmente e o arbitro apitava corretamente até o lance do Reinaldo.

Não há como alguns dizem uma sequencia de roubos até conseguir tirar o Galo da Libertadores. Há um erro e o resto do que houve é apenas consequência deste erro. Ele não deveria ter expulsado o Reinaldo.

O que vem a seguir são expulsões “justas” por comportamento, mas naturais em virtude do erro do arbitro. Ou seja, um roteiro bastante previsível até. So que ao invés do arbitro ver que errou e fingir que nao está ouvindo, ele bancou a expulsão e deu vermelho pra quem o xingava.

Há UM erro no jogo. O restante é consequência disso. Então não consigo ver como um resultado armado, mas sim como uma arbitragem que transformou uma falta na maior bola de neve da história.

Sim, o Galo foi muito prejudicado. Mas por um lance, não por 10 erros como alguns entendem ter acontecido. Partindo do principio de que ele achou a falta pra vermelho, as demais expulsões sao todas por algo que foi dito e invasão a campo. Logo, todas corretas. Mas todas elas causadas por um erro dele.

Dá pra pegar o que estou dizendo?

Em resumo, não é o maior assalto da história porque há um erro de arbitragem apenas. Mas é sem dúvida a pior condução de um jogo que já vi. Mesmo errando ali, o juiz poderia ter se acalmado, ignorado uns 5 minutos de xingamentos do time do Galo e segue o jogo. Ele quis bancar, peitar e ter razão… virou o maior vilão de todos os tempos.

E se você ficou curioso e também quer ver, são apenas 35 minutos. Segue o vídeo abaixo.

abs,
RicaPerrone

Reprodução: Blog do Rica Perrone

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Vi esse jogo inteiro no YouTube, e Reinaldo mereceu ser expulso sim, é mais uma desculpa, dos antis sobre a Libertadores genuína, que fomos campeões!SRN.

  • O Galo é o Botafogo de Minas. Na verdade eles já estavam pilhados, pois no ano anterior perderam o Brasileiro pro Fla.

  • Registre-se que antes de expulsar o Reinaldo, o jogo estava violento. O árbitro parou a partida, chamou os dois capitães e fez o gestual “acabou, a próxima vou colocar pra fora”. É claríssimo o gesto que ele faz. Depois disso, o Reinaldo dá uma entrada no meio do Zico, sem visar a bola, foi no meio da canela mesmo. Desculpe-me discordar de vc, mas ele foi expulso merecidamente.

  • Tem muita gente que gosta deste colunista, fala muita coisa sensata, e as vezes parece gostar do Flamengo. Mas há sempre uma mensagem subliminar, nas entrelinhas, apontando algum aspecto negativo…

    Que péssimo assunto esse jogo, mal gosto. Mas se vai escrever tanto sobre isso, tem que descrever melhor o contexto de rivalidade. Porque o Atletico estava pilhado a fazer aquilo, quais as declarações da diretoria na semana que antecedeu a partida… o que disse o arbitro, que todos sabem é tricolor, que chamou Zico e Reinaldo e avisou que a primeira falta por tras seria expulsão direta. E principalmente que aquele time do Flamengo levou a melhor em todas as vezes contra aquele do galo, e assim foi depois do jogo também. Porque omitir esses fatos?

    O que aconteceu foi armado, pelo proprio galo, que não aguentava mais perder.

    • Certíssimo!!!

    • Assim cara, tem muita coisa na coluna que acho tendenciosa também, mas nesse caso estão isentos. O texto acima não é deles e sim do Rica Perrone, eles só copiaram e colaram. E pelo texto que ele escreveu no blog dele, acredito que tenha apenas assistido o jogo, só isso, tentando dar a opinião sem puxar sardinha para nenhum lado.

  • Bem o juíz chamou Zico e Cerezo (ambos capitães) e informou que o primeiro jogador a fazer qualquer falta por trás levaria o vermelho … Zico a pouco tempo atrás falou isso em uma entrevista, e agora cá pra nós uma falta sem bola, no meio campo por trás o juiz pode dar sim cartão vermelho, o problema é q se puderem todos os clubes querem tirar titulos do flamengo , como os brasileiros de 87, 2009…

    • É a mais cristalina verdade!!!

  • Legal, bela anáilise, venho lendo os seus textos e confesso que já me tornei um fã! Parabéns e espero lhe ver comentando futebol nas mesas redondas das Tvs o mais breve possível.

  • A falta do Reinaldo no Zico foi muito mais forte do que a que originou a expulsão do Vinicius Jr. contra o Botafogo. Mas, como a expulsão do Reinaldo foi a favor do Flamengo, foi erro de arbitragem. E como a expulsão do Vinicius Jr. foi contra o Flamengo, foi justíssima e o jogador perdeu a cabeça e foi violento.

    • Bem lembrado!!!

  • Isso se chama desespero, o juiz tinha avisado que ia por um pra fora após um carrinho forte e em seguida uma solada. É tipo o Paolo recebendo 1 cartão por jogo, o juiz avisa mas o cara sempre recebe o cartão e fica quase implorando pra receber o 2º.

  • Meu Deus, que gramado é esse ? difícil assistir e não ficar com dor de cabeça

    • Fiquei zonzo vendo uma foto, imagine o jogo todo.

  • Reza a lenda que antes da expulsão do reinaldo o wrigt teria chamado os capitães e dito, que : “acabou a partir de agora quem entrar rispidamente vai pra rua” aí em seguida o reinaldo deu a entrada.

    • Não é lenda é verdade, ví o jogo ao vivo e foi isso mesmo.

    • Já ouvi falar disso ai também

  • O problema é que o torcedor diz o que ouviu a anos, ele não se preocupa em ver e tirar as conclusões, e claro que só falam dos jogos do Flamengo, o resto passa

  • Sinceramente, este tipo de falta do Reinaldo é para expulsão. Não havia qualquer razão para a falta, a bola está na intermediária e ele dá um carrinho no Zico. Com os pés armados. Se pega, machuca, como o Rildo fez no domingo. Cartão vermelho.

    • Pois é, sempre falei isso, o Reinaldo foi extremamente maldoso. Incrível aquela entrada, expulsão na certa mesmo. Na minha opinião Wright acertou e a partir dali a cabeça dos jogadores do galo ferveu de vez, perderam completamente a razão. Deveriam botar a culpa no Reinaldo.

  • O cara que fez esse desenho no campo tava com muito tempo sobrando…

    • E com muita coisa estranha na mente.

      • Coisa estranha na mente é fruto do tempo livre kkkkkk

        • kkkkk verdade.

  • SOU FLAMENGUISTA,MAS ACHO UMA SACANAGEM O QUE FEZ.

    • Sacanagem o que fez o Atlético, certo?

  • Legal vc , que não é flamenguista , se dar ao trabalho de pesquisar… eu vi este jogo no calor da torcida.. é bem diferente… os jogadores do atlético estavam pilhados e faziam faltas em sequência, revezando… acho que por este motivo a falta do Reinaldo gerou a expulsão, além de ter sido um carrinho por trás… o que veio a seguir , concordo com vc…

  • Como sempre texto perfeito…erros aconteceram,acontece e acontecerão…por isso sou a favor do VAR….Se um árbitro cometer um erro com vídeo aí meu amigo…realmente é inexplicável..Quando via partidas de show Bol ou de vôlei não tem choro nem vela…usa o video e resolve rápido…

  • O tricolor Wright sempre foi muito ruim. No campo e até como comentarista. Daqueles que discutem contra imagens, replay, câmera lenta e etc.
    SRN

    • Ele é rubro negro…

      • Jamais, rsrsrs
        Pode procurar. Até dirigente do Flu ele já foi.

        • verdade

      • Wright é tricolor doente. Dos grandes “figurões” da globo, só Galvão é Flamenguista.

        • O Arnaldo também e rubro negro .

        • Eric Faria também é rubro-negro!!

Comentários não são permitidos.