Sócios e conselheiros pressionam diretoria para resposta sobre eleições de 2018

Compartilhe com os amigos

O último ano de mandato do presidente Eduardo Bandeira de Mello segue agitado. O mandatário, que deixa o clube no final do ano,  já sofria pressão da oposição após pedido de adiantamento do pagamento do Vizeu, para que se quitasse as dividas referentes ao Marcelo Cirino, agora sofre com as notícias sobre o interesse de Bandeira e o CEO do Flamengo, Fred Luz, em assumir cargos  Federais e Estaduais nas eleições de 2018.

Sócios e conselheiros entregaram uma carta à diretoria do clube pedindo esclarecimentos, uma vez que nem Bandeira de Melo e nem Fred Luz deram suas versões ou desmentiram as notícias. Na carta, é solicitado que, caso seja verdade, os dois cartolas deixem seus cargos dentro do Fla, para que não vinculem a imagem da organização com as candidaturas.

Confira a carta na íntegra:

“Nós, sócios e torcedores do Flamengo, em respeito ao Estatuto do Clube de Regatas do Flamengo, bem como à necessária transparência e à boa governança corporativa, vimos pelo presente manifesto solicitar que o Ilmo. Sr. Presidente Eduardo Bandeira de Mello e o atual CEO Fred Luz, sem prejuízo de outros dirigentes, venham a público esclarecer e se posicionar acerca de notícias veiculadas na grande imprensa dando conta do suposto interesse em se candidatarem para cargos eletivos Federais e/ou Estaduais em 2018.

Importante destacar que não houve até o presente momento qualquer desmentido pelos citados dirigentes, tornando-se imperioso, caso verdadeiro, que se afastem de suas funções.

Não seremos coniventes com a vinculação do Clube de Regatas do Flamengo a políticas partidárias que não são representativas para seu quadro social e muito menos para a imensa Nação Rubro-Negra.

Flamengo é maior que todos e não existe para satisfazer interesses de cunho pessoal.

Lembramos a todos que temos uma temporada difícil pela frente, sob  peso da notória insatisfação da torcida face a insucessos, especialmente no âmbito do Futebol nos último anos, de forma que se torna urgente a aplicação de um foco exclusivo na boa gestão, e no incremento da eficiência, com vistas ao sucesso do Mais Querido.

A única vaidade admissível é a de ver o Flamengo brilhar.

Nesse contexto, a desassociação de dirigentes interessados em se candidatarem figura como instrumento de vital importância para o funcionamento dos ciclos eleitorais que se avizinham, tanto o ciclo externo quanto o ciclo interno. Devemos primar pela moralidade e lisura dos certames, não permitindo, sob forma alguma, desequilíbrio e abuso de poder político e econômico.

O Flamengo precisa que todos os seus dirigentes estejam 100% focados no sucesso do clube, particularmente em vencer e levantar taças. Ao longo dos anos, diversos investimentos foram realizados sem o atingimento do respectivo sucesso esportivo. É hora da dedicação máxima de todos.

Aqueles no comando do Flamengo devem ter total compromisso com o Flamengo, não se admitindo que projetos pessoais, tais como o ingresso na vida política externa, estejam acima dos interesses e objetivos do clube, como vedado no artigo 2°, §2°, do Estatuto Social, introduzido em recente reforma de 2015.

Dessa forma, por meio da presente nota, rogamos pelo posicionamento expresso acerta das diversas notícias veiculadas, mediante reforço do compromisso e prioridade com o Clube no ano de 2018.

Caso as notícias sejam verdadeiras, apelamos ainda pelo maior interesse do Flamengo, e que os citados dirigentes, no prazo de seis meses antes das eleições, se afastem dos seus cargos, mediante pedido de licença ao Poder competente, de forma a permitir que Rubro-negros interessados e focados na boa gestão e conquista de títulos em 2018 assumam as vagas até as eleições de outubro.”

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Embora venha escrita num tom um pouco acima do necessário, a carta traz um conceito essencialmente correto: separar as atividades administrativas do clube das atividades políticas de seus membros.

    Ninguém espera que dirigentes de clube sejam imunes a ambições políticas. Na verdade, política e futebol sempre andaram juntos no Brasil (para o bem ou para o mal…), por óbvios motivos. Contudo, é essencial não misturar (e jamais vincular) o clube a partidos ou correntes políticas, mesmo que de forma indireta.

    Qualquer que seja a opinião sobre o desempenho dos dirigentes (eu, por exemplo, acho a gestão Bandeira a melhor que já vi, e olha que acompanho o Flamengo desde os anos 1960…), há que se concordar que os que optam por seguir carreiras políticas devem antes afastar-se de quaisquer cargos que ocupem no clube.

    É verdade que no passado isso não ocorria. Mas os tempos atuais exigem ética e responsabilidade muito mais rigorosas do que as praticadas no passado — e é ótimo que seja assim!

  • Kleber Leite, Edmundo Santos Silva e Patrícia Amorim endividaram o FLA, Gilberto Cardoso e Márcio Braga não fizeram nada para mudar a situação do Flamengo (pelo contrário, também o endividaram demais). Desses, não aceito críticas. Aliás, se não me desse vontade de vomitar, eu riria muito dos artigos do Kleber Leite criticando a presidência do FLA. HIPÓCRITA!

    Seja do grupo do Bandeira, seja do grupo do Walim, acho que o bom trabalho continuará, pois existe uma intersecção ali. Afinal,eram do mesmo grupo e existe, de ambas as partes, o entendimento que a profissionalização é o único caminho.

  • Eduardo Bandeira de Melo foi o melhor presidente que já vi ou verei no FLAMENGO. No futuro, verão o mesmo como ídolo, do tamanho dos grandes jogadores de 81. EBM foi o divisor de águas e todos os outros que ali já estiveram ganharam títulos esporádicos, mas não vi nenhum deixar uma marca positiva. EBM tirou o FLA do fundo do poço e trouxe respeito dos patrocinadores e da imprensa no que diz respeito a gestão. Não ganhou nada em campo, verdade, mas porque não deu tempo e visivelmente não soube lidar com jogadores fracos (e também porque o buraco que os outros presidentes cavaram para o FLA era fundo demais), mas deixou tudo prontinho para que, daqui para frente, o clube seja o maior vencedor do país ou, ao menos, figurar entre eles.

    Vá fazer sua plataforma política e use sim o FLAMENGO como uma case de sucesso, pois esse é o reconhecimento que vocês merecem.

  • kkkkk… mas qndo os ex presidentes concorriam a cargos politicos, vide, Paty Amorim, oposição nenhuma fez esse tipo de carta, é muita falta do que fazer mesmo viu… eu espero q na eleição do Flamengo, a chapa do Walim ganhe, mas não com esse tipo de jogo !!

  • tomara q entrem uma galera nova .. q mantenha a politica na parte adm … mas q tenha uma nova visão no departamento de futebol uma visao mais meritocrática !! onde realemente quem está produzindo seja valorizado e quem n se adequar q va pra casa do crlh !!!

  • Postura correta da oposiçao,tem que pressionar mesmo essa diretoria pra decidir logo quem sera logo o candidato e nao ficar enrolando nos torcedores. o flamengo é maior de que qualquer presidente ou dirigente pra ser enrolado. chapa verde em 2019 se Deus quiser.

  • Se voltar KL, Marcio Braga e cia, e coisa de 1 ano voltarmos a ter dividias em mais de 500 milhoes, etc….A merda que eles fizeram anteriormente. Agora que tem dinheiro, todo mundo quer tirar sua parte. Larguem o osso….

    • Mais um da interminável serie:
      Critica ao bandeira = QUerer Paty, KL Edmundo de Volta.
      Discurso mais vazio é impossivel

    • Nao vai voltar cara,essa Chapa(chapa verde) da oposiçao sao os verdadeiros idealizadores do projeto que o Bandeira faz hoje financeiramente no flamengo,eles seguem a mesma visao e estilo do Bandeira.pode ficar tranquilo que os abutres nao vao voltar.

      • Isso aí. Temos que torcer para a chapa original assumir o comando. Bandeira deu sua boa contribuição, agora que venham os originais.

  • Excelente postura da Oposição!

    Chega de pessoas tentando tirar proveito pessoal do Flamengo!

    O presidente EBM tem feito uma boa gestão administrativa e uma pífia gestão desportiva, o receio maior dos torcedores é uma mudança radical de lideranças possa minar os sucessos desta gestão.

    Então se a oposição conseguir cativar os torcedores acerca de um perfil parecido mas ligeiramente diferente do EBM acredito que a oposição do Flamengo conseguirá vencer o proximo pleito.

    Pode não parecer nada, mas saiu uma noticia de que a Nike estaria interessada em levar Neymar para o Real Madrid se conseguirem fechar novo contrato com o time merengue.

    O que isso tem a ver com o Flamengo???

    Simples, a Adidas patrocina o Flamengo e o Real Madrid, logo, existe um alinhamento de objetivos em comum ai!

    Pois se Neymar for para o Real Madrid, a carreira de Vinicius Jr. dificilmente seguirá em alta na Espanha, logo é de interesse do Flamengo tomar uma posição nisso.

    Se a oposição conseguir um novo contrato com a Nike com algumas garantias interessantes a respeito do futuro de Vinicius Jr. talvez tenham ainda melhores chances no pleito rubronegro.

    SRN

    • Boas considerações. Mas não entendi o interesse do Flamengo no futuro do VJ no Real, voce quis dizer que ele devia voltar emprestado ou como presente da Nike?

      Acho que ainda tem uns 4-5 anos de contrato com a Adidas. Um contrato muito bom por sinal, bem acima dos nossos rivais. O proprio Palmeiras foi deixado de lado pela Adidas, pela prioridade que dão ao Flamengo. Ja teve executivo que disse que o Flamengo vende muito mais camisas que o Milan, é uma parceria muito boa. Não sei se a Nike poderia oferecer tanto aqui no mercado brasileiro, tanto em valores como em distribuição. Mas quanto mais competição, melhor pro Flamengo.

      • Eu gosto das camisas da Adidas, só acho que ela cobra muito mais caro em tudo que faz..

        O preço das camisas em euros comparado ao preço em reais nem chama muita atenção, sem contar o custo Brasil que todos conhecemos, por isso não somos mais atrativos em termos de mercado do que outros clubes grandes da Europa.

        Sobre a Nike, foi apenas uma sugestão para a oposição se fortalecer perante a torcida, mas não tenho preferências, afinal estou do lado do Flamengo!

        Mas concordo contigo que se este ano o Flamengo não ganhar nenhum título ficará dificil para EBM fazer seu sucessor.. o problema é que talvez ele já saiba disso por isso já anunciou sua pretensão eleitoral.

        Sobre Vinicius Jr., me parece claro que ele e Neymar jogam na merma posição, então as chances dele jogar no time A do Real Madrid serão muito pequenas se Neymar for para o time Merengue.

        Mas a oposição pode fazer o contrario também, como outra pessoa sugeriu acima, podem fazer um acordo com a Adidas caso Neymar ou outro grande jogador seja contratado para o Real Madrid na posição de Vinicius Jr, então o garoto possa continuar no Flamengo por emprestimo..

        A questão toda ai é que Vinicius Jr. pode não ter tantas boas oportunidades na Europa logo que chegar, e meu receio é a midia dos Anti-Flamengo se utilizarem desta situação para difamar e pintar o Vinicius como ‘uma enganação fruto de marketing’, como muitos torcedores invejosos gostam de ficar repetindo.

        Me lembro que quando Neymar surgiu, ele caia toda hora, por ser magro não aguentava nenhum tranco, e até para evitar contusões sérias ele preferia cair do que levar porrada toda hora.. é um recurso técnico de fato, já que bater não é opção numa época de tantas cameras..

        SRN

    • So acho que a oposiçao nao precisa cativar mais ninguem no momento,pois se o flamengo nao ganhar nem um titulo de grande importancia ese ano,eles têm grandes chances de ganhar na minha opiniao;Eu estou torcendo bastante pra que eles vençam essa eleiçao.

  • O Interessante que não há nada, nem certeza que ambos sejam candidatos,
    então não tem obrigação alguma para que esses abutres vagabundos peçam
    que eles venham a se pronunciar sobre candidaturas. Ah! cambada de vagabundos, vocês quase quebraram o Clube e agora querem se passar por
    protetores do Flamengo. Quem são esses Fla Fut e Flamengo da gente. são
    aquela meia dúzia de vagabundo que sempre em ano de eleição tentam se
    aproveitar e levarem vantagens com venda de apoio. Chega vocês não representam a maioria do Flamengo.

  • UM GRUPO PEQUENO DE BADERNEIROS OS MESMO QUE FORJAM A HOSTILIDADE NO JOGOS E QUEM NOS CAUSOU PERDA DE CAMPO, INCOMPETENTES QUE SÃO FRUSTRADOS.

  • Certissimo

  • Não defendendo nem um dos dois,mas quando a Patrícia Amorim era vereadora e tentou se reeleger não vi nem uma carta deste tipo

    • Td sempre tem politicagem mas eu prefiro que toda oposição enxa o saco da situação. E hj estão respaldado no estatudo de 2015. Se td mundo se policiar melhores as chances de conduta idônea.

    • Uma erro nao justifica o outro.
      Como uma merdah (pat Amorim) nao justifica outra merdah ( EBM)

      • Não respondeu nada

        • Vamos lá. Pq vc citou a Patricia Amorim? O que ela tem a ver com essa situação uma vez que foi uma presidente horrorosa. Para que trazer de novo o nome dela é de Kleber etc!?
          (Pergunta retórica que eu mesmo vou responder)
          Pq eh soh alguém fazer qualquer crítica ao bandeira, de imediato vem o mimimi de que estamos tentando trazer de volta a “ corja”. Que queremos Edmundos, KLs e etc de volta ao flamengo e esse bla bla bla eterno.
          Se eu nao Quero Cadidato A, não necessariamente eh que eu quero o B. Pois temos um alfabeto inteiro.

          • Cara vc bebeu o que só falei a Patrícia ,porque ela era vereadora,e tento se reeleger quando ainda era presidente do club,agora se vc é advogado deles,eu não tenho nada haver com isso,só fiz uma comparação óbvia,ou eu tô mentindo

            • Falar que vc tá mentindo seria agressivo . Não faria isso. Vc está sendo tendencioso. Sou advogado soh do flamengo. Quero que paty, kl, Edmundo, EBM se fodam. O flamengo precisa ser administrado por um grupo bom( já é) e um presidente bom( não é).
              Simples assim

              • Só falei porque aconteceu,não inventei nada,só procurar

                • Deixa pra lá rapaz. Parece que de fato vc nao entendeu o que eu escrevi

  • Cobrança correta, acho que tanto o EBM como o Fred Luz devem se posicionar e se realmente querem concorrer a cargos eletivos, o que é um direito deles, devem pedir afastamento dos seus cargos no clube. Flamengo precisa de dirigentes focados 100% no clube.

  • Não vejo conflito de interesse ainda, até políticos em mandato tem um prazo para decidir se vai se candidatar, e só depois se afastar. Agora, se sair de candidato realmente, seria mais ético se licenciar…
    Não vejo a hora de mudança na gestão, mas vou torcer que o Bandeira saia candidato e se eleja. É um bom político.

    • Bons políticos nós já temos em demasia, o que temos em pouca quantidade são políticos competentes e bem intencionados no que se diz respeito aos interesses do país e de seu povo.

  • ???

    Bela nota. Temos que respeitar o estatuto do clube. O Flamengo está acima de qualquer partido e interesse partidário. Não nego a importância de políticos rubro negros, mas que eles sejam eleitos sem vincular a imagem do clube. E, claro, confirmando a candidatura os respectivos dirigentes envolvidos na política deverão se afastar do clube, haja vista a incompatibilidade de focos. Agradeço a gestão EBM, foi uma gestão que mudou os rumos do clube, mas precisamos continuar nesse foco e sempre visando primeiro os interesses do Clube de Regatas do Flamengo.

    • Amigo isso não é respeito ao Clube e sim a oposição querendo o seu lugar ao sol e ter novamente o poder para continuarem a ciranda de gastos desgovernados com dinheiro saindo para torcidas organizadas, Cartões Corporativos para diretores, e a volta do finge que paga que eu finjo que jogo. É Isso que temos medo.

  • fico imaginando se a cobrança fosse assim do kleber leite até o EBM, como seria o flamengo hoje.

  • EU SOU SÓCIO E CONSELHEIRO, E ACHO NORMAL ELES SE CANDIDATAREM, INCLUSIVE É ATÉ BOM SE CONSEGUIREM SE ELEGER, SÓ ASSIM, O FLAMENGO TERÁ REPRESENTATIVIDADE POLÍTICA E AÍ, DÚVIDO QUE ALGUM GOVERNANTE ANTI, IMPEÇA A CONSTRUÇÃO DE NOSSO ESTÁDIO, NEGANDO OU ATRASANDO LICENÇAS DE CONSTRUÇÃO, VÃO EM FRENTE BANDEIRA E FRED, PELO CRESCIMENTO DO MENGÃO. SRN. ST

    • Com certeza, eu votaria em EBM até pra governador ou senador. É honesto e poderia ajudar o Fla muito mais como político. Quem sabe até resolver essa questão do estadio, como voce falou. Não gosto do estilo e resultados dele no Flamengo, mas na política tem tudo para dar certo.

      A questão é, se sair candidato deve se afastar? Voce sabe se tem alguma coisa sobre isso no estatuto realmente? Ou é fogo de palha da oposição?

    • Fred Luz nao é Flamengo

  • Essa oposição está louca, eles estão desesperados.
    O excelente trabalho do Bandeira de Mello, colocando o Flamengo como protagonista da América, deixou os antis desesperados.
    Já até imagino a campanha
    Bandeira, o papa-títulos, e uma foto do nosso presidente rodeado das taças e faixas que ele ganhou em 6 anos de campanha.

    Já sinto até o cheirinho do Palácio do Planalto.

    • Protagonista de que o demente? Dar vexame? O Flamengo é igual ao eiki Batista,vive de projeções futuras…nem as financas tão isso tudo, se tivesse nao taria adiantando pagamento de transferencia,(mal feita por sinal) para pagar uma cagada omérica que já se sabia que a conta chegaria a três anos!! Saiam da nave…

      • vc no minimo nasceu a 15,13 anos atras, não sabe o que e vexame, ficar na fila de um titulo nacional, lutar pra não cair. eu vi tudo e afirmo o flamengo mudou com essa gestão, se continuar com essas finanças e melhorar as contratações teremos um bom futuro

        • UM DIA….
          Esse dia um dia chega..
          Já no Corinthians…

        • Nao amigo,tenho 34 e até agora só vi nosso time levando fumo…sei que hj é muito melhor do que já foi,mas só fora de campo,dentro,nos apequena nos,ninguém mais respeita,até o Emelec.

      • Quanta bobagem

      • O companheiro estava sendo irônico, meu caro.

      • É ironia cara.

    • Acho que é ironia, sério mesmo.

    • protagonista de quê? No carro-chefe futebol que não é!

    • kkkkkkkkkk,boa ironia cara.

Comentários não são permitidos.