Abri(u)l. E os campeonatos de verdade chegam

Compartilhe com os amigos

Olá, coleguinhas de Coluna do Flamengo, chegou a hora de observarmos novamente o calendário. Antes de olharmos para o mês de Abril, vamos avaliar os resultados de março? Uma das coisas interessantes de fazermos esse quadro já há um ano é podermos comparar igual período do ano anterior. Vamos lá.

Este ano, o mês de março alcançou os seguintes resultados: 4 Vitórias, 1 Empate e 1 derrota. Aproveitamento de  72,22%. Exatamente o mesmo resultado que Fevereiro. Marcamos 11 e sofremos 3. Sofremos menos da metade, mas marcamos um gol a menos que no mês anterior. Sofremos ainda mais cartões. Foram 15 cartões este mês contra 14 no mês anterior. Destaque para aquele cartão vermelho de Vinícius que faltou critério ao árbitro. Em março de 2017 fizemos um jogo a mais, que foi um empate o que abaixou o nosso aproveitamento para 66,66%, mas fizemos 61,11% mais gols com o time de Zé Ricardo. O que isso quer dizer? Que precisamos marcar mais gols. Simples. No ano passado o time do primeiro semestre fracassou na temporada mesmo fazendo mais gols. E não me identifico com aqueles que chamam terra arrasada o ano passado. Chegamos sim em duas finais e fomos vice campeões. É o objetivo? Não. Mas só vamos ganhar se disputarmos. Ainda assim devemos chamar as coisas pelos seus próprios nomes. Fracassou e ponto. Vamos fazer 2018 melhor.

É bom lembrar que menos da metade dos nossos gols foram de bola trabalhada. Diego deu duas assistências, mas de bola parada, Paquetá deu outra lindíssima para Everton, está rareando demais essas jogadas de infiltração como no gol do Everton. Dourado também deu outra de bola em jogo. Precisamos de mais. Mas também temos que dar tempo de o esquema entrar na mente dos jogadores. O time precisa saber que espaços ocupar, que tipo de perseguição fazer, como reagir quando perde a bola, tem que ser natural para o jogador para poder usar o resto do tutano para jogar futebol, driblar, passar, etc. Mas isso é papo para outra coluna.

A base foi bem utilizada, apesar de menos minutos. Léo Duarte 110, Vinícius 258, Vizeu 142, Thuler 90, Pepê 45, Lincoln 43. No mês anterior usamos mais garotos, o que não é uma tragédia. As coisas devem ser trabalhadas com calma. No ano anterior, o mês de março apresentou uma subutilização da base neste sentido. No ano passado apenas três jogadores da base figuravam nos jogos. Vizeu, Paquetá e Mateus Sávio.

No mês de Abril teremos três rodadas de brasileiro, dois jogos de libertadores e semifinal. Os jogos pela Libertadores acontecerão 16 dias depois da eliminação do Carioca.  Antes disso temos a abertura do Brasileiro contra o Vitória fora de casa e entre as partidas contra o Santa fé jogamos com o América MG. Dá para ir de misto no primeiro e titular no segundo, lembrando que Juan deve descansar.

As finais do carioca é, como disse outro dia, “se vencer não faz mais que a obrigação, se perder é vexame”. Nem tanto ao mar, nem tanto a terra. Acho que deveríamos ter encarado o jogo com a maior seriedade que pudéssemos. O então técnico, Carpegiani perdeu a confiança no esquema, mudou vários jogadores e perdemos pela primeira vez na temporada com os jogadores principais. Não dá para ficar se apegando em erro, mas foram muitas mudanças. Uma hora tem convicção demais, noutra não há nenhuma. Que venha o próximo técnico e descubra se esse time é milho ou pipoca.

Anderson Alves, O otimista.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Mudanças no elenco já!

  • Estou animadíssimo! Esse time não chega nem na final de um campeonato de mentirinha.

  • Até que enfim a temporada começa pra valer, até agora so dois jogos de verdade nessa temporada!

    • Sabes que eu não acho, Gladston? Penso que os jogos contra os “grandes” podem nos ensinar muito. Principalmente onde estamos errando

  • Eu pouparia o time contra o América-mg

    • acho que tem que botar pra jogar, estao descansando demais ja…
      na verdade estao descansando desde o inicio do ano tirando a ultima partida da Libertadores.

      • Se continuarem descansando terão que fazer outra pré temporada…. tá muito mole!!

        • Tem que fazer pré temporada porque não fizeram uma e o novo treinador tem que mostrar que tipo de futebol pretende

      • O Problema é que não haverá tempo pra descanso até a copa.

        • cara, sao apenas 2 meses ate la…
          Nesse momento estarao apenas treinando por mais de 2 semanas…

    • Tem que ver o ácido lático. Sou a favor de descanso entre os jogos. Mas a maratona vai começar logo

Comentários não são permitidos.