A coluna pede licença a Galvão Bueno para alterar, só hoje, um de seus famosos bordões. Porque a situação no Flamengo chegou ao ponto em que cabe perguntar quem é o ser humano que reúne as capacidades para dirigir o time. A narrativa que impõe a obrigação, com prazo, de que o investimento apareça em campo conseguiu tornar a posição de técnico do Flamengo um trabalho inviável. É a vitória da noção de que nada nem ninguém serão suficientemente bons, pois o futebol imaginário vendido por curiosos e comprado pela arquibancada jamais será alcançado. E a guilhotina não persegue apenas treinadores, claro. Jogadores rotulados como “fracos demais para vestir o manto” já não estão presentes, ideias foram substituídas e o jogo teima em seguir ausente. Por fim – será mesmo o fim? – , o ambiente político conturbado contribuiu para uma reforma radical no departamento de futebol, o que determina um recomeço no final de março.
Uma ressalva: Paulo César Carpegiani não era o técnico apropriado para assumir o time após a saída de Reinaldo Rueda. Não é opinião, mas constatação lógica. O Flamengo o contratou para outro papel e resolveu improvisar quando o colombiano abortou sua permanência no futebol brasileiro. A mudança de planos de Rueda não pode ser incluída na conta do clube, mas é obrigatório lembrar que a narrativa já criticava o trabalho dele ao final do ano passado, após alguns meses no comando de jogadores que havia acabado de conhecer. “Falta padrão”, diziam setores popularescos da crítica, pouco preocupados em explicar a afirmação, muito menos em efetivamente entender o que se passava com o time, algo que se tornou – aí sim – padrão nessa época em que alguém decidiu que se aproximar das pessoas significa opinar sem informação e/ou conhecimento.
Porque é disso que se trata. A narrativa espera que os jogadores do Flamengo um dia despertem conectados por telepatia e se compreendam em campo sem precisar se olhar. Acreditar em fantasias desse nível pode parecer extremo, mas é muito mais fácil do que se aprofundar no processo de construção de equipes de futebol, uma verdade indiscutível deste jogo que vem sendo desafiada ad aeternum em quase todos os clubes brasileiros. Quando se acerta por casualidade – mas nunca de modo sustentável, o que deveria ser o norte principal – ou se permite que grupos tenham um mínimo de tempo para se formar, a mesma narrativa apela a crendices como “deu liga” para descrever o que viu, e passa rapidamente ao próximo assunto. Os clubes deveriam saber o que querem, e como, mas se rendem a essa maneira miserável de fazer futebol na hora da tomada de decisões.
No começo de agosto do ano passado, o Flamengo dirigido por Zé Ricardo tinha chegado a uma espécie de “efeito platô” em termos de desempenho. O técnico fez escolhas questionáveis e por vezes demonstrou dúvidas em relação àquilo em que acreditava, eventos naturais em uma trajetória iniciante, especialmente em um ambiente de pressão constante. Mas sua demissão foi um erro que se tornou maior quando Rueda escolheu a seleção chilena, e ainda maior quando o experimento com Carpegiani deu errado. O treinador que a narrativa afirmava não estar “à altura do elenco do Flamengo” levou o Vasco a uma classificação melhor do que o time sugeria no Campeonato Brasileiro, e agora alcançou a final estadual na qual o Flamengo não estará.
MATURIDADE
É decepcionante que três dias tenham sido consumidos, em meio a um confronto semifinal de campeonato estadual entre Corinthians e São Paulo, pelo tema do não-cumprimento entre Diego Aguirre e Fábio Carille. Sim, foi o técnico do Corinthians que tornou a história pública, mas é preciso ter maturidade para dar a cada assunto a importância que merece. Primeiro, a repercussão infantilizou o debate. Depois, o tornou desnecessariamente embrutecido. E os jogos foram transportados a um papel secundário.
Reprodução: Blog do André Kfouri
Doença defender o Zé Ricardo
Tava indo bem até a parte do Zé Ricardo, aí falou besteira.
Zé Ricardo estava com a faca e o queijo na mão para ter um 2017 vitorioso. Preferiu ficar refém dos seus perebas e das suas convicções ao iniciar a pré-temporada. Insistiu nos erros e acumulou eliminações vexatórias. Por causa da sua teimosia o time abandonou o Brasileiro antes do returno.
Rueda chegou querendo implantar a sua metodologia e foi boicotado pelas panelinhas. Saiu pela porta dos fundos quando percebeu que ia queimar o seu filme ainda mais.
ZR só fez 1 indicação em sua passagem no Fla, foi seu amigo auxiliar do Vasco que ele trouxe pro Flamengo. Não teve influência na contratação de 1 jogador sequer. Pelo visto nem apontou as carências do elenco. Ele era um completo fantoche na mão de RC e EBM. Tem qualidades como técnico, mas sendo um fantoche na hora de montar o elenco, jamais poderia dar certo. Era muito paneleiro também, prejudicou alguns jogadores para proteger outros. Cuellar quase saiu emprestado enquanto ele mantinha MA de titular absoluto.
Concordo plenamente. Faltou personalidade e pulso firme.
Invocado como sempre quem tem razão é quem comenta aqui e nunca um colunista……
Verdade, acho que o André Kfouri acertou na mosca em quase tudo. Enquanto nós torcida acreditarmos que tem jogador que não pode jogar no Fla, ficaremos perdendo vários jogadores, vide as contratações do Corinthians, jogadores sem nome mas não chegam e resolvem. Temos muito a aprender.
O problema é que geralmente esses tipos de contratações não funcionam aqui, o Corinthians quando acaba os estaduais, sempre encontram bons jogadores com, Paulinho, Elias, Romarinho, etc, já o Flamengo normalmente só encontra jogadores do nível Gustavo Geladeira, Arthur Sanches, Val Pedreiro, Bruninho, etc… aí você quer que o torcedor pense o quê?
A torcida foi muito paciente com o Zé, mas ele era muito teimoso em suas convicções. A maionese desandou da saída do Rueda pra cá, parece que o clube ainda está anestesiado pela perda da Sulamericana, porque querendo a torcida ou não, o Rueda conseguiu chegar à 2 finais de campeonatos e não era carioqueta, por isso a vergonha de hoje é ainda maior.
Rueda foi o único técnico nos últimos anos que iniciou algo parecido com o chamado “padrão de jogo”.
Técnico que gosta de trabalhar sério não tem vez no Flamengo. Tem que ser o paizão, o cara que deixa ser, o amigão dos jogadores.
Precisamos de laterais urgentemente. A zaga é velha e lenta. Rever e Diego são paneleiros. O negócio é dar o ultimato e enquadrar quem não estiver a fim de obedecer as regras. Chega de jogador mimado se achando a última bolacha do pacote.
Amigo quem manda lá são os jogadores é mais fácil eles enquadrarem a direcao
Concordo, mas jogador só faz isso se tiver respaldo “de cima”. Por isso que os que podem disciplinar e enquadrar esse elenco não se arriscam a vir, pra não passar por constrangimentos. O Luxemburgo foi a exceção, mas pôs o dedo na ferida e foi detonado. Rueda, quando “sentiu” o ambiente, se mandou. E nem Felipão, Abel, Renato Gaúcho ou Cuca vão topar. Sobra quem?
kkkkkk,Verdade.
Infelizmente. Mandam e desmandam com o aval do Smurf Banana.
Concordo, o clube não fez tanta questão de segurar o Rueda. Perder ele pro Chile que nem vai jogar nada de importante demonstrou o desinteresse do Flamengo por ele.
Muito pelo contrário, perto do final da novela, o que se dizia era que a diretoria estava torcendo pra ele sair, pois “não tinha mais clima para ele”.
Cara olhou pro chefe dele e viu o bandeira….
Qualquer cara sério já desanimaria
Muito bem! Exatamente isso! E vai continuar assim pq é assim q EBM quer.
Exatamente,So tem vez,os treinadores estilos do Banana de melo,ou seja,treinadores Bundoes,frouxos e sem personalidade,e que faça tudo do jeito que ele quer.e isso foi um dos motivos pelo que o Rueda quis sair.
A Fla mais só sabe criticar a diretoria do EBM e nunca fez sequer um elogio a sua gestão.
Fica Visível que esta se jogando politica e esquecem que todo mundo esta vendo as criticas exageradas ao primeiro presidente da história do Flamengo que deu saúde financeira ao clube , trouxe credibilidade diante de empresarios de jogadores
e foi o primeiro presidente a dar uma estrutura de trabalho de nível europeu ao clube.
O basquete do Flamengo ganhou vários títulos nacionais e até sulamericano e mundial em sua gestão.
O futebol teve um titulo e um vice da copa do Brasil e um vice da sulamericana em 6 anos pois eu nem considero carioca como título.
6 anos de gestão ,que na verdade os 3 primeiros anos o EBM teve desfazer toda a porcaria , todo desastre financeiro que os presidentes dos ultimos 30 anos causaram ao Flamengo com uma divida de mais de 700 milhôes de reais e um cenário sem credibilidade , sem estrutura e
se afundando cada vez mais em dívidas .
Só na segunda gestão que ele conseguiu fazer o clube respirar financeiramente e dispor de dinheiro para melhores contratações que não era ele quem fazia.
Se a oposição disfarçasse pelo menos um pouco e pegassem mais leve nos ataques crueis, infundados e ingratos ao Bandeira, a torcida poderia ate
acreditar mais um pouco .
Fica Visível que tudo isso não passa de politicagem aproveitando cada momento ruin que a gestão passa dentro ou fora de campo para atacar
e ganhar mais apoio nas eleições.
Mesmo com os erros da gestão do EBM , a gestão dele foi de longe , de goleada, a melhor de todos os tempos porque não foi estúpido a ponto para pensar somente em títulos mesmo que isso custasse a falencia do flamengo e comprometesse o clube futuramente como os ex presidentes dos últimos 30 anos fizeram.
Não adianta ganhar só títulos como por exemplo o Marcio B. ganhou , e não fez absolutamente nada pelo clube em termos de estrutura e foi só mais um que colaborou para a gigante dívida que o EBM encontrou quando chegou .
A oposição esta querendo colocar os velhos presidentes que endividaram o Flamengo e toda sua galera no comando de novo , os mesmos que enfiaram o Flamengo numa situação de falencia e agora querem sugar e usufruir o melhor momento financeiro que o Flamengo já viveu em toda sua História.
Caros conselhereiros do clube e candidatos a proxima presidencia do clube , saibam que os torcedores estão vendo tudo .
Um pouco de bom senso e respeito ao ser humano antes dos interesses politicos seria o melhor caminho.
Saudações de um torcedor do Flamengo.
MD
A Fla mais só sabe criticar a diretoria do EBM e nunca fez sequer um elogio a sua gestão.
Fica Visível que esta se jogando politica e esquecem que todo mundo esta vendo as criticas exageradas ao primeiro presidente da história do Flamengo que deu saúde financeira ao clube , trouxe credibilidade diante de empresarios de jogadores
e foi o primeiro presidente a dar uma estrutura de trabalho de nível europeu ao clube.
_
O basquete do Flamengo ganhou vários títulos nacionais e até sulamericano e mundial em sua gestão.
_
O futebol teve um titulo e um vice da copa do Brasil e um vice da sulamericana em 6 anos pois eu nem considero carioca como título.
6 anos de gestão ,que na verdade os 3 primeiros anos o EBM teve desfazer toda a porcaria , todo desastre financeiro que os presidentes dos ultimos 30 anos causaram ao Flamengo com uma divida de mais de 700 milhôes de reais e um cenário sem credibilidade , sem estrutura e
se afundando cada vez mais em dívidas .
_
Só na segunda gestão que ele conseguiu fazer o clube respirar financeiramente e dispor de dinheiro para melhores contratações que não era ele quem fazia.
Se a oposição disfarçasse pelo menos um pouco e pegassem mais leve nos ataques crueis, infundados e ingratos ao Bandeira, a torcida poderia ate
acreditar mais um pouco .
_
Fica Visível que tudo isso não passa de politicagem aproveitando cada momento ruin que a gestão passa dentro ou fora de campo para atacar
e ganhar mais apoio nas eleições.
_
Mesmo com os erros da gestão do EBM , a gestão dele foi de longe , de goleada, a melhor de todos os tempos porque não foi estúpido a ponto para pensar somente em títulos mesmo que isso custasse a falencia do flamengo e comprometesse o clube futuramente como os ex presidentes dos últimos 30 anos fizeram.
_
Não adianta ganhar só títulos como por exemplo o Marcio B. ganhou , e não fez absolutamente nada pelo clube em termos de estrutura e foi só mais um que colaborou para a gigante dívida que o EBM encontrou quando chegou .
_
Conheço vários clubes grandes como Palmeiras, Corinthians , Fluminense, Vasco e Internacional
que ganharam títulos como campeonato Brasileiro , copa do brasil , libertadores e até mundial
e depois foram parar na segunda divisão do Campeonato Brasileiro
Aí eu te pergunto , o que adianta ganhar só titulo e não pensar no futuro do Clube?
_
A oposição esta querendo colocar os velhos presidentes que endividaram o Flamengo e toda sua galera no comando de novo , os mesmos que enfiaram o Flamengo numa situação de falencia e agora querem sugar e usufruir o melhor momento financeiro que o Flamengo já viveu em toda sua História.
Caros conselhereiros do clube e candidatos a proxima presidencia do clube , saibam que os torcedores estão vendo tudo .
_
Um pouco de bom senso e respeito ao ser humano antes dos interesses politicos seria o melhor caminho.
_
Saudações de um torcedor do Flamengo.
MD
Brilhante defesa do comitê eleitoral e político do sr Bandeira, perdão “um torcedor do flamengo”. Pena que as estratégias e jargons para calar os torcedores “modinha” como eu ja não funcione mais. Ainda bem que estamos no último mandato e ele não terá mais condições de torrar os vastos recursos que abnegados profissionais das finanças , jurídico e marketing arrecadaram para o flamengo e irresponsavelmentea trinca que governou o futebol tratou de gastar.
Concordo plenamente com vc também sou modinha
EBM poderia ter entrado pra história, mas estranhamente cresceu o olho. Gastou muito mal. Jogou grana fora com jogadores medíocres. E talvez defenda tanto os jogadores pq pode ser que eles saibam demais.
kkkkkk,Boa.Esse maluco Bandeirete ai,ta escrevendo eesse monte de besteira e copiando e espalhando por aqui.So hoje eu ja vi um monte espalhado por ai,E é mais um pago pela Bandeira pra tentar amenizar a sua situaçao e protege-lo por aqui.mas so cai nessa ai so quem for burro ou cego,pra ainda acreditar e cair nessa Balela sobre o Bandeira.Pessoas lucidas e sensatas como nos nao caimos mais nessa e sabemos muito bem quem realmente é o Bandeira e estamos vendo todas as cagadas que ele vem fazendo no futebol do clube. So cai nessa dai mesmo,quem for um grande idolatra e torcedor do presidente;pois quem realmente torce pro flamengo nao cai e nem se ilude nessa conversa fiada ai nao,SRN.
Daniel Wolkenstein, O seu texto é de uma ignorância absurda pra quem se diz torcedor do Flamengo. Será que vc ainda não sabe que todo o plano de reestruturação financeira do clube nunca foi da autoria do Bandeira? Será que vc ainda não sabe que ele caiu de paraquedas pra suprir a vaga do Wallin que não pode ser candidato? Será que ainda não sabe que havia o compromisso de transformar o regime presidencialista num Conselho Gestor e que ele, Bandeira (ou qualquer outro nome), não poderia concorrer à reeleição – e, como todos sabemos, ele, Bandeira, traiu os amigos que o colocaram lá EM CONFIANÇA? Será que vc ainda não sabe que os verdadeiros arquitetos da reestruturação financeira foram os Departamentos de Finanças – reestruturando as finanças – e o Jurídico – equacionando dívidas? Se vc realmente quer o melhor pro Flamengo e não está aqui fazendo propaganda eleitoral, é melhor vc se informar direitinho antes de opinar. Veja a quantidade inacreditável de contratações estapafúrdias que o incompetente do Rodrigo Caetano realizou em 3 anos, jogando dinheiro pelo ralo, com o apoio geral e irrestrito do Mister Banana, como se o dinheiro do Flamengo pertencesse a eles. Ou seja, enquanto os citados departamentos se viravam pra colocar a casa em ordem, a trinca (incluindo o Fred Luz) rasgava dinheiro sem o menor critério. Foram 49 contratações, cada uma pior do que a outra e, na ponta do lápis, nenhuma, de fato, rebentou. O falta de planejamento no departamento de futebol é visível e notória e não há quem possa discordar disso. Portanto, meu caro, repito, se vc quer o melhor pro Flamengo, independente de nomes, revise os seus conceitos, porque se vamos falar nos altos momentos do clube, ninguém supera o Márcio Braga, mas eu não quero ele de volta. Quero, sim, que não se cometa a estupidez de contratar um pereba como o Henrique Dourado por uma fortuna tendo o Lincoln e o Vitor Gabriel pedindo passagem, escalando o morto do Arão enquanto o Jean Lucas esbanja categoria, e por aí afora. Cansei.
Porra amigo, praticamente quase todas as contratações que o Flamengo fez depois que começou a ter um pouco mais de dinheiro foi amplamente apoiado pela grande maioria da torcida e mídia, só pegar as recepções que tiveram por parte da torcida. Agora muitas não tiveram o resultado esperado é claro. É o custo de se contratar, pode dar certo ou não . Acho que poderiam ter dado certo se o time fosse organizado. Minha opinião.
Nao tiveram resultado porque perceberam que nao precisa muito esforço pra ganhar seu salário milionário no flamengo
O problema é que, um cara que recebe R$ 100 mil pra não fazer outra coisa na vida, como é o caso do Rodrigo Caetano, que tem todos os aparatos pra monitorar jogadores, como Centro de Inteligência, Olheiros in loco, e tempo também (afinal torcedor é gente, e tem o que fazer na vida e não pode se dedicar 24 h do seu dia ao futebol), não pode ter o mesmo conhecimento de um torcedor sobre futebol, não pode ter o mesmo índice de acerto em contratações que um torcedor teria, pois o Caetano é profissional do futebol, pro torcedor o futebol é um hobby.
Até entendo as contratações do Guerrero, do Éverton Ribeiro, do Diego Alves, e do Diego Ribas (esse deu certo, depois da contusão no joelho, algo que ele não tem culpa, é que a coisa desandou), são nomes grandes (eram na época em que foram contratados) para o futebol brasileiro atual, e qualquer diretor de futebol com dinheiro contratariam, inclusive o Grêmio que é bastante elogiado por suas contratações certeiras, tentou contratar o Éverton Ribeiro, mas as contratações que foram feitas por ele, sem pedido da torcida, apostas do próprio Caetano é que é o problema, tipo Berrío, Muralha, Rodinei, Pará, Renê, Vaz e tantos outros, que se eu citar vai dá um livro. Poxa, eu lembro que quando o Muricy Ramalho era o treinador, ele pedia um zagueiro técnico, o Caetano focou no futebol sul-americano e demorou uns 6 meses, e acabou trazendo o Donatti, que até pode ser um bom zagueiro, mas é rebatedor, não técnico, aí você poderia dizer “ah, mas talvez na época não houvesse um zegueiro técnico disponível para a realidade brasileira”, o pior é que tinha, dentro desses 6 meses em que o Caetano procurava um zagueiro técnico focando principalmente no futebol sul-americano, o Corinthians trouxe ainda no início daquela temporada o Balbuena, mesmo o Corrinthians com menos dinheiro no caixa, devendo alguns meses de salário e a premiação prometida aos seus atletas pelo título do Brasileirão, o Palmeiras nesse também trouxe Yerry Mina, e o Grêmio trouxe o Walter Kannerman, então zagueiro com o estilo de jogo solicitado tinha no mercado naquela, o Caetano foi quem apostou errado, e como resultado, estamos até hoje necessitando de um zagueiro com essa característica.
A verdade é que os princiapais nomes dessas contratações, foram feitas simplesmente para acalmar a torcida, e torcedor na maioria das vezes fala com a paixão, quase nunca com a razão, foram contratados para apagarem incêndios provocados por inúmeros fracassos, no início sim apoiados, porém não somos profissionais pagos para fazer essas contratações, consegue entender a diferença?
Quais delas? Me fala amigo?
Só Diego e alguns. Vc fala de 6 contratações e esquece das outras 40. Contrataram Carlos Eduardo ex jogador. Depois Ederson ex jogador cometendo o mesmo erro. Zagueiros ruins toda hora. O Velho Juan teve que nos salvar. Rômulo piada!
Everton Ribeiro alguns torcedores bobos e imprensa gostaram, mas quem conhece Flamengo sabe: joga em outro time não no Flamengo. Por aí vai. Larga mão de ser BANDEIRETE!!!
E ainda teve o Conca…rs
Torço pelo Flamengo e para qquer um que esteja trabalhando para o Flamengo. Bandeira ou outro que esteja a favor do Clube por mim pouco importa. Quero o time forte, minha opinião.
Fale por voce,pois tirando algumas como O Diego e outras,o reto eu sempre critiquei e contestei quando eles contrataram.A maioria das contrataçoes foram de jogadores bichados,sem nivel pra jogar no flamengo,e Desnecessarias, que so vieram pra sugar o dinheiro do clube e nada mais.Nao esta dando certo porque o Banana de melo nao entende nada de futebol,so por isso..
Falou muito bem. Poxa! Belas palavras amigo!
Todos tinham que ler. Tem uns ignorantes que amam esse Bandeira.
E não vê que ainda fez do Flamengo um trampolim político.
Queria o Senado. Mas como vai sair por baixo. Vai ter que contentar com Deputado Federal e vou torcer para perder. Pq e incompetente e vaidoso!
Ótimo comentário!
Parabéns pelo texto
Parabéns
Até que enfim um torcedor que sabe das coisas e tem capacidade e argumento para debater sobre o Flamengo .
Eu não sou dono da verdade tenho opiniões , que vou mudando conforme vou me informando melhor com pessoas como vc meu amigo .
Eu só não quero que os antigos ratos comandem o Flamengo de novo para ganhar mais uns dois títulos importantes e afundar o clube em dívidas de novo .
Desculpe companheiro mas eh quase que proibido na coluna um pensamento dissociativo.
Aqui se vc lenta o dedo pra falar que o Bandeira peidou, vc quer automaticamente a volta da Pat, kleber, Edmundo e etc…
Juro que às vezes eu fico rindo. Eh quase um exercício de antropologia!!!!
porem tem um erro no seu comentario .
Se o bandeira não é o unico responsavel pelo sucesso administrativo e financeiro fora de campo então ele tambem não é o unico culpado pelos fracassos dentro e fora de campo….todos são culpados .
Zé Ricardo fazia o que podia com o elenco.
A questão das escalações provavelmente tinham dedo de terceiros, Jayme, Mozer ou outros.
Não é possível que ele preferia cair do que colocar alguns jogadores no banco.
Ze Ricardo também era da panelinha
Porque insistem em dizer que EBM trouxe credibilidade para jogadores e empresários? O BNDES também era cheio deste tipo de credibilidade, até começarem a descobrir as falcatruas. Presidente bom será aquele que adquirir crebilidade junto à torcida, ganhando títulos e montando times que se dá gosto de ver jogar. Essa é a atividade fim do Flamengo. Muito fácil obter credibilidade com empresários, contratando jogador decadente a preço de ouro e pagando comissões milhonárias. Isso pra mim é demérito de EBM, o bom pagador!
Acho o Ze Ricardo um grande técnico em formação. No entanto, defender sua permanência no flamengo demonstra que o jornalista não tem memória.
2016 eliminado sul americana
2016 perdeu o brasileiro por teimosia.
2017 ganhamos o carioca com um gol roubado. Falta clara do rever.
2017 eliminado da libertadores com o elenco que ele ajudou a montar.
2017 quase eliminado pelo atlético goianiense na copa do Brasil.
2017 fiasco no brasileiro.
Ficou insustentável.
Lamento muito rueda não ter continuado.