André Rocha: “Liderança do Flamengo significa quase nada além do topo da tabela”

Compartilhe com os amigos

Vitória, América e Ceará. Três rodadas, Duas vitórias, um empate. Sete pontos. Primeiro lugar na tabela de classificação.

Se fosse Corinthians ou Grêmio a ocupar esta colocação significaria pouco além da afirmação da autoridade da dupla formada pelo campeão brasileiro e o da Libertadores através de suas identidades de jogo. Confirmadas com as conquistas estaduais superando seus maiores rivais.

No caso do Flamengo, que terminou 2017 com uma conquista estadual, dois vices e a última vaga direta na fase de grupos do principal torneio continental e que no Carioca deste ano construiu a melhor campanha nos dois turnos vencendo apenas clássicos contra o Botafogo, mas perdendo e sendo eliminado pelo mesmo rival no confronto mais importante, significa quase nada.

Não só pelas muitas fragilidades dos adversários, que neste momento da temporada podem vislumbrar apenas a luta para seguir na Série A. Principalmente por conta da turbulência política, dos problemas no comando do futebol, da inexperiência do treinador Mauricio Barbieri e da própria inconstância tática do time. Sem contar as oscilações no aspecto mental em grandes jogos.

As três partidas até aqui tiveram seus simbolismos. Primeiro a estreia oficial do time sob comando de Barbieri, cercada de expectativas depois de um período de 17 dias sem jogos valendo três pontos. Empate em 2 a 2 contra o Vitória no Barradão com arbitragem polêmica. Na segunda rodada, despedida de Julio César em um Maracanã cheio e nostálgico. E a equipe precisou de intervenções importantes do goleiro para segurar os 2 a 0 sobre o América.

No Castelão, o apoio da massa cearense em contraste com o clima hostil no aeroporto ainda no Rio de Janeiro criou um ambiente positivo para o jogo. Ajudado pelo ”efeito Paquetá”. Com o jovem no meio-campo, auxiliando Cuéllar no combate e na construção e dando liberdade a Diego para jogar mais próximo de Henrique Dourado em um 4-1-4-1 que na prática se transformava num 4-2-3-1, a equipe rubro-negra cresceu coletivamente. Mesmo ainda insistindo nos cruzamentos na primeira etapa, colocou mais a bola no chão e construiu os 3 a 0 com naturalidade.

Vinícius Júnior foi outro destaque com um gol fazendo a infiltração em diagonal que se espera dele desde a promoção para o profissional e também o posicionamento perfeito na área para completar a assistência de Rodinei. No terceiro gol, a imagem da rodada com Diego, que confirmou ter sofrido agressão na sexta, comemorando nos braços da torcida. Gesto que pode ser o início de redenção se for acompanhado de evolução no desempenho em campo.

Enfim, um alento. Também a esperança de dias de paz e de que enfim as peças encontrem encaixe – o lado direito com Everton Ribeiro abrindo o corredor para o apoio de Rodinei demonstrou uma sintonia ainda não vista. Necessita, porém, de sequência. Consistência. Começando pelo duelo contra a Ponte Preta pela Copa do Brasil.

Assim como no ano passado, o destino na Libertadores será decisivo para a sequência da temporada. Se cumprir a missão de passar da fase de grupos a atmosfera será outra. Mas se novamente for eliminado tudo se transforma numa grande incógnita para depois da Copa do Mundo.

Por enquanto, a liderança no Brasileiro vale apenas pelo simbolismo de alcançar o topo da tabela, algo que não acontecia desde 2011. Com o time de Vanderlei Luxemburgo, Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves. O de 2018 tem muito mais a provar.

Reprodução: Blog do André Rocha | Uol Esporte

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Agora a pouco, no Globo Esportivo, Marcelo Barreto junto com aquele Dê já estavam criticando porque o Flamengo “não diz para a torcida se Vinicius Jr e Guerreiro vão ou não jogar pelo Flamengo depois da Copa do Mundo”. Eles ficam procurando situações e criando insatisfações. É IMPRESSIONANTE!!! Mandei um zap agora pra esses hipócritas.

  • Cadê o Coluna do Flamengo pra repercutir a posição da torcida agora? Nem o Coluna? Desde a semana passada que cresce a opinião de que a mídia está conduzindo o torcedor . No dia de hoje vimos torcedores defendendo o Flamengo e pedindo que a mídia deixe o clube e o time em paz. Zero de repercussão. Agora dois gatos pingados falam mal, eles dão destaque total. Cadê, Coluna do Flamengo, a repercussão de nossa opinião agora?

  • Corinthians no ano passado iniciou contra Chapecoense(E), Vitória(V) e Atlético-GO(V), e pessoal da mídia babava o ovo do Corintians já. Como é Flamengo gostam de plantar uma crise maior para semear visualisação. Bando de Anti.

  • Essa liderança só serve para os desmiolados se acharem.

  • Mais um babaca…

  • Andre rocha babaca..

  • Nao disse nehuma mentira.o flamengo ainda nao ganhou de ninguem e so de times fracos e que provavelmente irao brigar pra cair. essa liderança nao quer dizer nada e é so simbolica e ainda tem muito barsileirao pela frente,e nao vai ser somente uma boa vitoria que vai mascarar e mudar de vez as pessimas atuaçaoes que o time vinha fazendo.ela sos erviu mesmo pra melhorar um pouco o ambiente do clube e mostrar o quanto Paqueta,V.Junior e Cuellar sao bons jogadores.

    • Concordo que ainda não significa nada, mas se fosse o Corinthians ou Palmeiras esse mesmo André Rocha estaria exaltando o feito desses times. O que vejo é mais um querendo jogar a torcida contra o time.

      • Nisso eu tambem concordo,se fosse algum time paulista esses jornalistas estariam os exaltando,mas como é o flamengo,eles sempre dao um jeito de duvidar e criticar.mas dizem que esse tal de A.Rocha é flamenguista(embora nao vi ele falando nenhuma mentira),entao vai entender,kkkkkk

    • Corinthians, no ano passado, iniciou contra Chapecoense(E), Vitória(V) e Atlético-GO(V), e pessoal da mídia babava o ovo do Corintians já. Como é Flamengo eles gostam de plantar uma crise maior para semear visualisação.

  • Ah vá! quando o Flamengo estava em primeiro no grupo da Libertadores, e em 4º no Flamengo, isso significava muita coisa né! Significava muito para a imprensa ficar incitando crise com 20 notícias diárias sobre o Flamengo, até mesmo inventando fatos (não vi nenhuma retratação do UOL sobre a notícia de que jogadores do elenco queriam sair após as agressões).
    Agora que o Flamengo é líder, não significa nada???? É MUITA HIPOCRISIA

  • É mais um babaca falando besteira, achando que entende alguma coisa de futebol ou de Flamengo! Na vdd ele perdeu uma boa oportunidade de não escrever nada! Flamengo não está afinado e tem a crescer pra chegar no ideal, mas esse texto depois de um 3×0, e Flamengo fazendo o que precisa que é começar ganhando no brasileiro é totalmente fora de contexto ou hora! Deve ser mais um que quer crescer ou pegar nome as custas do Mengão como muitos outros o fazem!

  • Próximos jogos do Brasileirão serão verdadeiros testes pra verificar a força deste grupo de jogadores. O jogo contra Inter, se vitória, deve ser por placar apertado, fora o que é necessário desempenho satisfatório na Copa do Brasil pois pode muito bem ser eliminado da competição que vale mais a pena financeiramente se bobear

  • Na vdd ele tá certo….o rendimento do time em 2018 é muito ruim ….a tabela do campeonato brasileiro ajudou agente nesse começo de campeonato… é torcer pra que os principais nomes possam crescer individualmente e com isso o coletivo ir bem… MAS NESSE MOMENTO ATÉ A PARADA PRA COPA É FICAR ENTRE OS 4 OU 5 PRIMEIROS E CLASSIFICAR NA LIBERTADORES….usar a janela e contratar um lateral esquerdo e um zagueiro jovem e rápido de qualidade.

  • Tem um monte de gente criticando a atuacao do Rene… as pessoas precisam olhar o futebol sem preconceito… pegaram o Rene de Judas, ai, tudo de ruim do time cai nas costas dele… ontem ele teve uma atuacao segura na defesa e importante na transicao… quase nao errou passes e quando recuperava a bola passava rapido dando velocidade… prestem a atencao, acho que ele esta pegando confianca…

  • Sempre reclamo que jogou mal, mas ontem jogou como Flamengo, 3×0 contra o Ceará é isso que queríamos mesmo. Impor a diferença entre os times.

  • mimimi !!!!

  • É. Sempre a conversinha de “ganhou, mas…”. Patético!

  • Tem uma oposição forte, com dinheiro, que parece ter parte da imprensa a seu favor. Se perde criam o caos, se ganha tentam implantar novamente o caos. Haja saco pra isso.

    • Verdade, nunca estão satisfeitos ! só sabem ficar nesse mimimi …

    • Se fosse só a imprensa ainda estava bom, o problema é que muitos “torcedores” são influenciáveis pela imprensa, não sabem pensar com sua própria cabeça e dão coro ao mimimi da imprensa.

  • Eu li e nao entendi se é uma critica ou um elogio.
    O cara está em cima do muro!
    Mais se for critica ele tem que ser alertado que o Flamengo jogou duas fora e uma em casa e uma delas que jogou fora foi ASSALTADO e se foi um elogio tenho certeza que ele nao é flamenguista!
    Nao tire os méritos do Flamengo pois ano passado grande parte dos pontos do de cima perderam para as equipes de baixo

    • É uma crítica – Se fosse um time paulista era um elogio, ia dizer que mesmo sendo prejudicado pelo apitador na estréia era o líder, e assim seguia o texto….

      • Espero que o Flamengo tome jeito e continue com essa pegada e sem Arão.
        E mais uma vez a torcida tinha razão!
        Arão não e deixa os criticos falarem!

  • Rapaz, eu não vou ler o texto não pq parece, mais uma vez, que a imparcialidade com a qual o jornalismo deveria funcionar foi negligenciada.

    Mas baseado no título da matéria sou obrigado a concordar…
    Reforçando mais uma vez que NÃO LI A MATÉRIA.

    Explico:

    Até agora não mostramos futebol digno de título, digno de equipe campeã. Ontem, apesar da largura do placar o time não foi nada sensacional . Ainda há muitíssimo o que se ajustar e suar até nos tornarmos uma equipe à altura das dificuldades que enfrentaremos ao longo do ano.

    Além disso, após 3 rodadas do campeonato, na situação em que nos encontramos, já vejo gente “sentindo cheirinho” e “comprando passagem pra Tóquio”.

    Calma, galera!! Estamos em construção, rumo a um ideal. E este ideal não me parece nada fácil de ser alcançado. Continuemos apoiando, lutando, cantando, sendo Flamengo. Sendo duros quando necessário (lembrando que nada justifica a violência e a falta de respeito ao ser humano) e jogado juntos sempre.

    Em resumo, ainda não dá pra zuar ninguém, dar print na tabela do campeonato, apostar caixa de cerveja…

    É hora de sermos sensatos, termos os pés no chão e continuarmos o apoio e o planejamento. Nunca nos esquecendo que os caras precisam da maior torcida da face da Terra o tempo todo, seja pra cantar e jogar junto ou (mais uma vez lembrando que somos seres humanos e os jogadores e diretoria também. Respeito é tudo…) pra cobrar empenho e raça quando isto faltar.

    • Amigo, acho que além de não ler o texto, vc não assistiu o jogo ontem, não pelo placar mas pela forma de jogar que não se via desde 2009, ontem foi perfeito, todos jogaram muito, até o Renê que na8o tem muito o que mostrar não comprometeu. Devemos ser otimista, o verdadeiro rubro negro sempre é otimista, mas também realista, e saber que partidas perfeitas assim não vão ocorrer toda rodada, mas pelo que o time vinha jogando, o Barbiere encontrou o esquema, Paquetá recuado, Everton Ribeiro na direita e Diego liberado. Partida perfeita que nos enche de orgulho SRN

  • Só faltam agora no mínimo 22 vitórias e no máximo 12 empates

  • Esse texto desse André Rocha, mostra perfeitamente, o quanto há sim, uma busca por desestabilizar o ambiente no Flamengo à qualiquer custo! Após uma vitória com autoridade, fora de casa, e onde, taticamente e tecnicamente, a equipe se portou muito bem, o “jornalista”, se dá ao trabalho de escrever “atacando” a evolução e tentando fomentar a manutenção do caos e pessimismo. Da mesma forma, fez o Mauro Cesar ontem, o tempo todo! Pq é disso que eles se alimentam nesse momento. E nisso o que eles querem que acreditemos!! São uns abutres de merda!!

    • Não concordo com o texto. Pela primeira vez em muito tempo, vislumbramos uma luz no fim do tunel. Na verdade acho que foi uma conjunção perfeita o que aconteceu durante o final de semana, uma cobrança que não era feita aos jogadores ( mesmo que exagerada) , visto que Bandeira não fazia e não permitia que fosse feita e a mudança tatica e de posicionamento dos jogadores (inversao de posicionamento entre Diego e Paqueta),talvez ainda sob o efeito da torcida que exigiu a saída de Arao. O fato é que deu certo e no final ja víamos os jogadores tentando jogadas mais ousadas, típico de um time confiante em campo. Mas ainda precisamos evoluir, e talvez esse seja o maior desafio, pois esbarra na formação do elenco , onde no final do ano passado era unânime (imprensa, torcida e a própria diretoria) sabiam que havia necessidade da contratação de laterais e de um zagueiro jovem e veloz para JOGAR ao lado de Rever ou Juan , pois é impossível os dois jogarem juntos sem o comprometimento da manutenção de uma tatica ofensiva , sem a ideia da colocaçao de mais um volante para dar “proteção a defesa”. Infelizmente Rodrigo Caetano não teve competência para trazer os reforços cruciais para a evolução do time. Era angustiante ver Carpegiani trocar de titularidade entre os laterais na esperança de acertar , mas era inglória suas tentativas ,pois esbarravam nas características dos jogadores: um marca razoável e o outro tem Boa tecnica , um cobertor curto sem solução. Agora o maior desafio da diretoria é tentar solucionar este problema, deixaram passar o Zeca, que o Inter mistru ser possível a contratação sem recursos e tínhamos moedas de troca e não aproveitamos. Agora e tentar manter e aproveitar o clima e o momento para tentar engrenar, pois afinal o elenco e muito superior a maioria dos times que estão em disputa com o flamengo e não possuem atorcida apaixonada “em todo paus” como a nossa que desequilibram quando jogam juntas.

    • Disse tudo. Desde o primeiro amistoso em 2017, ainda, contra o Vila Nova que acontece esss campanha pra desestabilizar o time, por conta desses “colunistas”, para depois jogar na conta da “insatisfação so torcedor”.

  • Na rodada passada já tinha vários jornalistas destacando o Corinthians na liderança. Agora não vale nada… Essa semana vai ser engraçada. Kkkk

  • Esse André Rocha nunca elogia o Flamengo para nada, que bicho chato da p o r r a

    • Verdade amigo, só valia apenas se o Flamengo estivesse em último para confirmar as espectativas comentaristas banbe

    • Corinthians no ano passado iniciou contra Chapecoense(E), Vitória(V) e Atlético-GO(V), e pessoal da mídia babava o ovo do Corintians já. Como é Flamengo gostam de plantar uma crise maior para semear visualisação. Bando de Anti.

  • Nem perdi o tempo de ler o texto.

    É dessa forma que a torcida quer que jogue, não pode aceitar a derrota como algo normal, tem que buscar a vitória sempre!!! Assim tudo melhora, torcida feliz, e fica mais difícil segurar o MENGÃO!!! VAMOS FLAMENGO!!! é assim que se joga!

    • isso mesmo

  • fica de positivo, os 7 gols marcados em 3 jogos, bem distribuidos entre vários jogadores o que demonstra não dependencia de um unico jogador.
    de negativo fica ainda a inconstancia da equipe levando 2 gols do vitoria e sofrendo em casa contra a America -MG.
    precisamos de um treinador que se imponha sobre esse elenco conformado, precisamos de lateral direito com urgencia e a volta do Trauco na esquerda (pelo menos) outro volante que possa ajudar Cuellar no meio quando o Fla precisar jogar mais defensivamente. Tbm precisamos de zagueiro que venha ra ser titular e deixar rever, juan e rodolfo alternando…

  • ISSO E PRA QUE A NAÇÃO VEJA QUE O FLAMENGO NÃO JOGA SOMENTE CONTRA TEUS ADIVERSSARIOS EM CAMPO MAIS TAMBEM CONTRA AS EMPRESAS OS ARBITROS AS FEDERAÇOES MAIS UM CARA QUE PRA ELE SO EXISTE PAULISTAS O FLAMENGO JOGOU MUITA BOLA SE FOSSE O CORINTIAS ERA CAMPEÃO

  • Olha que beleza o texto.
    Sem dúvida alguma a “Liderança do Flamengo significa quase nada além do topo da tabela”. Muito melhor seria se estivéssemos na zona de rebaixamento.
    Quer dizer então que a arbitragem contra o Vitória foi “polêmica”? Para mim foram dois pontos tirados do Flamengo.
    Se Corinthians, Grêmio ou Palmeiras fossem líderes, os gênios do jornalismo esportivo estariam em êxtase. Seria a lógica. Os melhores times nas primeiras posições.
    Mas como é o Flamengo em crise, tudo não passa de um mero acaso.
    A dor de cotovelo dos antis é algo que eles sequer conseguem esconder.

    • Corinthians pode até ser porque nos ultimos tempos tem jogado bem, mas Palmeiras seria absurdo já que a porcada não está jogando nada.

    • Por incrível que pareça André Rocha é Flamenguista

      • Mauro Dor-De-Cotovelo Cézar é também, e não abre um ai para falar bem do Flamengo desde que discutiu com o Banana na Liberta do ano passado. Querem a política do quanto pior melhor.

        • Eu acompanho o Mauro há muito tempo, e vejo ele elogiar sim, inclusive foi um dos que mais elogiou o Bandeira pela vitória no Profut.
          “Querem a politica do quanto pior melhor”. Sabe qual a participação da imprensa nos seguidos fracassos do futebol do Fla ? Nenhuma, quem trabalha bem recebe vitorias, quem trabalha mal acumula vexames

          • Sabe ler? “desde que discutiu com o Banana na Liberta NO ANO PASSADO” Desde o ano passado ele não fala PN bem.

            – Chegou a 2 finais? Não tem NADA de bom a falar. NADA.
            – Jogou bem alguma partida? Dane-se, reclama de tudo que existiu e até do que não existiu.

            Ele está MUITO recalcado e sim, desde o fiasco da liberta do ano passado, ele só fala para botar pra baixo o Flamengo. E de novo, sim tem muita coisa errada, mas tiveram coisas boas. E ele antes era bem ponderado, falado o que estava bem e o que estava mal. Desde o ano passado SÓ fala mal.

            • Sabe ler? Hahahaha que inteligente, os elogios ao Bandeira foi pos San Lorenzo.
              Você não acompanha o trabalho dele e fica todo mordidinho espalhando mentiras na rede.

          • Outra coisa, Mauro acha que não tem cunho político, mas quem vaza o local alternativo de embarque para os baderneiros que estão lá só pra isso? Como não é armado? Alguém avisou para os pau mandados! Ele é inocente ou se faz de.

    • Corinthians no ano passado iniciou contra Chapecoense(E), Vitória(V) e Atlético-GO(V), e pessoal da mídia babava o ovo do Corintians já. Como é Flamengo gostam de plantar uma crise maior para semear visualisação. Bando de Anti esses fdp.

  • Esse cara é uma mala. Sai fora!

  • Cara, sinceramente parecem querer plantar “A TODO CUSTO” algum problema. A gente vem querer ler algo que exalte o time pelo que jogou, pela mudança de postura, após tanta pancada (justa, mas não no sentido das agressões) e ainda assim parece que os jornalistas não querem deixar passar o momento turbulento.
    Se fosse o mesmo Curtintia ou parmeirinha, dúvido que o tom seria esse e não o de que o time se redimiu, fez seu papel, ganhou de quem deveria ganhar com grandes atuações.
    Nesse contexto acima, voltemos a Corinthians e Paraná, 4 a 0 Timaãaaaaao êooooo, naõ vi mídia criticando, mas somente exaltando o feito do time e do grande Carlile (realmente um exímio técnico). Mas esse Paraná que eles ganharam, é não só o lanterna, como também o time que não somou um ponto ainda, tendo perdido para adversários em casa e concorrentes diretos contra a degola.
    Ahhh, mas dane-se, é timãoooooo êoooo, é vamooo meu Porcoooooo. A MÍDIA BRASILEIRA PRÓ-SP TÁ NOJENTA. Se é pra ciriticar, que seja de forma imparcial, se é pra elogiar que o façam de isonômica forma.

    • PARABENS PELO COMENTARIO… FALOU TUDO

      • Vascaíndo dettect

    • Cara, o corinthians no ano passado iniciou contra Chapecoense(E), Vitória(V) e Atlético-GO(V), e pessoal da mídia babava o ovo do corintians já. Como é Flamengo gostam de plantar uma crise maior para semear visualisação. Bando de Anti.

  • André Rocha Paulista ?? Falar o que ?

    • André Rocha é carioca e flamenguista.

      • O site e Paulista, e esse Mala de Flamengo não tem nada, vive plantando discordia !

      • Este tipo de flamenguista é o mesmo do aeroporto. Não nos representa. SRN

      • Ele e o Mauro Dor-De-Cotovelo Cézar tambem é e são incapazes de falar algo positivo quando existe. São “”flamenguistas”” do quanto pior melhor.

  • Este é o incansável trabalho da oposição e dos antis, em querer minimizar qualquer atividade positiva do Mengão.
    Enquanto as eleições para a presidência do CRF não terminarem, a oposição vai gastar energia com este trabalho de fazer a cabeça dos incautos.
    É claro que, com um campeonato que só termina em dezembro (com 38 rodadas), qualquer posicionamento neste momento, é totalmente indefinido. Entretanto, não exclui a satisfação de ver a equipe apresentando um bom trabalho.
    O Mengão jogou bem contra um adversário difícil de ser batido em seu estádio, com casa cheia e um placar que não deixou dúvidas sobre a superioridade do rubro negro.
    Jogadores importantes como Éverton, Paquetá (que jogou com objetividade) e Diego estiveram bem, atendendo às expectativas.
    Era o que esperávamos para este jogo e desejamos que seja o início de uma boa campanha.
    SRN!

Comentários não são permitidos.