Na última terça-feira (10), a Universidade do Futebol e SportsMatch, com o apoio do Ibmec São Paulo, lançaram a 1ª Edição do FUTEBOOM – Plataforma de Transformação do Futebol Brasileiro. Com a reunião de startups, profissionais da indústria, jornalistas, estudantes, empreendedores e fãs do futebol, a plataforma dará início a um novo processo de construção de conhecimento.
O Clube de Regatas do Flamengo foi o case em destaque e owner do Hackathon – Hackathon, do inglês, é a palavra que estrangeiros usam para designar eventos em que hackers se juntam e passam horas, e até dias, em maratonas de programação para resolver problemas em comum – do evento. O representante do clube foi o VP de Marketing Daniel Orlean, que falou sobre temas imprescindíveis de sua pasta: o engajamento com os torcedores, a aproximação do clube com a parte feminina da torcida e o recrutamento de jovens jogadores.
— A gente acredita, no Flamengo, que os clubes de futebol precisam inovar. Adotar novas ideias, práticas, tecnologias e ferramentas, para que possamos dar um salto de qualidade não só no esporte em si, mas também na relação com a torcida. A conhecida resistência precisa dar espaço a cabeças mais abertas e com vontade de transformar —, esclareceu Daniel.
Após quatro horas de debate e formulação das propostas entre os participantes, os projetos agora serão revisadas pelos organizadores e deverão ser publicados até 27 de abril. O Flamengo definirá se os vencedores são viáveis para a implementação na administração do clube.
— Para inovar, nada melhor do que juntar mentes engajadas, sem vícios, com coragem, e usar metodologias consagradas como design thinking, ideação, prototipação rápida. A parceria com a UdoF e com a Sportsmatch permitiu colocar de pé esse evento muito rapidamente —, concluiu Orlean.
Christiano Khoeler ..O genio das financas do flamengo, foi contratado pelo PALMEIRAS que realmente esta fazendo um trabalho magnifico de reestruturacao tanto na parte administrativa, quanto na futebolistica, como o flamengo deixa um cara como este ir para um rival com o tamanho do PALMEIRAS, este EBM pode ser um excelente administrador ,as pra mim e um megalomaniaco que pensa que so ele basta para gerir o maior do mundo, que bosta.
Ele é em excelente gestor financeiro mas não chega a ser um gênio assim. O importante é que o Flamengo com uma gestão de governança corporativa, prepara a equipe para agir em um mesmo padrão independente do gestor. O mesmo que é aplicado em empresas como Google, Facebook e Coca-Cola.