Dilema do Flamengo. E agora Eduardo?

Compartilhe com os amigos

Quem um dia irá dizer que existe razão nas coisas feitas pelo coração? E quem irá dizer que não existe razão?… 

Na hora da tomada de decisões, a emoção tem que ficar de fora. razão e coração juntos podem trazer problemas. Isso não é novidade para nenhum gestor. É básico. Mas quando se trata de um clube de futebol, o que é emoção e o que é razão podem ser confundidos. Ser racional pode parecer frio, ser emocional pode parecer amador. Eis aí o dilema.

Eduardo abriu os olhos, mas não quis se levantar, ficou deitado e viu que horas eram…

Eduardo Bandeira de Mello sempre utilizou-se dos números como ferramenta de tomada de decisão, soube ser racional, trabalhar os dados e tomar a decisão de forma mais calculista e assertiva possível. Nem sempre conseguiu. Mas é fato que sua experiencia como executivo do setor financeiro o deixaram durante parte de sua gestão mais preocupado em números que sentimentos em si. Quando viu que não era bem assim que funcionava, ainda assim manteve-se firme com suas convicções.

Os números, principalmente no futebol, as vezes enganam, mascaram, escondem. O mandatário rubro-negro depois de alguns anos no comando do maior clube do país entendeu isso. Percebeu que deveria dosar um pouco antes da tomada de decisão. Tudo na dose correta pode ser bom, mas em excesso pode se tornar um veneno. E Eduardo pode ter errado na dose, e criado um veneno contra si mesmo.

Festa estranha, com gente esquisita…

Fosse menos emocional, talvez tivesse resolvido a situação de Rueda no início do ano de forma mais rápida e não aguardado o desfecho da situação de forma tão passiva, ou entendesse que Carpegiani não seria o nome para assumir um time em ebulição com tanta pressão por resultados. Não o fez, e agora passamos por um momento crítico no ano, em meio a uma Libertadores e prestes a iniciar o Campeonato brasileiro. Confiou em Rodrigo caetano, em Mozer…

E o Flamengo chega no início de abril, sem técnico, com um novo diretor de futebol e sem certeza de nada do que vai acontecer pela frente. O mercado não tem opções interessantes e o consenso é um treinador que muito dificilmente vai largar seu trabalho estável e bem-sucedido para se aventurar nessa bomba-relógio que é trupe rubro-negra. A situação é preocupante.

E o Eduardo, meio tonto, só pensava em ir pra casa…

O presidente do Flamengo sempre acreditou em uma palavra: Planejamento. Algo que passou muito longe do futebol rubro-negro ao longo desses anos.

E agora Eduardo, o que fazer? Qualquer técnico que vier não terá aprovação de grande parte da torcida, e nem da própria totalidade da direção do Flamengo. Ficou claro que tomar decisões certas é essencial, mas o momento de tomá-las é igualmente importante. Esse atraso pode ter causado danos irreversíveis para o ano rubro-negro.

Porém, em meio a tantas reclamações e críticas, enfim parece que o presidente rubro-negro mudou. Usou de seu poder para marcar território. Mas fincou a “Bandeira” em uma terra outrora promissora e a tornou improdutiva. Vai ter que trabalhar muito para conseguir reverter essa situação. E o tempo corre contra.

Ele aprendeu a beber, deixou o cabelo crescer e decidiu trabalhar (não!)…

Se por um lado as decisões de reformular o departamento de futebol rubro-negro atingiram em cheio a satisfação da torcida, por outro lado colocaram a direção rubro-negra em uma sinuca de bico perigosa. Tivesse tal reformulação ocorrido há 4 meses atrás, hoje talvez tivéssemos o técnico que gostaríamos de ter e não estivéssemos passando por tal dilema.

Eduardo não pode mais errar. Tem que ser racional, sem ser frio, ser emocional sem perder o controle. É ano eleitoral e ele sabe disso. O resultado da eleição está diretamente ligado ao resultado do futebol rubro-negro em 2018.

Mas não depende apenas dele. Quem vai entrar nesse barco, sabendo que tem prazo de validade de 8 meses e com carta de demissão já previamente assinada?

… Só que nessas férias, não vão viajar, porque o filhinho do Eduardo tá de recuperação…

A faxina tão esperada veio. As cabeças caíram. O barco precisa retomar o rumo.

Parece que na arma rubro-negra as balas estão acabando e o próximo tiro deve ser o mais importante. Ou acerta o alvo, ou acaba o ano. Eis o dilema. E agora Eduardo?

SRN!

Jerônimo Simeão Júnior

Comente no Twitter usando a #ColunaDoJJ Concorda ou Discorda? Comente, cornete e se gostar Divulgue! Ah! e se quiser saber mais sobre o Mengão segue lá no Twitter @JeronimoSJunior! É Mengão 24 horas por dia!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Esse Gargamel…cade os babás ovo do banana……kkkkkk

  • EBM transformou o Flamengo fora das quatro linhas( juntamente com sua equipe de apoio)…Mas precisa confiar nas pessoas que irão gerenciar o futebol e deixar essas pessoas a vontade para as tomadas de decisões seja ela qual for….( O cenário atual é muito parecido com a relação familiar de um marido (EBM) que vive com sua filha ( o Elenco) onde acabou de arrumar uma nova ‘mulher’ ( Lomba)…onde a Mulher só vai ter moral com a filha quando o marido explicar de forma mais dura pra filha que agora aquela mulher, é a ‘mulher da casa’ que portanto a filha vai ter que respeita-la)

  • De tanto gestor no clube, de tanto gestor na torcida que esse time virou uma ”INDIGESTÃO” única.

  • O engraçado que agora qualquer torcedor virou gestor, todos agora tem faculdade de administração. Façam o seguinte, peguem seus diplomas, vão pra Gávea, tirem o AMADOR do EBM da posição de presidente e passem vcs a administrar o clube pra ver se essa poha anda de vez.

    • Aposto que muito aqui fariam coisa muito melhor do que ele na parte do futebol,pois nao iriamos passar a mao na cabeça dos jogadores e nem proteger eles;alem de nao termos conformismo com as derrotas que e o que eles vem fazendo dentro do clube

  • O problema dessa gestão é simplesmente acomodação de jogadores.
    Contratos longos, altíssimos salários, e um presidente que diz na mídia que jogadores são protegidos deles.

    Bandeira é um presidente mediano, passa batido, mas o que ferrou com ele é essa molezinha que ele da aos atletas. Alguém sabe por onde anda o Ederson ? Ele ainda está recebendo e com contrato. Alguém o vê no Ninho ?
    Ele é só um exemplo, de como o Flamengo é casa de caridade pra jogador. Estamos falando de salários altíssimos.

    • No futebol, ele é tão ou mais AMADOR, do que qualquer outro dos amadores antes dele.

      • Engraçado é ver os caras falando que treinador precisa de tempo pra trabalhar, mas passa o tempo e os treinos são iguais, jogadas não são trabalhadas e o time vira um bando em campo.
        Enquanto tivermos treinadores assim têm que trocar os caras o quanto for necessário

      • Se isso fosse verdade o flamengo só teria campeonato carioca e copa do Brasil

        • Você lembra do Vampeta?
          “Eles fingem que pagam, eu que jogo”.
          Agora é, “Eles não cobram, os jogadores cagam e andam, mas recebem muito bem em dia e o TORCEDOR que se F@#$$.
          Qual a diferença?
          Pra mim é que hoje, uns ficam RICOS, outros MUITOS RICOS e outros MILIONÁRIOS, mas o resultado no campo é a mesma M@#$.

    • Cara, concordo que o Banana de Melo é frouxo com os jogadores, que dá clima de repartição pública eestabilidade para a galera se acomodar.
      Só discordo com a situação do Ederson, contratamos mal o cara, mas não se pode jogar uma pessoa na rua assim, o contrato foi renovado até o meio do ano agora para ele se recuperar de uma doença e depois ele que siga a sua vida.
      Não me venha com essa de caridade é o caraçho, pq vc não gostaria de passar por isso e a sua empresa te mandasse embora, te garanto q vc iria para justiça.

      • Iria para a justiça fazer o quê? A doença dele nada teve a ver com o clube, ele não se machucou jogando ou treinando. Ele tinha um contrato que terminou, o clube não é obrigado a renovar. Quer olhar pelo lado do ser humano? Disponibilize os profissionais do clube para ajudá-lo a se recuperar, o que não pode é continuar a pagar o salário dele que está nas centenas de milhares para ele não jogar.

        • Pqp não falei do jogador, falei de quem escreveu o post!
          Se tivesse ocorrido com a pessoa ela gostaria que seu empregador a mantesse e desse a oportunidade de resgatar sua carreira.
          Isso pro Flamengo não é muito.
          Claro que nem todos entendem, mas deveriam respeitar.
          Possivelmente quem questiona dessa forma nunca teve ou nao presenciou um ente próximo passando por isso.

        • Se o problema é dar assistência medica ao jogador ok, renova o contrato por alhum tempo, salario de 35 mil é mais que um ministro do supremo e depois procura outro clube.

      • Porque jogar na rua, com o salário que o cara ganha não pode pagar um plano de saúde??? Desde que chegou ao flamengo esse jogador só vive no DM. O cara descobriu um filão(aliás a maioria do jogadores aderiram a esse sistema) de como ganhar dinheiro sem fazer esforço. Sou solidário ao seu problema, mas pombas está na hora de pelo menos dá um retorno e mostrar serviço. É a mesma coisa do guerrero, quem tinha que arcar com as despesas dele seria a seleção peruana. Vai voltar ao time, vai enganar uns dois ou três jogos se apresenta a seleção que vai excursionar na Rússia, e depois volta de novo e assina outro contrato milionário e vai levando nesse oba oba até quando o banana permitir.

        • Guerrero fui a favor tb da manutenção do contrato. Se ele tivesse cheirado mesmo tinha que ter acabado o conteato ali, mas aparentemente não foi o caso.
          Compartilho do seu medo da Bananda renovar com o cara por uma bolada, acho que pela idade é um jogador para mais 1 temporada para fazermos uma transição mais calma pro Lincon.

  • Vamos que vamos Minha Paixão Mengão. Pra cima deles, pois todos nos temem e tremem pelo nosso futuro

  • Temos uma estabilidade financeira que nos deixará sempre na linha de frente de todos os campeonatos. Isso não acontecia antes nas gestões dos ladrões anteriores.

    • Não conte muito com essa estabilidade financeira não tá.
      Porque não contratou esse ano?
      Porque pegaram empréstimo no início do ano?
      Porque esmolam adiantamento do Vizeu?

      Flamengo pode até não estar endividado, mas está no fio da navalha.

      • Que fio da navalha nada… O Flamengo é estável financeiramente. E contratamos o Dourado esse ano…. E o adiantamento do Vizeu e pra pagar o Cirino….

      • Empréstimo não é necessariamente falta de dinheiro.
        Claro que o país inteiro está apertado por conta da economia parada, futebol não é uma ilha. Mesmo assim os caras conseguiram aumenter receita (com o ST congelado desde seu lançamento! Tua fatura de tv a cabo já aumentou qnto nesse período?)
        É inegável que administrativamente os caras são fodas.
        Futebol é que foi uma desilusão total. Fracasso.

  • Temos um Clube que de início está aprendendo a gerir o Futebol, pois o resto o meu ídolo EBM fez melhor do que qualquer outro da América do Sul.

    • “Meu ídolo EBM”….faz me rir!

      • “Meu ídolo EBM”…. meu Deus.
        IPPON, PAREI.

    • Concordo

    • “Meu ídolo EBM”,kkkkkkk Bandeirete idiota.

  • Apesar de tudo eu só sei de uma coisa: essa gestão é a melhor da história do Flamengo. Embora tenha cometido erros, ninguém é perfeito, essa gestão tem muito mais acertos. Ou a torcida quer a volta da época de Marcio Braga que vendeu a geração de 90 pra ser campeã em outras equipes, ou ainda, a era Paty parquinho que quase fecha as portas do clube?

    • Esse dircurso ta velho amigo. Estão faltando argumentos? Tá feia a coisa…

      • Secou a fonte e a realidade está sendo cruel, deve ser triste descobrir, que o AMADO presidente na real, no FUTEBOL que é o que conta no fim das contas, EBM é tão ou mais AMADOR do que todos os dirigentes amadores antes dele. IPPON.

        • Amigo, todo presidente é amador. Hahaha… Essa galera é muito engraçada…

          • Eu falo do VP de futebol, que na verdade é o EBM, o futebol do Flamengo caiu ladeira abaixo, depois que a eminência parda acumulou ambas funções.

            • Pode até ser… Mas todos esses cargos são amadores…

              • Mas todos os outros VP entendem de sua área, só o futebol tem um VP que não entende de futebol, por isso que a casa está indo pro buraco, pois o VP de futebol, também é presidente do clube.
                Não vai dar certo, nem com Guardiola.

                • O VP é o lomba

                  • VP é o Lomba, mas quem dá as ordens é o presidente e seu CEO. Quem escolheu o substituto do RC? Quem vai escolher o novo técnico?
                    Não se surpreenda se O PRESIDENTE não efetivar a Barbieri.

                    • Não sei. Não vejo dessa forma não. Eu particularmente acho um risco muito grande efetivar o Barbieri…

                    • Uma coisa é certa, no futebol do FLAMENGO, VP de futebol hoje só existe por questão estatutária, você está vendo a coletiva de imprensa para apresentação do novo executivo de futebol?
                      Mais claro impossível.

                    • É… Não vou discordar totalmente de você. Mas torço para que as decisões externadas sejam tomadas em conjunto pelo menos… Vamos aguardar e torcer pelo nosso time…

      • Argumento clássico kkkk, nem eles acreditam mais nisso.

      • Esses bandeiretes são insistentes kkkk

        • Valeu Walinete… Bapete… kkkkkk

          • Kkkk ficar put# não mano,relaxa!

            • Exatamente… Não adianta… Relaxa… #paz

      • kkkkkk,os Bandeiretes nao tem argumentos.

    • EBM planejou e administrou bem o clube, porém no departamento de futebol a palavra PLANEJAMENTO, passou longe,se contratava de última hora, não tinha uma avaliação do elenco. Vejamos ficamos com Muralha durante 1 ano, contratamos 2 zagueiros sendo um reserva do Vasco, contratamos o Everton Ribeiro quando tinhamos o Diego, e não contratamos laterais que é uma carência de longos anos.

    • Porr@ mano,de novo esse discursinho de Paty,m.braga,Kleber leite???vira o disco,esse papo bandeirete não cola mais não!!

      • Eu acho que o que não cola mais é esse papo de “bandeirete” … Você é oq então? Wallinete ? Bapete ? Toda gestão possui erros e acertos… Infelizmente essa teve muito erro na paixão maior que é o futebol…

    • A melhor da história ela não é… Mas com certeza é uma das melhores. E quando digo isso não me refiro ao EBM e sim a todos envolvidos nesse projeto…

    • É uma das melhores,mas esta longe de ser a melhor,pois erraram bastante no futebol e sao amadores nessa area. eles erraram mais do que acertaram no futebol e por isso estao pagando o preço. E Vai com esses discussinho de nao poder criticar o Bandeira,pois eé querer a volta de Paty,m.braga,Kleber leite,que eles nao colam mais e nao tem nada haver..

  • A torcida quis o ev .ribeiro , Diego Alves, Diego ribas, guerreiro, o rueda, queriam o Everton na lateral, queriam o Paquetá de titular, que o v.junior começasse uma partida , queriam o berrio o geuvanio , tivemos os melhores treinadores disponíveis, e agora é fácil botar tudo no rabo do bandeira , tudo que a torcida quis a diretoria concedeu e depois que nao da certo é fácil criticar agora , nao concordo com essas avalanches em cima da diretoria , eu sinceramente não esperava algum dia ver o flamengo servir de referência em administração e até ser invejado por clubes que até a pouco tempo eu inveja pela sua estrutura como atl.paranaense , são Paulo e que hoje pra mim ficaram pra trás e o flamengo ainda vai crescer muito mais com toda certeza , quem nao se lembra do brasileiro de 2016 onde dava gosto ver o time jogar praticamente com os mesmos jogadores de hoje tao criticados, e jogávamos naquele esquema de by by Brasil cada hora em um canto diferente , acho que o verdadeiro flamenguista tem que estar ao lado do clube e não ficar nessas críticas escrotas que não levam a nada , até pq o time que jogou na semi foi exatamente o time que a torcida pedia e se não deu certo devemos aceitar a nossa parcela de culpa também , enfim o ponto fraco dessa diretoria foi querer ser diferente e acreditar em trabalhos a longo prazo , enfim o que vai acontecer daqui pra frente eu não sei , mas essa diretoria tem todo o meu respeito , pq flamengo nao e só futebol como muitos pensam nao , é muito mais que isso e eu posso falar isso pq frequentei o clube desde os 10 anos de idade e vivi muitas coisa la dentro e afirmo que o flamengo é muita mais do que o time de futebol.

    • Pra trabalhar com consistência tem de ter planejamento. Sem isso ninguém nem nada no mundo é capaz de sobreviver a médio e longo prazo. Planejamento na minha cabeça é o clube se reunir em dezembro e averiguar o que se fez de bom e de ruim pra que se mude o ruim pro ano que vai entrar e procurar manter essa linha durante o ano, simples assim. No final se faz outro balanço e repete o processo.

      • Concordo , e de preferência com pessoas certas nas pastas certas , uma hora esse nosso fut vai dar liga .

    • Voce quer dizer que é proibido ouvir a torcida? Será que torcedores que acompanham nosso Flamengo há 30-40 anos são tão burros assim? Quem deve saber o certo é Fred Luz, que até pouco tempo nem sequer sabia o que era futebol né?

      A torcida é um excelente termômetro, e se a diretoria não sabe aproveitar isso é por incompetência. É porque preferem dar ouvidos a empresários e executivos incompetentes como RC. Não precisa ser especialista ou trabalhar diretamente com futebol, para saber se um time está jogando bem ou mal. Já imaginou como teria sido a Copa de 94 se a torcida não cobrasse a convocação de Romário?

      Do jeito que vcs odeiam a torcida, eu sugiro que fundem um novo clube. Ai voces podem fazer o que quizerem, sem nenhuma influência de torcida. Porque tá dificil essa pretensão de voces, de afastar o Flamengo da paixão de 40 milhões de abnegados, que sustentam a grandeza do nosso Flamengo. Abs

    • Não, muito pelo contrário , mas não podemos botar tudo na conta dos caras , essa última escalacao por exemplo foi feita pq eles nos ouviram , agora se nao deu resultado acho injusto apedrejar os caras , só isso.

    • Não, muito pelo contrário , mas não podemos botar tudo na conta dos caras , essa última escalacao por exemplo foi feita pq eles nos ouviram , agora se nao deu resultado acho injusto apedrejar os caras , só isso.

  • Todo mundo sabia que o momento da barca era o início do ano. Se tivessem respaldado o Rueda, provavelmente ele continuaria. Mas EBM decidiu ficar do lado de RC, que se opôs ao técnico e a barca, que ele proprio devia capitanear. Péssima escolha do EBM, o barco afundou…

    Contudo, a reunião dos paneleiros com EBM, pressionando, pedindo técnico fraco, e se ofendendo com a exposição, expôs o maior problema do Flamengo. Essa panela é o verdadeiro cancer que precisa ser estirpado. Eles não querem cobrança, o importante é o dinheirinho no fim do mês. Bando de vagabundos, fora do Mengão seus safados! 2019 vem ai, e quero ver um time de jovens, cheio de ambição por vitórias. Não esse bando de medalhões que vem aqui só pra ganhar dinheiro. Chega!

    • Rueda queria seleção, sempre quis. Trazer ele foi o erro, treinadores estrangeiros cogitados para seleção nunca ficam.

      • Seleção Chilena, João, nem em Copa vão estar. Acredito que ele tenha ido embora porque percebeu que os técnicos são instáveis no Brasil e que numa seleção se trabalha a médio e longo prazo. Mas isso caberia ao Flamengo prestar a ele.

        • Exato. Respaldando as decisões técnicas dele. Se todos estivessem alinhados no mesmo objetivo, ele não sairia para uma seleção que nem vai a Copa. Mas toda vez que ele abria a boca para cobrar mudanças, no dia seguinte apareciam RC e Mozer para desmenti-lo e dizer que não haveriam grandes mudanças. Está claro que ele foi fritado pela diretoria.

          • O Rueda estava no caminho certo e tinha futuro no clube, uma pena pra nós e pro clube.

    • Flamengo está igual time da China ou da MLS, fica pagando caro pra trazer medalhão em fim de carreira, visando muito mais o marketing que o desempenho esportivo. Difícil levar o Flamengo a sério assim, não é um time competitivo, Pratto estava certo, é um time sem pegada.

    • Rueda enxergou bem o problema culinário do Flamengo (cheio de panela!)
      Mas acho q na bola não foi bem, estilo de jogo bom defensivamente, mas não teve boas intervenções ofensivas, ma tendo o padrão arame liso de qualidade.

      • Isso eu concordo.

      • Teve pouco tempo de trabalho e uma defesa frágil, parecia não confiar muito na defesa, então não ousou como fazia no Atlético Nacional. Acho que se ele permanecesse e o Flamengo trouxesse os jogadores que ele indicou, ele faria algo mais parecido com o que fez em trabalhos anteriores, onde o termo “arame liso” passava longe (São Paulo que o diga).

  • bom comentário, mas infelizmente me parece que o ano está perdido. Como fala no cometario essa faxina deveria ter sido feita no inicio do ano, agora não existem nomes interessantes de tecnicos no mercado. Se vier a eliminação da Libertadores ( o que parece bem provável ) o ano terá terminado. Dificilmente Bandeira conseguirá eleger seu sucessor, a unica possibilidade que vejo é se o Pracownick sair como candidato de consenso, trazendo de volta nomes como BAP, Wallim e Landim, o que seria o melhor caminho.

    • A gente achava a mesma coisa em 2009. Não acho que esteja perdido, mas já é hora de todo mundo no clube começar a dar retorno e deixar o orgulho de lado.

      • Não é a mesma coisa, em 2009 nossos laterais eram melhores que de hoje, o Bruno era um grande goleiro e estava no auge da carreira, o Angelim jogava mais que todos nossos atuais zagueiros jogam, dos volantes atuais só o Cuéllar tá jogando mais que os volantes de 2009 jogavam, o Zé Roberto fazia a mesma coisa que o Everton faz, e tivemos os retornos de Adriano e Petkovic, que jogavam muito mais do que Diego, Everton Ribeiro e Guerrero podem jogar.

  • Engenheiro de obra pronta… reclamar assim é fácil…
    Levando pro lado PROFISSIONAL… como era possível resolver o caso do Rueda? Dava pra mandar o cara embora e contratar outro? Dava… mas o Flamengo ia pagar uma multa por uma coisa que não tinha certeza que ia acontecer…

    O Flamengo hoje, assim como no inicio do ano, não tem apenas os profissionais desempregados no seu leque de opções… o Flamengo tem todos os profissionais empregados e desempregados para oferecer contrato…
    Agora se o custo x beneficio vai ser interessante? aí são outros 500…

    A analise do Bandeira é rasa, ele olha apenas os números… 20 vitorias, 4 empates e 3 derrotas… é uma boa média… mas faltou um gol pra ser campeão aqui… um gol ali… e com isso o Flamengo na era Bandeira não é um time vencedor…

Comentários não são permitidos.