Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Drible de Corpo: “Foi o maior prazer vê-lo brilhar: sobre a noite em que o goleiro Julio Cesar pendurou as luvas”

- Coluna do Fla -
- Coluna do Fla -
Publicação: 23/04/2018
2 Comentários
Atualização: 23/04/2018
Compartilhar
Fotos: Staff Images/Flamengo

Julio Cesar disse em entrevista ao quadro 1 x 1 com Cleber Machado no Seleção SporTV que sabe qual será a manchete do Jornal Nacional no fim da vida: “Morre o goleiro do 7 x 1”. Bem antes disso, o marido de Susana Werner, pai de Cauet e Giulia, poderá contar uma linda história aos netinhos. Era uma vez, um goleiro nascido em Duque de Caxias (RJ) que pendurou as luvas sem jamais ter sofrido gol de Lionel Messi — o gênio que forma com Diego Armando Maradona e Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, a santíssima trindade do futebol.

Não foi por falta de encontros. O blog levantou todos os duelos de Julio Cesar contra Messi na carreira — jogos beneficentes, como um disputado em 2013, em Chicago, nos Estados Unidos, não entram na contabilidade. À vera, houve cinco confrontos diretos por clubes e/ou seleções. Um deles, justamente em Rosário, a cidade argentina em que a Pulga nasceu.

Naquele 5 de setembro de 2009, o goleiro da Seleção Brasileira até sofreu gol do meia Dátolo, mas viu Luis Fabiano marcar duas vezes e Luisão, uma, no triunfo verde-amarelo por 3 x 1, no Gigante de Arroyito. O então técnico Diego Armando Maradona pediu para a equipe alviceleste mandar o clássico na terra natal do jogador eleito cinco vezes melhor do mundo como forma de estimulá-lo. Porém, os comandados de Dunga calaram os conterrâneos do craque.

Uma das obras-primas da carreira de Julio Cesar teve Messi como personagem, em outro habitat do astro — o Camp Nou. “Ele (Messi) é brabo comigo por causa disso. Uma das defesas mais legais que fiz na carreira foi contra ele, na semifinal da Liga dos Campeões, em 2010, no Camp Nou. Foi bacana. Ainda mais contra o melhor jogador do mundo, numa competição importante na casa deles”, contou numa entrevista em 2011.

A exibição garantiu a Inter na final da Champions League. O time derrotou o Bayern de Munique por 2 x 0 no Santiago Bernabéu, em Madrid, e a equipe italiana quebrou tabu de 45 anos. Por sinal, Julio Cesar e Dida são os únicos goleiros brasileiros que sentiram o gosto de faturar o principal título de clubes do mundo.

O goleiro também poderá colocar os netinhos no colo e admitir que já foi vilão da Seleção nas quartas de final da Copa de 2010 contra a Holanda do carrasco Sneijder, mas também teve seu dia de herói. Graças ao gol de Adriano, o Imperador, no último lance da final da Copa América de 2004. A decisão foi para os pênaltis e ele defendeu a cobrança de D’Alessandro. Na segunda, Heinze mandou a bola pelos ares e o Brasil triunfou por 4 x 2. Por causa dele, o Brasil escapou de ser eliminado nos pênaltis contra o Chile nas oitavas da Copa de 2014.

Julio Cesar foi ídolo do Flamengo em um dos períodos mais difíceis da história do clube. Assumiu o papel de herói de um time que insistia em flertar com o rebaixamento no início dos anos 2000. Teve maturidade para estrear numa fria como goleiro rubro-negro. Tinha 17 anos e 8 meses na vitória por 1 x 0 no Parque Antártica, em uma semifinal de Copa do Brasil. Na partida seguinte, outra fria: titular no clássico contra o Fluminense pelo Campeonato Carioca, no Maracanã. O tricolor venceu por 2 x 0. O resto da história você conhece. Julio César virou ídolo do Flamengo, da Internazionale e participou de três Copas do Mundo: uma como reserva de Dida e Rogério Ceni, em 2006; e duas como titular (2010 e 2014). Em 2009 e em 2013, brilhou nas conquistas do tri e do tetra da Copa das Confederações com duas exibições épicas.

Aos 38 anos, o vilão de Messi não consegue mais ser herói de si mesmo. Perdeu para as dores nas costas. Luta desde 2010 com o problema. Há oito anos, na Copa da África do Sul, usou até uma proteção proibida pela Fifa para amenizar o problema. No Flamengo, vinha treinando à base de remédios. O italiano Buffon, por exemplo, continua atuando em altíssimo nível aos 40 anos.

A última página da carreira do melhor goleiro da Europa em 2010 foi escrita neste sábado numa vitória sobre o America-MG com a assinatura dele. Teve defesa bonita, sorte de goleiro em bola na trave, golpe de vista quando nada mais poderia ser feito, um pouco de cera na hora da pressão, dores, risos e lágrimas no apito final não de um jogo, mas de uma carreira.

Após seis clubes, quase 30 títulos na carreira e 286 jogos pelo Flamengo, ele ouviu “fica, Julio Cesar” de um coral de mais de 50 mil pagantes no Maracanã. Escutou “Ah, é Julio Cesar”, como naquela tarde de Maracanã em 2001 na qual foi tão brilhante na conquista do tricampeonato carioca diante do Vasco quanto no triunfo deste sábado. O gol cinematográfico de Petkovic e a imagem de Zagallo ofuscaram aquela tarde de gala de quem comemorou sozinho o gol marcado aos 43 do segundo tempo.

Julio Cesar recebeu proposta para renovar o contrato com o Flamengo e até mesmo assumir um cargo executivo no clube. Porém, não cedeu à tentação. “Foram 21 anos brilhantes. De muitos altos e baixos, mas coleciono mais momentos felizes do que tristes. Fiz um resumo rápido e achei que era o momento. A vida não é só de momentos legais, especiais. Há os dois lados da moeda. Procuro analisar friamente o quanto errei e aprender para errar menos daqui para a frente. Sou um cara privilegiado por ter tantas pessoas que me acompanharam, estiveram ao meu lado, vibraram, torceram, choraram.”

Diante da decisão irreversível, só posso dizer: Obrigado, Julio Cesar. Foi o maior prazer vê-lo brilhar…

CARREIRA

Nome: Julio Cesar Soares de Espíndola
Nascimento: 3/9/1979
Local: Duque de Caxias (RJ)
Clubes: Flamengo (1997-2005), Chievo (2005), Internazionale (2005-2012), Queens Park Rangers (2012-2014), Toronto FC (2014), Benfica (2014-2017), Flamengo (2018)

Principais títulos

Flamengo
» Copa dos Campeões (2001), Campeonato Carioca (1999, 2000, 2001 e 2004)

Internazionale
» Campeonato Italiano (2006, 2007, 2008, 2009 e 2010), Copa Itália (2006, 2010 e 2010), Supercopa da Itália (2005, 2006, 2008 e 2010), Liga dos Campeões da Europa (2010), Mundial de Clubes da Fifa (2010)

Benfica
» Campeonato Português (2015, 2016 e 2017), Taça de Portugal (2016), Taça da Liga (2015), Supercopa de Portugal (2016)

Seleção Brasileira
» Copa América (2004), Copa das Confederações (2009 e 2013)

JULIO CESAR x MESSI

18/6/2008
Brasil 0 x 0 Argentina
(Eliminatórias)
O arqueiro fecha o gol para a Pulga no Mineirão, em Belo Horizonte.

16/9/2009
Internazionale 0 x 0 Barcelona
(Champions League)
O encontro no Giuseppe Meazza pela fase de grupos termina sem gol.

5/9/2009
Argentina 1 x 3 Brasil
(Eliminatórias)
Em Rosário, terra de Messi, Luis Fabiano (2), Luisão e Dátolo fazem os gols da partida.

24/9/2009
Barcelona 2 x 0 Internazionale
(Champions League)
Julio Cesar joga, mas Lionel Messi vê a vitória do time catalão do banco de reservas.

20/4/2010
Internazionale 3 x 1 Barcelona
(Champions League)
Sneijder, Maicon e Milito fazem os gols do time de Julio Cesar; Pedro desconta.

28/4/2010
Barcelona 1 x 0 Internazionale
(Champions League)
Piqué garante a vitória inútil do time catalão, que é eliminado nas semifinais.

Reprodução: Marcos Paulo Lima | Drible de Corpo – Correio Braziliense

Assuntos:barcelonabayern de muniqueCamp NoucauetcesarChampionsChampions LeagueCleber Machadoclube da gaveaColunacoluna do flaColuna do Flamengocorreio braziliensedatolodidadiego armando maradonadrible de corpodungaduque de caxiasedson arantes do nascimentoestados unidosflaFlamengointerjornal nacionalJúliojulio cesarliga dos campeõesLionel MessiLuis FabianoluisãoMais queridomaradonaMengãomengomessimilãonovidades flamengonovidades rubro-negroRUBRO-NEGROsantiago bernabeuSeleção Brasileiraúltimas Flaultimas mengão
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
2 Comentários
  • Duda disse:
    23/04/2018 às 09:43

    Barbieri precisa se concentrar na forma de fechar mais a defesa compactar o time e não perder mais contra ataques. Como virou moda jogar fechado, os times que perdem ou empatam é porque não aproveitam os contra ataques seja por falta de velocidade seja porque correm mal com a bola nos pés, ou por falta de precisão no drible final ou chute. Um time que tem VJ, Paquetá,Lincoln, Lucas Silva, Rodnei, sem falar no Berrio, precisa treinar lançamentos longos, viradas de bola executados pelos meias/volantes e zagueiros e marcação alta é importante.

    Responder
  • Edeir Vieira Costa disse:
    23/04/2018 às 10:09

    Na despedida de Julio César, ele deu uma aula de como sair para interceptar cruzamentos sobre a pequena área. Saia e segurava todas, sem rebotes

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

A venda de ingressos para jogo do Flamengo x Mirassol, pelo Brasileirão

Flamengo hoje: veja as principais notícias do Flamengo nesta quarta, 26/08/2026

@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

A negociação do Flamengo com a LiveMode para transmissão de jogos no YouTube

18 3
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Flamengo acerta saída de jogador para time de Portugal

13 27

Dínamo de Moscou negocia contratação de Gonzalo Plata; valores não agradam o Flamengo

39 17
Brasileirão

Veja parcial atualizada de ingressos vendidos para jogo do Flamengo x Botafogo

4

Leonardo Jardim intensifica preparação do Flamengo para jogo contra o Botafogo, pelo Brasileirão

10
Libertadores

Del Valle derrota Tolima, e é adversário do Flamengo nas quartas da Libertadores

14 5

Carrascal pode voltar ao palco de 1º jogo profissional da carreira caso Flamengo enfrente o Tolima na Libertadores

11 14
Comentários Recentes
  1. andre luis em Flamengo acerta saída de jogador para time de Portugal

    Mais um menino que é dado para outro clube, sem o Flamengo nada receber. Quem está por trás dessas negociações?…

  2. andre luis em Flamengo acerta saída de jogador para time de Portugal

    Verdade. Absurdo! Da os jogadores de graça depois de investir alguns anos neles , sem garantia nenhuma de retorno. Isso…

  3. Leandro Martins em Carrascal pode voltar ao palco de 1º jogo profissional da carreira caso Flamengo enfrente o Tolima na Libertadores

    Carrascal e Plata já deviam ter sido vendidos. Mas o mesmo Diretor que não traz reforços não se livra desses…

  4. Marcelo Pinheiro em Flamengo acerta saída de jogador para time de Portugal

    Libera os garotos da base pra ficar com ,De La Cruz ,Airton Lucas,Everton Araujo , ínguas

  5. Leandro Martins em Presidente de time russo ‘barra’ contratação de Everton Cebolinha, do Flamengo

    Os russos não sao bobos. Só os diretores do Flamengo tem vocação para gestores de asilos. Fora Boto

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo