GE: “Brilho em acessos e fracasso no Guarani: o que fez Barbieri antes da chance no Fla”

Compartilhe com os amigos

Acessos para elite dos dois principais estaduais do país, fama de estudioso, convivência com Mourinho em estágio no Porto e decepção na única chance que teve em clube de massa. Essas são as credenciais de Mauricio Barbieri, que vê cair em seu colo a chance de abrir o Brasileirão como treinador do Flamengo. Enquanto o clube não se encontra no mercado, a vez é dele.

Contratado no início de 2018 como auxiliar permanente, o jovem de 36 anos divide opiniões na diretoria a respeito de uma efetivação. As decepções recentes e o peso de um ano eleitoral pendem para um nome mais experiente, mas a carência de opções dá a Barbieri lastro para se tornar um “novo Zé Ricardo”. Panorama diretamente ligado a um início muito bom de Brasileirão.

Entre os entusiastas da ideia está o novo executivo do futebol, Carlos Noval, velho conhecido de Barbieri. Há quatro anos, o então diretor da base sugeriu a contratação do treinador que começava uma carreira de sucesso em clubes de menor investimento levando Audax e RB à Primeira Divisão dos campeonatos Carioca e Paulista, respectivamente.

Era o início de trajetória de um jovem que, ainda recém-formado, teve um professor de luxo: José Mourinho, na época em que foi campeão da Champions League pelo Porto, em 2004. Então estagiário das categorias de base do clube europeu, ele aproveitou para observar de perto o “Special One” e trouxe na bagagem a filosofia de jogo do português.

O sucesso no RB, clube que levou às quartas de final do Paulistão por dois anos, chamou a atenção do Guarani, no ano passado. E foi justamente no maior desafio da carreira, um clube de tradição e com pressão de torcida, que Barbieri decepcionou.

O sonho do acesso se transformou rapidamente em frustração e o discreto treinador se viu em rota de colisão com a torcida após uma entrevista onde disse não dar ouvido aos questionamentos. Pouco depois, foi demitido com apenas seis partidas e tentou se explicar sobre o episódio.


Queria me desculpar pelo mal-entendido. Em nenhum momento eu disse que ignoro a torcida. Só falei que, como comandante, eu preciso saber separar as coisas e analisar a situação com mais lucidez.


O último degrau antes do Flamengo foi o modesto Desportivo Brasil, conhecido por revelar jovens promessas. Em menos de seis meses, montou a equipe eliminada nas quartas de final da Copa Paulista, para Portuguesa, e deixou boa impressão:

Metódico, calado e estudioso, sempre estava na sala com os analistas táticos e de desempenho. Adepto do 4-3-3, não abre mão de um atacante de área e de uma rápida recomposição, priorizando a marcação alta sem a bola. No Desportivo, Barbieri demonstrou não ter problema em “barrar” nomes mais conhecidos. Dinelson, ex-Corinthians, e Rodriguinho, ex-Flu, podem ser considerados medalhões no interior paulista e eram opções no banco – analisou Emílio Botta, que acompanhou o time de Porto Feliz pelo GloboEsporte.com.

No Flamengo, a grande chance da carreira caiu no colo. Muito didático, o jovem conquistou a simpatia do elenco. O caminho até uma efetivação, entretanto, ainda é longo e depende de vitórias. Se Audax, RB e Desportivo Brasil mostraram um treinador estudioso, o Guarani ligou o alerta para um fator que encontrará de sobra no Ninho: pressão.

Reprodução: Globo Esporte

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • “Barbieri demonstrou não ter problema em “barrar” nomes mais conhecido”
    Bom sinal

    • já colocou o ER7 no banco no treino de hj…

  • Vamos ver o que esse rapaz vai fazer, nos restou torcer, ainda temos Libertadores (que por enquanto estamos até bem) e o Brasileiro como 2 ótimas competições. Não tô muito otimista, nem tem como, mas nos resta acompanhar e apoiar. Tenho esperança dos jogadores do Fla (infelizmente nem todos, sabemos disso) entrarem com “sangue nos olhos” depois disso tudo, veremos…cenas dos próximos capítulos. SRN.

  • Falo a 2 anos q o flamengo só arruma talvez alguma coisa a partir de 2019 com a saída desses horríveis do futebol e experts melhores do mundo em finanças!!! Resultado: fui taxado de “anti “, ” maluco “, ” pessimista ” , etc!!! Realista ninguém aceitou ! Agora tá aí! 8 meses pra acabarem os 6 anos com os msms números de títulos q o Vasco!! Não adianta ser um doente cego fanático q não aceita a realidade estampada! É como se fossem filhotes do próprio bandeira q não aceita seus funcionários q destroem a instituição dentro de campo sejam criticados por hunilharem a alma da instituição os protegendo como se protege um bandido q entra na sua casa e o considera vítima ( vítima de receber em dia ao contrário de outros times devedores e com uma ótima estrutura de trabalho ao contrário de outros falados ) da sociedade deixando ainda essa ” vítima ” com pena ainda dar uma estuprada na sua mulher! ! Mas aos q teimaram comigo tá aí na cara de vocês o q vocês não aceitaram como realidade ! Q 2018 passe o mais rápido possível para sair da mão desse doente mental do futebol ótimo em finanças !!! Q o senhor bandeira tenha muito sucesso no lugar onde realmente tem competência q é um banco ou casa de ações! Mas deixe o q vc destruiu dentro de campo pra outro q tenha competência de nos trazer aquelas glórias q todos sentimos saudades e q outros clubes com o msm recurso em sua história conquistaram!!! Q em 2019 o senhor viva em paz com sua família e onde tenha competência para administrar e q nosso flamengo esteja no lugar mais alto sem achar q vice é maneiro com jogadores sem alma!!!! E muito obrigado pela competência q o senhor qnd esteve onde tem a mesma conseguiu fazer pelo flamengo !!! Mas q nosso futebol volte a ter a Raça Rubro Negra por momento em coma !! SRN

    • Não pode falar isso!! Senão vão falar q vc é pessimista. Precisa apoiar o time em todos os momentos. Mesmo quando o dirigente do time só se preocupa em controlar a gestão.

      Não vejo e não encontro nos times tops do mundo essa correlação dita por muitos quase científica: Se a torcida não criticar e mantivemos o técnico os céus se abrirão.
      Todo time grande tem pressão. O problema é hoje q os jogadores brasileiros são moleques. Gostam de chantagear o clube. O Douglas Costa entrou numa de se achar lá no Bayer. De chantagear o clube.O dirigente logo fez questão de largar ele.
      Jogador q não respeita o clube não adianta negociar…Não é falta de CT, não é falta de todinho…é falta de hombridade mesmo.

  • O Flamengo pode jogar no 433 desde que tenha zagueiros rápidos.
    Não dá pra abrir mão do Trauco pq ele é muito superior ao Renê, basta alguém orientá-lo na marcação como fizeram com o Fagner.
    E na frente, caso não consigam jogar juntos, vai ter que sobrar 1 entre Paqueta, Diego e Everton Ribeiro para q deem lugar pra um cabeça de área.

    • concordo plenamente, esses 3 juntos nao dá. grandes jogadores individualmente, mas o time fica lento e sem pegada.

Comentários não são permitidos.