GE: “Eleição começa a tomar forma no Flamengo; Dunshee lança pré-candidatura”

Compartilhe com os amigos

Publicamente o assunto ainda é pouco abordado, mas nos bastidores a eleição do Flamengo já começou. A política do clube respira o pleito de dezembro, e o cenário ainda é incerto, embora, aos poucos, nomes surjam e alianças comecem a ser costuradas. Presidente do Conselho Deliberativo, Rodrigo Dunshee confirmou a pré-candidatura.

O cenário começa a se desenhar. Nesta terça, o SoFla – grupo que apoiou Eduardo Bandeira – se reúne para decidir que caminho tomar. A união com a oposição é uma forte possibilidade. Extraoficialmente, Rodolfo Landim vai concorrer pela Chapa Verde. O vice-geral Maurício Gomes de Mattos também é pré-candidato. Marcos Bráz é outro que tem influência e pode concorrer. Candidato em 2015, Cacau Cotta deve vir novamente.

O nome da situação ainda é uma incógnita, e é aí que entra Rodrigo Dunshee, embora sua candidatura não dependa de Bandeira. O prazo para o registro das chapas termina em 10 de setembro.

Filho de Antônio Augusto Dunshee de Abranches, presidente campeão mundial em 1981, casado, e pai de um menino de 11 anos, Rodrigo circula entre os poderes do Flamengo há décadas e é um nome que pode ajudar a unir situação e oposição, assim como Landim. Dunshee se apresenta como opção para promover a pacificação na política rubro-negra, afirma ter apoio em todas as alas – inclusive no SoFla -, mas ainda planeja submeter seu nome oficialmente às principais chapas.

– Existe um movimento grande. A ideia seria que todos caminhassem juntos. Se não for possível, que tenhamos a maioria. A grande vantagem é que, se amanhã eu virar presidente do Flamengo, tanto o Eduardo (Bandeira) quanto a oposição serão tratados em alto nível. São meus amigos. Queremos a pacificação do clube em prol do futebol.

– Um clube dividido é ruim para o Flamengo. Teve a briga entre os dois grupos antes da última eleição e eu tenho amigos de um lado e do outro. Temos que tentar pacificar. O meu nome pode trazer a pacificação – disse Dunshee, em entrevista ao GloboEsporte.com

Sócio de um escritório de advocacia, Dunshee, 51 anos, frequenta o dia a dia do Flamengo desde criança, mas foi no início da década de 90 que ingressou na política do clube como conselheiro. Foi eleito vice geral em 1998 com Edmundo Santos Silva, mas rompeu com o então presidente após três meses e foi um dos responsáveis pelo impeachment em 2002.

Retornou em 2013 como vice presidente do Conselho Deliberativo e assumiu a presidência em 2015. Até por isso afirma ter participado de toda a mudança orçamentária do Flamengo. Segundo ele, um caminho irreversível.

– Participei desse projeto do Eduardo desde o início. É um caminho sem volta no Flamengo. Eu ajudei a aprovar a Lei de Responsabilidade. Se um cara for safado, hoje em dia vai encontrar dificuldade. O dirigente hoje tem que seguir o orçamento ou terá problema pessoal. Antigamente, o cara arrebentava o clube e ficava tudo bem. Aprovamos a lei por unanimidade.

Futebol na mira 

A ideia é unir o que há de bom do novo e do velho Flamengo. A modernização e a responsabilidade fiscal, com a alma rubro-negra. O que isso significa? Treinos esporádicos na Gávea, e o futebol mais próximo de conselheiros e torcedores. Para o pré-candidato, essa sempre foi a receita de sucesso do futebol.

Dunshee, no entanto, pondera ser impossível se apresentar como oposição a Eduardo Bandeira. Afinal, como poderia atacar um presidente que ajudou a sanar as finanças do Flamengo? No futebol, no entanto, ele aponta muitos erros, vê o clube fechado, não entende a demora para a contratação de um novo treinador e afirma que o atual modelo não funcionou.

– Ele pode ter errado no futebol, mas acompanhei as finanças de perto e não vi nada de errado durante a gestão. Ele vai ser um ex-presidente importante na história do Flamengo, apesar do futebol. Futebol é mágica, mas tem coisas básicas.

– O Eduardo é muito Flamengo, quer acertar, mas acaba errando. Ele se isolou e depois entregou o futebol ao Rodrigo Caetano, que não entendeu o que é o Flamengo. O futebol ficou isolado. Ah, mas vai ter cobrança? Às vezes a cobrança é boa. Ele (Bandeira) sabe que errou. Não posso ver o Flamengo assim e não fazer nada. As coisas fora de campo estão indo bem, mas o futebol está péssimo. Temos que nos unir para resolver isso.

Políticas externa e interna

Dunshee diagnostica o isolamento como um dos problemas do futebol, mas também aponta a atual política externa como vilã. Segundo ele, o Flamengo se afastou de federações e tribunais, onde não tem mais representantes. Isso estaria enfraquecendo o clube.

Internamente, Dunshee também aponta erros e ressalta que Bandeira poderia ter procurado ajuda dentro do clube para o futebol.

– “Tem pessoas boas dentro do Flamengo que podem ajudar, mas o Eduardo é muito fechado. Ele tentou. O Guerrero foi uma grande contratação, o Diego… Ele foi um administrador muito correto, mas o Flamengo é um clube de futebol.”

– Muita gente poderia ter ajudado. No dia a dia do clube você tem vários ex-vice de futebol, com muita vivência, que não são ouvidos, como Eduardo Mota (vice presidente campeão do mundo), Jorge Rodrigues, Marcos Braz, Paulo Dantas… Tem que ouvir os caras que fizeram o Flamengo. O Flamengo é um clube centenário, tem história e não começou agora – concluiu.

Reprodução: Globo Esporte

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Incompetente pode (Bandeira). Bandido, não! Nos livremos desse pesadelo.

  • Essa Oposiçao vai fazer de tudo pra prejudicar o Flamengo esse ano se bobear eles vao tentar ate rebaixar o Flamengo so pra falar que o Bandeira e pe frio essa corja e do demonio se voltar nunca mais vejo um jogo do Flamengo e passo dia inteiro procurando os Socios torcedores pra abandonar o clube por que dai e dar dinheiro a ladroes.

  • Se não é oposição ao Bandeira não serve!
    Bandeira é o maior incompetente da história do Flamengo.
    Temos que ter gente que sequer permita a esse estrume fazer parte de um mínimo na administração do Flamengo.
    Não aguento mais sequer ver a cara desse calhorda.
    #FORAEBM

    • Volta Edmundo S.Silva, Vice Patricia Amorin, Marcio Braga de Pres. do Conselho… Bap de marketing …
      Chamar o Bandeira de incompetente é sacanagem… de Pé Frio, azarado… até vá lá, mas de incompetente é exagero!

      • muito competente. ganhou oque? Nego ainda defende essa merda.

        • O Flamengo iria abrir falência, só isso, 800 milhões de dívidas. Arrumou o clube mais foi fraquíssimo no futebol. Tanto quanto muitos outros presidentes tb, so o bandido do Marcio Braga que ganhou títulos. Os outros além de acabarem com o clube, não ganharam nada tb no futebol. Mas que venha um que além de ser honesto consiga tb arrumar o nosso futebol!

          • O Botafogo deve ainda mais, mas nunca abre falência. Corinthians deve 1 bilhão e meio, e segue sendo campeão de 2 em 2 anos. Esse valor de dívida de 800 Milhões nem sequer era realista. Só no Profut teve desconto de mais de 100 Milhões. Eles contabilizavam mais de 100 Milhões como divida de Consorcio Plaza, divida essa que KL não reconheceu e recomendou que brigassem na justiça para não pagar. Divida de Ronaldinho era de 3 meses de atraso, um valor aproximado de 3 milhões, eles contabilizavam como 60, depois fecharam acordo por 20, sem nem tentar defender o clube. E tome honorários advocatícios! No balancete eles alertam para uma possivel divida de 300 Milhões com a Receita, espero que pelo menos essa eles saibam defender. Vá gostar de assumir divida na casa do chapéu.

            É comum fazer essas auditoria inflando as dividas, para depois se gabar de bom pagador. Vamos ver o que a próxima auditoria vai achar sobre essa gestão.

          • Nunca vi clube de futebol abrir falência.
            Inaugura uma igreja para o Cristo EBM.
            Um monte de mentiras que falam para os otários acreditarem.

            • Se não concorda tudo bem, na boa. Agora xingar , acho sem necessidade nenhuma. Não endeusei EBM , contra fatos não há argumentos. Único presidente que ganhou alguma coisa foi o Márcio, mas arrombou o clube, os outros nem isto, é mentira?

    • Cai fora do meu Time lazarento

      • você é a tipica bandeiretezinha!
        Vai embora seu feio, o clube é meu, eu sou o unico bonito aqui!
        KKKKKKK
        Vocês são patéticos!

    • Ele está isolado. Brigou com o próprio grupo que o elegeu, brigou com o governo, com o maracanã, com a FERJ, com a CBF, com o STJD, com a comissão de arbitragem. Depois brigou com MB, que o apoiou na re-eleição, e mudou pro lado da SOFLA, que está prestes a brigar de novo. E o pior, brigou com a torcida, deu banana e tudo. Nem precisa ataca-lo, ele mesmo se isola brigando com tudo e com todos. Só não briga com jogador e torcedor de diretoria.

      • Ele só não briga com caras tipo Marcio Araujo, Muralha, Vaz, Gabriel. Esses ele defende igual uma leoa.

  • Não o conheço e não posso dar muita opinião sobre ele, mas já sei que é melhor que o Bandeira, impossível ser pior, no entanto, 2019 é o ano da volta dos verdadeiros rubro-negros para Gavea, Landim Presidente.

    • Quem garante que o Landim entende de futebol?!? Foi Presidente do Banco Central, tem envolvimento com mercado financeiro… mas se quer um cara que entenda de futebol faça campanha para o Luxemburgo!!!

  • Vi uma entrevista dele quando era candidato a presidente do Conselho Deliberativo, em 2015. Me parece um cara sensato, conhece muito bem o Flamengo como clube, e tem preparo profissional, sucesso pessoal, que é importante.

    Mas eu continuo acreditando que a melhor solução é um coalizão entre os “azuis” e “verdes”, com o Landim na liderança.

    • Isso sim é um palpite coerente… Sucesso profissional todos eles têm e isso não é um quesito que se deva levar em conta na hora de escolher o presidente.

      • Agora entendi porque a dificuldade de interpretar texto e tanto entusiasmo nesse assunto. Não sou cabo eleitoral de ninguém meu amigo, acho que quanto mais candidatos bons, melhor pro Flamengo. Também acho Landim um forte candidato. Que vença o melhor. Abs

  • Primeiro: o projeto não era do Eduardo, ele era parte.
    Segundo: Vasco
    Terceiro: parece ser uma boa opção, mas prefiro o landin, questão de opinião apenas.

  • Bom discurso, pelo menos reconhece oa acertos e erros sem parcialidade partidária.

    Chamou atenção o diagnóstico de afastamento de instituições e do proprio clube. Lembrar que o Flamengo foi campeão em 2009 treinando na Gavea, à vista dos conselheiros. Desde que se mudou pro Ninho em 2010, nunca mais foi o mesmo.

    “O olho do dono é que engorda o boi”.

    • Por que esse mesmo diagnóstico não apontou que treinando na Gávea onde “o olho do dono é que engorda o gado” o time levou 17 anos para ser campeão brasileiro ?
      Só tolo para acreditar nesses diagnósticos “supersticiosos” onde faz o torcedor se apegar em superstições bestas pois, se superstições ganhasse jogo o Botafogo era campeão todos os anos.

      • Essa questão de superstição tá ferrando o Flamengo, veio o Carpegiani porque foi campeão em 81, e etc..

        • Não tem nada a ver com superstição. Veja minha resposta ao seu colega por favor. Abs

      • Não tem nada de superstição nisso amigo, pelo visto voce não entende o significado do ditado. Dê uma olhadinha do google, logo na primeira coisa que aparece, ta bem explicado lá porque os “donos” de qualquer negócio preferem acompanhar tudo de perto. Além disso, será que o clima do Ninho é igual da Gavea? Chove ou venta mais? Os campos tem a mesma dimensão? E o deslocamento e os horários de treinamento são os mesmos? Sinceramente não sei se o isolamento no Ninho está sendo benéfico.

        O Flamengo passou 17 sem ganhar brasileiro por varios fatores. Mas levou Copa do Brasil, Mercosul, e reinou absoluto no Rio com 2 tri-campeonatos seguidos. Era um time sem dinheiro, mas não faltava garra. Hoje é o oposto.

        Ultima coisa, quem decidiu levar o futebol profissional pro Ninho foi Luxemburgo e Paty. Ela que inclusive começou a construção do modulo que o EBM terminou. Só uma dica, esse comentário não tem nada a ver com a política atual. Não foi decisão de EBM mudar o planejamento foi feito na compra do terreno, desde a venda do Zico, que o Ninho seria apenas para a base.

        • Será que pedir para atrasar os salários entraria nesse diagnóstico?

          • Sem esse dircurso político por favor. Esse argumento já tá velho e cansado. EBM não precisa disso. Meu comentário não tem nada a ver com política. E se fosse um erro, seria do Luxemburgo e da Paty, foram eles que tomaram a decisão de levar os profissionais pro Ninho. Os bandeiretes estão tão cegos que não conseguem mais interpretar texto.

            Eu sou só um torcedor, não quero saber mais que esse candidato que nasceu dentro do Flamengo e vive no dia-a-dia há vários anos. Mas se voce acha que sabe melhor que ele, nos avise ai. Voce tem acompanhado o que acontece no Ninho lá de dentro?

      • Oh Bandeirete que não entende porra nenhuma de futebol. Tem que treinar com a torcida na arquibancada da Gavea fugando no cangote desses merdas.
        Botar pressão no lombo desses mimadinhos.

    • MEEEEUUU DEEEEEUUUSSS!!!!

      • Amigão, até a re-inauguração do campo 5 no meio do ano passado, os profissionais estavam treinando num campo de dimensões menores. Parece que voce se esquece de Paulo Vitor com a perna quebrada sendo levado em carrinho de obra. Academia e administração em containers, alagamentos e tudo mais. E o modulo atual não atende 100%, jogador de hj em dia não quer mais dividir quarto de concentração, com caminha de criança. Porque voce acha que eles decidiram fazer outro? A ultima chance é esse novo módulo, parece que será muito melhor. Ainda assim, ninguém pode negar que são mais de 5 anos em estruturas temporárias e precárias, que só recentemente estão melhorando. Vamos torcer que todo o sacrificio valha a pena quando finalmente receberem o novo módulo.

  • não sendo patricia, edmundo, kleber leite, marcio braga, helio ferraz

    • Márcio Braga fez muita coisa boa tambem

    • Ainda acrescento, Cap. Léo, Cacau Cotta e muitos outros.

    • Marcio Braga foi o melhor presidente que o Flamengo já teve.
      Foi o dirigente com maior números de títulos, o Flamengo é muito do que é devido ao Marcio Braga.

      • mentira!!!!

        • Se rasga aí Bandeirete.
          Marcio Braga é o recordista de mandatos e títulos na presidência do
          Clube: 6 mandatos (14 anos –
          77/78/79/80/87/88/91/92/2004/2005/2006/2007/2008/2009) 14 títulos “de
          expressão” (9 cariocas – 78/79/79E/81/91/2004/2007/2008/2009, 4
          Brasileiros – 80/87/92/2009, 1 Copa do Brasil – 2006)

          Mas arreganha porque o Bandeira não chega sequer ao dedo mindinho do cara!

          • mentira!!!!

Comentários não são permitidos.