GE: “O último ato de Carlos Noval na base: conheça os dez reforços do Flamengo”

Compartilhe com os amigos

Anunciado como novo diretor de futebol do Flamengo, Carlos Noval deixa a base após oito anos, mas com um grande legado em vários setores: melhorias na estrutura, modernização, atletas formados e títulos. Em 2018, antes do adeus, o dirigente esteve diretamente ligado na contratação de dez jogadores para reforçar as diversas categorias do clube.

A rede de captação de atletas buscou cinco atacantes, três meias, um volante e um zagueiro. Muitos apareceram na Copa São Paulo de Futebol de Júnior e foram disputados com grandes equipes do futebol brasileiro.

Esses meninos geralmente já são monitorados. Os garotos se destacam a gente vai monitorando e quando chega um idade que a gente entende que dá para fazer uma negociação, na maioria das vezes uma parceria com valor de passe fixado na frente, o observador vai, assiste a vários jogos dos meninos para cravar que o atleta pode performar no Flamengo. É pontual nas carências em cada categoria, não tem número fixo, talvez apenas em valor de orçamento – destacou Noval.


GERAÇÃO 1999


BRENO HERCULANO
Aos 19 anos, o garoto foi um dos nomes bem disputados da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Ao se destacar pelo Rio Branco-ES, chamou a atenção do Rubro-Negro, que ganhou a queda de braço e acertou a contratação do atacante.

Nas credenciais, um golaço. Na goleada por 6 x 1 contra o União Barbarense, durante a Copinha, abriu o marcador com um voleio clássico (veja no vídeo abaixo aos 18 segundos). Carrega, desde criança, a vontade de defender a camisa do Flamengo.

O Flamengo conseguiu me trazer, fiquei muito feliz quando soube da notícia. Eu sou flamenguista, desde novinho. Sempre sonhei e falei com meus pais que um dia estaria vestindo a camisa. É um sonho realizado – disse o garoto.

GABRIEL KAZU
Mesmo garoto, Kazu entrou no rada rubro-negro. O volante conseguiu aparecer no futebol pelo Luverdense, onde já jogava na equipe profissional. Além do bom desempenho pelo clube, o jogador coleciona passagem pelas categorias de base da seleção brasileira.

Gabriel Kazu Flamengo Base (Foto: Reprodução/Instagram)

GERAÇÃO 2000


NATHAN
O Flamengo tem uma relação próxima com o Nova Iguaçu. Garotos que se destacam no time da Baixada são observados e tem caminho direto no Rubro-Negro, como foi o caso do atacante Vitor Gabriel, destaque da equipe campeã da Copinha. Nathan Saturnino é mais um nome que vem da equipe.

O zagueiro de 17 anos também chegou a ser observado por outras equipes brasileiras, com mais destaque após a disputa da Copa São Paulo pelo Nova Iguaçu.

GILSON
Também nascido em 2000, Gilson é mais um jogador que chega ao Flamengo após passagem por um time pequeno do Rio de Janeiro. O meia foi observado e aprovado pela rede de captação da base do clube após atuações com a camisa do Bonsucesso.


GERAÇÃO 2001


RODRIGO MUNIZ

Rodrigo Muniz marcou um golaço pelo Fla em torneio nos EUA (Foto: Reprodução)

Duas Copinhas, seleção de base e carisma. Rodrigo Muniz foi observado pelo Flamengo durante participação na Copa São Paulo pelo Desportivo Brasil. O atacante chegou ao clube mostrando qualidade.

Dos contratados, Rodrigo Muniz é quem mais ganhou os holofotes. Na campanha do título da Generations Cup, nos EUA, pelo sub-17, o mineiro ficou marcado por um golaço do meio-campo contra o Atlanta United (veja no vídeo abaixo).

Desde pequeno meu sonho sempre foi jogar no Flamengo, principalmente por causa da torcida. Meu pai me levava para o campo desde cedo. Fui disputar um torneio e um olheiro do Desportivo Brasil me viu, isso em 2016. Fiz o teste e passei, acabei convocado para a seleção brasileira sub-15. Disputei a Copinha com 15 e 16 anos, esse ano marquei quatro gols. Estou bem (risos), agora vai continuar dando certo.

BRUNO GABRIEL
Parceiro de Rodrigo Muniz no Desportivo Brasil, Bruno Gabriel é alvo das brincadeiras dos garotos recém-chegados ao Ninho do Urubu. Com o sorriso no rosto, o atacante de 17 anos, natural de Ribeirão Preto, foi das quadras para o campo e espera aproveitar a amizade com os companheiros para se adaptar rapidamente ao clube.

A expectativa é boa. Os moleques me apresentaram bem, conversaram, já brincaram. Já teve trote, tudo mais um pouco (risos). Comecei a jogar com 7 anos, mais em quadra. Com uns 10 foi para o campo. Participei de um amistoso contra o Desportivo Brasil, quando tinha 13 anos. Passei, no ano seguinte alojei no clube, fiquei três anos lá. Fiquei muito feliz quando fiquei sabendo que vinha para o Flamengo com o Rodrigo (Muniz), que é meu amigo (risos).

DENILSON
A Copa São Paulo de Futebol Júnior, como de costume, foi vitrine para mais um jovem. Destaque do Itapirense, o meia Denilson deixou o Santos para realizar o sonho de defender o Flamengo. O garoto de 17 anos, que nasceu em Nazaré, no Piauí, é outro formado no futsal.

Comecei no futsal com 7 anos, em São Bernardo do Campo, e passei para o campo. Eu espero ter grandes conquistas no Flamengo. Foi um sonho vir para cá. Rescindi com o Santos para vir jogar aqui, porque era mesmo um sonho.

Carlos Noval deixou o departamento de base para assumir o futebol (Foto: Reprodução)

GERAÇÃO 2002


KAÍQUE
Mesmo no início do sonho de ser um jogador profissional, Kaíque Nogueira ostenta um currículo com clubes de peso. Após passagem pelo São Paulo, o meia disputou a última temporada pelo Guarani. Mais um que atraiu os olhares da rede de captação do clube.

PEDRO MACHADO
Pedro foi disputado na queda de braço. Cria do Juventude, o atacante despertou o interesse de grandes clubes brasileiros após desempenho no Sul-Americano sub-15 pela seleção brasileira. O caminho foi de Caxias do Sul, cidade natal, para o Rio de Janeiro, acompanhado da mãe e da irmã. A vontade, agora, é fazer história no Flamengo.

Espero que essa equipe continue brigando em muitos campeonatos, como conseguiram no ano passado, tanto no Brasil quanto lá fora. O Flamengo é muito grande, estar aqui representa muita coisa para mim. Vim do Juventude, sem tanta visibilidade. Essa camisa agora pesa um pouco, porque é grande demais. Mas com o tempo vou me adaptar. Com 4 anos eu jogava futsal, com 10 fui para o campo, sempre no Juventude, até o ano passado. É só meu segundo clube.


GERAÇÃO 2003


GABRIEL LOPES
O jovem Gabriel, assim como Kaíque, passou pelo São Paulo antes de defender o Flamengo. Na última temporada, a trajetória foi semelhante à do companheiro: ganhou a chance após ser selecionado pela rede de observação, que buscou o jogador no Guarani.

Reprodução: Globo Esporte

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Vai tirar o Carlos Noval de um trabalho que está dando certo e colocá-lo na boca dos leoes.diretoria está inventando,não se mexe no que está dando certo.

  • Não vi qualquer pessoa de dentro do Flamengo ou que tenha trabalhado com este senhor no passado fazendo críticas contundentes. Bom trabalho e sucesso nessa nova caminhada, Noval !!!

Comentários não são permitidos.