Desde a sua criação, o FLAFUT tem como dois de seus mandamentos, (1) a realização de jogos na cidade do Rio de Janeiro e (2) a construção de uma política que traga de volta ao estádio o torcedor comum – tão importante para resgatar a química Clube-Torcida, uma característica histórica do Flamengo.
A torcida é o Flamengo e o Flamengo é a sua torcida. A Nação Rubro-Negra sempre foi o alimento que nutriu o Clube – mas hoje a torcida tem fome de Flamengo.
Na gestão atual (que já entrou para a história como a que mais afastou a torcida do Clube), a política de ingressos caros, que inicialmente serviu para ajudar o Flamengo a sanar suas combalidas contas, perpetuou-se.
Com os cofres estabilizados, a elitização da torcida nos estádios passou a ser uma convicta opção da atual Diretoria – virando as costas para o torcedor comum, que por décadas carregou o time e o fez ser conhecido como o Mais Querido do Brasil. Um duro golpe na alma e na identidade do Flamengo.
Hoje, o Flamengo fez um treino aberto no Maracanã – véspera de importante jogo na Taça Libertadores da América. Uma medida a ser aplaudida, sem dúvidas – até mesmo pela “cobrança” de alimentos para o ingresso no Maracanã.
Talvez por conta de um ano duplamente eleitoral, talvez por conta de uma queda relevante de popularidade e sócios-torcedores, resolveu-se chamar de volta o torcedor. Mas o motivo pouco importa.
Infelizmente, contudo, fica a constatação de que esse evento popular parece não alterar os paradigmas da relação do Clube com a sua torcida.
Prova disso é que no jogo do final de semana contra o América-MG, o torcedor comum terá que desembolsar o triplo do valor do sócio torcedor… Ao que parece, a máxima “treino é treino; jogo é jogo” serve como uma luva para a política de preços de ingressos do Flamengo. Uma pena!
De todo modo, o Grupo FLAFUT seguirá na sua incessante busca pelo resgate do verdadeiro Flamengo. O Flamengo que se alimenta do seu torcedor e não o que o faz passar fome.
Ver comentários
Como sócio torcedor eu quero ter vantagens. O que esse grupo político pretende fazer com o sócio torcedor? Ano passado todo só não fui a 4 jogos realizados na cidade do Rio de Janeiro.
O que tem que fazer é criar uma nova modalidade de St,a 15 reais,dando preferência pra quem paga trinta,baixando um pouco o preço talvez da lateral inferior prós de 39,00 e disponibilizar o setor norte a que paga 15,00.. tem que maximizar essa galera ai,nao pode ignorar,mas vale agregar 100.000,150,000 pessoas a mais pagando 15,do que ficar com esse pessoal longe,sem.contribuir...e outra,tem que abrir pra pagar via boleto tbm,é só dá três dias de carência pós vencimento,do contrário,fica bloqueado...pago 40,00 via boleto um plano odontológico,após três dias de atraso,nao consigo usar,simples,me obriga a manter em dia sempre...
Isso sim, concordo!Principalmente pra quem não é do Rio. Muitos iriam aderir. Não sei porque ainda não o fizeram.
Essa nota é pura politicagem, duvido se esses merdas ganhassem irão baixar o preço dos ingressos, vai jogar no Maracanã e pagar 700 mil e cobra 10 reais o ingresso que eu quero ver quanto tempo vai durar a situação financeira do clube, a média de preço do ingresso do Flamengo é 55 reais, Palmeiras e Corinthians é muito mais caro e lota o Estádio, lembro que no jogo da semi final do carioca contra o Bostafogo teve ingresso a 30 reais e foi apenas 19.000 pessoas, esse povo tem que parar com essa politicagem e começar a ajudar o clube.
Complexo...o negócio a meu ver é criar um plano "povão" que contemple a MAIORIA da torcida, que são de torcedores mais humildes. ST é de fundamental importância, isso não se discute e tem que contemplar a todas as camadas: pobre, média, rica, em fim, tem que "atacar" em todas as frentes. O ST perdeu mais de 33 mil, muito pelo momento do time em campo que não empolga creio. Porque não continuam apoiando então, né! O modelo do velho e bom Maraca, contemplava a todas as camadas: Geral (povão), Arquibancada (do meio) e as cadeiras e camarotes para a galera da grana. PERFEITO. Pega esse modelo para o ST, coloca o marketing para popularizar os planos e vamos ver se não sobe. Ia ganhar em várias frentes. Hoje "desprezar" o povão em prol da "elite" é contrariar a história do CRF, é tirar a energia do povão dos estádios, é limitar o clube a poucos torcedores (estava em mais de 100 mil, já perdeu mais de 33 mil ST)...Não somos mais de 40 milhões?
O Flamengo não pode dar as costas à suas raízes, que nos deram muitos títulos, alegrias, fizeram o nome FLAMENGO, ser respeitado e temido, hoje...a elitização está "matando" a nossa história vitoriosa e escrevendo uma outra de fracassos. Fato. Entendo a posição da diretoria, que tem que arrecadar e manter a saúde financeira do clube, entendo, que as coisas mudam, mas tem que se achar o equilíbrio e a história vitoriosa do CRF se perpetuar. SOMOS TODOS RUBRO-NEGROS. SRN.
Alguém já fez um levantamento de quanto os empresários de jogadores e instituições financeiras levaram do clube nesses 5 anos e 4 meses de gestão do Bandeirinha Fiu Fiu? Tá na hora de se fazer esse estudo, nunca se lucrou tanto no clube às custas da torcida pobre do Mengão. Tá na hora da PF entrar na jogada, Por onde o Juíz Sérgio Moro que não começou a investigar esse problema ? Tô avisando desde muito tempo, é preciso investigar, tem muito dinheiro saindo do clube para comissões de empresários e juros a instituições financeiras.
Nada muito diferente do que sempre foi levado.
Vai lá tu administra pra ver como é hoje não estamos ricos mais também não estamos falidos como 6 anos atrás si vc não pode ajudar fica como eu na TV ou internet mais não fala besteira
Por onde anda os juízes Breta e capa Preta ? Tão acompanhando essa gestão do Flamengo, que engana uns pobres coitados que não entendem nem de mulher imagina de contabilidade. Tem muita mentira solta no ar, muita bravata, futebol que é bom nada. Esse bandeirinha Fiu Fiu, alisador de jogador pereba tá levando todo mundo nessa conversa fiada. É preciso uma apuração rigorosa, uma auditoria pesada quando ele sair, pra saber onde estão sendo colocados os recursos do clube. As comissões de empresários, a divisão dos direitos dos jogadores da base, os contratos de Tv e publicidade. Tudo precisa ser auditado, inclusive o superfaturamento da dívida, que, nunca foi do tamanho que anunciaram. Nunca ouvi falar em superfaturamento de dívida, coisa de criminoso perigoso. Banditismo puro, PF na parada já.
Flamengo é instituição privada. O Bretas pode se rasgar que não pode fazer nada.
Haha o decas entende muito kkkkkk
Chega a dar ânsia de vômito, ler tanta besteira de uma só vez, esse Deca é besta ou se faz, pra digitar tanta merda, tô achando seriamente que é um usuário fake, do Cleber Leite, Márcio Braga, Edmundo Santos, etc. Francamente o CRF é o clube mais transparente do Brasil e esse babaca a falar merda, se o que divulgam for errado, responderão na justiça, conforme o estatuto, aprovado pasmem, por esta gestão, SRN sempre!
Nunca vi ngm falar tanta m*** aqui no site. Parabéns! Deveria até ganhar um premio
Acessa o site do Flamengo, ta td isso lá. Cada centavo, espero ter ajudado.
O ST é óbvio que tem que ter vantagens, mas e quem não quer/pode ser ST? É justo pagar 200,00 ou mais por um ingresso? É óbvio tbm que não é.
Além disso, o estádio do Flamengo é a Ilha do Urubu, e ultimamente, face à preguiça e à falta de maior cuidado com o futebol, nem ali o Flamengo consegue que sua torcida compareça em massa. Falar de Maracanã é pior ainda.
E agora essa notícia que surgiu aí, que foi autorizada construção de um estádio para 45 mil pessoas na Gávea. Se a coisa continuar assim, só ST filho de desembargador morador do Leblon vai poder frequentar o estádio.
Cheguei então à conclusão de que nada vai mudar, a não ser que o time saia da preguiça e do elitismo e volte a emocionar o povão. Cada torcida tem o time que merece, e vice-versa. Porque será que, mesmo agora baixando o valor dos ingressos, o povão não vai? Ora, o povão não é trouxa. O povão quer ver em campo uma luta que reflita sua própria luta na vida, pela sobrevivência. Quer ver na atitude do time a sua própria diante das dificuldades, de ter que continuar lutando sempre, sem nunca desistir. Uma vitória do Flamengo, jogando com raça e vontade, mais do qUE técnica ou tática, é o que satisfaz a massa. O Flamengo sempre foi diferente de seus pares e vizinhos aristocráticos de Botafogo e das Laranjeiras, ou não teria uma Nação de 40 milhões a apoiá-lo. Pena que os jogadores que criaram essa personalidade do clube hj já estejam aposentados, ou descansando no céu.
Querem que o povão volte? Cuidem melhor do futebol do clube, dêm oportunidade à base (onde ainda existe o DNA rubronegro), e espantem a preguiça e o pragmatismo desse time. Enquanto saírem de campo derrotados e conformados, com sorrisos no rosto, vão afastar cada vez mais o clube de suas raízes populares.
Os tempos mudaram, mas ainda podem voltar ao que era antes, em termos de atitude em campo. Estádio próprio é bom, ST tbm, mas que nunca esqueçam as origens. O Flamengo não pode abandonar sua História.
E, por favor, chega de palavrório e verborragia típica de ano eleitoral. Quer fazer? Toma o poder e faz. Simples assim.
Nota oportunista...Não adianta simplesmente abaixar os preços dos ingressos jogando no Maracanã, onde os custos operacionais são exorbitantes. Outra questão é que a torcida realmente não vai no estádio e pronto, prefere ficar em casa vendo pela TV, qual o problema disso? Ticket médio do Palmeiras é de 63 reais, do Corinthhians, 37, do Gremio e Inter 33 e do Flamengo está na faixa dos 31/32 ou seja, metade praticamente do que tem cobrado o Palmeiras e ainda assim a porcada dá um show no quesito lotar estádio. Pedir ingresso mais barato é justo, justíssimo, concordo em tudo, mas dizer que o Flamengo está cobrando um preço abusivo é oportunismo puro, aliás, ano eleitoral é assim mesmo, como sempre, o clube Flamengo sempre é prejudicado nessas épocas, é rato em cima de rato querendo roer esse queijo.
Os bandidos estão doidos p meter a mão no dinheiro kkkkkkkk
Oportunistas do krlho
Minha proposta seria a redução ou inclusão de ingressos ao programa ST, com redução dos preços cobrados pra quem não é.
Concordo que o momento de arrecadarmos muito com o programa já passou. Precisamos resgatar nossa massa.
Massa só de macarrão fala sério a seis ou sete anos atrás o time era uma piada e os jogadores do faziam cobra na justiça porque não recebiam time bom custa caro agora si o time de hoje não tem raça e por que compramos errado e não cobramos como deveriam veja os gambás lá os jogadores jogam e com medo e não por amor porque lá os cara batem mesmo
A solução está na base, com a consolidação de uma filosofia de jogo permanente.
Se adotamos o 4141, devemos segui-lo, sem o troca troca de treinadores.
Nunca conseguiremos comprar jogadores top mundo, nem se arrecadarmos 10 x o ST atual.
Erro crasso dessa diretoria, pensar em hegemonia com Diegos, ER, Guerreros, jogadores sem espaço no cenário Europeu.
Mas "vamos levando".
Qualquer erro de ortografia me avisa, Professor.