Lance!: “”Comandante” do Flamengo: Saiba quem é Maurício Barbieri”

Compartilhe com os amigos

Estudioso, um cara de grupo e extremamente tático. Essa é a definição dada por quem já trabalhou com o jovem Maurício Barbieri. Aos 36 anos, ele chegou ao Flamengo para a comissão técnica permanente e tem tudo para se tornar o treinador. Pelo menos até o final da temporada, quando encerra o mandato de Eduardo Bandeira de Mello. Enquanto não consegue definir possíveis contratações de nomes como Cuca e Renato Gaúcho, que a princípio não receberam ofertas, Barbieri vai ganhando tempo e a confiança da diretoria e dos jogadores.

E forma de trabalho de Maurício Barbieri dá motivação para acreditar que o jovem pode se tornar um grande nome entre os treinadores no Brasil. E a chance no Rubro-Negro bate à sua porta. Contratado no dia 7 de janeiro para a comissão técnica permanente, foi um dos poucos que sobrou na limpa feita pela diretoria. E agora vai comandando as atividades, sempre com portões fechados. E dando a cara de sua equipe ao time. Seu primeiro desafio, será no sábado, no amistoso diante do Atlético-GO, em, Goiânia.

Jogador de Barbieri no Audax Rio, quando iniciou sua carreira no comando técnico, e por dois anos no Red Bull Brasil, clube que teve mais destaque, o ex-atleta do Flamengo Fabiano Eller contou um pouco do estilo que Barbieri pode colocar em prática e quem é o treinador.

Apesar se ser novo já tem uma bagagem grande por ter passagem por bastantes clubes. Todos respeitamos muito ele. Treinador trabalhador, sem preguiça e muito estudioso do futebol e estratégias. Então acaba sendo estrategista. É um cara que quer sempre ganhar – afirmou Fabiano, que hoje mora no Espírito Santo e é pré-candidato a Deputado Federal.

Ele chegou no Flamengo por competência própria. E não por ajuda de empresário. Isso posso afirmar – cravou Eller.

Barbieri esteve próximo de chegar ao clube há quatro anos atrás, por indicação de Carlos Noval, hoje diretor de futebol, mas que gerenciava a base rubro-negra. Não deu certo, porque o treinador ganhou uma oportunidade no profissional do Audax Rio, onde conhece Fabiano Eller. Jogador de grandes clubes e do Fla entre 2003 e 2004, ele tem um conselho.

Por ser novo é preciso que deixem (a diretoria) ele fazer o trabalho sem pressão. Ele é competente e terá muito a agregar no clube. Não estariam dando uma oportunidade dessa no Flamengo, caso venha a ser efetivado mesmo, se o pessoal não soubesse o potencial dele. Confio no sucesso – completou.

PRIMEIRA GRANDE CHANCE NO GUARANI: ELOGIOS DO ATUAL TREINADOR

É estudioso e tem muito conteúdo. Domina muito bem sua sessão de trabalho. Tem uma liderança muito positiva, apaixonado pelo que faz, vive intensamente o dia a dia do clube“, Fabiano Eller.

Apesar de ter feito bons trabalhos no Audax Rio, quando chegou à elite do futebol carioca e no Red Bull Brasil, alcançando às quartas de final do Campeonato Paulista e uma vaga na Série D do Brasileiro em 2015, o primeiro clube com mais pressão que Maurício teve a chance foi o Guarani, de Campinas. No Bugre, chegou em 2017, credenciado pelos bons trabalhos em clubes menores. Ao seu lado, Umberto Louzer era o auxiliar. Com Barbieri, ele garante que aprendeu muito. E agora comanda o profissional da equipe campineira, que nesta quarta-feira decide o acesso para a Série A1 do Paulista, diante do XV de Piracicaba.

Ele é um profissional altamente capacitado, que busca se atualizar e me ensinou muito. É estudioso e tem muito conteúdo. Domina muito bem sua sessão de trabalho. Tem uma liderança muito positiva, apaixonado pelo que faz, vive intensamente o dia a dia do clube. Ele potencializa e sempre quer melhorar seus atletas – afirma Umberto, que esteve ao lado dele na disputa da Série A2 do Paulista do ano passado.

ESTÁGIO COM JOSÉ MOURINHO E OS PRIMEIROS PASSOS

Formado em Educação Física na Universidade de São Paulo, fez estágio no Porto, campeão da Europa de 2004 sob o comando de José Mourinho. Lá, aprendeu a teoria que é tanto destacada por quem conviveu com Barbieri. Aos 22 anos chegou em Portugal e viu o Porto, do então hoje treinador do Manchester United, papar tudo. Até o Mundial de Clubes.

Apesar do maior tempo de estágio na base, Maurício viu de perto como o considerado uma dos melhores técnicos do mundo trabalhava. Pessoas mais próximas ao treinador, afirma que muito do que ele traça vem da escola do português. Teórico em muitos momentos, Barbieri estuda uma forma de colocar em prática as táticas que conheceu no mundo à fora.

Por ser muito estudioso, retornou ao Brasil e virou estagiário de preparação física no Audax Rio. Os dirigentes da época viram potencial e após sucessivas mudanças na comissão técnica, o efetivaram como treinador, chegando ao ápice em 2013, levando a modesta equipe para a Série A do Rio de Janeiro.

Apesar de pouco tempo de convívio aprendi a respeitar e admirá-lo, da maneira como enxerga o futebol. Ele me deu a oportunidade de estar no Guarani onde pude trabalhar e estar com ele com muito conteúdo diário. Tem minha admiração e respeito. Merecedor de estar em um clube como o Flamengo e tem totais condições e capacidade – aposta o treinador do Guarani, que apesar de mais velho que Barbieri, vê no treinador uma inspiração.

CONFIANÇA COM OS JOGADORES

Treinador jovem e que fala a língua dos atletas. Essa é a visão também de Barbieri. Além de se inspirar em José Mourinho, Maurício gosta de conversar pessoalmente com cada atleta para passar informações do que precisa e do que espera.

Dentro do Flamengo, ele caiu nas graças de alguns atletas. Ele também é visto pela diretoria como um elo entre jogadores, comissão técnica e departamento de futebol. A possível chegada de Thiago Alves, como gerente de futebol, também pode criar uma boa proximidade com Maurício, devido a forma de trabalho do dirigente.

Reprodução: Lancenet!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Só faltou a essa matéria do Lance que sempre deseja a “maior boa sorte” e o “melhor” pro Flamengo dizer que com ele nós ganhamos a Libertadores com um pé nas costas, rs… É muito dificil.

  • Sei que não tem nada haver com a matéria, mas vai:

    EBM tem certeza que vai ser candidato a Dep Federal? vc acha que a torcida vai votar em vc? não pode tirar poderes do LOMBA só porque ele falou o que todo mundo queria ouvir, disse a verdade, EBM vc pode ser bom nas finanças, deveria cuidar da presidência ou da finanças, e não interferir no Futebol, vc é pé frio, deixa o LOMBA tomar conta do futebol, precisamos de um dirigente como MARCOS BRAZ, pulso firme, chega de amamãezado nesse elenco.

  • Agora é o elenco do FLA que escolhe treinador? como vi em uma matéria?! nas primeiras derrotas o Barbieri vai ter o mesmo discurso de ZR, jamais vão peitar jogadores, prefiro Renato, se tiver que falar vai falar e a torcida tem que apoiar o treinador e não mais ficar acobertando jogador panela, é por isso que Renato custa 700 mil, e o Grêmio sabe disso.

  • Prefiro um desconhecido com fome que um medalhão de atitude blasé.

  • Barbiere como treinador e Ruam como auxiliar, !!!!

  • esse barbiere é o marido barbi ?????
    os jogadores do flamengo jamais vão respeitar esse cidadão ai !!!!!
    é CUCA pra cima desses jogadores que fazem corpo mole

    • Quem respeita o cuca amigo?!
      Esqueceu de 2009? Ou Palmeiras ano passado?

      • aí que tá, a torcida tem que apoiar técnico e não jogador panela, o cara nem chegou e a torcida já tá criticando, problema do CUCA em 2009 foi os atletas o derrubarem, isso que tem que acabar, a torcida tem que estar do lado do técnico e dirigente que fale o que todo mundo quer ouvir.

        FLAMENGO enrolou ainda com Rueda, trouxe Carpegiani como tampão, vai usar Barbieri como tampão, aí vai mudar novamente de técnico no segundo semestre? é isso?

        • Cuca nao sabe o que eh flamengo, aquele chorao nunca vai saber…
          Sempre se exime de responsabilidade e poe a culpa nos jogadores, salvo raras casos (note-se pelo pobre curriculo dele) ele sempre sera’ derrubado pelo elenco.
          Nao passa de um traira.

          • Isso não acontece e nem aconteceu somente com CUCA, vide Jorginho etc, se o técnico vem na coletiva e fala sobre um determinado jogador, o elenco reclama, se não fala nada como ZR, a torcida vem e reclama, o que fazer afinal, se grita com jogador fica magoadinho…

            • isso eh verdade, jogador brasileiro eh triste….

              por isso sou a favor da manutencao desse que assumiu agora…
              ao menos eh barato. e seja o que deus quiser…

              • Jorginho era bom estrategicamente, botava time pra treinar manhã e tarde, sacava jogador no primeiro tempo, ficaram puto e FLA tomou de 4 no maracanã, derrubaram ele, jogador chega no RJ, não só no FLA, mas nos times cariocas, e vê que é moleza aí não quer mais treinar, tá no sangue

    • Mas é justamente esse tipo de coisa que o departamento de futebol tem que avaliar e jamais permitir. Veja bem, eles são pagos, bem pagos, recebem em dia, por que não respeitariam um técnico que é funcionário do clube ha mais tempo que muitos ali? Qual o motivo? Se jogadores com essa mentalidade estão no clube, para o bem do clube, deveriam sair imediatamente, coloque TODA a base para jogar, mas é inadmissível que jogadores, funcionários de um clube, decidam como um técnico deve proceder.

      • não vão respeitar, barra um medalhão pra ver só

  • deixa o Barbieri mesmo, não precisa gastar 700 mil por mês pelo Renato Gaúcho

    • Exato…
      Até ano passado Renato valia 50 …

  • Boa sorte, diante da escassez do mercado.
    Vamos com ele mesmo!

  • Promissor… Pode n c dessa vez + tem td pra crescer profissionalmente.

  • Resumindo: Ninguém…

Comentários não são permitidos.