Lembrem-se de nós mesmos

Compartilhe com os amigos

Antes que vocês se revoltem com as palavras que serão derramadas por aqui, eu vos peço que lembrem-se de nós mesmos. É lugar comum – além de parcialmente verdadeiro – dizer que falta raça ao Flamengo de hoje. Tão organizado, tão endinheirado, tão estruturado e tão sem cara de Flamengo.

Não concordo, nem discordo. Muito pelo contrário, diria o famoso vaselina. Não creio que falte raça ou disposição. Sequer identifico jogador de sacanagem ou chinelagem. Um ou outro, talvez, mas no geral, a coisa vai além. Falta ao elenco uma compreensão do que é Flamengo.

Talvez até aqui vocês tenham concordado comigo, mas é preciso que façamos uma análise sincera sobre nós mesmos. Somos também responsáveis por isso. Somos responsáveis quando permitimos que os jogadores não se lembrem quem somos. Somos responsáveis a cada vez que esquecemos que somos todos menos alguns. Esse tipo de amnésia que nos acomete faz com que nos esqueçamos que a maior torcida do mundo faz a diferença.

Pelos cantos, ouço uma diversidade de justificativas com doses de razão e pouco sentido. O time sem sangue é a escora de todos aquele que por algum motivo se esqueceram de quem somos, de como somos.

Lembrem-se de nós mesmos! Lembrem-se que basta uma camisa desfraldada e a voz da arquibancada para que o impossível aconteça. Recordemos das arrancadas improváveis, das lutas perdidas e dos milagres por nós proporcionados.

Lembrem-se de nós mesmos sabendo que o Flamengo resiste a tudo e a todos. Recordem nossos cânticos e nosso juramento de apoio até o fim nos piores momentos… e estamos bem longe de nossos piores momentos! Não se deixem esquecer que com os anos, se passam jogadores, mas o Flamengo permanece.

Lembrem-se de nós mesmos e compreendam novamente que nós somos o time. É justamente por isso que alguns rivais dizem “vai” para o seu time, enquanto nós dizemos VAMOS FLAMENGO!

Tudo é possível em vermelho e preto.

SRN

Thigu Soares
Twitter: @thigusoares

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • “É justamente por isso que alguns rivais dizem “vai” para o seu time, enquanto nós dizemos VAMOS FLAMENGO!” Boaaa

  • Mas o que sempre nos deu alma foi o Maracanã, hj uma caricatura da derrocada moral, social e politica do carioca.
    Não dá para passar a mesma energia numa Ilha do Urubu ou nas arquibancadas frias e sem acústica do vaziao.
    Me lembro do antigo Maraca, onde todo tipo de gente ia para empurrar o Flamengo e se ficasse de mimimi na torcida aida tomava um “pedala” pra ficar esperto. Para se ligar que ali era lugar de apoiar! Mas vieram s reformas, as selfies o não me toque pq sou sensível e a torcida perdeu a alma, o time foi a reboque de não entender mais o que é ser verdadeiramente Flamengo.

  • O problema é a liderança do time, que está com alguém, sem a menor identificação verdadeira com a torcida, não vou muito longe, veja a diferença desse time para o de 2013, campeão da copa do Brasil. A liderança daquele time era o Elias, o torcedor se sentia representado em campo, o Elias agregava o torcedor rubro negro, ao contrário do líder atual, que só divide a torcida a cada atuação apagada e entrevista sem nenhum nexo com a realidade, devido horrorendo MÍDIA TRAINING. E não podemos esquecer que, em 2013 EBM não mandava na no futebol do clube, diferentemente de agora que além de mandar, centraliza as decisões, e quando o time não corresponde em campo (são vários os casos), ao em vez de haver uma cobrança do porque das coisas não acontecerem, de acordo com o altíssimo investimento feito no futebol, não, ele apenas protege os jogadores como se fossem crianças mimadas e desprotegida.
    E agora piorou de vez, o time mais uma vez fraqueja, não a cobrança, desautoriza VP de futebol que tentou sem sucesso fazer o certo, e pasmem, passou a pedir ajuda aos jogadores, para tentar salvar o resto do mandato, que ele próprio passou a jogar no lixo, por incompetência…

  • Excelente reflexão!

  • Esse texto me lembrou uma Charge da revista Placar da década de 80, onde no 1º quadro, o torcedor estava triste na arquibancada, porque o Fla estava mal em campo…
    No 2º quadro ele dizia algo assim: “Está faltando raça…”
    E no 3º quadro ele pensa: “A RAÇA sou eu!
    E daí ele se levanta e começa a gritar Mengo, Mengo… e inflama a torcida e o time vence…

    • Como disse acima: falta Maracanã lotado com os verdadeiros rubro negros.
      Estamos desde 2011 sem uma constância de Maracanã, isso é ruim, pq os mais novos não têm aquela passagem de sentimentos vinda dos mais velhos que sabiam curtir aquilo.

    • Mas isso aconteceu e eu vivi essa época, por a torcida ser tratada sempre como TORCEDOR, não como cliente e consumidor. Hoje só pensam na melhor forma de tirar cada vez mais do “CONSUMIDOR DE FUTEBOL” o cliente, por último é que eles lembram do verdadeiro TORCEDOR, nem todo mundo quer ir a estádio para, comer e beber em poltrona acolchoada, a quem queira apenas a assistir sua paixão clubista (FLAMENGO É CLARO) nem que seja em pé, e depois ir embora pra casa feliz só por isso.

  • Concordo com o colunista, falta compreensão do que é Flamengo. Eles vivem numa bolha, que foi criada por essa diretoria. Afastando o Flamengo de suas origens, saiu a Magnética e entrou a torcida Nutella, devido aos altos preços de ingressos e ao problema de estadio, tudo criado nessa gestão.

    Näo vai mudar nada sem mudar o lider dessa palhaçada – EBM. Tudo que acontece atualmente no Fla é consequência de sua liderança. Em 2019 vai ficar claro a mudança de postura. Que o Flamengo re-encontre suas origens, seu dna, pelo menos. Ninguém aguenta mais ver esse Flamengo Banana.

  • Em 2009 por exemplo, a reação veio do próprio time, a torcida no início do campeonato tava criticando o time e pedindo a saída do Cuca, depois o time reagiu, começou a ganhar os jogos e então a torcida começou a lotar o Maracanã, a cantar e a jogar junto com o time. Mas vocês dizem que foi o contrário, que a torcida que empurrou o time, não é verdade, isso não existe e nunca existiu, e é assim em qualquer lugar, em qualquer clube, se o time empolga, a torcida vai junto, se o time decepciona a torcida, é vaiado.

  • Negócio é que baixou um espírito chorão na torcida que não sai de jeito nenhum….talvez pelo fato de esperar demais do clube. Temos dinheiro, temos estrutura, temos um bom time (se não é bom, está pelo menos num nível acima de vários no Brasil) salários são pagos em dia, temos peso na camisa, ou seja, temos tudo o que necessita para um time se tornar campeão nem que seja num torneio como Copa do Brasil ou Sul americana, mas infelizmente não conseguimos nada. Ficamos buscando culpados: Técnicos, jogadores, dirigentes, juízes,enfim, ao menos um bode expiatório para colocar nossas angústias. Difícil situação, o ideal seria buscar forças e dar uma trégua ao time, tentar empurrar e fazer com que alguns jogadores tirem um pouco do peso da camisa sobre as costas. É bizarro isso? Também acho, ainda mais se tratando de um bando que ganha uma fortuna pra fazer algo que muitos fariam de graça. Mas é a vida, é o futebol, por um momento conseguimos fazer Obina, Brocador, Renato Abreu etc…jogarem um futebol que nunca tiveram, tudo por que apoiamos e demos confiança a esses jogadores, hoje temos bons jogadores, acho que seria o momento de verificar o erro de ambas as partes e tentar reatar esse amor time/torcida, não temos nada a perder…

  • Thigu, com ingressos à R$100, R$ 200 fica difícil. A torcida raiz acabou!
    Infelizmente acabou!
    Quem tem dinheiro para pagar essa bagatela na maioria das vezes é NUTELLA.
    Os “mulambos” acabaram.
    E digo isso para quase todos os times: São Paulo, Cutirintia, Porcos …
    Antes o Maracanã ficava lotado e a torcida queria festa! Festa na favela!
    Hoje é self atrás de self, é uma geração nova Thigu, infelizmente isso foi inevitável.
    Mas se quiserem ter uma torcida mais vibrante, que baixem o valor dos ingressos, senão só teremos estádio lotado em jogo importante.
    Mas eu ainda tenho esperança no meu Flamengo. SRN

    • O mundo não acaba esse ano! Tem q ter esperança msm 2019 é logo ali

    • Vocês gostam de reclamar Flamengo x América ingresso a 30,00 e socio 25 , temos só 15.000 ingressos vendidos. Vocês são e muito modinha, tem que reclamar.

      • Sempre vão arrumar uma desculpa para nao ir aos jogos, o pessoal qr ingresso de graça.

      • Vai lotar, pode apostar !!! 15.000 faltando 6 dias para o jogo esta ótimo… SRN

      • Caro amigo, sou ST desde 2013, vou aos jogos, e não apenas no RJ e tenho até tijolinho no CT. O que fiz foi uma constatação do que vejo nos estádio. Eu estava na final da Sula e tentamos empurrar o time, mas a torcida era bem diferente da de 2013 da CB.
        Tem muita NUTELLA sim!!! E isso vale para qualquer time.

    • Não precisa tanto, pode melhorar o ST e criar um setor popular.
      As organizadas poderiam ajudar tb. Faz a porra de um TAC com o MP, e cria um registro de acossiados descente, com biometria, comprovante de residencia, foto e o escambal! E que fosse de organizada tb teria desconto nesse setor popular.
      Ja melhoraria muito.

  • Flamengo tem jogar Maraca e casa do Mengão, não adiante, Maracana e Flamengo tudo haver um nasceu para outro.Maraca voltouuuuu TU ES TIME DE TRADIÇÃO RAÇA AMOR E PAIXÃO O MEU MENGO, vamos da um show em 2018

  • Era muito maneiro antes do bandeira! Limitado mas sempre com raça! agora rico e sem alma como um bambi Paulista( pior pois msm bambis sem alma conquistavam títulos) !!!
    Falta menos do que faltava pra 2019!!
    Tenho fé que msm pobre e humilde nos devolvam a alma roubada em tudo, na arquibancada, na diretoria ,no time , e agora por juízes ( e com jogadores com pena deles q só erram contra o flamengo ( Vasco ( Leo Duarte) , river, emelec, vitória (absurdo) fora os outros anos como a mão de verdade do Santos aos 48, e aquela bola q saiu 3 metros contra o figueira, fora as q esqueci!!!

    • E vc acha q se Bap junto com Wallin o ingresso vai ser barato? Nao se esqueça q quando ambos estavam em 2013 e meados de 2014 os ingressos do carioca para um Flamengox boa vista era 80 reais, e os planos do ST o mais barato era 39,90, nao se iluda pois nao vai mudar mta coisa, a unica coisa q possa mudar é q Bandeira é pé frio pois Wallin tbm nao sabe nada de futebol e chegou assumir a pasta e deu no q deu em 2013, por um triz de incompetência o Flu se salvou e quase fomos rebaixados.

      • Esqueceu de comparar o gasto com elenco de 2013 e o de hoje ! Quase rebaixado com nem metade de gasto com essa folha de pagamento de 2018

        • ” é melhor o Maracanã com 10 mil pessoas preço a 80 reais doq ele lotado com o preço a 30 reais” fala do Bap, será pq? Ha sim ele é presidente da sky em SP, com os ingressos caros e o ST a 39,90 fica mais vantajoso assinar o premier play q na Sky o ST ganha desconto na assinatura mensal.

Comentários não são permitidos.