Antes que vocês se revoltem com as palavras que serão derramadas por aqui, eu vos peço que lembrem-se de nós mesmos. É lugar comum – além de parcialmente verdadeiro – dizer que falta raça ao Flamengo de hoje. Tão organizado, tão endinheirado, tão estruturado e tão sem cara de Flamengo.
Não concordo, nem discordo. Muito pelo contrário, diria o famoso vaselina. Não creio que falte raça ou disposição. Sequer identifico jogador de sacanagem ou chinelagem. Um ou outro, talvez, mas no geral, a coisa vai além. Falta ao elenco uma compreensão do que é Flamengo.
Talvez até aqui vocês tenham concordado comigo, mas é preciso que façamos uma análise sincera sobre nós mesmos. Somos também responsáveis por isso. Somos responsáveis quando permitimos que os jogadores não se lembrem quem somos. Somos responsáveis a cada vez que esquecemos que somos todos menos alguns. Esse tipo de amnésia que nos acomete faz com que nos esqueçamos que a maior torcida do mundo faz a diferença.
Pelos cantos, ouço uma diversidade de justificativas com doses de razão e pouco sentido. O time sem sangue é a escora de todos aquele que por algum motivo se esqueceram de quem somos, de como somos.
Lembrem-se de nós mesmos! Lembrem-se que basta uma camisa desfraldada e a voz da arquibancada para que o impossível aconteça. Recordemos das arrancadas improváveis, das lutas perdidas e dos milagres por nós proporcionados.
Lembrem-se de nós mesmos sabendo que o Flamengo resiste a tudo e a todos. Recordem nossos cânticos e nosso juramento de apoio até o fim nos piores momentos… e estamos bem longe de nossos piores momentos! Não se deixem esquecer que com os anos, se passam jogadores, mas o Flamengo permanece.
Lembrem-se de nós mesmos e compreendam novamente que nós somos o time. É justamente por isso que alguns rivais dizem “vai” para o seu time, enquanto nós dizemos VAMOS FLAMENGO!
Tudo é possível em vermelho e preto.
SRN
Thigu Soares
Twitter: @thigusoares
Era muito maneiro antes do bandeira! Limitado mas sempre com raça! agora rico e sem alma como um bambi Paulista( pior pois msm bambis sem alma conquistavam títulos) !!!
Falta menos do que faltava pra 2019!!
Tenho fé que msm pobre e humilde nos devolvam a alma roubada em tudo, na arquibancada, na diretoria ,no time , e agora por juízes ( e com jogadores com pena deles q só erram contra o flamengo ( Vasco ( Leo Duarte) , river, emelec, vitória (absurdo) fora os outros anos como a mão de verdade do Santos aos 48, e aquela bola q saiu 3 metros contra o figueira, fora as q esqueci!!!
E vc acha q se Bap junto com Wallin o ingresso vai ser barato? Nao se esqueça q quando ambos estavam em 2013 e meados de 2014 os ingressos do carioca para um Flamengox boa vista era 80 reais, e os planos do ST o mais barato era 39,90, nao se iluda pois nao vai mudar mta coisa, a unica coisa q possa mudar é q Bandeira é pé frio pois Wallin tbm nao sabe nada de futebol e chegou assumir a pasta e deu no q deu em 2013, por um triz de incompetência o Flu se salvou e quase fomos rebaixados.
Esqueceu de comparar o gasto com elenco de 2013 e o de hoje ! Quase rebaixado com nem metade de gasto com essa folha de pagamento de 2018
” é melhor o Maracanã com 10 mil pessoas preço a 80 reais doq ele lotado com o preço a 30 reais” fala do Bap, será pq? Ha sim ele é presidente da sky em SP, com os ingressos caros e o ST a 39,90 fica mais vantajoso assinar o premier play q na Sky o ST ganha desconto na assinatura mensal.
Flamengo tem jogar Maraca e casa do Mengão, não adiante, Maracana e Flamengo tudo haver um nasceu para outro.Maraca voltouuuuu TU ES TIME DE TRADIÇÃO RAÇA AMOR E PAIXÃO O MEU MENGO, vamos da um show em 2018
Thigu, com ingressos à R$100, R$ 200 fica difícil. A torcida raiz acabou!
Infelizmente acabou!
Quem tem dinheiro para pagar essa bagatela na maioria das vezes é NUTELLA.
Os “mulambos” acabaram.
E digo isso para quase todos os times: São Paulo, Cutirintia, Porcos …
Antes o Maracanã ficava lotado e a torcida queria festa! Festa na favela!
Hoje é self atrás de self, é uma geração nova Thigu, infelizmente isso foi inevitável.
Mas se quiserem ter uma torcida mais vibrante, que baixem o valor dos ingressos, senão só teremos estádio lotado em jogo importante.
Mas eu ainda tenho esperança no meu Flamengo. SRN
O mundo não acaba esse ano! Tem q ter esperança msm 2019 é logo ali
Vocês gostam de reclamar Flamengo x América ingresso a 30,00 e socio 25 , temos só 15.000 ingressos vendidos. Vocês são e muito modinha, tem que reclamar.
Sempre vão arrumar uma desculpa para nao ir aos jogos, o pessoal qr ingresso de graça.
Vai lotar, pode apostar !!! 15.000 faltando 6 dias para o jogo esta ótimo… SRN
Caro amigo, sou ST desde 2013, vou aos jogos, e não apenas no RJ e tenho até tijolinho no CT. O que fiz foi uma constatação do que vejo nos estádio. Eu estava na final da Sula e tentamos empurrar o time, mas a torcida era bem diferente da de 2013 da CB.
Tem muita NUTELLA sim!!! E isso vale para qualquer time.
Não precisa tanto, pode melhorar o ST e criar um setor popular.
As organizadas poderiam ajudar tb. Faz a porra de um TAC com o MP, e cria um registro de acossiados descente, com biometria, comprovante de residencia, foto e o escambal! E que fosse de organizada tb teria desconto nesse setor popular.
Ja melhoraria muito.
Negócio é que baixou um espírito chorão na torcida que não sai de jeito nenhum….talvez pelo fato de esperar demais do clube. Temos dinheiro, temos estrutura, temos um bom time (se não é bom, está pelo menos num nível acima de vários no Brasil) salários são pagos em dia, temos peso na camisa, ou seja, temos tudo o que necessita para um time se tornar campeão nem que seja num torneio como Copa do Brasil ou Sul americana, mas infelizmente não conseguimos nada. Ficamos buscando culpados: Técnicos, jogadores, dirigentes, juízes,enfim, ao menos um bode expiatório para colocar nossas angústias. Difícil situação, o ideal seria buscar forças e dar uma trégua ao time, tentar empurrar e fazer com que alguns jogadores tirem um pouco do peso da camisa sobre as costas. É bizarro isso? Também acho, ainda mais se tratando de um bando que ganha uma fortuna pra fazer algo que muitos fariam de graça. Mas é a vida, é o futebol, por um momento conseguimos fazer Obina, Brocador, Renato Abreu etc…jogarem um futebol que nunca tiveram, tudo por que apoiamos e demos confiança a esses jogadores, hoje temos bons jogadores, acho que seria o momento de verificar o erro de ambas as partes e tentar reatar esse amor time/torcida, não temos nada a perder…
Em 2009 por exemplo, a reação veio do próprio time, a torcida no início do campeonato tava criticando o time e pedindo a saída do Cuca, depois o time reagiu, começou a ganhar os jogos e então a torcida começou a lotar o Maracanã, a cantar e a jogar junto com o time. Mas vocês dizem que foi o contrário, que a torcida que empurrou o time, não é verdade, isso não existe e nunca existiu, e é assim em qualquer lugar, em qualquer clube, se o time empolga, a torcida vai junto, se o time decepciona a torcida, é vaiado.
Concordo com o colunista, falta compreensão do que é Flamengo. Eles vivem numa bolha, que foi criada por essa diretoria. Afastando o Flamengo de suas origens, saiu a Magnética e entrou a torcida Nutella, devido aos altos preços de ingressos e ao problema de estadio, tudo criado nessa gestão.
Näo vai mudar nada sem mudar o lider dessa palhaçada – EBM. Tudo que acontece atualmente no Fla é consequência de sua liderança. Em 2019 vai ficar claro a mudança de postura. Que o Flamengo re-encontre suas origens, seu dna, pelo menos. Ninguém aguenta mais ver esse Flamengo Banana.
Esse texto me lembrou uma Charge da revista Placar da década de 80, onde no 1º quadro, o torcedor estava triste na arquibancada, porque o Fla estava mal em campo…
No 2º quadro ele dizia algo assim: “Está faltando raça…”
E no 3º quadro ele pensa: “A RAÇA sou eu!
E daí ele se levanta e começa a gritar Mengo, Mengo… e inflama a torcida e o time vence…
Como disse acima: falta Maracanã lotado com os verdadeiros rubro negros.
Estamos desde 2011 sem uma constância de Maracanã, isso é ruim, pq os mais novos não têm aquela passagem de sentimentos vinda dos mais velhos que sabiam curtir aquilo.
Mas isso aconteceu e eu vivi essa época, por a torcida ser tratada sempre como TORCEDOR, não como cliente e consumidor. Hoje só pensam na melhor forma de tirar cada vez mais do “CONSUMIDOR DE FUTEBOL” o cliente, por último é que eles lembram do verdadeiro TORCEDOR, nem todo mundo quer ir a estádio para, comer e beber em poltrona acolchoada, a quem queira apenas a assistir sua paixão clubista (FLAMENGO É CLARO) nem que seja em pé, e depois ir embora pra casa feliz só por isso.
Excelente reflexão!
O problema é a liderança do time, que está com alguém, sem a menor identificação verdadeira com a torcida, não vou muito longe, veja a diferença desse time para o de 2013, campeão da copa do Brasil. A liderança daquele time era o Elias, o torcedor se sentia representado em campo, o Elias agregava o torcedor rubro negro, ao contrário do líder atual, que só divide a torcida a cada atuação apagada e entrevista sem nenhum nexo com a realidade, devido horrorendo MÍDIA TRAINING. E não podemos esquecer que, em 2013 EBM não mandava na no futebol do clube, diferentemente de agora que além de mandar, centraliza as decisões, e quando o time não corresponde em campo (são vários os casos), ao em vez de haver uma cobrança do porque das coisas não acontecerem, de acordo com o altíssimo investimento feito no futebol, não, ele apenas protege os jogadores como se fossem crianças mimadas e desprotegida.
E agora piorou de vez, o time mais uma vez fraqueja, não a cobrança, desautoriza VP de futebol que tentou sem sucesso fazer o certo, e pasmem, passou a pedir ajuda aos jogadores, para tentar salvar o resto do mandato, que ele próprio passou a jogar no lixo, por incompetência…
Mas o que sempre nos deu alma foi o Maracanã, hj uma caricatura da derrocada moral, social e politica do carioca.
Não dá para passar a mesma energia numa Ilha do Urubu ou nas arquibancadas frias e sem acústica do vaziao.
Me lembro do antigo Maraca, onde todo tipo de gente ia para empurrar o Flamengo e se ficasse de mimimi na torcida aida tomava um “pedala” pra ficar esperto. Para se ligar que ali era lugar de apoiar! Mas vieram s reformas, as selfies o não me toque pq sou sensível e a torcida perdeu a alma, o time foi a reboque de não entender mais o que é ser verdadeiramente Flamengo.
“É justamente por isso que alguns rivais dizem “vai” para o seu time, enquanto nós dizemos VAMOS FLAMENGO!” Boaaa