Por: Yuri Sobral
O Flamengo repaginou todos os escudos e divulgou na última terça-feira, 10 de abril, os resultados deles. Foram diversas alterações, mas as que chamaram mais atenção, sem dúvidas, foram a tipografia do CRF e o escudo do remo. Além deles, outras 15 alterações são notadas. Você conseguiu reconhecê-las? Listamos para vocês todas elas, separadas por escudos. Veja nas comparações abaixo:
1. CRF
Como é fácil de notar, as maiores mudanças estão nas pontas da tipografia, como indica, por exemplo, os círculos um, três, quatro e cinco. Mas o que são os itens dois e seis? Bom, são as mudanças menos notadas. A primeira, item dois, é a cor da estrela. De acordo com o arquivo informado pela comunicação do Flamengo, deixou de ser um “amarelo” e ficou “dourado”. As cores RGB são 205 – 175 – 65. Já a segunda diferença menos notada é a cor escolhida. Passou a ser um vermelho mais fechado e escuro. As cores RGB são 195 – 40 – 30 e poderão receber variações nas aplicações do uniforme. Por exemplo, na camisa 1, ele recebe a tonalização branca.
2. ESCUDO TERRESTRE
Poucas mudanças aconteceram a fim de manter a tradição. Além do CRF, como informamos acima, apenas outras duas coisas fáceis de serem notadas: o traçado do escudo, antes fino, ficou mais grosso. O motivo é a questão técnica. O preto é mais fácil de ser sobreposto em outras cores, o que dá mais visibilidade. A disponibilização das faixas continuaram a mesma. O tom do vermelho também mudou (RGB 195 – 40 – 30) e não poderá receber variações, diferente do CRF. O tom do preto continuou (RBG 0 – 0 – 0). Vale ressaltar que há vários tons de preto antes de chegar no cinza.
3. ESCUDO AQUÁTICO
Sem dúvidas foi o que mais recebeu mudanças. As bordas, como mostra o item dois, ficou mais grossa. A tipografia do CRF, que já era diferente do escudo de esportes terrestres, também foi alterada (item seis). A pá dos remos, que fica dentro, também mudou, assim como o formato da âncora, as pontas, o anete e o cepo (item nove, um, quatro, oito e dez). O formato ficou mais “clean“: os detalhes focam substituídos por algo fluido (item três e cinco). A cor também mudou e será na mesma tonalidade do escudo de esportes terrestres – também não poderá ser alterada-, como mostra o item sete.
Um dos idealizadores da mudança, o ex-vice-presidente de Comunicação, atual vice-presidente de Relações Externas do Flamengo, o publicitário Antonio Tabet, ressalta que a inovação vai muito além de mera estética e coloca o Flamengo, mais uma vez, como tendência entre os grandes times do mundo.
— A reformulação dos escudos, mesmo que discreta para alguns, foi extremamente importante por questões técnicas, institucionais e até mercadológicas. É uma tendência entre as maiores instituições esportivas do mundo, e demos um passo de muito bom gosto, mantendo a identidade tradicional e aliando com a agilidade e a modernidade dos novos tempos. A aprovação gigantesca dentro do clube mostrou que acertamos em cheio.
O trabalho técnico ficou a cargo do designer Fabio Lopez, carioca, rubro-negro, Mestre pela ESDI/UERJ e professor da PUC-Rio, que observou, em 2017, que o CRF havia passado por diversas alterações ao longo dos anos, muito por conta de novos fornecedores esportivos, ou desgaste natural do tempo e derivação acidental.
Sinceramente, acho que a cor estava melhor antes.
eu tbm…
o resto ficou legal.
Quero e titulo
Nao essas balelas e baboseiras nao
Putz
Mudança desnecessária. Deviam era se preocupar com o futebol que está capengando.
Hehehe… To de boa. São áreas distintas. VPs distintos. O futebol está sendo tocado. É o ponto fraco atualmente, inegável, os resultados mostram por si so. Mas o clube tem que continuar crescendo nas demais áreas. Particularmente eu gostei das mudanças.
Dificilmente iria agradar a todos. Prefiro os anteriores.
Impossível agradar a todos. Eu gostava dos anteriores tbm…
Parece que o escudo perdeu o brilho,esta mais apagado…
Achei q melhorou todos!
estragou o do remo
O do remo realmente achei q ficou simples mas pelo menos corrigiu as falhas.
Gostei de todos. Pra mim melhorou tudo. De muito bom gosto.
Espero que essas mudanças sejam um indício de uma nova era para o Flamengo !
Pra mim o escudo do remo sempre será o mais bonito.
Todos ficaram mais modernos, bonitos e limpos visualmente!
So nao gostei desse novo escudo atual do flamengo,pois achei que ficou muito sem vida e sem graça,com esse novo tom de vermelho. do resto eu achei que ficou legal.