Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

O projeto do Flamengo passa pelo Guardiola

Anderson Alves
Anderson Alves
Publicação: 18/04/2018
46 Comentários
Atualização: 18/04/2018
Compartilhar

Na semana passada, começamos a discutir a noção de projeto conceitual e do Flamengo. Recebemos uma enxurrada de críticas, porque a coluna ficou incompleta. E ficou mesmo e hoje veremos por quê.

Olá, coleguinhas de Coluna do Flamengo. Hoje voltaremos a falar de projeto. Já entendemos que projeto não é planejamento e que existe um grande objetivo, que no nosso caso pode ser “sagrar-se campeão mundial,” como era o título da chapa azul lá atrás e, também, objetivos menores, o que convencionamos chamar de save points, segundo a analogia com os jogos de vídeo game.

Para continuar, gostaríamos de perguntar: quais parecem ser o objetivo final e os save points do Flamengo? Claro que alguém pode dizer que, como estamos, caminhamos cada vez mais para mediocridade. Independente da diretoria precisamos ter um objetivo claro. O Flamengo merece estar no top 5 mundial. Ter os melhores jogadores. Ser campeão da libertadores corriqueiramente. Ser o líder do Brasil. Ter o melhor e maior estádio da América latina… Poderíamos continuar, mas penso que já compreendemos o ponto. O interessante é que, sendo o Flamengo, o céu é o limite.

O meu leitor regular já está acostumado à minha megalomania, então se eu disser aqui que o, ou um dos, objetivo(s) do Flamengo deve ser contratar o Cristiano Ronaldo ninguém vai estranhar. Mas temos que galgar passos. Vamos a eles.

Aparentemente, o projeto da atual gestão é de ser campeão do mundo. O objetivo final está traçado. Os save points também parecem ser definidos como o quadro da coluna anterior: ser campeão brasileiro em 80% dos campeonatos e da libertadores em 40%. Fantástico.

Aqui é que as coisas se confundem. Falta responder uma pergunta: como? “Para tudo, Anderson. Você falou que ‘como’ responde pelo planejamento”. Verdade. Por isso disse que confunde. Temos que entender que até o planejamento tem projetos. Claro. Para alcançar um determinado objetivo (o quê) temos que fazê-lo de alguma forma (como) e para fazê-lo temos que atingir determinado grupo de jogadores, proposta de jogo, engajamento de torcida,  estádio, treinador… Essas conclusões respondem à pergunta como ou o quê? As duas.

Vamos observar os save points atuais da gestão Bandeira e observar em que tipo de futebol quer chegar/propor e que treinador escolheu para tal. Em ordem: Dorival, Jorginho, Mano, Jayme, Ney Franco, Luxemburgo, Cristóvão, Osvaldo, Muricy, Zé Ricardo, Rueda, Carpegiani, Barbieri. Dá para ver que não bate, né? Vamos dar uma olhada no atual campeão da libertadores: Luxemburgo, Renato, Enderson, Felipão, Roger, Renato. Vê como o ponto fora da curva é o Felipão, mas depois voltam aos trilhos? Os modelos de jogo são semelhantes. A proposta de toque de bola e controle do jogo também. É possível traçar esse paralelo com os treinadores do Flamengo? Não dá.

 Não dá para criticar baseado em gostos pessoais, portanto vamos avaliar as propostas dos últimos quatro treinadores, pelo menos. São 11 excluindo Dorival e Barbieri. Alguém lembra como Muricy jogava?  O treinador tentou perverter a sua própria natureza para montar 433 mais ofensivo. Tinha boas ideias, mas como estava mais acostumado a montar times reativos não conseguia colocar para jogar. Zé Ricardo e Rueda parecem ter propostas mais semelhantes, já Carpegiani não tinha consistência defensiva e precisava de convicção para ajustar o time. Não teve. Para pensar na analogia com o vídeo game, podemos falar que é como o cara que começa uma missão e depois, no meio da outra, desiste e pega outra numa direção oposta. No Castlevania, quanto mais missões extras você pegar, mais longe do objetivo final ficará.

Quer a real? O Flamengo deveria pensar em ter um treinador top 10, talvez top 5 mundial. Mas, para isso, deveria trabalhar treinadores de degraus em escalada. Me desculpe o carpegiani, mas sair de Rueda para ele é uma involução grandiosa. Se você quer chegar no Guardiola, o time tem que ir evoluindo a a inteligência tática através do tempo. Voltar a treinadores de sistema de jogo diferentes muda muito o rumo. Não tem projeto, nem planejamento que dê conta. Agora fala-se até em Felipão. É dar uma volta de 180° graus.

Não vou fazer dessa coluna uma cruzada. Contudo já havia escrito sobre jogadores também. Numa próxima escreverei sobre eles aqui, mas entendo que já ficou entendido o que queremos dizer com projeto.

E, você? Onde acha que o Flamengo está patinando? Também acha que os save points* carecem de estudo? Não adianta só reclamar dos nomes usados, Guardiola e Cristiano Ronaldo podem dar lugar a Tite e William, muito embora eu ache justo.  Enfim, o projeto deve mirar alto, porque o clube merece. Vamos prosear.

Em tempo: que maravilha o treino aberto ontem. Uma torcida fabulosa que declarou seu amor de forma firme. Se conectar vai dar liga. Vai pra cima deles, Mengo!

Anderson Alves, O otimista.

Follow @alvesotimista

 

Assuntos:Colunacoluna do flaColuna do FlamengoFlamengoMais queridoMengãomengonoticias do flamengonovidades flamengonovidades mengãoúltimas Flaultimas mengão
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
Publicado por:Anderson Alves
Seguir
Colunista do Coluna do Flamengo
46 Comentários
  • Francisco Ilton Morais disse:
    18/04/2018 às 16:12

    Por que Guardiola, se o homem so ganhou alguma coisa no Barcelona. Fracasso no Bayern e agora também no Manchester City

    Reply
    • Anderson disse:
      18/04/2018 às 16:16

      Fala, Francisco. Beleza? Você já viu o city jogar? Aliás, leu a coluna e viu que o nome nao é o mais importante? SRN

      Reply
    • Wesley Lima disse:
      18/04/2018 às 16:18

      Fracasso que foi campeão da premier league com certa vantagem… vai entender viu

      Reply
    • Ruy disse:
      18/04/2018 às 16:22

      kkkkkkkkkkkk
      Sabe muiiiiiiito:
      Barcelona
      Copa do Mundo de Clubes da FIFA: 2009, 2011
      Liga dos Campeões da UEFA: 2008–09, 2010–11
      Supercopa da UEFA: 2009, 2011
      Campeonato Espanhol: 2008–09, 2009–10, 2010–11
      Copa del Rey: 2008–09, 2011–12
      Supercopa da Espanha: 2009, 2010, 2011
      Troféu Joan Gamper: 2008, 2010, 2011

      Bayern de Munique
      Copa do Mundo de Clubes da FIFA: 2013
      Supercopa da UEFA: 2013
      Campeonato Alemão: 2013–14, 2014–15, 2015–16
      Copa da Alemanha: 2013–14, 2015–16

      Manchester City
      Campeonato Inglês: 2017–18
      Copa da Liga Inglesa: 2017–18

      Reply
      • Junior Alemão disse:
        18/04/2018 às 18:20

        Ou seja, ele só não ganhou nada de 12/13 porque estava estudando alemão e chegou na primeira entrevista falando alemão fluente… Nao sabe nada o tal Guardiola. E se estivesse no Brasil (Flamengo ou qualquer outro) e não tivesse ganho nada, como no primeiro ano de City, 16/17, teria sido demitido… Lá não, operaram e já ganhou 2 títulos neste segundo ano…

      • Jhonny disse:
        18/04/2018 às 21:38

        Ano.passado não ganhou nada porem tinha chegado ao city, é o cara é um “fracassado” vai entender

    • tywin lannister disse:
      18/04/2018 às 16:23

      e foi campeão alemão, pros caras não ganhar a champions é fracassar

      Reply
      • Matheus Melo disse:
        18/04/2018 às 17:11

        Vei, um fracasso quando vc disputa com Real, Barça, PSG e afins?
        acho que não ganhar n é fracasso, fracasso é quando eles ficam na primeira fase ou n chegam pelo menos a uma semi ou quartas.
        Sei lá, opinião

    • Joao Junior disse:
      18/04/2018 às 16:49

      se ele fracassou sendo campeao ingles e alemao.. então a maioria dos tecnicos do mundo são um bando de fracassados..

      Reply
    • João Paulo Aciole disse:
      18/04/2018 às 17:05

      Segundo o Francisco, apenas 1 time não fracassa por temporada na europa, já que apenas só um é campeão da UCL.

      Reply
  • Hymerfla disse:
    18/04/2018 às 16:50

    Cara desculpa a franqueza, mas vou fazer uma critica a esse seu texto. essa analogia “nerdiana” sustentada em argumentos até um tanto quanto infantis, de sua parte, é muito simples e cômoda e até meio boba. Engraçado é que vc diz oq deve ser conquistado, porem não diz como conquistar! Fale os meios! Diga como! Muito simples dizer que o time deve ser isso, deve ser aquilo, tem que o jogador ciclando e o outro beltrano, ficar a sonhar acordado com um clube melhor, porem nao associar isso à realidade e não propor nada! Vira palavras ao vento! A realidade é outra chefia, o processo de reestrutuação de um clube falido e phodido é lento, é custoso e complexo! Nada tem a ver com video game e computador. Tem q melhorar a linha de raciocinio chefe ou entao é Melhor vc ficar com “save points” e “ castevlania”… SRN

    Reply
    • Renan Doelinger disse:
      18/04/2018 às 17:09

      kkkkkkk. Pensei a mesma coisa. Boa!

      Reply
    • Alex disse:
      18/04/2018 às 17:39

      Enquanto isso to vendo vários clubes endividados conquistando títulos.
      Só o Flamengo, que pra defender essa gestão perdedora, fica colocando a culpa nos presidentes anteriores.

      Reply
      • Hymerfla disse:
        18/04/2018 às 18:20

        não concordo, mas respeito.

      • Jhonny disse:
        18/04/2018 às 21:24

        E porque não ganhamos títulos quando nos endividamos? Flamengo tirando a geração 80 foi voo de galinha por incompetência principalmente dos dirigentes da década de 1990 para ca, que o próximo presidente corrija os erros no futebol para que a soberania falada acima ocorra.

    • Anderson disse:
      18/04/2018 às 18:58

      Fala, hymerfla. Beleza? Rapaz, curto muito críticas embasadas e educadas. Nesse sentido você foi respeitoso e te agradeço. De forma alguma sou portador da verdade absoluta e e sendo criticado que podemos amadurecer.
      Por outro lado, penso que seja interessante ressaltar que essa coluna se propõe a falar sobre o projeto e onde ele pode se apoiar para acontecer. O texto reflete um um único ponto (proposta de jogo/treinador), mas fala sobre diversos pontos em que se deveria projetar objetivos também. Na prática o texto aponta o que se está sendo feito errado. A analogia é do gosto de alguns, de outros não. É a vida. SRN

      Reply
  • Boris D'Paula disse:
    18/04/2018 às 17:24

    Ei viajante kkkkkk

    Reply
  • Ciro Natan disse:
    18/04/2018 às 17:36

    o cara que escreveu isso devia está é bebado

    Reply
  • Henrique disse:
    18/04/2018 às 17:38

    Meu amigo , onde você viu que o projeto do Flamengo é ganhar 80% dos brasileiros e 40% das Libertadores ? O que vi para um período de 5 anos são 80% dos estaduais (4 em 5) ,50% títulos brasileiros (5 brasileiros ou copa do Brasil) e mais de 20% dos regionais (1ou 2 libertadores + 1 Sulamericana ) o que pode ser possível se tiver o melhor elenco do Brasil.

    Reply
    • Paulo_Vinícius_Siviero disse:
      18/04/2018 às 17:48

      Quem era o PSG anos atrás?

      Qual sempre foi o tamanho/papel do Flamengo no Brasil? E daqui a alguns anos?

      Não adianta: No futebol, de cada 10 perguntas que se faça, em 9 delas a resposta é uma só: Dinheiro.
      Patinar no futebol é algo temporário pra time rico. Se todos fossem, era até explicado, mas o mais comum no Brasil, é clube vender almoço pra comprar a janta.

      Relaxa! Se o problema do EBM é não saber fazer futebol, logo logo vem outro que sabe e faz essa expectativa em realidade. O MAIS IMPORTANTE é o clube faturar cada vez mais, pois assim não precisaremos VENDER O TIME INTEIRO como fez o Cruzeiro bi-campeão (2013/2014) no ano seguinte.

      Reply
    • Ubirahy disse:
      18/04/2018 às 20:02

      Amigo, talvez o Mengão não tenha o melhor elenco, mas tem um bom elenco. O nosso problema é que este elenco trabalha sobre pressão, até quando vence.
      Observe que o time principal (o completinho), ainda não perdeu em 2018, está líder de seu grupo, na Libertadores, e já tem crise, totalmente fomentada por mídia, oposição e “torcida do placar de ontem”. Esta “torcida do placar de ontem” não analisa performance e muito menos, o que efetivamente acontece.
      Como citei, o time titular está invicto e as cabeças do mesmo, estão sendo pedidas. Dá para entender uma coisa desta?
      Pedem laterais e esquecem que a performance dos mesmos caiu com a efetivação de Juan (lento e não consegue dar cobertura ao lateral) e de Réver (lento e muito fraco tecnicamente e que também não consegue dar cobertura).
      Os laterais estiveram muito bem, em 2016, chegando até a fazerem dobradinhas eficientes, ao tempo de Zé Ricardo.
      Trauco e Renê e Rodinei e Pará. Foi uma boa experiência.
      Esta boa experiência parou na efetivação de 2 zagueiro que nnão conseguem dar cobertura e falham em bolas alçadas nas bolas trocadas na entrada da área.
      Muricy apontou este problema que, até hoje, não foi resolvido.
      Mas, insisto que, enquanto a nossa torcida não fechar de vez com a equipe, na vitória ou na derrota, pode trocar todo o grupo com Palmeiras, Corinthians, etc, que não vai para a frente.
      SRN!

      Reply
  • Jonas disse:
    18/04/2018 às 17:41

    Entendi o seu texto, porém precisamos relevar que se trata de Brasil, onde o imediatismo é quem manda, então projetos de médio/longo prazo no clube tendem a afundar. Some-se a isso o fato do nosso presidente manjar de finanças e não entender de futebol, pois deu carta branca mas ao mesmo tempo praticou ingerência no clube, ao que me parece. Minha conclusão é que as coisas pra funcionarem precisam ter planejamento, o que o Flamengo não parece ter.

    Reply
  • alessandro j nascimento disse:
    18/04/2018 às 17:53

    acertou no começo pois queriam uma equipe como jogavam na europa, com três atacantes, acertou ao contratar DORIVAL JR que utilizava esse esquema, onde foi o erro então??? o erro e você querer usar um esquema e não ter jogador para isso, além de mandar embora oque tinha, pior ainda foi ver jogando nesse esquema de 3 atacantes, extremos, winguers, tipo MESSI, e comprar pontas de correria e pouca inteligência. depois grosseiro foi perder o técnico por causa de dinheiro, dai para frente so o erro de não admitir que fizeram tudo errado, ate hoje o ego vem sempre a frente da inteligência…..

    Reply
  • Eduardo Marques disse:
    18/04/2018 às 18:19

    Pelo que vejo, a diretoria e os cartolas deveriam dar mais liberdade e autonomia aos treinadores ao invés de ficarem se envolvendo nas escalações do time quando algum jogador se queixa, dando pitaco no serviço deles!

    Reply
  • Luiz Carlos disse:
    18/04/2018 às 18:30

    Por tudo que disse caro Anderson Alves, o “nosso” problema é muito maior que “apenas” o Flamengo, temos uma grave questão cultural no país que vivemos ondes as palavras educação e respeito foram expelidas da nossa formação, infelizmente, as provas estão ai, um país corrompido pela ganância onde absolutamente o que se faz de mal não se paga. Acha mesmo que nessas condições é possível colocar um “sargento” a frente de um bando de pessoas que pouco se importa com as consequências daquele ou daquela, simplesmente pensa no seu, não quero generalizar é óbvio, pense em um assalariado caro amigo colunista, imagine que na maioria das vezes os mesmos se importam apenas em cumprir a “cartilha” de trabalho e receber o seu todo mês, não param para analisar o caminhar de quem lhe paga o salário e muita das vezes só se dão conta das situações adversas quando o barco afunda, pense que de uma forma semelhante é o futebol, jogadores circulam em clubes a todo momento, o apego pelo clube em si dificilmente fica, talvez aos colegas de trabalho, etc…mas não pensam coletivamente, dentro de campo acontece a todo momento a falta de coletividade, os salários astronômicos dos atletas, a mídia, os escudos tumultuadores chamados empresários, que hoje só não entra em campo de maneira física mas interferem profundamente em uma partida de forma psicológica e desleal, são fatos comprovados que vemos e cansamos de repetir, e porque achar que contudo, no país que vivemos, um simples “ajeitar” de uma formação ou um planejamento como gostam de dizer, poderá resolver as coisas, acredito que algo mais profundo há, o maior exemplo disso foi uma derrota vergonhosa e catastrófica por 7 a 1 contra uma equipe de jogadores absolutamente comprometidos com o seu país e portanto coletivamente engajados a buscar o ápice, diferentemente dos que se enganam enganando as pessoas!

    Reply
    • Evandro Lima disse:
      18/04/2018 às 20:20

      Perfeito.
      Certa vez vi um vídeo de um Brasileiro que foi pinhão, hoje é gerente nos EUA, essa é uma cultura do americano, no vídeo ele dizia q alguns acham que o povo do EUA não trabalham como servente ou garçom por exemplo, trabalham sim, ou seja, começam a estudar cedo, arrumam o 1° emprego e vai investindo nele, naquilo que pretende ser, para encurtar, ele começa como servente, investe na sua carreira, vai subindo de cargo até se tornar empresário! Ele não se aposenta nunca onde iniciou!

      A nossa cultura é diferente, se vc consegue um emprego, se acomoda e aposenta nele! No futebol, deve ser como na cultura americana, vc passa pelas categorias de base, vai passando até chegar o profissional, mas não tem acontecido assim! Os jovens atletas lá do sub-16 já quer ir para a Europa, por que? Lá se paga bem! Aqui a gente não valoriza o nosso produto! Ver as categorias de Base do futebol Alemão por exemplo, a seleção daquele país já tem uma equipe projetada, sendo trabalhada para a copa do mundo de 2022!

      Essa preparação, projeto dos garotos do ninho, tem, deve ser trabalhado um grupo de jogadores! Porque um grupo entrosado, pode ganhar títulos a partir da base, mas precisam ser valorizados, testado em campo! Um grupo bem selecionado, mas com 16 a 18 anos já tem clubes da Europa e os Gabiru(agentes e empresários já fazendo a cabeça da diretoria e da família para vender e ganhar dinheiro!

      Reply
      • Luiz Carlos disse:
        19/04/2018 às 09:46

        Exatamente, assim fica difícil né…

    • Sobei loscar disse:
      18/04/2018 às 20:52

      Concordo com seu pensamento, só acho que parece que querem torna o futebol numa ciência exata, e quando conseguirem é porque o futebol acabou.

      Reply
      • Luiz Carlos disse:
        19/04/2018 às 09:45

        Perfeito, a maior prova disse é o tal VAR…

  • Briel disse:
    18/04/2018 às 18:48

    Save points é o Kacete.. Playboyzada rachando a cara, depois falam que o perfil da torcida não mudou, imagina algum doido falando em save points no meio da arqubabada na década de 80/90/e começo do ano 2000, iria tomar uns pedalas !!

    Reply
    • Anderson disse:
      18/04/2018 às 19:06

      Ele também podia falar um monte de coisas que não pode mais e assim caminha a humanidade.

      Reply
    • Sobei loscar disse:
      18/04/2018 às 20:44

      Querem transformar o Flamengo em time de vídeo game de qualquer jeito, lendo o texto parece que se fala de Squash, polo, Hóquei no gelo, menos futebol, ou se for futebol americano. Por isso o time não ganha nada, é igual a nova torcida, BUNDÃO.

      Reply
  • Ubirahy disse:
    18/04/2018 às 19:50

    Anderson Alves….nããããoooo!
    Primeiro, ninguém do clube, deve ter soltado um comentário deste, numa hora desta, de tanta indefinição. Segundo, que a torcida não deixaria o cara ficar 6 meses. 40 milhões de “experts” em futebol, cada um dando pitaco, igual a paralelas…
    Este tipo de matéria é nociva, pois tem um monte de garotos (dos 10 aos 50) que vão cobrar ao presidente, porque ele não trouxe o Guardiola…
    Vamos parar com isso… Isto é uma maldade!!!
    SRN!

    Reply
  • Emerson Gomes disse:
    18/04/2018 às 20:06

    Fabulosa crônica.
    Eu pactuo com a mesma visão.
    Não me enxergo com menos possibilidade de ser grande menos do que Real ? Madrid

    Reply
  • Ibsen Perdigao disse:
    18/04/2018 às 21:42

    Depois passa o nome dessa paradinha recreativa que vc ingeriu pq deve ser boa demais!!!!

    Reply
  • João Pedro Meschiatti disse:
    19/04/2018 às 00:19

    Flamengo tem quase 300% a mais de receita que os clubes médios do Brasil, e contrata jogadores pouquissimo acima da média…. Tem dinheiro pra contratar quem faça a diferença sim, não é pra ficar contratando Geuvânio, Marlos, DOurado, e esses perebas não… Contrata o Rooney, o Benzema, o IBRAHIMOVIC (porque não?? tá nos EUA afastadão, toparia fácil o desafio de jogar no time de maior torcida do mundo)

    Reply
  • José Lima Futsal disse:
    19/04/2018 às 06:47

    Falou, Falou, Falou e Não Entendi Foi Nada. Que Dialeto é Esse?
    Sinto Muito, Não Compreendo Esse Idioma Tão Complexo e Sem Raciocínio Lógico. Ei Piãozadas, Eu Sou Brasileiro e Falo Nativamente a Língua Portuguesa. Não Sei Falar “Marcianês” Língua dos Marcianos. Eu Só Compreendo a Língua Inglesa, a Língua Espanhola e a Língua Portuguesa. Vamos Deixar de Preguiça e Bora Terminar o Secundário (Ensino Médio) ? Vamos? 😛

    Reply
  • José Lima Futsal disse:
    19/04/2018 às 06:49

    😀 https://uploads.disquscdn.com/images/b8b703795abe54cdafb912b3c208ae583c9c04619fb14e3c0760b7888beadf7f.jpg

    Reply
  • José Lima Futsal disse:
    19/04/2018 às 06:52

    Resultados Finais em Casa:
    Flamengo 1X1 Santa Fé.
    Um Empate Com Sabor de Derrota! https://uploads.disquscdn.com/images/0cd9ede8ed3cdd74fa62f22fec27b382a67afc7781651b778992826c72349b96.jpg

    Reply
  • Márcio Lira disse:
    19/04/2018 às 10:56

    Explica o que é estar no Top 5 Mundial.

    Reply
  • Mario Soares disse:
    19/04/2018 às 11:09

    Deve ser pegadinha! A gente não consegue contratar jogadores.

    Reply
  • Gladston F. Nogueira disse:
    19/04/2018 às 12:02

    Nem com Guardiola, esse time conseguiria jogar rs…

    Reply
  • RAC disse:
    19/04/2018 às 16:29

    Curintia e Parmeras, só contratam jogadores do próprio campeonato e a maiorias das vezes dá certo.

    Reply
  • uruburei disse:
    19/04/2018 às 16:47

    Os clubes que você mencionou além de técnicos que pensam parecido, parecem ter identidade. Digo, os caras se identificam com a torcida, com a proposta de jogo (que não se altera muito de um ano a outro), jogam com raça. No flamengo atual parece que aquilo é um mero emprego CLT onde os caras fazem o que dá batem cartão e metem o pé.

    Em vários momentos a diretoria faz contas idiotas também.EX:
    – Contratar apenas meio do ano por ser mais barato
    – Cobrar caro nos ingressos

    E na real isso traz um prejuízo futebolístico que nos impede de ter lucros maiores no futuro, seja ganhando títulos, enchendo estádio, vendendo camisa.

    E pra completar agora o Bandeira tá fazendo pirraça falando pra imprensa que não vai falar… “pois não sabe nada de futebol”. Ah, irmão. VSF.

    Reply
  • BVZ (VJ será maior que Pelé) disse:
    19/04/2018 às 17:45

    Não acho que o Muricy não conseguiria por o time para jogar. Ele simplesmente não tinha peças.

    Reply
  • ceska1 disse:
    20/04/2018 às 15:31

    O que esta parte alucinada e imediatista da torcida do Flamengo quer é uma solução instantânea. E isto não existe. O Carpegiani conseguiu 70% de aproveitamento e estava buscando encontrar a melhor formação com as peças que tinha. A experiência dele na Libertadores é a maior entre os técnicos disponíveis. Treinou diversas equipes na America Latina, inclusive a seleção do Paraguai (com sucesso!). Mas, mesmo tendo conquistado a Libertadores o mundial pelo Fla, não serve. Convenhamos, é muita mediocridade junta. E ele era uma aposta melhor do que ir para a Libertadores assim, com os jogadores mancomunados e fazendo o que querem. Vai ser um ano vexaminoso. Isto se não acabar na segundona…

    Reply

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Joia de R$ 293 milhões, Cristian Araújo participa do 1º treino com os profissionais do Flamengo

3

A opinião de José Boto sobre a possível contratação de Neymar pelo Flamengo

11 13
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

VÍDEO | Samuel Lino aproveita passe de Royal e marca 1º gol do Flamengo contra o Benfica

6 1
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

EXCLUSIVO: Flamengo fecha com Thiago Almada e tenta seduzir banco americano contra o River Plate

95 46

Flamengo acerta venda de zagueiro da base para time da Turquia

27 10
Brasileirão

Taça das Bolinhas: Flamengo obtém vitória contra o São Paulo na Justiça

35 1

1º jogo do Flamengo depois da Copa do Mundo vai passar na Globo?

3
Libertadores

Cruzeiro perde mais um titular antes de enfrentar o Flamengo na Libertadores; clube vende Christian por R$ 56 milhões

18 18

Do ‘milagre’ de Gabigol ao tira-teima: Flamengo reencontra River Plate buscando assumir liderança no retrospecto

7
Comentários Recentes
  1. Eduardo em A revolta do Flamengo com a escolha de Rafael Klein para próximo jogo do clube no Brasileirão

    Infelizmente não há como confiar na arbitragem brasileira. O elenco precisa jogar futebol duma forma que poucas vezes haja a…

  2. Eduardo em Wallace Yan, Samuel Lino e mais: veja jogadores que voltam de Portugal em alta no Flamengo

    Também há de se olhar para jovens que sobressaíram e não se intimidaram em vestir o “Manto Sagrado”. Joshua e…

  3. Eduardo em Flamengo acerta venda de zagueiro da base para time da Turquia

    Sabem o por quê da Seleção Brasileira possuir um rendimento tão abaixo dos europeus? Justamente a falta do surgimento de…

  4. Eduardo em EXCLUSIVO: Flamengo fecha com Thiago Almada e tenta seduzir banco americano contra o River Plate

    Caso haja a oportunidade de trazer, por quê não? É um jogador que tanto pode jogar ao lado do Arrascaeta…

  5. Joãozinho Trepidação em Porto faz proposta ao Flamengo para contratar Daniel Sales, promessa da base

    Além de Johnny, D. Salles é outro garoto da base que merece toda atenção. Muito bom de bola.

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo