Na semana passada, começamos a discutir a noção de projeto conceitual e do Flamengo. Recebemos uma enxurrada de críticas, porque a coluna ficou incompleta. E ficou mesmo e hoje veremos por quê.
Olá, coleguinhas de Coluna do Flamengo. Hoje voltaremos a falar de projeto. Já entendemos que projeto não é planejamento e que existe um grande objetivo, que no nosso caso pode ser “sagrar-se campeão mundial,” como era o título da chapa azul lá atrás e, também, objetivos menores, o que convencionamos chamar de save points, segundo a analogia com os jogos de vídeo game.
Para continuar, gostaríamos de perguntar: quais parecem ser o objetivo final e os save points do Flamengo? Claro que alguém pode dizer que, como estamos, caminhamos cada vez mais para mediocridade. Independente da diretoria precisamos ter um objetivo claro. O Flamengo merece estar no top 5 mundial. Ter os melhores jogadores. Ser campeão da libertadores corriqueiramente. Ser o líder do Brasil. Ter o melhor e maior estádio da América latina… Poderíamos continuar, mas penso que já compreendemos o ponto. O interessante é que, sendo o Flamengo, o céu é o limite.
O meu leitor regular já está acostumado à minha megalomania, então se eu disser aqui que o, ou um dos, objetivo(s) do Flamengo deve ser contratar o Cristiano Ronaldo ninguém vai estranhar. Mas temos que galgar passos. Vamos a eles.
Aparentemente, o projeto da atual gestão é de ser campeão do mundo. O objetivo final está traçado. Os save points também parecem ser definidos como o quadro da coluna anterior: ser campeão brasileiro em 80% dos campeonatos e da libertadores em 40%. Fantástico.
Aqui é que as coisas se confundem. Falta responder uma pergunta: como? “Para tudo, Anderson. Você falou que ‘como’ responde pelo planejamento”. Verdade. Por isso disse que confunde. Temos que entender que até o planejamento tem projetos. Claro. Para alcançar um determinado objetivo (o quê) temos que fazê-lo de alguma forma (como) e para fazê-lo temos que atingir determinado grupo de jogadores, proposta de jogo, engajamento de torcida, estádio, treinador… Essas conclusões respondem à pergunta como ou o quê? As duas.
Vamos observar os save points atuais da gestão Bandeira e observar em que tipo de futebol quer chegar/propor e que treinador escolheu para tal. Em ordem: Dorival, Jorginho, Mano, Jayme, Ney Franco, Luxemburgo, Cristóvão, Osvaldo, Muricy, Zé Ricardo, Rueda, Carpegiani, Barbieri. Dá para ver que não bate, né? Vamos dar uma olhada no atual campeão da libertadores: Luxemburgo, Renato, Enderson, Felipão, Roger, Renato. Vê como o ponto fora da curva é o Felipão, mas depois voltam aos trilhos? Os modelos de jogo são semelhantes. A proposta de toque de bola e controle do jogo também. É possível traçar esse paralelo com os treinadores do Flamengo? Não dá.
Não dá para criticar baseado em gostos pessoais, portanto vamos avaliar as propostas dos últimos quatro treinadores, pelo menos. São 11 excluindo Dorival e Barbieri. Alguém lembra como Muricy jogava? O treinador tentou perverter a sua própria natureza para montar 433 mais ofensivo. Tinha boas ideias, mas como estava mais acostumado a montar times reativos não conseguia colocar para jogar. Zé Ricardo e Rueda parecem ter propostas mais semelhantes, já Carpegiani não tinha consistência defensiva e precisava de convicção para ajustar o time. Não teve. Para pensar na analogia com o vídeo game, podemos falar que é como o cara que começa uma missão e depois, no meio da outra, desiste e pega outra numa direção oposta. No Castlevania, quanto mais missões extras você pegar, mais longe do objetivo final ficará.
Quer a real? O Flamengo deveria pensar em ter um treinador top 10, talvez top 5 mundial. Mas, para isso, deveria trabalhar treinadores de degraus em escalada. Me desculpe o carpegiani, mas sair de Rueda para ele é uma involução grandiosa. Se você quer chegar no Guardiola, o time tem que ir evoluindo a a inteligência tática através do tempo. Voltar a treinadores de sistema de jogo diferentes muda muito o rumo. Não tem projeto, nem planejamento que dê conta. Agora fala-se até em Felipão. É dar uma volta de 180° graus.
Não vou fazer dessa coluna uma cruzada. Contudo já havia escrito sobre jogadores também. Numa próxima escreverei sobre eles aqui, mas entendo que já ficou entendido o que queremos dizer com projeto.
E, você? Onde acha que o Flamengo está patinando? Também acha que os save points* carecem de estudo? Não adianta só reclamar dos nomes usados, Guardiola e Cristiano Ronaldo podem dar lugar a Tite e William, muito embora eu ache justo. Enfim, o projeto deve mirar alto, porque o clube merece. Vamos prosear.
Em tempo: que maravilha o treino aberto ontem. Uma torcida fabulosa que declarou seu amor de forma firme. Se conectar vai dar liga. Vai pra cima deles, Mengo!
Anderson Alves, O otimista.
Follow @alvesotimista
Sesc Flamengo ocupa a sexta colocação na Superliga, com seis pontos O Sesc Flamengo volta…
Bruno Henrique pode ter forçado a expulsão para beneficiar apostas de amigos e familiares A…
Flamengo tem dois gols de vantagem contra o Atlético-MG, assim como 2014 O Flamengo venceu…
Bruno Henrique é suspeito de forçar cartões no jogo contra o Santos, em 2023 Atacante…
Em tom de descontração, Arrascaeta falou de Filipe Luís como treinador do Flamengo O Flamengo…
Flamengo encara o Cruzeiro nesta quarta-feira (06), pela 32ª rodada do Brasileirão Após vitória por…
Ver comentários
Por que Guardiola, se o homem so ganhou alguma coisa no Barcelona. Fracasso no Bayern e agora também no Manchester City
Fala, Francisco. Beleza? Você já viu o city jogar? Aliás, leu a coluna e viu que o nome nao é o mais importante? SRN
Fracasso que foi campeão da premier league com certa vantagem... vai entender viu
kkkkkkkkkkkk
Sabe muiiiiiiito:
Barcelona
Copa do Mundo de Clubes da FIFA: 2009, 2011
Liga dos Campeões da UEFA: 2008–09, 2010–11
Supercopa da UEFA: 2009, 2011
Campeonato Espanhol: 2008–09, 2009–10, 2010–11
Copa del Rey: 2008–09, 2011–12
Supercopa da Espanha: 2009, 2010, 2011
Troféu Joan Gamper: 2008, 2010, 2011
Bayern de Munique
Copa do Mundo de Clubes da FIFA: 2013
Supercopa da UEFA: 2013
Campeonato Alemão: 2013–14, 2014–15, 2015–16
Copa da Alemanha: 2013–14, 2015–16
Manchester City
Campeonato Inglês: 2017–18
Copa da Liga Inglesa: 2017–18
Ou seja, ele só não ganhou nada de 12/13 porque estava estudando alemão e chegou na primeira entrevista falando alemão fluente... Nao sabe nada o tal Guardiola. E se estivesse no Brasil (Flamengo ou qualquer outro) e não tivesse ganho nada, como no primeiro ano de City, 16/17, teria sido demitido... Lá não, operaram e já ganhou 2 títulos neste segundo ano...
Ano.passado não ganhou nada porem tinha chegado ao city, é o cara é um "fracassado" vai entender
e foi campeão alemão, pros caras não ganhar a champions é fracassar
Vei, um fracasso quando vc disputa com Real, Barça, PSG e afins?
acho que não ganhar n é fracasso, fracasso é quando eles ficam na primeira fase ou n chegam pelo menos a uma semi ou quartas.
Sei lá, opinião
se ele fracassou sendo campeao ingles e alemao.. então a maioria dos tecnicos do mundo são um bando de fracassados..
Segundo o Francisco, apenas 1 time não fracassa por temporada na europa, já que apenas só um é campeão da UCL.
Cara desculpa a franqueza, mas vou fazer uma critica a esse seu texto. essa analogia “nerdiana” sustentada em argumentos até um tanto quanto infantis, de sua parte, é muito simples e cômoda e até meio boba. Engraçado é que vc diz oq deve ser conquistado, porem não diz como conquistar! Fale os meios! Diga como! Muito simples dizer que o time deve ser isso, deve ser aquilo, tem que o jogador ciclando e o outro beltrano, ficar a sonhar acordado com um clube melhor, porem nao associar isso à realidade e não propor nada! Vira palavras ao vento! A realidade é outra chefia, o processo de reestrutuação de um clube falido e phodido é lento, é custoso e complexo! Nada tem a ver com video game e computador. Tem q melhorar a linha de raciocinio chefe ou entao é Melhor vc ficar com “save points” e “ castevlania”... SRN
kkkkkkk. Pensei a mesma coisa. Boa!
Enquanto isso to vendo vários clubes endividados conquistando títulos.
Só o Flamengo, que pra defender essa gestão perdedora, fica colocando a culpa nos presidentes anteriores.
não concordo, mas respeito.
E porque não ganhamos títulos quando nos endividamos? Flamengo tirando a geração 80 foi voo de galinha por incompetência principalmente dos dirigentes da década de 1990 para ca, que o próximo presidente corrija os erros no futebol para que a soberania falada acima ocorra.
Fala, hymerfla. Beleza? Rapaz, curto muito críticas embasadas e educadas. Nesse sentido você foi respeitoso e te agradeço. De forma alguma sou portador da verdade absoluta e e sendo criticado que podemos amadurecer.
Por outro lado, penso que seja interessante ressaltar que essa coluna se propõe a falar sobre o projeto e onde ele pode se apoiar para acontecer. O texto reflete um um único ponto (proposta de jogo/treinador), mas fala sobre diversos pontos em que se deveria projetar objetivos também. Na prática o texto aponta o que se está sendo feito errado. A analogia é do gosto de alguns, de outros não. É a vida. SRN
Ei viajante kkkkkk
o cara que escreveu isso devia está é bebado
Meu amigo , onde você viu que o projeto do Flamengo é ganhar 80% dos brasileiros e 40% das Libertadores ? O que vi para um período de 5 anos são 80% dos estaduais (4 em 5) ,50% títulos brasileiros (5 brasileiros ou copa do Brasil) e mais de 20% dos regionais (1ou 2 libertadores + 1 Sulamericana ) o que pode ser possível se tiver o melhor elenco do Brasil.
Quem era o PSG anos atrás?
Qual sempre foi o tamanho/papel do Flamengo no Brasil? E daqui a alguns anos?
Não adianta: No futebol, de cada 10 perguntas que se faça, em 9 delas a resposta é uma só: Dinheiro.
Patinar no futebol é algo temporário pra time rico. Se todos fossem, era até explicado, mas o mais comum no Brasil, é clube vender almoço pra comprar a janta.
Relaxa! Se o problema do EBM é não saber fazer futebol, logo logo vem outro que sabe e faz essa expectativa em realidade. O MAIS IMPORTANTE é o clube faturar cada vez mais, pois assim não precisaremos VENDER O TIME INTEIRO como fez o Cruzeiro bi-campeão (2013/2014) no ano seguinte.
Amigo, talvez o Mengão não tenha o melhor elenco, mas tem um bom elenco. O nosso problema é que este elenco trabalha sobre pressão, até quando vence.
Observe que o time principal (o completinho), ainda não perdeu em 2018, está líder de seu grupo, na Libertadores, e já tem crise, totalmente fomentada por mídia, oposição e "torcida do placar de ontem". Esta "torcida do placar de ontem" não analisa performance e muito menos, o que efetivamente acontece.
Como citei, o time titular está invicto e as cabeças do mesmo, estão sendo pedidas. Dá para entender uma coisa desta?
Pedem laterais e esquecem que a performance dos mesmos caiu com a efetivação de Juan (lento e não consegue dar cobertura ao lateral) e de Réver (lento e muito fraco tecnicamente e que também não consegue dar cobertura).
Os laterais estiveram muito bem, em 2016, chegando até a fazerem dobradinhas eficientes, ao tempo de Zé Ricardo.
Trauco e Renê e Rodinei e Pará. Foi uma boa experiência.
Esta boa experiência parou na efetivação de 2 zagueiro que nnão conseguem dar cobertura e falham em bolas alçadas nas bolas trocadas na entrada da área.
Muricy apontou este problema que, até hoje, não foi resolvido.
Mas, insisto que, enquanto a nossa torcida não fechar de vez com a equipe, na vitória ou na derrota, pode trocar todo o grupo com Palmeiras, Corinthians, etc, que não vai para a frente.
SRN!
Entendi o seu texto, porém precisamos relevar que se trata de Brasil, onde o imediatismo é quem manda, então projetos de médio/longo prazo no clube tendem a afundar. Some-se a isso o fato do nosso presidente manjar de finanças e não entender de futebol, pois deu carta branca mas ao mesmo tempo praticou ingerência no clube, ao que me parece. Minha conclusão é que as coisas pra funcionarem precisam ter planejamento, o que o Flamengo não parece ter.
acertou no começo pois queriam uma equipe como jogavam na europa, com três atacantes, acertou ao contratar DORIVAL JR que utilizava esse esquema, onde foi o erro então??? o erro e você querer usar um esquema e não ter jogador para isso, além de mandar embora oque tinha, pior ainda foi ver jogando nesse esquema de 3 atacantes, extremos, winguers, tipo MESSI, e comprar pontas de correria e pouca inteligência. depois grosseiro foi perder o técnico por causa de dinheiro, dai para frente so o erro de não admitir que fizeram tudo errado, ate hoje o ego vem sempre a frente da inteligência.....
Pelo que vejo, a diretoria e os cartolas deveriam dar mais liberdade e autonomia aos treinadores ao invés de ficarem se envolvendo nas escalações do time quando algum jogador se queixa, dando pitaco no serviço deles!
Por tudo que disse caro Anderson Alves, o "nosso" problema é muito maior que "apenas" o Flamengo, temos uma grave questão cultural no país que vivemos ondes as palavras educação e respeito foram expelidas da nossa formação, infelizmente, as provas estão ai, um país corrompido pela ganância onde absolutamente o que se faz de mal não se paga. Acha mesmo que nessas condições é possível colocar um "sargento" a frente de um bando de pessoas que pouco se importa com as consequências daquele ou daquela, simplesmente pensa no seu, não quero generalizar é óbvio, pense em um assalariado caro amigo colunista, imagine que na maioria das vezes os mesmos se importam apenas em cumprir a "cartilha" de trabalho e receber o seu todo mês, não param para analisar o caminhar de quem lhe paga o salário e muita das vezes só se dão conta das situações adversas quando o barco afunda, pense que de uma forma semelhante é o futebol, jogadores circulam em clubes a todo momento, o apego pelo clube em si dificilmente fica, talvez aos colegas de trabalho, etc...mas não pensam coletivamente, dentro de campo acontece a todo momento a falta de coletividade, os salários astronômicos dos atletas, a mídia, os escudos tumultuadores chamados empresários, que hoje só não entra em campo de maneira física mas interferem profundamente em uma partida de forma psicológica e desleal, são fatos comprovados que vemos e cansamos de repetir, e porque achar que contudo, no país que vivemos, um simples "ajeitar" de uma formação ou um planejamento como gostam de dizer, poderá resolver as coisas, acredito que algo mais profundo há, o maior exemplo disso foi uma derrota vergonhosa e catastrófica por 7 a 1 contra uma equipe de jogadores absolutamente comprometidos com o seu país e portanto coletivamente engajados a buscar o ápice, diferentemente dos que se enganam enganando as pessoas!
Perfeito.
Certa vez vi um vídeo de um Brasileiro que foi pinhão, hoje é gerente nos EUA, essa é uma cultura do americano, no vídeo ele dizia q alguns acham que o povo do EUA não trabalham como servente ou garçom por exemplo, trabalham sim, ou seja, começam a estudar cedo, arrumam o 1° emprego e vai investindo nele, naquilo que pretende ser, para encurtar, ele começa como servente, investe na sua carreira, vai subindo de cargo até se tornar empresário! Ele não se aposenta nunca onde iniciou!
A nossa cultura é diferente, se vc consegue um emprego, se acomoda e aposenta nele! No futebol, deve ser como na cultura americana, vc passa pelas categorias de base, vai passando até chegar o profissional, mas não tem acontecido assim! Os jovens atletas lá do sub-16 já quer ir para a Europa, por que? Lá se paga bem! Aqui a gente não valoriza o nosso produto! Ver as categorias de Base do futebol Alemão por exemplo, a seleção daquele país já tem uma equipe projetada, sendo trabalhada para a copa do mundo de 2022!
Essa preparação, projeto dos garotos do ninho, tem, deve ser trabalhado um grupo de jogadores! Porque um grupo entrosado, pode ganhar títulos a partir da base, mas precisam ser valorizados, testado em campo! Um grupo bem selecionado, mas com 16 a 18 anos já tem clubes da Europa e os Gabiru(agentes e empresários já fazendo a cabeça da diretoria e da família para vender e ganhar dinheiro!
Exatamente, assim fica difícil né...
Concordo com seu pensamento, só acho que parece que querem torna o futebol numa ciência exata, e quando conseguirem é porque o futebol acabou.
Perfeito, a maior prova disse é o tal VAR...
Save points é o Kacete.. Playboyzada rachando a cara, depois falam que o perfil da torcida não mudou, imagina algum doido falando em save points no meio da arqubabada na década de 80/90/e começo do ano 2000, iria tomar uns pedalas !!
Ele também podia falar um monte de coisas que não pode mais e assim caminha a humanidade.
Querem transformar o Flamengo em time de vídeo game de qualquer jeito, lendo o texto parece que se fala de Squash, polo, Hóquei no gelo, menos futebol, ou se for futebol americano. Por isso o time não ganha nada, é igual a nova torcida, BUNDÃO.